Voltar a colocar 4x4 num 2.0 DI
-
diogosaka
- caloiro TT

- Registado: 11 dez 2016 10:59
- Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
- RTI: 0
Voltar a colocar 4x4 num 2.0 DI
Estou a colocar a hipótese de adquirir um 2.0 DI em que a tração integral foi removida. O dono diz ter as peças para voltar a colocar em 4x4. Preciso de saber, quais as peças que devo adquirir (as sujeitas a desgaste, porque pretendo que não me dê problemas tão cedo) e quais deverão já vir (provavelmente não serão de desgaste). Se puderem dar ideias de quanto terei de gastar nessas peças para voltar a colocar em 4x4, agradeço.
Li que se levar o Free sem a tração integral ao IPO não passa, isto é correto?
Li que se levar o Free sem a tração integral ao IPO não passa, isto é correto?
-
nelson_graca
- júnior TT

- Registado: 17 mai 2015 07:17
- Land Rover: Freelander td4
Re: Voltar a colocar 4x4 num 2.0 DI
Ora bem cá vamos
Antes de mais o Freelander não passa na IPO em 4x2, tem de ser mesmo 4x4 a não ser que tenhas um inspector amigo que feche os olhos.
Material necessário para passar a 4x4 será o veio de transmissão.
Agora o mais importante
Procedimento para colocar o free a 4x4
1º Substituir e analisar o fluido na IRD (caixa de transferências) e verificar a presença de limalhas
2º Verificar a folga do pinhão de ataque da IRD
Se verificada folga e limalhas em quantidade fora do normal, a IRD deve ser sujeita a uma revisão que consiste na desmontagem da IRD, (normalmente) substituição das "anilhas dos satélites" e verificação dos rolamentos. Deve substituir o que for necessário e fazer uma verificação de todos os dentes. De seguida respectiva montagem e afinação.
Ignorar este passo poderá levar a uma falha catastrófica da IRD mais tarde, que vai sair bem mais caro e relembro que mesmo sem o veio a IRD trabalha na mesma, logo o desgaste existe sempre apesar de que a 4x2 será obviamente inferior.
3º verificação do diferencial traseiro e seus apoios
4º verificação da folga das cruzetas da transmissão
5º Teste e verificação da "VCU" (viscoso)e respectivos rolamentos (facilmente encontras como se fazer o teste no youtube e tu mesmo podes fazer em casa.)
Um viscoso em mau estado (colado) pode levar á destruição da IRD e mesmo do diff traseiro.
(se o viscoso estiver colado tem 2 opções ou novo ou recondicionado sendo que o recondicionado é mais económico)
6º Após verificar tudo e reparar o que tiver a reparar e de montar tudo recomendo muito vivamente 4 pneus novos iguais.
Antes de mais o Freelander não passa na IPO em 4x2, tem de ser mesmo 4x4 a não ser que tenhas um inspector amigo que feche os olhos.
Material necessário para passar a 4x4 será o veio de transmissão.
Agora o mais importante
Procedimento para colocar o free a 4x4
1º Substituir e analisar o fluido na IRD (caixa de transferências) e verificar a presença de limalhas
2º Verificar a folga do pinhão de ataque da IRD
Se verificada folga e limalhas em quantidade fora do normal, a IRD deve ser sujeita a uma revisão que consiste na desmontagem da IRD, (normalmente) substituição das "anilhas dos satélites" e verificação dos rolamentos. Deve substituir o que for necessário e fazer uma verificação de todos os dentes. De seguida respectiva montagem e afinação.
Ignorar este passo poderá levar a uma falha catastrófica da IRD mais tarde, que vai sair bem mais caro e relembro que mesmo sem o veio a IRD trabalha na mesma, logo o desgaste existe sempre apesar de que a 4x2 será obviamente inferior.
3º verificação do diferencial traseiro e seus apoios
4º verificação da folga das cruzetas da transmissão
5º Teste e verificação da "VCU" (viscoso)e respectivos rolamentos (facilmente encontras como se fazer o teste no youtube e tu mesmo podes fazer em casa.)
Um viscoso em mau estado (colado) pode levar á destruição da IRD e mesmo do diff traseiro.
(se o viscoso estiver colado tem 2 opções ou novo ou recondicionado sendo que o recondicionado é mais económico)
6º Após verificar tudo e reparar o que tiver a reparar e de montar tudo recomendo muito vivamente 4 pneus novos iguais.
-
diogosaka
- caloiro TT

