Voltar a colocar 4x4 num 2.0 DI

Discussão sobre Freelanders
diogosaka
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 11 dez 2016 10:59
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Voltar a colocar 4x4 num 2.0 DI

Mensagem por diogosaka »

Estou a colocar a hipótese de adquirir um 2.0 DI em que a tração integral foi removida. O dono diz ter as peças para voltar a colocar em 4x4. Preciso de saber, quais as peças que devo adquirir (as sujeitas a desgaste, porque pretendo que não me dê problemas tão cedo) e quais deverão já vir (provavelmente não serão de desgaste). Se puderem dar ideias de quanto terei de gastar nessas peças para voltar a colocar em 4x4, agradeço.

Li que se levar o Free sem a tração integral ao IPO não passa, isto é correto?
nelson_graca
júnior TT
júnior TT
Registado: 17 mai 2015 07:17
Land Rover: Freelander td4

Re: Voltar a colocar 4x4 num 2.0 DI

Mensagem por nelson_graca »

Ora bem cá vamos

Antes de mais o Freelander não passa na IPO em 4x2, tem de ser mesmo 4x4 a não ser que tenhas um inspector amigo que feche os olhos.
Material necessário para passar a 4x4 será o veio de transmissão.

Agora o mais importante
Procedimento para colocar o free a 4x4

1º Substituir e analisar o fluido na IRD (caixa de transferências) e verificar a presença de limalhas

2º Verificar a folga do pinhão de ataque da IRD

Se verificada folga e limalhas em quantidade fora do normal, a IRD deve ser sujeita a uma revisão que consiste na desmontagem da IRD, (normalmente) substituição das "anilhas dos satélites" e verificação dos rolamentos. Deve substituir o que for necessário e fazer uma verificação de todos os dentes. De seguida respectiva montagem e afinação.
Ignorar este passo poderá levar a uma falha catastrófica da IRD mais tarde, que vai sair bem mais caro e relembro que mesmo sem o veio a IRD trabalha na mesma, logo o desgaste existe sempre apesar de que a 4x2 será obviamente inferior.

3º verificação do diferencial traseiro e seus apoios

4º verificação da folga das cruzetas da transmissão

5º Teste e verificação da "VCU" (viscoso)e respectivos rolamentos (facilmente encontras como se fazer o teste no youtube e tu mesmo podes fazer em casa.)

Um viscoso em mau estado (colado) pode levar á destruição da IRD e mesmo do diff traseiro.
(se o viscoso estiver colado tem 2 opções ou novo ou recondicionado sendo que o recondicionado é mais económico)

6º Após verificar tudo e reparar o que tiver a reparar e de montar tudo recomendo muito vivamente 4 pneus novos iguais.
diogosaka
caloiro TT
caloiro TT

Mensagem por diogosaka »

Então, corrige-me e supondo o pior cenário possível (ter de levar tudo novo/recondicionado). Em quantidades será 1 IRD, 1 VCU, 1 Veio de Transmissão e 2 Cruzetas??? Isto para fazer contas...
nelson_graca
júnior TT
júnior TT

O veio de transmisão não ( a não ser que não tenhas nenhum e tenhas de comprar um) pois o que realmente avaria com frequência no veio é o viscoso, ou seja o veio é constituido por 3 partes pela seguinte ordem, veio da frente, viscoso, veio traseiro. A não ser que tenhas os veios empenados ou algum outro problema grave é que necessita de substituição, já as cruzetas também só se tiverem folga.
De resto por norma o material a substituir em casos graves será uma ird reconstrida, um viscoso novo e 2x rolamentos de viscoso.

