Ajuda Fuga de Óleo Serie

Discussão sobre Series I, II, IIA e III
Avatar do Utilizador
FARF
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 83
Registado: 29 jul 2008 20:36
Land Rover: Serie III Long 109 Diesel 1978
Sócio LCP: 1993
Localização: V.N.Gaia / Aveiro

Ajuda Fuga de Óleo Serie

Mensagem por FARF »

Boa noite,

depois de uma viagem de Gaia a Aveiro o Serie começou a perder óleo (pingava mesmo) apenas com o motor a trabalhar. Quando desligava ele deixava de pingar.
Fui a um mecanico e ele disse-me "ele não pinga, está roto!!". Apontou para os vedantes da cambota e tirar o motor fora.

Hoje como estava bom tempo pensei em ver melhor (já que o mecanico fez o "prognostico" sem secar levantar o carro para observar melhor...)
Comecei a por maos à obra:
Imagem

Quando comecei a procurar a fuga reparei que não tinha nada a ver com o que o mecanico prevera. A fuga está na parte de cima desta tampa (assinalada na foto) porque, não sei porquê, falta a porca do parafuso superior. A tampa está completamente solta na parte de cima.
Imagem

Nesta foto dá para ver a porca no parafuso inferior da tampa:

Imagem

Nesta foto é visivel o parafuso sem a porca na parte superior da tampa:

Imagem

Coloquei o serie a trabalhar e confirmei que é daqui a fuga de óleo (fuga, entenda-se escorrer óleo)

Gostava apenas de saber se alguém me consegue ajudar a saber qual a medida do parafuso (que deve ser em polegadas) e tipo de rosca para poder comprar e colocar. Queria evitar tirar a porca inferior para comprar uma igual...

Também fiquei na duvida se devia haver óleo nesta parte do motor..

Agradeço desde já a vossa ajuda para poder colocar o maquinão novamente operacional e sem gastar muito €€€€ (tirar o motor fora :cry: )
Desculpem o tamanho do post...

Obrigado,

Filipe
Avatar do Utilizador
FARF
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 83
Registado: 29 jul 2008 20:36
Land Rover: Serie III Long 109 Diesel 1978
Sócio LCP: 1993
Localização: V.N.Gaia / Aveiro

Re: Ajuda Fuga de Óleo Serie

Mensagem por FARF »

Nunca ninguém teve este problema nas suas máquinas? :cry:
Avatar do Utilizador
joaocarreira
master TT
master TT
Mensagens: 1619
Registado: 17 out 2005 20:34
Land Rover: Defender 90 TD5 1998
Series III SoftTop 1975
ex-RR Classic 300tdi 1996
Sócio LCP: 1458
RTI: 0
Localização: Viseu / Caparica / Leiria

Re: Ajuda Fuga de Óleo Serie

Mensagem por joaocarreira »

Boas,

receio nao te puder ajudar mas se fosse eu, e não sabendo a medida da porca, aproveitava e retirava a outra para comprar igual. Depois ao montar até colocaria uma contra porca para que isso nâo voltasse a acontecer.

Engraçado é ver o diagnóstico de um profissional e confrontá-lo com o real problema detectado por ti... Por causa destas e de outras é que a malta anda sempre de pé atrás em relação às oficinas...

Felizmente para ti que decidiste e bem por mãos à obra!
Fica o aviso para todos nós!


Abraço,
Joao Carreira
mail /msn: jmcarreira@yahoo.com
http://www.reduttoras.pt.vu/
Defender 90 TD5 (1998)
Series III Soft Top (1975)
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo

Re: Ajuda Fuga de Óleo Serie

Mensagem por FLG »

FARF Escreveu:......(fuga, entenda-se escorrer óleo)...
ah!!!!... senão seria "normal"... ;)
joaocarreira Escreveu:...receio nao te puder ajudar mas se fosse eu, e não sabendo a medida da porca, aproveitava e retirava a outra para comprar igual. Depois ao montar até colocaria uma contra porca para que isso nâo voltasse a acontecer...
Ou então uma "porca freiada"...
joaocarreira Escreveu:...Engraçado é ver o diagnóstico de um profissional e confrontá-lo com o real problema detectado por ti... Por causa destas e de outras é que a malta anda sempre de pé atrás em relação às oficinas...