Então, corrige-me e supondo o pior cenário possível (ter de levar tudo novo/recondicionado). Em quantidades será 1 IRD, 1 VCU, 1 Veio de Transmissão e 2 Cruzetas??? Isto para fazer contas...
-
nelson_graca
- júnior TT

O veio de transmisão não ( a não ser que não tenhas nenhum e tenhas de comprar um) pois o que realmente avaria com frequência no veio é o viscoso, ou seja o veio é constituido por 3 partes pela seguinte ordem, veio da frente, viscoso, veio traseiro. A não ser que tenhas os veios empenados ou algum outro problema grave é que necessita de substituição, já as cruzetas também só se tiverem folga.
De resto por norma o material a substituir em casos graves será uma ird reconstrida, um viscoso novo e 2x rolamentos de viscoso.
Obviamente se pensarmos num cenário de puro terror em que tudo esteja danificado necessitas de um diferencial traseiro, veio completo com cruzetas e com viscoso reconstruido, 2x rolamentos de viscoso e uma ird reconstruida e apoios do diferencial. Acho improvável mas...
De resto por norma o material a substituir em casos graves será uma ird reconstrida, um viscoso novo e 2x rolamentos de viscoso.
Obviamente se pensarmos num cenário de puro terror em que tudo esteja danificado necessitas de um diferencial traseiro, veio completo com cruzetas e com viscoso reconstruido, 2x rolamentos de viscoso e uma ird reconstruida e apoios do diferencial. Acho improvável mas...
Última edição por nelson_graca em 15 dez 2016 15:08, editado 1 vez no total.
-
nelson_graca
- júnior TT

Este é um esquema de um veio do free na parte central encontras o dito viscoso

Aqui podes ver o eixo numa foto real, no meio o viscoso.
- Pjmonteiro
- iniciante TT

- Registado: 22 set 2016 19:27
- Land Rover: Freelander 2.0 Di Soft Top 2000
- Sócio LCP: 3649
Boas,
Bastante útil a informação, tenho o meu em 4x2, comprado há um mês pouco mais ou menos e quero meter a 4x4, tem de ser até Março pois é quando tem de ir á inspecção e já tem anotação na folha...
Para já estou a tentar solucionar outras vigarices feitas pelo antigo dono!
Obrigado Nelson_Graça
Bastante útil a informação, tenho o meu em 4x2, comprado há um mês pouco mais ou menos e quero meter a 4x4, tem de ser até Março pois é quando tem de ir á inspecção e já tem anotação na folha...
Para já estou a tentar solucionar outras vigarices feitas pelo antigo dono!
Obrigado Nelson_Graça
-
diogosaka
- caloiro TT

Pois acredito que os veios estejam bem e com sorte os apoios do diferencial igualmente mas prefiro colocar o pior cenário possível e fazer bem as contas aos €. Surpresas ninguém gosta mas depois não ter os € para o que vier é pior!nelson_graca Escreveu:O veio de transmisão não ( a não ser que não tenhas nenhum e tenhas de comprar um) pois o que realmente avaria com frequência no veio é o viscoso, ou seja o veio é constituido por 3 partes pela seguinte ordem, veio da frente, viscoso, veio traseiro. A não ser que tenhas os veios empenados ou algum outro problema grave é que necessita de substituição, já as cruzetas também só se tiverem folga.
Estas peças, assumindo novas/reconstruídas com garantia e assumindo que fazemos a manutenção devida deverão aguentar quanto tempo em condições normais? Eu não irei fazer passeios TT abusivos, tendencialmente serão praias de mau acesso e um ou outro TT ligeiro...
A manutenção devida desses elementos problemáticos é exatamente o quê? Óleos, alinhamentos??? Quantos € custa essa manutenção?
Obrigado antecipadamente.
-
nelson_graca
- júnior TT

