Alteração Suspensão 300 TDI

Discussão sobre Discovery I, II e 3
mattobixo
júnior TT
júnior TT
Registado: 14 mai 2012 12:50
Land Rover: Disco 300 TDI 1994
Sócio LCP: 2723
RTI: 0

Alteração Suspensão 300 TDI

Mensagem por mattobixo »

Já coloquei a questão abaixo no tópico da apresentação do Camaleão mas como ninguém responde porque terá passado despercebida, decidi criar novo tópico.

Está na altura de começar a preparar o Camaleão para a época que se aproxima e preciso dos vossos conselhos.

Quero começar por montar uns pneus(que já tenho) Fedima F-Mud 235/85/16. Como tal, vou ter de levantar o animal para os pneus caberem. Não sou de trialeiras e não quero comprometer o conforto natural do bicho. Mas quero aumentar a capacidade de cruzamento e vai levar guincho de 12.000 lbs, ou seja, +45 kgs à frente.

Para já, não sei se bem ou mal, comprei calços de suspensão Terrafirma +2''. Não queria ir para amortecedores australianos(muitos €€€€) mas também não é necessário serem Terrafirma ou Procomp(marcas contra as quais existem por aqui alguns tópicos).

Agradecia que os entendidos se pronunciassem sobre a melhor solução de compromisso entre resistência no mato, comportamento em estrada e conforto.
joaomendonca
júnior TT
júnior TT
Registado: 22 abr 2011 19:44
Land Rover: LR Discovery 300 Tdi '94
Sócio LCP: 3652
RTI: 701

Re: Alteração Suspensão 300 TDI

Mensagem por joaomendonca »

Boas, não sei se ajuda,mas cá vai:
No meu discovery depois das molas pasmarem o meu pai voltou a comprar umas novas com altura e taragem das de origem, algum tempo depois fartei me e metinlhe tacos com + 3,5 cm á frente e + 7,5cm atrás e comprei amortecedores procomp es9000 +2... andei com eles 1 mês e vendi-os porque punham me o carro muito saltitão em tt e predia muita tracção.
Após esta má experiência, comprei 4 terrafirma prosport +2" e estou bastante satisfeito... actualmente tem molas Britpart +2" HD + os tacos, e os amortecedores terrafirma com apoios rebaixados -2" e acho que o carro se manteve confortável, e está sem as barras estabilizadoras...
O carro faz todas as semanas Seia -> Aveiro 4 vezes e as minhas costas não se chateam e em tt igual
Espero ter ajudado.
cconst
júnior TT
júnior TT
Registado: 19 ago 2011 10:32
Land Rover: Discovery 300 Tdi (1994)
Sócio LCP: 2510

Mensagem por cconst »

Boas,

Eu ainda não alterei a minha suspenção, mas como se trata de um 3º carro e quase em exclusivo para TT não penso em gastar muitos €€€ e irei apostar em (vou listar as várias alternativas):
  • * kit da paddock com molas britpart + amortecedores Procomp ES9000 +2", pois o preço do conjunto parece-me interessante
  • * kit da terrafirma Light Load TF201, pelos mesmos motivos do anterior, embora já tenha ouvido alguns falarem menos bem das molas deste kit (pasmavam cedo demais?!?!)
  • * compro em separado e em segunda mão aos poucos, consoante o que for aparecendo
No teu caso mattobixo:
se fosse o kit da paddock, teria que ser o que indica para guincho, pois o par de molas da frente é mais firme, no entanto, as molas traseiras são as mesmas que a do kit sem guincho. Se pensares em andar com o disco muito carregado, deixa de ser uma opção a ter em conta;

O kit da terrafirma terias que confirmar no site da terrafirma quais as molas que aconcelham e para que pesos adicionais. Se colocares o guincho e ainda uma proteção de barras de direção em ferro, possivelmente terias que optar pelo conjunto mais firme

Se os €€€ não forem problema, tens outras opções que para as quais não tenho concelhos para te dar, pois como os preços dos kits já são no limite, nem vejo o restante!!!

Uma pessoa a ter em conta para pedir opinião é a do josecamorim (mega apaixonado nas opiniões que tem).