Felizmente para ti que decidiste e bem por mãos à obra!
Fica o aviso para todos nós!...
É facil isso acontecer... como existem avarias "comuns" pelos sintomas aponta-se logo uma possivel causa... antes de pôr as mãos a obra verificam então tudo com "olhos de ver"... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
FARF
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 83
Registado: 29 jul 2008 20:36
Land Rover: Serie III Long 109 Diesel 1978
Sócio LCP: 1993
Localização: V.N.Gaia / Aveiro

Re: Ajuda Fuga de Óleo Serie

Mensagem por FARF »

Talvez seja mesmo isso que eu vou fazer. Retirar a outra porca para ter a medida certa e voltar a colocar a tampinha no sitio.

Só tou com duvidas se devia de me aperecer óleo neste sitio, uma vez que penso que seja o sitio do volante de inercia do motor.. :?

Como estou longe de ser um "expert" na matéria estava a ver se alguém me podia dar uma opinião.

Em relação ao mecanico só fiquei chateado pelo prognóstico sem sequer levantar o serie.. Mas ok, sem problemas

Tomara que esta seja a polvora do problema e que este fique resolvido sem nenhuma operação mais complicada...

Obrigado pelas vossas respostas.

Abraço

Filipe
Avatar do Utilizador
pelesapo
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 690
Registado: 14 nov 2007 22:24
Sócio LCP: 1490
Localização: Condeixa

Re: Ajuda Fuga de Óleo Serie

Mensagem por pelesapo »

Boas, cá vai mais uns "bitaites".Essa tampa que descreve é a tampa de inspecção para comandar o motor.Por ai não deve sair óleo porque não existe óleo nesse sitio, mais, pode ter é problemas de embraiagem com esse óleo a pingar. Havendo fuga de óleo pela extremidade da cambota do lado do volante esta notava-se com fuga do mesmo pelo buraco da carcaça do volante (por baixo da travessa, pode estar entupido) do chassi. Verificar se a fuga não está no tubo de óleo que vai da cabeça do motor ao bloco (tubo ao lado) tubo visível na foto. Cumps.Diz qualquer coisa. :D :D :D :D :D :D :D
"Não sei se é pato ou galinha mas que tem bico tem"
Avatar do Utilizador
madmaxpt
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 161
Registado: 04 jul 2006 22:38
Land Rover: Modelo Série 3
Tipo 109
Motor 2,1/4 Diesel
Ano 1972
Sócio LCP: 2188
Localização: Lousã

Re: Ajuda Fuga de Óleo Serie

Mensagem por madmaxpt »

pelesapo Escreveu:Boas, cá vai mais uns "bitaites".Essa tampa que descreve é a tampa de inspecção para comandar o motor.Por ai não deve sair óleo porque não existe óleo nesse sitio, mais, pode ter é problemas de embraiagem com esse óleo a pingar. Havendo fuga de óleo pela extremidade da cambota do lado do volante esta notava-se com fuga do mesmo pelo buraco da carcaça do volante (por baixo da travessa, pode estar entupido) do chassi. Verificar se a fuga não está no tubo de óleo que vai da cabeça do motor ao bloco (tubo ao lado) tubo visível na foto. Cumps.Diz qualquer coisa. :D :D :D :D :D :D :D
"Não sei se é pato ou galinha mas que tem bico tem"

Boas,

Como disse o pelesapo pode de facto ser do tubo de retorno de óleo da cabeça para baixo visto isso já me ter acontecido, não era muito mas já pingava o chão.
Vou ver se descubro a medida do parafuso/fêmea que falas que eu tenho os manuais do série.

