Desligar o alarme

Discussão sobre Discovery I, II e 3
jotapesantos
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 15 set 2015 00:03
Land Rover: Discovery 300
Sócio LCP: 3402
RTI: 0

Desligar o alarme

Mensagem por jotapesantos »

Boa noite a todos
Quando comprei o meu Discover há uns anos atraz, o anterior dono só me entregou uma chave, e nem sequer sonhava que o dito tinha um alarme pois, durante estes anos todos nunca tive que o armar ou desarmar.
Só fiquei a saber que tinha o alarme quando, há um ou dois meses atraz, ao trancar a porta do condutor, para meu espanto , os piscas funcionaram. :o
Aí fiquei a saber que ao fechar a porta o alarme armava e, quando abria desarmava. Confesso que fiquei admirado mas contente por verificar que o alarme, tanto tempo adormecido tinha voltado ao activo. :clap:
Andei assim uns tempos, sem ter nenhum problema. Fechava armava, abria desarmava até ao dia em que abri a porta, o alarme não desarmou e desatou a fazer o habitual ruido próprio, que pôs toda a gente a pensar que estava a tentar entrar numa viatura que não me pertencia. :mad:
O pior é que não coseguia desligá-lo pois ao fim de uns minutos parava mas, se tentasse entrar no carro,voltava a fazer o mesmo banzé.
Desliquei os fios da "sirene" e, pelo menos, pensei já posso ir para casa sem despertar a curiosdade e desconfiança de ninguem.
O meu optimismo esvaneceu-se quando verifiquei que a ignição estava inibida e não conseguia ligar o motor.
Para me acalmar e refrescar as ideias, resolvi dar uma vista de olhos no maual para ver como é que a coisa funcionava e aí é que constatei que até deveria ter um comando que não me tinha sido entregue. Liguei para o antigo dono que me informou que não sabia do comando e que nunca o utilizou. :(
Entregue á minha sorte, já estava decidido a deixar ficar o j##p ali e pedir uma boleia quando, "track" giro a chave e pisca uma vez como era ahabitual para desligar.
O piloto vermelho ficou aceso, em vez de a piscar, e logo ouvi o barulho da máquina a trabalhar normalmente.
Isto parece um romance mas é uma forma de desabafar pois já ando a ficar meio doido com o problema. :ohnao:
Durante uns tempos o alarme funcionou bem até que parou outra vez. Ficou como se não tivesse nada. Fiquei todo contente, pensei voltou a adormecer, mas assim deixou de me preocupar. A despreocupação durou cerca de 2 meses pois, sem que nada o justificasse voltou a fazer das suas e a deixar-me pendurado várias vezes.
Cada vez que me acontecia fazia todas as tentativas para desarmar, abrir capot, fechar capot, abrir porta, fechar porta, ligar ignição, etc, e, de repente "track" o gajo lá se deligava, sem eu saber qual a sequência que tinha funcionado.
Mais uns tempos sem problemas até ao último domingo. Depois de um passeio com a cara metade até V.N. Cerveira, paro no parque do Pigo doce para ir tomar um café e quando quis rgressar a casa o "artista" deixou-me outra vez pendurado. Passei mais de 2 horas a tentar desarmar e... nada. Já estava a pensar chamar um reboque quando aparece o mecânico que normalmente me faz as reparações. Contei-lhe a minha desgraça e quando lhe faço o demonstração do "caso", "track" o artista desarma... Ainda nos rimos pois parecu que o "menino" se assustou com a presença e resolveu deixar de fazer as perrices.
Vim para casa e tenho tido medo de saír pois o alarme está armado e, quando experimento, a maior parte das vezes não consigo desarmar.
Já andei aqui na net a pesquizar forma de resolver o problema mas só ainda consegui ver uma maneira de desligar o imobilizador. Eu queria era desligar o alarme.
Já corri aqui o forum todo mas não consegui chegar a nenhuma conclusão, para alem de umas dicas do género " fechar 2 vezes, abrir devagar..." etc, que já experimentei e não funcionaram.
Será que alguem tem uma ideia que me possa ajudar ? Vale a pena ir á LR pedir o "EKA" (Emergency Key Access) e isso resove todas as vezes que precisar desamar ?
Desculpem o "paleio" longo, mas precisava desabafar com pessoas que me entendam.
Obrigado a todos
CesarAraujo
júnior TT
júnior TT
Registado: 15 mar 2007 20:48
Land Rover: Dicovery 300tdi 1996
Sócio LCP: 2718

Re: Desligar o alarme

Mensagem por CesarAraujo »

Com a chave consegues fazer o mesmo serviço do comando remoto ou seja ligar e desligar o alarme e/ou imobilizador do motor.
Se com a chave ás vezes ao abrir disparar o alarme, ou ao fechar não consegues armar o alarme, o problema esta numa pequena peça de plastico que poderá estar gasta. Abre e verifica essa peça , bem como está um pequeno interruptor que comanda todas estas operações.

Se quieres o podes tambem comprar um comando universal compativel com os discos e programar manualmente o dito.

