Disco Td5 Inclinado

Discussão sobre Discovery I, II e 3
ricnasc
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 23 nov 2014 19:24
Land Rover: Discovery Td5 2000 Auto
RTI: 0

Disco Td5 Inclinado

Mensagem por ricnasc »

Boas,
comprei recentemente um Discovery TD5 de 2000, automatico, tem ainda de origem as mesmas molas e baloes.
reparei que quando estacionado, por exemplo na minha garagem que tem superfície plana, ele fica inclinado para o lado do passageiro, mais baixo 2 centímetros que o lado do condutor. Medindo a partir do chao, até à aba de plastico por cima da roda, do lado passageiro, quer atras quer à frente, meço +-80cm, e do lado do condutor, quer atras quer à frente, meço +-82cm.
Sabem a que se deverá esta diferença?
Obrigado.
CGonçalves
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 19 jan 2008 16:22
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Re: Disco Td5 Inclinado

Mensagem por CGonçalves »

Pela experiência que tenho c/ o m/, um TD5 Series II de Jan2000, de cx. manual, que conta apenas uns 184.000 km, a suspensão traseira - que ocasiona esse desnivelamento - terá, em princípio, uma fuga (de ar) no balão do lado em que o j##p fica mais baixo.

Se e quando substituir um, sugiro que opte pelo par. Já me sucedeu isso, há uns bons anos, e fiz isso mesmo - foram os dois.

Tb. em princípio, quando o motor está activo, a suspensão fica nivelada, mas se a fuga é muito grande, pode ser que o compressor não consiga compensar. O compressor está localizado, mais ou menos, sob o banco do condutor. É natural que, por vezes, ao desligar a ignição, ouça um barulho dele.

Essa é uma das várias razões pelas quais alguns optam por substituir a suspensão a ar pela susp. de molas.

Enfim, a suspensão a ar pode ser muito boa, mas quando há falhas, até desejamos ter uma das outras...

CGonçalves.
JorgeSC
júnior TT
júnior TT
Registado: 09 dez 2012 22:47
Land Rover: Discovery TD5 1999
Sócio LCP: 2640

Mensagem por JorgeSC »

No meu disco TD5, substituí os baloes e demais componentes por uma suspensao tradicional (molas e amortecedores OME), e nao perdi muito quer a nivel de conforto, quer a nível de inclinaçao em curva (tb retirei o ACE). Claro que nao é a mesma coisa, mas nao ficou nem uma carroça nem uma bailarina...

Conselho: para fazer isso, optei por uma renovaçao total das 4 molas e 4 amortecedores.
Recomendo.
pmspm
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 mar 2006 12:17
Land Rover: Discovery II TD5 2001, Freelander Td4 2003
Sócio LCP: 1404

Mensagem por pmspm »

ricnasc Escreveu:Boas,
comprei recentemente um Discovery TD5 de 2000, automatico, tem ainda de origem as mesmas molas e baloes.
reparei que quando estacionado, por exemplo na minha garagem que tem superfície plana, ele fica inclinado para o lado do passageiro, mais baixo 2 centímetros que o lado do condutor. Medindo a partir do chao, até à aba de plastico por cima da roda, do lado passageiro, quer atras quer à frente, meço +-80cm, e do lado do condutor, quer atras quer à frente, meço +-82cm.
Sabem a que se deverá esta diferença?
Obrigado.
Desculpem discordar do que está a ser dito...mas qualquer problema nos balões afeta apenas a traseira do carro. A frente tem molas, pelo que mesmo que os balões traseiros estivessem estragados, isso influenciaria a traseira...não a frente.

Quanto ao resto, essa diferença que mede existe em vários modelos LAND ROVER. Não é defeito...é feitio.
Pode ver aqui um artigo que publiquei no meu site quando efetuei teste a várias configurações diferentes, e nas medições verifiquei pessoalmente o que encontra em fóruns pela internet, que o lado do passageiro está mais baixo que o lado do condutor: http://pedromachadott.pt/projecto-de-no ... ensao/999/ (no meu caso a diferença era de cerca de 1,5 cm).

Portanto, à partida, essa diferença não é sinónimo imediato de ter qualquer problema no carro.

Abraço,
Pedro Machado, 937781213
Discovery Série II 2001; Freelander Td4 2003
E-mail e MSN: pedro.machado@ist.utl.pt
O meu site TT : http://pedromachadott.pt/
ricnasc
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 23 nov 2014 19:24
Land Rover: Discovery Td5 2000 Auto

Mensagem por ricnasc »

Obrigado pelos vossos comentários.
Aproveito para colocar mais uma questão: se estes carros quando novos saem com esta diferença, então não haverá dúvidas que é mesmo feitio, mas se a encontramos apenas nos usados, será que esta diferença não estará relacionada com possível desgaste maior da mola da frente do lado do passageiro, e faz com que a traseira baixe também proporcionalmente?
Abraços.
pmspm
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 mar 2006 12:17
Land Rover: Discovery II TD5 2001, Freelander Td4 2003
Sócio LCP: 1404

Mensagem por pmspm »

ricnasc Escreveu:Obrigado pelos vossos comentários.
Aproveito para colocar mais uma questão: se estes carros quando novos saem com esta diferença, então não haverá dúvidas que é mesmo feitio, mas se a encontramos apenas nos usados, será que esta diferença não estará relacionada com possível desgaste maior da mola da frente do lado do passageiro, e faz com que a traseira baixe também proporcionalmente?
Abraços.
É assim de origem. A altura da traseira é independente da frente. Se tirares as molas da frente deixando o carro assentar nos batentes, a traseira não desce.

Abraço
Pedro Machado, 937781213
Discovery Série II 2001; Freelander Td4 2003
E-mail e MSN: pedro.machado@ist.utl.pt
O meu site TT : http://pedromachadott.pt/
Lopesdiscovery
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 04 set 2009 04:40
Land Rover: Discovery td5 2001

Mensagem por Lopesdiscovery »

Com a NANOCOM ou similar, sobe a suspensão do lado que esta mais baixo e tudo fica nivelado.