Abraço

Joel Silva
Avatar do Utilizador
madmaxpt
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 161
Registado: 04 jul 2006 22:38
Land Rover: Modelo Série 3
Tipo 109
Motor 2,1/4 Diesel
Ano 1972
Sócio LCP: 2188
Localização: Lousã

Re: Ajuda Fuga de Óleo Serie

Mensagem por madmaxpt »

Boas,

Só pode ser do tubo porque se não for do tubo e tiveres óleo do motor nesse sítio já tens o volante do motor cheio de óleo visto essa tampa ser para ver o acerto do mesmo e não deve ter óleo. A não ser que tivesses os bronzes e retentor da cambota danados o que significava grandes e estranhos barulhos.
Experimenta lavar bem o motor e depois ver donde vem o óleo, eu tive de fazer isso para ter a certeza.
Ainda não descobri a medida mas depois vejo nos livros que tenho na garagem.

Abraço

Joel Silva
Avatar do Utilizador
FARF
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 83
Registado: 29 jul 2008 20:36
Land Rover: Serie III Long 109 Diesel 1978
Sócio LCP: 1993
Localização: V.N.Gaia / Aveiro

Re: Ajuda Fuga de Óleo Serie

Mensagem por FARF »

Eu também pensei que não devia ter óleo no volante e que a unica hipotese é mesmo se o retentor tiver ido à vida....

Em relação ao barulho do motor é igual, sem nenhuma diferença e embraiagem ok, tirando uma fuga que não sei para onde o óleo se mete... Um kit de reparação da bomba secundária deve resolver o problema porque na bomba principal não há fuga.

Amanhã quando sair do trabalho vou tar de volta dele a tentar ver o tubo que me falam (nas fotos não tou a ver qual é :?2 ) e certificar-me se é da tampa ou não..

Eu também já andei à procura da medida da porca mas ainda não achei...

Pessoal, muito obrigado por todas as dicas que têm dado para ver se eu consigo por a máquina a rolar e perceber mais um bocado da máquina :god: :ok:

Abraço

Filipe
Avatar do Utilizador
pelesapo
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 690
Registado: 14 nov 2007 22:24
Sócio LCP: 1490
Localização: Condeixa

Re: Ajuda Fuga de Óleo Serie

Mensagem por pelesapo »

Já estás a falar de sistema de embraiagem? É óleo ou gasóleo? O tubo é aquele metálico (no acoplamento à cabeça tem olhal redondo que aperta com parafuso furado, tipo sistema de gasóleo)que desce da cabeça para o bloco. A medida da porca é 1/2" 12 fios. :bolas: :bolas: :bolas: :bolas: Cumps.
"Não sei se é pato ou galinha mas que tem bico tem"
Avatar do Utilizador
madmaxpt
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 161
Registado: 04 jul 2006 22:38
Land Rover: Modelo Série 3
Tipo 109
Motor 2,1/4 Diesel
Ano 1972
Sócio LCP: 2188
Localização: Lousã

Re: Ajuda Fuga de Óleo Serie

Mensagem por madmaxpt »

Boas.

E este

Imagem

Mas aconselho a lavares o motor visto que pela foto também deves ter algumas fugas nos injectores o que aí sim quando o motor está a trabalhar é que o gasóleo sai a rodos e se tiveres resíduos de óleo no motor o gasóleo vai arrastar o óleo parecendo fuga de óleo e não gasóleo.

Abraço

J. Silva
Avatar do Utilizador
FARF
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 83
Registado: 29 jul 2008 20:36
Land Rover: Serie III Long 109 Diesel 1978
Sócio LCP: 1993
Localização: V.N.Gaia / Aveiro

Re: Ajuda Fuga de Óleo Serie

Mensagem por FARF »

Eu hoje ao final do dia vou tentar confirmar o local por onde está a sair óleo, mas no Domingo quando liguei o serie pareceu-me mesmo que era pela tampa de comando do motor... Espero que não...

