Olá a todos,
o meu Serie III 109, começou de um momento para o outro a apresentar temperatura excessiva no painel de temperatura. O ponteiro passou de andar no meio para andar no topo do vermelho. E quando ligo o motor, a indicação de temperatura atinge o máximo em 1 minuto, o que não corresponde à real temperatura do motor.
Desmontei todo o sistema de refrigeração: verifiquei o bom funcionamento do termo-estato, troquei a válvula de temperatura, limpei o radiador no Sr Francisco Leonor de Sacavém , verifiquei bomba de água, limpei o circuito do motor com água corrente, coloquei tubos novos e correia nova com a devida tensão e coloquei anti-congelante apropriado.
Verifiquei o nível do óleo do motor e a existência de pressão do óleo.
Tudo okay e não tenho pressão excessiva no tubo de borracha do radiador nem quando desaperto a tampa do radiador quando a máquina está quente.
Tenho consultado sempre o forum para me guiar!
Estou certo de que o problema poderá ter duas origens:
1) a válvula de temperatura que troquei não ser a indicada para o Serie III 109 Diesel. Já aqui li que há dois tipos de válvulas.Vou trocá-las de novo para ver a leitura.
2) Estabilizador de Corrente Eléctrica. Já li que há séries que têm o estabilizador acoplado ao fundo dos manómetros e que há outros que o têm no torpedo voltado para o motor.
Penso que será a peça que apresento na foto!
Alguém me poderá ajudar e dizer se a peça tem afinação ou se deva comprar um Estabilizador novo?
Obrigado.
Abraços,
João