Ora imaginemos que já tens tudo ok no teu free todo o material é novo/reconstruido.
Manutenção "do sistema 4x4":
o viscoso (ou vcu que significa viscous coupling unit) não dura para sempre, aliás a não substituição do viscoso é a causa número um de uma ird danificada. Por norma um viscoso deve ser trocado entre os 80 a 100 mil, existe sempre casos em que aguentam menos outros que aguentam mais... e mesmo assim apesar de existirem oficinas que recomendam a troca a cada 100mil acho que já estamos a esticar, mas também te posso dizer que já ouvi falar em viscosos que estão com 120mil e ainda estão a andar bem. Pessoalmente o que eu faço é a cada ano testo o meu a ver como está por normal faço 10mil km por ano.
Anualmente deves trocar o fluido da ird para verificar a existência de limalhas que são indicadoras do desgaste da ird a juntar a isto uma olhadela aos rolamentos do viscoso e aos apoios do diferencial é altamente recomendado.
Não gosto muito de falar de preços e vou explicar. Eu sou amigo de um dono de uma oficina especializada em freelanders com quem me dou bem e lhe faço visitas regularmente e onde os meus 2 freelanders da familia vão e não quero estar a ser mal interpretado ou recomendar a oficina ou a dar preços.
Posso dizer que uma muda de óleo da ird é barata, já troca de viscoso que deve ser sempre acompanhada dos rolamentos conseguirás encontrar os preços pelo forúm e até mesmo pelo olx.
o viscoso (ou vcu que significa viscous coupling unit) não dura para sempre, aliás a não substituição do viscoso é a causa número um de uma ird danificada. Por norma um viscoso deve ser trocado entre os 80 a 100 mil, existe sempre casos em que aguentam menos outros que aguentam mais... e mesmo assim apesar de existirem oficinas que recomendam a troca a cada 100mil acho que já estamos a esticar, mas também te posso dizer que já ouvi falar em viscosos que estão com 120mil e ainda estão a andar bem. Pessoalmente o que eu faço é a cada ano testo o meu a ver como está por normal faço 10mil km por ano.
Anualmente deves trocar o fluido da ird para verificar a existência de limalhas que são indicadoras do desgaste da ird a juntar a isto uma olhadela aos rolamentos do viscoso e aos apoios do diferencial é altamente recomendado.
Não gosto muito de falar de preços e vou explicar. Eu sou amigo de um dono de uma oficina especializada em freelanders com quem me dou bem e lhe faço visitas regularmente e onde os meus 2 freelanders da familia vão e não quero estar a ser mal interpretado ou recomendar a oficina ou a dar preços.
Posso dizer que uma muda de óleo da ird é barata, já troca de viscoso que deve ser sempre acompanhada dos rolamentos conseguirás encontrar os preços pelo forúm e até mesmo pelo olx.
-
nelson_graca
- júnior TT

De nadaPjmonteiro Escreveu:Boas,
Para já estou a tentar solucionar outras vigarices feitas pelo antigo dono!![]()
![]()
Obrigado Nelson_Graça
O que não falta por a i são vigarices mas também existem casos em que o desconhecimento leva a cometer erros não intencionais
-
diogosaka
- caloiro TT

Tinha lido que a VCU seria de trocar a cada 70.000 mas milhas, ou seja pouco mais de 100.000 kilometros...nelson_graca Escreveu:Ora imaginemos que já tens tudo ok no teu free todo o material é novo/reconstruido.
-
nelson_graca
- júnior TT