O que pinga no chão é óleo do motor devido à cor (preta), embora o nivel não baixe assim muito. O unico nivel que tenho de andar sempre a repor (gasto mais dinheiro neste óleo do que no gasoleo) é o óleo da embraigem que não sei para onde vai, porque no chão não me parece que pingue óleo transparente. Penso que o problema aqui seja na bomba secundária..

A medida 1/2" 12 fios é muito grande para o parafuso da tampa.. Mas obrigado na mesma :ok:

Apesar de só poder estar ao fim do dia de volta da máquina eu vou actualizando o avanço do problema, até porque pode servir para alguém que venha a passar pelo mesmo.

J. Silva o barulho do motor é normalissimo, ainda na semana passada estive a ver um 109 com motor de 5 apoios e este tinha um barulho muito metalico em comparação com o meu, mas já começo a desconfiar que um dos retentores da cambota do meu tenha ido à vida e tenha mesmo óleo no volante... :ohnao:

Obrigado,

Filipe
Avatar do Utilizador
pelesapo
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 690
Registado: 14 nov 2007 22:24
Sócio LCP: 1490
Localização: Condeixa

Re: Ajuda Fuga de Óleo Serie

Mensagem por pelesapo »

Enganei-me 1/2" é a medida exterior da porca. lava bem o motor e vê de onde vem a fuga. :?? :?? :??
Avatar do Utilizador
FARF
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 83
Registado: 29 jul 2008 20:36
Land Rover: Serie III Long 109 Diesel 1978
Sócio LCP: 1993
Localização: V.N.Gaia / Aveiro

Re: Ajuda Fuga de Óleo Serie

Mensagem por FARF »

Agora é que estou baralhado :bolas:
Já tenho a porca para amanha fazer uma igual e confirmei que o óleo sai pela tampa de comando do motor... :cry:

Agora a parte que me tá a fazer confusão:
Liguei o serie, esperei um bocadinho e começa a sair o que me pareceu óleo do motor pela referida tampa. OK prognóstico feito.
Passado um bocado tive de puxar o serie para trás e como sempre lá tive de colocar óleo na embraigem e quando recuo (a tampa estava sem nenhuma porca) começa-me a sair óleo transparente pela tampa que agora dava para ver bem. Este óleo sai transparente mas quando cai já tá preto por escorrer pelo motor...

O nivel de óleo do motor está sempre no máximo. O unico nivel que tenho de repor é da embraigem, sempre que pego no serie. Mesmo que va de manhã trabalhar nele, ao fim do dia já não tenho oleo na bomba principal. Este óleo da embraigem não me cai para o chão, até hoje não sei para onde vai.. É possivel que o que está no volante de inercia seja óleo da embraigem misturado com alguma pequena fuga na cambota do motor?

Qual o risco que corro em vedar bem a tampa e andar com óleo dentro do volante de inércia? Para além do óleo do motor poder passar para a embraigem..É que a máquina depois de parar já não deita pinga de óleo...

:bolas: Mais um testamento... Desculpem :vergonha:
É verdade, por incrivel que pareça ainda tenho o bujão no respiro da carcaça do volante, por isso é que não pingava por aí...

