Caros amigos,
Estou a instalar o CB no meu Disco TD5. Comprei o Alan 42 (portátil) e a antena Santiago 1200, e um afinador de estacionárias. Depois de tudo instalado, preciso agora de verificar se tudo está bem calibrado (potência e estacionárias).
Seguindo instruções de um colega, devo colocar o rádio nos canais 1, 19 e 40 e primindo o botão para falar os ponteiros do medidor devem deslocar-se. É aqui que surge a minha dúvida: quais são os parâmetros em que se devm colocar estes ponteiros?
Este é o medidor.
[img]http://img56.imageshack.us/img56/6519/3 ... 001bk6.jpg][/img]
Se alguém me puder dar uma ajuda seria precioso.
Ajuda para afinar estacionárias
-
Pedro Novo
- iniciante TT

- Registado: 05 mar 2007 15:45
- Land Rover: Discovery II TD5 de 2000/05
- Sócio LCP: 0
- Victor
- pleno TT

- Registado: 20 fev 2006 19:56
- Land Rover: Ex DISCOVERY 200 TDi - 1992
Ex DISCOVERY 300 TDi - 1994
DEFENDER TD5 - 2000
FREELANDER TD4 Steptronic - 2003 - Sócio LCP: 1310
AS ESTACIONÁRIAS ...
Viva Pedro Novo,
- Para medires a relacção de estacionárias, colocas o interruptor na posição FWD, e com o "PTT" do rádio premido, deves ajustar o botão CAL do lado direito de forma a que a agulha do medidor de SWR fique em cima do último "tracinho" da escala.
. Depois ainda com o PTT premido, passas o interruptor para a posição REF, e a agulha do medidor de SWR deve ficar fora da zona vermelha, e o mais próximo possível do inicio da escala. Quanto mais próximo do "1" melhor será o "rendimento" do teu sistema radiante.
- Estas leituras devem ser o mais uniformes possível ao longo de toda a faixa de CB (desde o canal 1 até ao canal 40).

- Se tiveres + alguma duvida "apita" ...
Abração
- Para medires a relacção de estacionárias, colocas o interruptor na posição FWD, e com o "PTT" do rádio premido, deves ajustar o botão CAL do lado direito de forma a que a agulha do medidor de SWR fique em cima do último "tracinho" da escala.
. Depois ainda com o PTT premido, passas o interruptor para a posição REF, e a agulha do medidor de SWR deve ficar fora da zona vermelha, e o mais próximo possível do inicio da escala. Quanto mais próximo do "1" melhor será o "rendimento" do teu sistema radiante.
- Estas leituras devem ser o mais uniformes possível ao longo de toda a faixa de CB (desde o canal 1 até ao canal 40).

- Se tiveres + alguma duvida "apita" ...
Abração
-
Pedro Novo
- iniciante TT

- Registado: 05 mar 2007 15:45
- Land Rover: Discovery II TD5 de 2000/05
- Sócio LCP: 0
Caro Vítor,
Desde já agradeço a prontidão da resposta. Gostava ainda de colocar algumas questões que não estão ainda bem claras para mim.
1. Quando, na 1ª frase diz que o medidor de SWR (estacionárias) deve ficar em cima do último traço da escala, significa no final do vermelho, correcto?
2. Caso não consiga alcançar este valor, o que devo alterar?
3. Não fez referência nenhuma ao medidor de WATT (potência). Onde se deve situar?.
Peço desculpa pelo abuso da disponibilidade mas, gostava de ter isto afinado para uns passeios que vou fazer estes dias de inicio de ano.
Muito obrigado. Votos de um excelente 2009.
Pedro Novo
PS: tentei várias vezes colocar a imagem e não consegui. Pode dizer-me como fez? Obrigado.
Desde já agradeço a prontidão da resposta. Gostava ainda de colocar algumas questões que não estão ainda bem claras para mim.
1. Quando, na 1ª frase diz que o medidor de SWR (estacionárias) deve ficar em cima do último traço da escala, significa no final do vermelho, correcto?
2. Caso não consiga alcançar este valor, o que devo alterar?
3. Não fez referência nenhuma ao medidor de WATT (potência). Onde se deve situar?.
Peço desculpa pelo abuso da disponibilidade mas, gostava de ter isto afinado para uns passeios que vou fazer estes dias de inicio de ano.
Muito obrigado. Votos de um excelente 2009.
Pedro Novo
PS: tentei várias vezes colocar a imagem e não consegui. Pode dizer-me como fez? Obrigado.