Amigo Pedro Godinho
Na realidade é como diz, os "tomátiocs" são bens mais "carroças" que os manuais e havendo quem tem logo dois para comparar, não tem que haver dúvidas.
Agora no que respeita a consumos eu ando numa "liga" á parte pois o meu Diskito anda a "beber" á volta dos 14/15!!!!
Apesar de não ter electronicas acho que é um exagero e por mais voltas que dê não consigo afastá-lo da "bebida".
Já mexi na bomba, coloquei filtros novos, lavei o intercooler mas mão adianta, "embirrou" para ali e não sai dessa média. É pena não ter aqui uma oficina com pessoal especializado para levá-lo á maquina e ver o que se passa e tentar afiná-lo como deve de ser.
No entanto tenho um amigo que tem um de 97, já com centralina, e anda mais ou menos pelos mesmos "hábitos".
Não sei se será por causa dos ares destas terras mas o ke é certo é que eles aqui andam a gastar um pouco acima do que será habitual.
É certo que o nosso relevo e as estradas também são um pouco diferentes, anda-se mais a subir e a descer, mas mesmo assim acho que é demais.
De qualquer forma eu agradeço a sua informação, apesar de me deixar um pouco "triste", no capitulo dos consumos.
E se por um lado também gosto da caixa automática por ser um descanso, e ter um melhor desempenho em off-road, pelo outro tira um bocado o "controle" e o prazer da condução e nem sempre a caixa faz o melhor aproveitamento do motor, sobretudo nas voltas curtas de cidade.
Muito agradecido pela sua achega.
Um grande abraço e boa
BenTTo