Obrigado,

Filipe
Roberto Arnaut Nunes
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 198
Registado: 18 jan 2008 22:55
Land Rover: LR Defender 300TDI
1997
Sócio LCP: 0

Re: Ajuda Fuga de Óleo Serie

Mensagem por Roberto Arnaut Nunes »

ola,
será que o oleo da embraiagem se mistura com o pó do ferodo do disco de embraiagem ganhando essa tonalidade preta???
abraço
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3368
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451
Localização: MAFRA

Re: Ajuda Fuga de Óleo Serie

Mensagem por paulo jorge »

fillipe oleo e a embraiagem nao soa muito bem.

se o oleo vai para o disco ficas sem ela.
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
Avatar do Utilizador
ricardo.barreira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 150
Registado: 20 jul 2006 00:09
Land Rover: LAND ROVER Serie IIA 1965
Range rover V8 1994
Sócio LCP: 2263
Localização: Sobral Monte Agraço

Re: Ajuda Fuga de Óleo Serie

Mensagem por ricardo.barreira »

Boas

Como ja alguem referiu atrás essa tampa é uma janela de inspecção para visualizar o volante do motor.
O problema é sem sombra de duviada da bomba de embriagem secundaria que faz actuar o prato de embriagem, dentro da cloche, ou do proprio tubo que leva o oleo a bomba, visto a bomba de embriagem trabalhar ai nessa posição ( ao alto ), dai poder escorrer oleo por ai, ou então como referiu q tem o orificio tapado em baixo e com a inercia do volante do motor o oleo sair por ai.
Isso convem trocar a bomba secundaria de embriagem q não é mt cara ( 20 a 30 euros ), visto q mais tarde ou mais cedo o oleo entranha-se no disco de embriagem entre outras coisas.

Se precisar de ajuda não exite em contactar
Ricardo 969058019
Ter um LAND ROVER não é um Sonho mas sim uma Paixão

Imagem
Avatar do Utilizador
FARF
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 83
Registado: 29 jul 2008 20:36
Land Rover: Serie III Long 109 Diesel 1978
Sócio LCP: 1993
Localização: V.N.Gaia / Aveiro

Re: Ajuda Fuga de Óleo Serie

Mensagem por FARF »

Obrigado pelas vossas respostas :cool:

Vou já mandar vir uma bomba secundária da embraigem porque está-me a consumir muito óleo. A minha duvida era se existia essa possibilidade de o óleo que estava a aparecer no volante pudesse vir da bomba da embraiagem e pelo que vi é possivel isso acontecer.

Se isto ficar resolvido parece que fiquei a dever umas minis ao pessoal em Rates :lol:

Obrigado :god:

Abraço,

Filipe
Avatar do Utilizador
ricardo.barreira
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 150
Registado: 20 jul 2006 00:09
Land Rover: LAND ROVER Serie IIA 1965
Range rover V8 1994
Sócio LCP: 2263
Localização: Sobral Monte Agraço

Re: Ajuda Fuga de Óleo Serie

Mensagem por ricardo.barreira »

FARF Escreveu:Obrigado pelas vossas respostas :cool:

Vou já mandar vir uma bomba secundária da embraigem porque está-me a consumir muito óleo. A minha duvida era se existia essa possibilidade de o óleo que estava a aparecer no volante pudesse vir da bomba da embraiagem e pelo que vi é possivel isso acontecer.

Se isto ficar resolvido parece que fiquei a dever umas minis ao pessoal em Rates :lol:

Obrigado :god:

Abraço,

Filipe
Boas Filipe :cool:

O Pessoal esta ca é para se ajudar, se for preciso mais alguma coisa :?2 ou tiver alguma duvida :bolas: é só apitar

Abraço

Ricardo
Ter um LAND ROVER não é um Sonho mas sim uma Paixão

Imagem
Avatar do Utilizador
FARF
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 83
Registado: 29 jul 2008 20:36
Land Rover: Serie III Long 109 Diesel 1978
Sócio LCP: 1993
Localização: V.N.Gaia / Aveiro

Re: Ajuda Fuga de Óleo Serie

Mensagem por FARF »

Encontrei um site que me vai ser bastante util :dance: e aproveito para partilhar a quem tenha de passar pelo mesmo.

Reparem que o sintoma era o mesmo, o óleo da embraigem ia para o volante de inercia..

http://forums.lr4x4.com/lofiversion/ind ... 13350.html

Depois ponho novidades.

Abraço,

Filipe