Obviamente se pensarmos num cenário de puro terror em que tudo esteja danificado necessitas de um diferencial traseiro, veio completo com cruzetas e com viscoso reconstruido, 2x rolamentos de viscoso e uma ird reconstruida e apoios do diferencial. Acho improvável mas...
Última edição por nelson_graca em 15 dez 2016 15:08, editado 1 vez no total.
nelson_graca
júnior TT
júnior TT

Imagem

Este é um esquema de um veio do free na parte central encontras o dito viscoso

Imagem

Aqui podes ver o eixo numa foto real, no meio o viscoso.
Pjmonteiro
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 22 set 2016 19:27
Land Rover: Freelander 2.0 Di Soft Top 2000
Sócio LCP: 3649

Mensagem por Pjmonteiro »

Boas,

Bastante útil a informação, tenho o meu em 4x2, comprado há um mês pouco mais ou menos e quero meter a 4x4, tem de ser até Março pois é quando tem de ir á inspecção e já tem anotação na folha...
Para já estou a tentar solucionar outras vigarices feitas pelo antigo dono! :mad: :mad:
Obrigado Nelson_Graça
diogosaka
caloiro TT
caloiro TT

Mensagem por diogosaka »

nelson_graca Escreveu:O veio de transmisão não ( a não ser que não tenhas nenhum e tenhas de comprar um) pois o que realmente avaria com frequência no veio é o viscoso, ou seja o veio é constituido por 3 partes pela seguinte ordem, veio da frente, viscoso, veio traseiro. A não ser que tenhas os veios empenados ou algum outro problema grave é que necessita de substituição, já as cruzetas também só se tiverem folga.
De resto por norma o material a substituir em casos graves será uma ird reconstrida, um viscoso novo e 2x rolamentos de viscoso.

Obviamente se pensarmos num cenário de puro terror em que tudo esteja danificado necessitas de um diferencial traseiro, veio completo com cruzetas e com viscoso reconstruido, 2x rolamentos de viscoso e uma ird reconstruida e apoios do diferencial. Acho improvável mas...
Pois acredito que os veios estejam bem e com sorte os apoios do diferencial igualmente mas prefiro colocar o pior cenário possível e fazer bem as contas aos €. Surpresas ninguém gosta mas depois não ter os € para o que vier é pior!
Estas peças, assumindo novas/reconstruídas com garantia e assumindo que fazemos a manutenção devida deverão aguentar quanto tempo em condições normais? Eu não irei fazer passeios TT abusivos, tendencialmente serão praias de mau acesso e um ou outro TT ligeiro...
A manutenção devida desses elementos problemáticos é exatamente o quê? Óleos, alinhamentos??? Quantos € custa essa manutenção?

Obrigado antecipadamente.
nelson_graca
júnior TT
júnior TT

Ora imaginemos que já tens tudo ok no teu free todo o material é novo/reconstruido.

Manutenção "do sistema 4x4":
o viscoso (ou vcu que significa viscous coupling unit) não dura para sempre, aliás a não substituição do viscoso é a causa número um de uma ird danificada. Por norma um viscoso deve ser trocado entre os 80 a 100 mil, existe sempre casos em que aguentam menos outros que aguentam mais... e mesmo assim apesar de existirem oficinas que recomendam a troca a cada 100mil acho que já estamos a esticar, mas também te posso dizer que já ouvi falar em viscosos que estão com 120mil e ainda estão a andar bem. Pessoalmente o que eu faço é a cada ano testo o meu a ver como está por normal faço 10mil km por ano.

Anualmente deves trocar o fluido da ird para verificar a existência de limalhas que são indicadoras do desgaste da ird a juntar a isto uma olhadela aos rolamentos do viscoso e aos apoios do diferencial é altamente recomendado.

Não gosto muito de falar de preços e vou explicar. Eu sou amigo de um dono de uma oficina especializada em freelanders com quem me dou bem e lhe faço visitas regularmente e onde os meus 2 freelanders da familia vão e não quero estar a ser mal interpretado ou recomendar a oficina ou a dar preços.