Relativamente ao fato de ficar saltitão (falo do que o joaomendonca escreveu)... penso que se deve ao fato de se ter calços muito grandes, especialmente na traseira, fazendo com que o curso do amortecedor não fosse usado como deveria o que implica que o oleo dentro dos amortecedores trabalhe muito comprimido, logo mais quente, mais liquido e com maior volume, alterando o comportamento do amortecedor. (digo eu que às vezes tenho a mania que sei algumas coisas de mecanica, quando na realidade sei muito pouco e neste caso trata-se de um raciocinio meramente teorico, sem qualquer experiencia no assunto)

Abraços!
joaomendonca
júnior TT
júnior TT
Registado: 22 abr 2011 19:44
Land Rover: LR Discovery 300 Tdi '94
Sócio LCP: 3652
RTI: 701

Mensagem por joaomendonca »

Boas cconst
O que eu falei de o carro era saltitão em tt por causa dos amortecedores mesmo, na altura o carro tinha mais 4cm em relação á altura de origem, os procomp aqueciam e deixavam de contrariar as forças da mola.
Agora tenho os tacos mais altos mas os amortecedores estão compensados, são rebaixados na altura dos tacos.

Abc
Capelo_Td5
pleno TT
pleno TT
Registado: 18 mar 2011 22:01
Land Rover: Defender Td5 Soft Top 2005 Discovery 200 Tdi 1992
Sócio LCP: 2683

Mensagem por Capelo_Td5 »

Boas :)

Na minha opinião, um kit porreiro para TT, sem grandes custos e com resultados muito agradáveis para quem não quer andar a "abrir" nem em grandes aventuras, o kit com molas Britpart e amortecedores Britpart Cellular Dynamic é uma opção muito acertada. Primeiro as molas Britpart têm uma qualidade muito boa (mais uma vez na minha opinião) e não tendem a pasmar tanto como as Terrafirma, das quais tenho ouvido relatos nada agradáveis.

Gosto bastante dos amortecedores da Terrafirma, das molas já não tanto. Atenção que isto são opiniões, mas muito dificilmente colocaria os Procomp. Já lí mal dos mesmos "em demasia".

Eu ia para o kit Medium Duty frente/trás, ou se o guincho for já uma certeza heavy duty apenas à frente. Com estas molas fica muito saltitão para meu gosto.

Os amortecedores da Bilstein, pelo que tenho visto, são espectaculares quer em TT como em estrada, o preço é que já não é tão bom.

Um aparte:
Atenção que subir qualquer carro com tacos nunca é nem de perto nem de longe a melhor opção. Pessoalmente esperaria até conseguir comprar umas molas e não colocaria os tacos. A condução é completamente diferente com tacos ou com molas maiores.

Espero ter ajudado :)

Cumprimentos ;)
ricsaraiva
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 09 jul 2012 16:21
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por ricsaraiva »

Capelo_Td5 Escreveu:Boas :)

Um aparte:
Atenção que subir qualquer carro com tacos nunca é nem de perto nem de longe a melhor opção. Pessoalmente esperaria até conseguir comprar umas molas e não colocaria os tacos. A condução é completamente diferente com tacos ou com molas maiores.

Cumprimentos ;)
Como assim? No que difere a condução ou comportamento do LR?
Pergunta um analfabeto a nível de condução de tt... :(
Capelo_Td5
pleno TT
pleno TT
Registado: 18 mar 2011 22:01
Land Rover: Defender Td5 Soft Top 2005 Discovery 200 Tdi 1992
Sócio LCP: 2683

Mensagem por Capelo_Td5 »

ricsaraiva Escreveu: Como assim? No que difere a condução ou comportamento do LR?
Pergunta um analfabeto a nível de condução de tt... :(
Boas,

Amigo ricsaraiva o comportamento é diferente por várias razões. Uma delas é o facto de as molas de origem serem taradas para sustentar o carro com a altura de fábrica. Ao subirmos a altura da carroceria com tacos, estamos a obrigar as molas de origem a trabalhar em condições anormais, levando a que na maior parte das vezes o carro fique a adornar a níveis nada desejados, podendo mesmo capotar. Se formos a ver bem as coisas, ao subirmos a suspensão com molas de qualidade já estamos a "jogar" com o adornar do veículo. Contudo estas já vêm mais preparadas para isso, tornando a condução muito mais segura. É claro que mais alto significa menos estável.
Pode-se contornar o problema dos tacos com as barras estabilizadoras, mas nunca é a mesma coisa.

Eu por exemplo tinha molas +5cm medium duty no meu Discovery 300 e amortecedores +5cm também e quando o carregava muito (férias, por exemplo) notava que ficava muito barco, principalmente em autoestrada.
Se o tivesse subido com tacos, de certeza que era bem pior. Não esquecer que as molas das nossas máquinas já não são novas e podem inclusive estar pasmadas.

