dúvida aquisição séries III

Discussão sobre Series I, II, IIA e III
tonyweed
júnior TT
júnior TT
Registado: 10 abr 2007 12:06

dúvida aquisição séries III

Mensagem por tonyweed »

Bom dia, estou a ponderar avançar para a compra de um Séries III, visto já ter sido proprietário de um Disco, um Defender e um RR P38, acho que chegou agora de voltar à LR e finalmente ter o original :) .

Não tenho experiência nenhuma de mecânica mas também não estou disposto a gastar 7000€ por viaturas ditas "restauradas".

O meu plafond anda nos 4000 a 4500€ mas pelo que li convém sempre deixar uma parte para imprevistos e bricolage.

Acham que se consegue alguma coisa interessante dentro desses valores? Ou é sempre preferível restaurar um em mau estado?

Estive a ver algumas viaturas para venda, no caso das truck cab há possibilidade de os transformar em descapotável com lona?
TAG
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 ago 2011 15:53
Land Rover: Serie 3 109 Diesel
RR Classic 96
RTI: 0

Re: dúvida aquisição séries III

Mensagem por TAG »

Faz uma pesquisa nesta secção por tópicos com as mesmas dúvidas que tens e vais encontrar as respostas que procuras, visto ser uma questão recorrente.

Regra geral, no que respeita à configuração da caixa averbada no livrete, existe fechada, aberta e aberta c/s cobertura.
Em fechada a lei obriga a utilização de Hard-Top.
Em aberta, a configuração será de pick-up, não sabendo eu se é possível tirar a cab-truck para o tornar completamente descapotável.
Em aberta c/s cobertura permite pôr a lona, tirar a lona, com hard-top, sem hard-top, todo descascado, todo agasalhado...o que se quiser.

Eu escolhi um que estava bom de chassis (excelente, por acaso) e de interiores. O aspecto da carroçaria não era o mais importante. E gastei o equivalente na reparação do motor e caixa. Agora sei o estado do motor e que a caixa não vai falhar tão cedo...assim espero :)
E é possível comprar um Serie, a circular, a precisar de alguns arranjos por muito menos de 3000€. É preciso estar atento e ter paciência.
tonyweed
júnior TT
júnior TT

Mensagem por tonyweed »

Obrigado pela informação, de facto já vi alguns negócios interessantes mas são na maior parte cab-truck e no livrete dizem caixa aberta.
O meu objectivo é colocar uma lona para poder ser descapotável, será possivel faze-lo num destes veiculos?

Ontem fui ver um 88 que dizia no livrete que a data da matricula era de 1955 mas tinha o motor diesel e a frente do serie 3, pelas letras a matricula era de 1972 ou 73.
Pelo que o proprietario me disse a viatura já tinha sido um pronto de socorro e inicialmente era a gasolina. No livrete a marca referia LAND ROVER Reconstruido.
Será que é um Serie 1 "disfarçado" ou há possibilidade da data de matricula do livrete estar errada?

Vi uma alternativa a gasolina, a nivel de consumo é muito superior ao gasoleo?

Peço desculpa pelas dúvidas mas sou mesmo novato em clássicos :bolas:
pedromasilva
júnior TT
júnior TT
Registado: 17 nov 2005 16:22
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por pedromasilva »

A gasolina sao sempre mais gulosos e silenciosos. Tudo depende da utilizaçao que lhe queiras dar.

Verifica sobretudo o estado do chassi, bulkhead e documentaçao porque tudo o resto é menos complicado de reparar/trocar!
TAG
júnior TT
júnior TT
RR Classic 96

Mensagem por TAG »

A referência no livrete a LAND ROVER Reconstruído pode ser por o carro ter sido importado ou ter tido a matrícula cancelada e ser-lhe atribuída nova matrícula.
Um SIIA que tive veio da Suiça e dizia isso no livrete.
Não sei se os painéis do SIII ajustam-se no chassis de um SI. Isso parece ser salganhada, não duvidando da veracidade da história, talvez não valha pena o tempo que se vai perder.

Para poder colocar lona completa terá de ser num Serie em que esteja averbada no livrete a caixa como c/s cobertura.

A gasolina gasta um bocadinho mais que o diesel, anda um bocadinho mais depressa (embora o arranque seja muito mais rápido), e faz um bocadinho menos de barulho.
A grande diferença é o custo do combustível.

Queres um 88'? O 109 não te agrada?
tonyweed
júnior TT
júnior TT

Mensagem por tonyweed »

Entre o 88 e o 109 nao tenho preferencia, qualquer um serve.
TAG
júnior TT
júnior TT
RR Classic 96

Mensagem por TAG »

tonyweed
júnior TT
júnior TT

Mensagem por tonyweed »

Já reparei nesse também.

