Alarme de Temperatura
- Punisher
- júnior TT

- Registado: 05 jan 2014 22:57
- Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
- RTI: 0
Alarme de Temperatura
Boas;
Depois de 2 pessoas que me são próximas terem sido vitimas de sobreaquecimento nos seus Free, fiquei a pensar que estamos todos sujeitos ao mesmo, como tal decidi minimizar esse risco e adquirir um conjunto para aplicar no meu Free com sonda de encosto e controlador programável de alarme sonoro incorporado para o setpoint que se definir. Gostaria de ouvir opiniões sobre o local preciso onde acham que deveria colocar a dita sonda. A minha opinião é que seja num local que de imediato comece a alterar a temperatura em caso de azar (Sei que muitos vão responder colaça); gostaria de uma dica precisa, tendo em conta o tipo de sonda. Deixo aqui o link do produto e caracteristicas técnicas, pode ser que alguém tenha o mesmo receio que eu. Possivelmente o controlador nem ficará visivel,uma vez que não estou para já a ver local onde se enquadre, afinal o que me interessa é o sinal sonoro de alarme.
http://www.seymonautica.com/es/67-alarm ... mable.html
http://www.seymonautica.com/manuales/ma ... diomas.pdf
Digam da vossa sabedoria. Obrigado.
Saudações Free.
Depois de 2 pessoas que me são próximas terem sido vitimas de sobreaquecimento nos seus Free, fiquei a pensar que estamos todos sujeitos ao mesmo, como tal decidi minimizar esse risco e adquirir um conjunto para aplicar no meu Free com sonda de encosto e controlador programável de alarme sonoro incorporado para o setpoint que se definir. Gostaria de ouvir opiniões sobre o local preciso onde acham que deveria colocar a dita sonda. A minha opinião é que seja num local que de imediato comece a alterar a temperatura em caso de azar (Sei que muitos vão responder colaça); gostaria de uma dica precisa, tendo em conta o tipo de sonda. Deixo aqui o link do produto e caracteristicas técnicas, pode ser que alguém tenha o mesmo receio que eu. Possivelmente o controlador nem ficará visivel,uma vez que não estou para já a ver local onde se enquadre, afinal o que me interessa é o sinal sonoro de alarme.
http://www.seymonautica.com/es/67-alarm ... mable.html
http://www.seymonautica.com/manuales/ma ... diomas.pdf
Digam da vossa sabedoria. Obrigado.
Saudações Free.
-
Chorondus
- júnior TT

- Registado: 16 mar 2013 01:08
- Land Rover: LAND ROVER Freelander 2002/4
- Sócio LCP: 3226
Re: Alarme de Temperatura
Parece ser uma características destes meninos
.Pela terceira vez em 2 anos tive o aviso de temperatura a subir e mais uma vez foi um dos tubos do sistema de refrigeração a furar e a despejar o anticongelante. O sensor de temperatura parece uma boa ideia, mas não sei se acrescentará alguma segurança extra. Eu optei por substituir toda a tubagem e acho que foram 11 ou 12 tubos diferentes.Acho que de vez em quando furava um, assim são todos novos e espero que não haja surpresas por alguns anos. É verdade que a coisa ficou-me cara, mas a devolução do IRS estava a criar bolor e assim serviu para algo... 
- baptistama
- pleno TT

- Registado: 13 dez 2011 01:00
- Land Rover: Freelander Di Softback
Sobreaquecimento num Freelander?!?!?! Só se for um K-Series...
Pelo menos no meu Di uma única vez as ventoinhas dispararam e foi numa tarde de Agosto depois de fazer 300km até Lisboa apanhar fila na ponte do pessoal a voltar da Caparica,
o radiador do Di está sobredimensionado, desde que nenhum tubo rasgue dificilmente aquecerá mais que o devido.
para prevenir alguma situação parece-me mais viável um avisador de nível de líquido anticongelante.
Pelo menos no meu Di uma única vez as ventoinhas dispararam e foi numa tarde de Agosto depois de fazer 300km até Lisboa apanhar fila na ponte do pessoal a voltar da Caparica,
o radiador do Di está sobredimensionado, desde que nenhum tubo rasgue dificilmente aquecerá mais que o devido.
para prevenir alguma situação parece-me mais viável um avisador de nível de líquido anticongelante.
- Punisher
- júnior TT

Quando falo em sobreaquecimento nos Free é evidente que estamos a falar em azar, relas de água que furam, bomba de água pifada, tubos da aranha furados... É claro que se nada pifar o Free ou qualquer outro não correm o risco de dar cabo duma colaça ou até mesmo o bloco do motor. O meu já furou relas, aranha e radiador da chaufagem e só por sorte não pifou mais nada, já o meu patrão e o meu cunhado não tiveram a mesma sorte, estão os dois a braços com o bloco empenado. Aqui a questão é se reparamos ou não no manómetro ainda a tempo, daí eu não ter dúvidas no alarme sonoro.
- Punisher
- júnior TT

Amigo Baptistama, o avisador de nível pode não valer, no caso do meu patrão o líquido ficou lá, a bomba ficou sem alhetas e deixou de fazer circular, a coisa ferveu mesmo e como quando se anda de Free temos muito para apreciar menos manómetros.... Só se deu conta quando a máquina perdeu potência. Resultado.... Bomba, colaça e bloco com empeno entre o segundo e terceiro cilindro.baptistama Escreveu:Sobreaquecimento num Freelander?!?!?! Só se for um K-Series...
- HelderF
- júnior TT