Moral da história, tacos, na minha humilde opinião, são de evitar.
Boas molas, bons amortecedores e casquilhos em condições = meio caminho andado para uma condução mais segura e mais divertida :cool:

Qualquer coisa é só dizer. Estamos aqui para aprender.

Cumprimentos ;)
ricsaraiva
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 09 jul 2012 16:21
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por ricsaraiva »

Ok, obrigado. :) :ok:
mattobixo
júnior TT
júnior TT

Mensagem por mattobixo »

Pelo que leio aqui pelo Fórum, os amortecedores Procomp estão fora de questão parecendo-me mais correto adquirir Britpart.

No que respeita às molas, o kit da Paddock para carros com guincho tem molas com uma tara de 230 lbs à frente(RefªDA4202) e 340 lbs atrás(DA4204).

Por outro lado, atendendo a que já comprei os espaçadores estava na disposição de comprar molas com altura de origem HD para "aguentarem" com o guincho. No entanto, não consigo entender porque é que estas têm praticamente a mesma tara à frente, ou seja, 225 lbs(DA4277) mas muito inferior atrás em relação às do referido kit(285 lbs-DA4278). Se aplicamos o peso à frente qual a razão para a diferença de dureza atrás??
angoms
júnior TT
júnior TT
Registado: 01 mar 2010 22:27
Land Rover: Range Rover 2.5 VM 1992
Range Rover Classic 1995
Sócio LCP: 0

Mensagem por angoms »

Desculpem lá a minha pergunta, mas o porque dos amortecedores da ProComp seriam assim tão maus? Só por existirem más opiniões? Mas tenho ouvido falar mal da maioria das peças da Britapart! Ou os amortecedores são bons? Eu tenho amortecedores ProComp + 2” e não tenho grandes problemas… Também a verdade é que so utilizo o RR para monte, mas mesmo em pouca estrada que faço não vejo grandes problemas… Agora se me perguntarem o que gostaria de colocar, ai se calhar ia para os Bilstein, mas o preço não agrada muito, e para as vezes que ando com o RR chega-me bem os ProComp. São opiniões…
mattobixo
júnior TT
júnior TT

Mensagem por mattobixo »

Será que ainda ninguém teve a dúvida que coloquei?? Agradeço a colaboração demonstrada pelos entendidos!!
ricardoporta
júnior TT
júnior TT
Registado: 28 jun 2010 16:00
Land Rover: LAND ROVER Discovery TD5 - 1999
Ex - Discovery 200Tdi 1993
Sócio LCP: 2432

Mensagem por ricardoporta »

angoms Escreveu:Desculpem lá a minha pergunta, mas o porque dos amortecedores da ProComp seriam assim tão maus? Só por existirem más opiniões? . São opiniões…
boas,

tb tenho ProComp já fiz 15000km com eles sem problemas,,, e 5.500 km foram a atravessar marrocos :god:

são mesmo opiniões e escolhas relação preço/qualidade ... eu preferia pôr uns Koni Raid :-)
CumprimenTTos,

Ricardo Porta
LAND ROVER Discovery TD5 - 1999
Ex - LAND ROVER Discovery 200Tdi - 1993

ImagemImagemImagemImagem
EdgarGrd
pleno TT
pleno TT
Registado: 12 mai 2013 00:45
Land Rover: Ex Discovery 300 Camel Trophy Mongolia 97
Discovery Td5 2000
Sócio LCP: 2708

Mensagem por EdgarGrd »

:cool:
Capelo_Td5 Escreveu:Boas :)

Na minha opinião, um kit porreiro para TT, sem grandes custos e com resultados muito agradáveis para quem não quer andar a "abrir" nem em grandes aventuras, o kit com molas Britpart e amortecedores Britpart Cellular Dynamic é uma opção muito acertada. Primeiro as molas Britpart têm uma qualidade muito boa (mais uma vez na minha opinião) e não tendem a pasmar tanto como as Terrafirma, das quais tenho ouvido relatos nada agradáveis.

Gosto bastante dos amortecedores da Terrafirma, das molas já não tanto. Atenção que isto são opiniões, mas muito dificilmente colocaria os Procomp. Já lí mal dos mesmos "em demasia".

Eu ia para o kit Medium Duty frente/trás, ou se o guincho for já uma certeza heavy duty apenas à frente. Com estas molas fica muito saltitão para meu gosto.

Os amortecedores da Bilstein, pelo que tenho visto, são espectaculares quer em TT como em estrada, o preço é que já não é tão bom.