Sim é como te disse entre os 80 e os 100mil apróximadamente pois o tempo de vida da vcu não é propriamente uma ciência exacta, mas não seria de espantar se chegado os 100mil ainda esteja em forma para mais uns km mas também podes ter a vcu colada aos 8omil o melhor é andando e testando, não vale a pena arriscar pois uma manutenção de poucas centenas de euros pode transfomar-se numa reparação acima de mil euros.
- limpinho
- júnior TT

- Registado: 28 jan 2012 19:33
- Land Rover: Modelo freelander Tipo td4 Motor bmw Ano 2000
- Sócio LCP: 2521
Boa tarde Diogo,
Eu mudei o meu viscoso ao 200 000Km´s e ainda näo prendia nada. faço o teste todos os anos no centro de inspeçao, pois no teste dos travoes fica com uma roda nos roletes.
Cps
Eu mudei o meu viscoso ao 200 000Km´s e ainda näo prendia nada. faço o teste todos os anos no centro de inspeçao, pois no teste dos travoes fica com uma roda nos roletes.
Cps
-
nelson_graca
- júnior TT

200mil? Já vi um a chegar aos 160 mil aos 200mil é o primeiro que tenho conhecimento. As vezes lá aparecem alguns que duram mais vai-se lá saber porquê...
-
Chorondus
- júnior TT

- Registado: 16 mar 2013 01:08
- Land Rover: LAND ROVER Freelander 2002/4
- Sócio LCP: 3226
Opa, 100.000 kms!?200.000 kms? Com um viscoso?
Isso era bom, mas eu coloquei um novo da marca em 2013, quando comprei o free e depois, este verão ( em Maio) com de menos de 40.000 km feitos, tive de o substituir. Estava nas lonas. Agora foi um dos baratos. Nada original
.Vamos a ver se este faz esses kms todos de que vocês falam. 
Isso era bom, mas eu coloquei um novo da marca em 2013, quando comprei o free e depois, este verão ( em Maio) com de menos de 40.000 km feitos, tive de o substituir. Estava nas lonas. Agora foi um dos baratos. Nada original
-
nelson_graca
- júnior TT

200 mil de facto também acho muito mas se o companheiro diz que estava bom... normalmente os que encontro de conhecidos meus não chegam aos 100mil volta e meia lá aparece um ou outro que supera esse número mas 200mil é o primeiro que ouço.
Mas 40mil chiça de facto é pouco, 40 mil tem num tarda o meu e testado na oficina esta semana e está ok, e foi naquela oficina que conhecemos que só trabalha com frees. Mas também depende em quanto tempo fazes os 40 mil e em que condições
Mas 40mil chiça de facto é pouco, 40 mil tem num tarda o meu e testado na oficina esta semana e está ok, e foi naquela oficina que conhecemos que só trabalha com frees. Mas também depende em quanto tempo fazes os 40 mil e em que condições
- Pjmonteiro
- iniciante TT

- Registado: 22 set 2016 19:27
- Land Rover: Freelander 2.0 Di Soft Top 2000
- Sócio LCP: 3649
Já agora uma questão, o antigo dono do meu, diz que já não tinha nada de viscoso e afins quando o comprou, espreitei por baixo e tenho a saida da IRD completa, apenas preciso de comprar os veios, rolamentos, cruzetas, viscoso e o contrabalanço para meter as 4x4.
A minha duvida é que teste posso fazer sem abrir a IRD para saber se ela está ok?
Posso ser eu a comprar o que preciso e montar ou tem algum procedimento especial, porque pelo que vejo será só colocar no lugar e apertar os parafusos e porcas com chave dinamómetro. (digo eu na minha ignorância)
diogosaka desculpa estar a intrometer no teu post, mas como está relacionado e não queria estar a duplicar posts...
Abraços
A minha duvida é que teste posso fazer sem abrir a IRD para saber se ela está ok?
Posso ser eu a comprar o que preciso e montar ou tem algum procedimento especial, porque pelo que vejo será só colocar no lugar e apertar os parafusos e porcas com chave dinamómetro. (digo eu na minha ignorância)
diogosaka desculpa estar a intrometer no teu post, mas como está relacionado e não queria estar a duplicar posts...
Abraços
-
nelson_graca
- júnior TT