- Registado: 29 ago 2011 20:48
- Land Rover: Freelander 2.0 DI
- Sócio LCP: 2509
O meu Di está neste momento no mecânico com o motor aberto que a colaça foi-se. Começou a água a desaparecer e por último a pressão na tubagem era tanta que começou a rebentar com tudo que era tubo.
- Punisher
- júnior TT

Boas ;
Antes de montar a colaça aconselho a medires o bloco para teres a certeza que não vais ter surpresas depois de tudo montado e continuares a ver o líquido a desaparecer. E dicas para a montagem da sonda? Ninguém arrisca umas dicas. Estás aí Carlos? Tu que conheces os cantinhos todos do bicho! Já estive a ponderar colocar num parafuso da cabeça da bomba de água!
Antes de montar a colaça aconselho a medires o bloco para teres a certeza que não vais ter surpresas depois de tudo montado e continuares a ver o líquido a desaparecer. E dicas para a montagem da sonda? Ninguém arrisca umas dicas. Estás aí Carlos? Tu que conheces os cantinhos todos do bicho! Já estive a ponderar colocar num parafuso da cabeça da bomba de água!
- tomcat
- master TT

- Registado: 13 mar 2007 20:19
- Land Rover: RR DSE MY99
- Sócio LCP: 1662
A unidade lógica do controle de temperatura, tem "memória"?
Se desligares (penso que nao vais deixar isso sempre ligado), ao ligares novamente fica tudo ok?
Se desligares (penso que nao vais deixar isso sempre ligado), ao ligares novamente fica tudo ok?
Um abraço.
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!
- Punisher
- júnior TT

Boas, sim, este controlador guarda o setpoint que definires, mesmo quando cortas a alimentação.
- tomcat
- master TT

- Registado: 13 mar 2007 20:19
- Land Rover: RR DSE MY99
- Sócio LCP: 1662
Obrigado @punisherPunisher Escreveu:Boas, sim, este controlador guarda o setpoint que definires, mesmo quando cortas a alimentação.
Um abraço.
- OverLandTT
- iniciante TT

- Registado: 11 dez 2013 23:32
- Land Rover: Range Rover Classic, 1995
- Sócio LCP: 2793
Vivam,
Tenho um sensor desse género no meu RR Classic, e está ligado a um parafuso da colaça.
Até agora nada a apontar, a marca do meu, é que não me lembro agora.
LandAbraço
Tenho um sensor desse género no meu RR Classic, e está ligado a um parafuso da colaça.
Até agora nada a apontar, a marca do meu, é que não me lembro agora.
LandAbraço
- Punisher
- júnior TT

Boas;
Já dei voltas á coisa e estou inclinado para colocar a sonda onde se pode ver na imagem anexa. Uma vez que a temperatura suba, penso que neste ponto também será detectada com rigor e como o setpoint sou eu quem define é só analisar o comportamento normal antes e ver qual o máximo que atinge, dar uma folga de 4 ou 5 graus e marcar o setpoint.

Já dei voltas á coisa e estou inclinado para colocar a sonda onde se pode ver na imagem anexa. Uma vez que a temperatura suba, penso que neste ponto também será detectada com rigor e como o setpoint sou eu quem define é só analisar o comportamento normal antes e ver qual o máximo que atinge, dar uma folga de 4 ou 5 graus e marcar o setpoint.

- Punisher
- júnior TT

- Punisher
- júnior TT

Boas malta;
Equipamento no sítio, fácil de montar, resultados espetaculares; uma leitura de temperatura em tempo real muito ao pormenor. Já efectuei testes e acho que acertei em cheio neste upgrade. Para já partilho umas fotos já instalado, ainda está a faltar os retoques fine tuning, contorno a carbono e escurecer um pouco o visor para cortar o brilho, acho que não precisa ser tão intenso. O setpoint de alarme 100% eficaz e impossível de não se ouvir os 85db que debita, para além da sinalética visual a piscar alternado entre temperatura e um "H" (Hot); mas depois deixarei aqui um video completo com montagem e teste parapartilhar com a malta.

Equipamento no sítio, fácil de montar, resultados espetaculares; uma leitura de temperatura em tempo real muito ao pormenor. Já efectuei testes e acho que acertei em cheio neste upgrade. Para já partilho umas fotos já instalado, ainda está a faltar os retoques fine tuning, contorno a carbono e escurecer um pouco o visor para cortar o brilho, acho que não precisa ser tão intenso. O setpoint de alarme 100% eficaz e impossível de não se ouvir os 85db que debita, para além da sinalética visual a piscar alternado entre temperatura e um "H" (Hot); mas depois deixarei aqui um video completo com montagem e teste parapartilhar com a malta.

- Punisher
- júnior TT

Boas;
Conforme prometido, aqui fica o dito video.
https://www.youtube.com/watch?v=19Q5XpH ... e=youtu.be
Saudações Free.
Conforme prometido, aqui fica o dito video.
https://www.youtube.com/watch?v=19Q5XpH ... e=youtu.be
Saudações Free.
- JaaapppaaaN
- júnior TT

- Registado: 11 jul 2015 12:08
- Land Rover: Freelander 2.0di 1998
- Sócio LCP: 3460
muitos parabens... muito bom.
- Punisher
- júnior TT