Posso dizer que uma muda de óleo da ird é barata, já troca de viscoso que deve ser sempre acompanhada dos rolamentos conseguirás encontrar os preços pelo forúm e até mesmo pelo olx.
nelson_graca
júnior TT
júnior TT

Pjmonteiro Escreveu:Boas,

Bastante útil a informação, tenho o meu em 4x2, comprado há um mês pouco mais ou menos e quero meter a 4x4, tem de ser até Março pois é quando tem de ir á inspecção e já tem anotação na folha...
Para já estou a tentar solucionar outras vigarices feitas pelo antigo dono! :mad: :mad:
Obrigado Nelson_Graça
De nada

O que não falta por a i são vigarices mas também existem casos em que o desconhecimento leva a cometer erros não intencionais
diogosaka
caloiro TT
caloiro TT

Mensagem por diogosaka »

nelson_graca Escreveu:Ora imaginemos que já tens tudo ok no teu free todo o material é novo/reconstruido.

Manutenção "do sistema 4x4":
o viscoso (ou vcu que significa viscous coupling unit) não dura para sempre, aliás a não substituição do viscoso é a causa número um de uma ird danificada. Por norma um viscoso deve ser trocado entre os 80 a 100 mil, existe sempre casos em que aguentam menos outros que aguentam mais... e mesmo assim apesar de existirem oficinas que recomendam a troca a cada 100mil acho que já estamos a esticar, mas também te posso dizer que já ouvi falar em viscosos que estão com 120mil e ainda estão a andar bem. Pessoalmente o que eu faço é a cada ano testo o meu a ver como está por normal faço 10mil km por ano.
Anualmente deves trocar o fluido da ird para verificar a existência de limalhas que são indicadoras do desgaste da ird a juntar a isto uma olhadela aos rolamentos do viscoso e aos apoios do diferencial é altamente recomendado.

Não gosto muito de falar de preços e vou explicar. Eu sou amigo de um dono de uma oficina especializada em freelanders com quem me dou bem e lhe faço visitas regularmente e onde os meus 2 freelanders da familia vão e não quero estar a ser mal interpretado ou recomendar a oficina ou a dar preços.

Posso dizer que uma muda de óleo da ird é barata, já troca de viscoso que deve ser sempre acompanhada dos rolamentos conseguirás encontrar os preços pelo forúm e até mesmo pelo olx.
Tinha lido que a VCU seria de trocar a cada 70.000 mas milhas, ou seja pouco mais de 100.000 kilometros...
nelson_graca
júnior TT
júnior TT

Sim é como te disse entre os 80 e os 100mil apróximadamente pois o tempo de vida da vcu não é propriamente uma ciência exacta, mas não seria de espantar se chegado os 100mil ainda esteja em forma para mais uns km mas também podes ter a vcu colada aos 8omil o melhor é andando e testando, não vale a pena arriscar pois uma manutenção de poucas centenas de euros pode transfomar-se numa reparação acima de mil euros.
limpinho
júnior TT
júnior TT
Registado: 28 jan 2012 19:33
Land Rover: Modelo freelander Tipo td4 Motor bmw Ano 2000
Sócio LCP: 2521

Mensagem por limpinho »

Boa tarde Diogo,

Eu mudei o meu viscoso ao 200 000Km´s e ainda näo prendia nada. faço o teste todos os anos no centro de inspeçao, pois no teste dos travoes fica com uma roda nos roletes.

Cps
nelson_graca
júnior TT
júnior TT

200mil? Já vi um a chegar aos 160 mil aos 200mil é o primeiro que tenho conhecimento. As vezes lá aparecem alguns que duram mais vai-se lá saber porquê...
Chorondus
júnior TT
júnior TT
Registado: 16 mar 2013 01:08
Land Rover: LAND ROVER Freelander 2002/4
Sócio LCP: 3226

Mensagem por Chorondus »

Opa, 100.000 kms!?200.000 kms? Com um viscoso?
Isso era bom, mas eu coloquei um novo da marca em 2013, quando comprei o free e depois, este verão ( em Maio) com de menos de 40.000 km feitos, tive de o substituir. Estava nas lonas. Agora foi um dos baratos. Nada original :D .Vamos a ver se este faz esses kms todos de que vocês falam. :god:
nelson_graca
júnior TT
júnior TT

200 mil de facto também acho muito mas se o companheiro diz que estava bom... normalmente os que encontro de conhecidos meus não chegam aos 100mil volta e meia lá aparece um ou outro que supera esse número mas 200mil é o primeiro que ouço.

