Vamos ver se consigo expor o problema que surge no meu P38 de 97.
O motor BMW 2.5 tem um trabalhar muito certinho e parece realmente ter os 164.000 km indicados no visor. Quando compramos um carro em segunda mão, sem livro de revisões é sempre jogar um pouco á sorte.
Então vou tentar explicar.
Quando o carro vai em 2ª ou 3ª velocidade, e reduzimos a velocidade, seja por termos de travar, ou por necessitarmos de efectuar um redução numa subida, o motor é forçado rodar numa rotação um pouco mais baixa. É um pouco aquela situação dos condutores novatos que ao travarem, se esquecem de embraiar, obrigando o motor a um esforço anormal, chegando mesmo a parar.
É evidente que isto é apenas um exemplo, levado ao extremo, para que os mais experientes e técnicos deste fórum, possam diagnosticar a causa desta tremura, que sucede, sem sequer forçar assim tanto a redução da rotação, quando o motor ainda está engrenado.
O mais estranho, é que ao embraiar, o motor não recupera a rotação normal, ou seja, continua com a aquela tremura estúpida, ficando totalmente desequilibrado, como se estivesse a trabalhar em 3 cilindros. Só lhe passa a indisposição, após uma aceleração, voltando de imediato ao equilíbrio desejado. Como podem imaginar, é sempre um desconforto, quando nos deparamos com esta situação, no meio do trânsito, sendo já um carro com um andamento pastelão. ( Já sei que tenho de montar um kit, mas o orçamento não permite que seja já
Como não sou muito entendido e no caso do P38, a electrónica ainda vem dificultar mais o parco conhecimento mecanico, assim, ficaria bastante grato se alguém mais experiente, me pudesse elucidar, a origem da dita tremura.
Um abraço Landmaníaco.