Um aparte:

Espero ter ajudado :)

Cumprimentos ;)
:cool: Tenho um amigo a pensar numa soluçaõ destas..continua válida a opinião Capelo_TD5?
Thanks
ImagemImagemImagem
EdgarGrd
pleno TT
pleno TT
Discovery Td5 2000

Mensagem por EdgarGrd »

Boas a todos!
Estou aqui bastante baralhado, já andei a ler aqui uns tópicos e estou :crazy:

É o seguinte, tenho montada uma suspensão molas terrafirma +2" e amortecedores koni raid +2".
Pretendo subir a suspensão um pouco, máximo 5 cms, com o intuito de, ao montar uns pneus 265.75 R16, não roçe o interior das cavas de roda traseira..não digo na zona do "camel cut" pois este já está feito, mas debaixo na cava de roda mesmo, pois já experimentei e roça no cruzamento de eixos.

Pensei em aplicar uns tacos nesta suspensão. é viável? É necessário alterar algo mais? É que comecei a ler e fala-se nos apoios rebaixados dos amortecedores atrás e nas torres suspensão à frente (rebaixadas, levantadas...) e fiquei :crazy: ...tubos travão maiores?? os meus ainda têm margem... tirantes frente com correcção ângulo??... espaçador na transmissão da frente (isto até é barato)..?!...

Queria o vosso conselho, para tentar subir, sem ter que cortar a chaparia e aplicar umas abas ja, da maneira mais simples, menos dispendiosa, eh pá, só queria ganhar 3cm...ou evitar que bata na cava... bump stops?(tb li algures...)

O que aconselham para esta situação e dado o setup que já tenho??

Agradeço umas luzes
ImagemImagemImagem
EdgarGrd
pleno TT
pleno TT
Discovery Td5 2000

Mensagem por EdgarGrd »

Nenhuma opinião se colocar tacos de 5cm nas molas numa suspensão já com mais 5cm melhoram o não roçar duns pneus maiores nas cavas??
ImagemImagemImagem
Coruja
júnior TT
júnior TT
Registado: 04 set 2013 21:23
Land Rover: Discovery 300 TDi 5p - 7l
Sócio LCP: 3173

Mensagem por Coruja »

Estou a ponderar substituir a minha suspensão porque este fim de semana senti a bater sem nada de mais.
Quais as soluções que estão neste momento em vigor?

O conjunto misto de Britpart e Terrafirma mantêm-se? Tenho ouvido bastantes opiniões negativas a ambas as marcas..... :/

O que recomendariam neste momento, para quem faz maioritariamente estrada, umas saídas ao monte simpáticas e carrego habitualmente 7 pessoas mais roof-rack.
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

7 pessoas + Roof Rack requer já uma boa suspensão.

Tudo depende do orçam€nTTo disponvivel... Umas molas com uma taragem superior ao original denominada por MD ou até mesmo HD... como é obvio o conforto será comprometido quando rolar com menos carga. :roll:

Amortecedores Bilstein... Kony... Fox...OME...

Testei um conjunto vendido pela OFFroadProjects a um preço em conta que poderia servir a causa. Nada como falar como Vinnie.

http://offroadprojects.com/pt/
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
mira
master TT
master TT
Registado: 03 jan 2010 13:33
Land Rover: Discovery TD5
Ex.Discovery 300TDi 96 5 portas
Ex.Discovery 300TDi 94 3 portas
Ex.Discovery Td5
Freelander TD4
Sócio LCP: 2248
RTI: 746

Mensagem por mira »

OUTRA VEZ :x :x
Coruja
júnior TT
júnior TT
Registado: 04 set 2013 21:23
Land Rover: Discovery 300 TDi 5p - 7l
Sócio LCP: 3173

Mensagem por Coruja »

mira Escreveu:OUTRA VEZ :x :x
Mira, compreendo o teu comentário, mas fiz esta pergunta porque os produtos estão sempre a mudar e as opiniões baseadas em experiências também.

Tive a informação que para o meu caso a Terrafirma seria uma solução com um amortecedor ProSport tamanho normal com uma mola também de gama média +2''

Conto com a tua ajuda, caso possas. Obrigado desde já!
mira
master TT
master TT
Registado: 03 jan 2010 13:33
Land Rover: Discovery TD5
Ex.Discovery 300TDi 96 5 portas
Ex.Discovery 300TDi 94 3 portas
Ex.Discovery Td5
Freelander TD4
Sócio LCP: 2248
RTI: 746

Mensagem por mira »

Basicamente uma palavra.. Pesquisa.. Tudo que te posso recomendar é caro não precisas vão ser os comentários que aparecer.. Por isso não te posso ajudar.. :sing: