Quando comprei o meu Discover há uns anos atraz, o anterior dono só me entregou uma chave, e nem sequer sonhava que o dito tinha um alarme pois, durante estes anos todos nunca tive que o armar ou desarmar.
Só fiquei a saber que tinha o alarme quando, há um ou dois meses atraz, ao trancar a porta do condutor, para meu espanto , os piscas funcionaram.
Aí fiquei a saber que ao fechar a porta o alarme armava e, quando abria desarmava. Confesso que fiquei admirado mas contente por verificar que o alarme, tanto tempo adormecido tinha voltado ao activo.
Andei assim uns tempos, sem ter nenhum problema. Fechava armava, abria desarmava até ao dia em que abri a porta, o alarme não desarmou e desatou a fazer o habitual ruido próprio, que pôs toda a gente a pensar que estava a tentar entrar numa viatura que não me pertencia.
O pior é que não coseguia desligá-lo pois ao fim de uns minutos parava mas, se tentasse entrar no carro,voltava a fazer o mesmo banzé.
Desliquei os fios da "sirene" e, pelo menos, pensei já posso ir para casa sem despertar a curiosdade e desconfiança de ninguem.
O meu optimismo esvaneceu-se quando verifiquei que a ignição estava inibida e não conseguia ligar o motor.
Para me acalmar e refrescar as ideias, resolvi dar uma vista de olhos no maual para ver como é que a coisa funcionava e aí é que constatei que até deveria ter um comando que não me tinha sido entregue. Liguei para o antigo dono que me informou que não sabia do comando e que nunca o utilizou.
Entregue á minha sorte, já estava decidido a deixar ficar o j##p ali e pedir uma boleia quando, "track" giro a chave e pisca uma vez como era ahabitual para desligar.
O piloto vermelho ficou aceso, em vez de a piscar, e logo ouvi o barulho da máquina a trabalhar normalmente.
Isto parece um romance mas é uma forma de desabafar pois já ando a ficar meio doido com o problema.
Durante uns tempos o alarme funcionou bem até que parou outra vez. Ficou como se não tivesse nada. Fiquei todo contente, pensei voltou a adormecer, mas assim deixou de me preocupar. A despreocupação durou cerca de 2 meses pois, sem que nada o justificasse voltou a fazer das suas e a deixar-me pendurado várias vezes.
Cada vez que me acontecia fazia todas as tentativas para desarmar, abrir capot, fechar capot, abrir porta, fechar porta, ligar ignição, etc, e, de repente "track" o gajo lá se deligava, sem eu saber qual a sequência que tinha funcionado.
Mais uns tempos sem problemas até ao último domingo. Depois de um passeio com a cara metade até V.N. Cerveira, paro no parque do Pigo doce para ir tomar um café e quando quis rgressar a casa o "artista" deixou-me outra vez pendurado. Passei mais de 2 horas a tentar desarmar e... nada. Já estava a pensar chamar um reboque quando aparece o mecânico que normalmente me faz as reparações. Contei-lhe a minha desgraça e quando lhe faço o demonstração do "caso", "track" o artista desarma... Ainda nos rimos pois parecu que o "menino" se assustou com a presença e resolveu deixar de fazer as perrices.
Vim para casa e tenho tido medo de saír pois o alarme está armado e, quando experimento, a maior parte das vezes não consigo desarmar.
Já andei aqui na net a pesquizar forma de resolver o problema mas só ainda consegui ver uma maneira de desligar o imobilizador. Eu queria era desligar o alarme.
Já corri aqui o forum todo mas não consegui chegar a nenhuma conclusão, para alem de umas dicas do género " fechar 2 vezes, abrir devagar..." etc, que já experimentei e não funcionaram.
Será que alguem tem uma ideia que me possa ajudar ? Vale a pena ir á LR pedir o "EKA" (Emergency Key Access) e isso resove todas as vezes que precisar desamar ?
Desculpem o "paleio" longo, mas precisava desabafar com pessoas que me entendam.
Obrigado a todos