Abraço
CesarAraujo
júnior TT
júnior TT

Aqui podes ver a peça e o dito interruptor.

http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=8&t=24611
Carrola
pleno TT
pleno TT
Registado: 24 fev 2007 23:09
Land Rover: Discovery 300 tdi 1997
Sócio LCP: 360

Mensagem por Carrola »

César, explica aí que comando universal falas? Para comando de um botao se for o caso.
Obr
Nuno Carrola
Nº360 Disco 300
jotapesantos
iniciante TT
iniciante TT

CesarAraujo Escreveu:Com a chave consegues fazer o mesmo serviço do comando remoto ou seja ligar e desligar o alarme e/ou imobilizador do motor.
Se com a chave ás vezes ao abrir disparar o alarme, ou ao fechar não consegues armar o alarme, o problema esta numa pequena peça de plastico que poderá estar gasta. Abre e verifica essa peça , bem como está um pequeno interruptor que comanda todas estas operações.

Se quieres o podes tambem comprar um comando universal compativel com os discos e programar manualmente o dito.

Abraço
Obrigado Cesar pela informação.
Vou verificar a tal peça no fecho para ver se resolve o problema.
Abraço
CesarAraujo
júnior TT
júnior TT

Carrola Escreveu:César, explica aí que comando universal falas? Para comando de um botao se for o caso.
Obr
Na altura comprei o meu na extinta loja FLR... comando preto com um botão azul.
São programáveis com uma sequência manual.
Existe neste forum a sequencia passo a passo em Ingles.
abraço
CesarAraujo
júnior TT
júnior TT

aqui vai:

I understand the fob can be programmed in the following way:
(It may take several attempts and the timing must be correct for it to work)

1)Starting conditions: ignition off, doors unlocked, bonnet switch depressed.
2)Steps 3 to 9 MUST be carried out within 8 seconds.
3)Switch ignition ON.
4)Switch ignition OFF.
5)Lock doors.
6)Unlock doors.
7)Release bonnet switch.
8-)Switch ignition ON.
9)Switch ignition OFF.

If alarm is correctly accessed, the horn will sound and LED will light. It is now possible to programme two handsets of correct frequency to vehicle alarm ECU.
Carrola
pleno TT
pleno TT
Registado: 24 fev 2007 23:09
Land Rover: Discovery 300 tdi 1997
Sócio LCP: 360

Mensagem por Carrola »

Eu tenho um desses precisamente, mas de outra loja tambem extinta :ohnao: mas duvido que hoje se consiga arranjar... esse ou outros :mad:
Abr
Nuno Carrola
Nº360 Disco 300
jotapesantos
iniciante TT
iniciante TT

CesarAraujo Escreveu:Aqui podes ver a peça e o dito interruptor.

Hoje tentei verificar o dito mini interruptor.
Desmontei o fecho e verifiquei se, manualmente, carregando no "piston" acontecia alguma coisa. Pareceu-me que estava a funcionar bem, mas quanto ao alarme não acontecia nada. Não desarmava. :ohnao: Verifiquei que a posição normal é com o "piston" premido, só quando abre ou fecha a porta é que ele descomprime o piston. Desliauei-o para medir com um multimetro para ver se era NO ou NC (normalmente fechado ou normalmente aberto) mas o multimetro indicava que estava sempre aberto, quer carregasse no piston ou não. :o Experimentei fazer um chante direto na ficha e tambem não resultou. :mad:
Quando estava quase a desistir, "Track" o alarme desarmou.
Fiz um by passe nos fios e montei a fechadura sem o interruptor. :D
Vamos ver se assim não volta a armar o alarme quando mexo na porta, ;)

Imagem
Última edição por jotapesantos em 22 out 2015 01:19, editado 2 vezes no total.
jotapesantos
iniciante TT
iniciante TT

jotapesantos Escreveu:
CesarAraujo Escreveu:Aqui podes ver a peça e o dito interruptor.

Hoje tentei verificar o dito mini interruptor.
Desmontei o fecho e verifiquei se, manualmente, carregando no "piston" acontecia alguma coisa. Pareceu-me que estava a funcionar bem, mas quanto ao alarme não acontecia nada. Não desarmava. :ohnao: Verifiquei que a posição normal é com o "piston" premido, só quando abre ou fecha a porta é que ele descomprime o piston. Desliauei-o para medir com um multimetro para ver se era NO ou NC (normalmente fechado ou normalmente aberto) mas o multimetro indicava que estava sempre aberto, quer carregasse no piston ou não. :o Experimentei fazer um chante direto na ficha e tambem não resultou. :mad:
Quando estava quase a desistir, "Track" o alarme desarmou.
Fiz um by passe nos fios e montei a fechadura sem o interruptor. :D
Vamos ver se assim não volta a armar o alarme quando mexo na porta, ;)

Imagem

Até ver tudo tem funcionado como eu queria (desligar o alarme) pois ao abrir ou fechar a porta, o alarme não tem dado sinais de vida.
Parto do principio de que o micro interruptor é que estava a criar o problema.
Tenho andado a pesquisar mais informações sobre o esquema electrico e encontrei na " Legion LAND ROVER Colombia" uma serie de publicações de manuais e esquemas que podem ser uteis a alguem interessado.

Aqui fica o endereço:

http://www.legionlandrover.com/index.ph ... =Discovery