Mas 40mil chiça de facto é pouco, 40 mil tem num tarda o meu e testado na oficina esta semana e está ok, e foi naquela oficina que conhecemos que só trabalha com frees. Mas também depende em quanto tempo fazes os 40 mil e em que condições
Pjmonteiro
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 22 set 2016 19:27
Land Rover: Freelander 2.0 Di Soft Top 2000
Sócio LCP: 3649

Mensagem por Pjmonteiro »

Já agora uma questão, o antigo dono do meu, diz que já não tinha nada de viscoso e afins quando o comprou, espreitei por baixo e tenho a saida da IRD completa, apenas preciso de comprar os veios, rolamentos, cruzetas, viscoso e o contrabalanço para meter as 4x4.
A minha duvida é que teste posso fazer sem abrir a IRD para saber se ela está ok?
Posso ser eu a comprar o que preciso e montar ou tem algum procedimento especial, porque pelo que vejo será só colocar no lugar e apertar os parafusos e porcas com chave dinamómetro. (digo eu na minha ignorância)
diogosaka desculpa estar a intrometer no teu post, mas como está relacionado e não queria estar a duplicar posts...

Abraços
nelson_graca
júnior TT
júnior TT

Antes de mais quando compras um veio completo já vem tudo não precisas de andar a comprar cruzetas e o viscoso a mesma coisa quando compras um viscoso em principio já vem com contrabalanço (apesar de que existe empresas no mercado a vender sem contrabalanço), obviamente podes comprar peça a peça, nada te impede mas é mais fácil comprar logo o veio completo com viscoso.

Para saber se a IRD está ok podes mudar o fluido e verificar a existência de limalhas ou mesmo pedaços de metal e analisar a folga, que a tal saida que falas tem, mas para se verificar a folga o melhor é num elevador pois podes rodar o pinhão e sentir eventuais resaltos e folgas.

Imagem

Esté é o "pinhão de ataque" que vais rodar para perceber se está tudo direitinho mas não esquecer de analisar as limalhas que sairem da ird.
limpinho
júnior TT
júnior TT

Mensagem por limpinho »

Boas,

200 000km ainda o tenho para quem quizer testar.Comprei o novo na Motormaquina muito caro, o Free fazia 60km por dia em boa estrada com poucas curvas, tem agora 240 000km é o carro de ir hás compras e alguns passeios, estou a pensar que a embriagem vai fazer os 300 000km´s vamos ver.

A informaçao que tenho do Viscoso relacionada com a durabilidade tem haver com os cruzamentos de eixos, curvas apertadas, manobras com a direcçao toda virada, etc...

cps
nelson_graca
júnior TT
júnior TT

Por curiosidade novo na motormáquin quanto fica?
limpinho
júnior TT
júnior TT

Mensagem por limpinho »

Nelson,

Desculpa o tempo mas tive que ir procurar a factura.

Foi em 02-02-2010 preço 515€+ 20% IVA, mas tive 5% desconto. Paguei PP 587,10 completo com contrabalanço, foi ai que me disseram que o que se estragava era o contrabalanço e vendia-se á parte, mas näo arrisquei mais, troquei o viscoso e o oleo do IRD que nunca tinha mudado, nao tinha limalhas e ainda tinha boa cor.
Do diferencial traseiro ainda nunca troquei nao tem parafuso para o tirar só para ajustar o nivel, já tirei um pouco com uma seringa para analise estava ok, tambem meti um imano e nao tinha limalhas,