Antes de mais quando compras um veio completo já vem tudo não precisas de andar a comprar cruzetas e o viscoso a mesma coisa quando compras um viscoso em principio já vem com contrabalanço (apesar de que existe empresas no mercado a vender sem contrabalanço), obviamente podes comprar peça a peça, nada te impede mas é mais fácil comprar logo o veio completo com viscoso.
Para saber se a IRD está ok podes mudar o fluido e verificar a existência de limalhas ou mesmo pedaços de metal e analisar a folga, que a tal saida que falas tem, mas para se verificar a folga o melhor é num elevador pois podes rodar o pinhão e sentir eventuais resaltos e folgas.

Esté é o "pinhão de ataque" que vais rodar para perceber se está tudo direitinho mas não esquecer de analisar as limalhas que sairem da ird.
Para saber se a IRD está ok podes mudar o fluido e verificar a existência de limalhas ou mesmo pedaços de metal e analisar a folga, que a tal saida que falas tem, mas para se verificar a folga o melhor é num elevador pois podes rodar o pinhão e sentir eventuais resaltos e folgas.
Esté é o "pinhão de ataque" que vais rodar para perceber se está tudo direitinho mas não esquecer de analisar as limalhas que sairem da ird.
- limpinho
- júnior TT

Boas,
200 000km ainda o tenho para quem quizer testar.Comprei o novo na Motormaquina muito caro, o Free fazia 60km por dia em boa estrada com poucas curvas, tem agora 240 000km é o carro de ir hás compras e alguns passeios, estou a pensar que a embriagem vai fazer os 300 000km´s vamos ver.
A informaçao que tenho do Viscoso relacionada com a durabilidade tem haver com os cruzamentos de eixos, curvas apertadas, manobras com a direcçao toda virada, etc...
cps
200 000km ainda o tenho para quem quizer testar.Comprei o novo na Motormaquina muito caro, o Free fazia 60km por dia em boa estrada com poucas curvas, tem agora 240 000km é o carro de ir hás compras e alguns passeios, estou a pensar que a embriagem vai fazer os 300 000km´s vamos ver.
A informaçao que tenho do Viscoso relacionada com a durabilidade tem haver com os cruzamentos de eixos, curvas apertadas, manobras com a direcçao toda virada, etc...
cps
-
nelson_graca
- júnior TT

Por curiosidade novo na motormáquin quanto fica?
- limpinho
- júnior TT

Nelson,
Desculpa o tempo mas tive que ir procurar a factura.
Foi em 02-02-2010 preço 515€+ 20% IVA, mas tive 5% desconto. Paguei PP 587,10 completo com contrabalanço, foi ai que me disseram que o que se estragava era o contrabalanço e vendia-se á parte, mas näo arrisquei mais, troquei o viscoso e o oleo do IRD que nunca tinha mudado, nao tinha limalhas e ainda tinha boa cor.
Do diferencial traseiro ainda nunca troquei nao tem parafuso para o tirar só para ajustar o nivel, já tirei um pouco com uma seringa para analise estava ok, tambem meti um imano e nao tinha limalhas,
Desculpa o tempo mas tive que ir procurar a factura.
Foi em 02-02-2010 preço 515€+ 20% IVA, mas tive 5% desconto. Paguei PP 587,10 completo com contrabalanço, foi ai que me disseram que o que se estragava era o contrabalanço e vendia-se á parte, mas näo arrisquei mais, troquei o viscoso e o oleo do IRD que nunca tinha mudado, nao tinha limalhas e ainda tinha boa cor.
Do diferencial traseiro ainda nunca troquei nao tem parafuso para o tirar só para ajustar o nivel, já tirei um pouco com uma seringa para analise estava ok, tambem meti um imano e nao tinha limalhas,