Entretanto estou a ver um que me enviaram fotos detalhadas, acham que vale a pena fazer 400km para ir ver este? O dono diz que neste fim de semana fez 120km com ele sem problemas, a caixa de velocidades eventualmente tem de ser reparada, é um Serie 2A.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
TAG
júnior TT
júnior TT
RR Classic 96

Mensagem por TAG »

Parece bem, tem ar de ter sido bem tratado. Quanto a originalidade, tirando alguns pormenores, parece certo.
O pouco que se vê do chassis parece estar bom apesar de não mostrar as partes críticas, o rear cross member pela parte de baixo, à frente junto ao para-choques e nos outriggers de ambos os lados.
Parece ter sido pintado, pelo menos por dentro.

Reparar a caixa de velocidades costuma implicar tirar o motor. E aí entra em acção o jacques... já que o motor está fora vê-se isto e mais aquilo :) e a conta aumenta.
tonyweed
júnior TT
júnior TT

Mensagem por tonyweed »

Reparar caixa e motor pode ser mais ou menos quanto?
pedromasilva
júnior TT
júnior TT
Registado: 17 nov 2005 16:22
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por pedromasilva »

Que utilizaçao é que queres dar ao LAND ROVER e qual estado em que o queres ter?

Valores para reparar motor e caixa sao sempre muito relativos pois dependem do material de base, da profundidade da intervençao e de quem a faz!
TAG
júnior TT
júnior TT
RR Classic 96

Mensagem por TAG »

Em mão-de-obra é tanto que muito provavelmente o mecânico nem vai cobrar tudo :)

O meu motor, felizmente, só precisava de segmentos. Então, já que estava aberto, levou uma aparadela na cabeça, mudou corrente da distribuição, bomba de água, vedantes, rolamentos, etc... não faz muito sentido abrir o motor e não mudar um certo tipo de peças de desgaste que mais cedo ou mais tarde vão ser trocadas.
A bomba injectora precisava de ser reparada e substituir 2 bicos injectores. A bomba, comprei uma reparada por 50€ o que ajudou muito.
A caixa de velocidades, tem tanta peça que é só somar...
2000€. Obviamente que podia ter feito por muito mais barato. Se arranjasse uma caixa em bom estado, a brincadeira ficava logo em metade.
Mas quem quem fez o serviço foi uma pessoa com conhecimentos nestes modelos de LAND ROVER e a reparação ficou bem feita. O motor nem sequer pinga!!!

O meu motor só precisava de segmentos, felizmente.... :)))
tonyweed
júnior TT
júnior TT

Mensagem por tonyweed »

pedromasilva Escreveu:Que utilizaçao é que queres dar ao LAND ROVER e qual estado em que o queres ter?

Valores para reparar motor e caixa sao sempre muito relativos pois dependem do material de base, da profundidade da intervençao e de quem a faz!

Quero o carro para andar ao fim de semana, pequenos passeios, que por vezes possam ser de 80 ou 100km, a nivel de pintura nao estou muito preocupado, visto que o aspecto antigo e gasto, na minha opinião até fica giro nestes carros. A única preocupação é a nível de mecânica e de poder andar com ele à vontade sem ficar a pé.
Acredito que maioritariamente vou utilizar o carro em estrada ou estradoes de terra batida, a nivel de todo o terreno, umas brincadeiras na lama mas nada de muito exaustivo, até porque não me apetece estragar muito material.

E claro, quanto menos dinheiro gastar nele melhor...
castendo
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 10 mar 2014 22:07
Land Rover: Serie III 88' 1978
Sócio LCP: 2875

Mensagem por castendo »

o melhor a fazer numa situação destas é comprar bem e barato, pois os €€€€ que sobram dá para os arranjos que ele vai precisando. eu comprei um barato e ja lhe fui mudando umas coisas po peças novas, reparei a caixa transferencia, radiador logo bomba de agua, bomba de gasoleo e meti-lhe uns pneus e mesmo assim se o quizer vender ainda ganho dinheiro.
posso dar-te alguns exemplos:

http://cernache.olx.pt/land-rover-109-l ... -474778606
http://saocosme.olx.pt/j##p-land-rover- ... -472524646
http://esmoriz-aveiro.olx.pt/vendo-land ... -474920602

eu pessoalmente não conheço nenhum. é uma questão de ver. mas qual é o problema da caixa, é que a caixa do serie IIA é diferente das outras caixas, a 1ª e 2ª não são sincronizadas, tem que se fazer dupla passagem para não arranhar.