Ora pois bem,a uns valentes anos que sou fã dos modelos LAND ROVER,especialmente os 300Tdi,ou os Td5,mas visto que faço alguns Km anualmente e uso bastantes portagens nunca cheguei a concretizar o sonho,em 2008 comprei o meu 2,e actual carro,e ainda ponderei a compra dum Freelander,mas os preços estavam altos e nessa altura a resulução para os problemas de transmissão dos mesmos ainda era caro,pelo que acabei por adquirir um rasteirinho lol
Acontece que a cerca de 2 semanas vendi um comercial que passava mais tempo parado que a andar e entre 2 ou 3 carros que gostaria de adquirir 1 deles sera logicamente o Freelander,para as minhas voltinhas do dia a dia ou de fim de semana chegara bem,e como tenho casa para os lados de Valença dara tambem para explorar bem a zona
Uma das duvidas que me tem assolado sera que versão comprar,2.0 Di ou TD4....a minha ideia será comprar um 3 portas com Hard-top para depois no verão montar a capota de lona e ir ate a praia,o "problema" e que será o 3 carro ca de casa,pelo que daria bem para dividir o mesmo com a minha mae que ja tem uns anitos e nesse caso um TD4 Automatico era fantastico,o que aliado ao sistema 4x4 permanente e ouro sobre azul.
Mas neste caso o orçamento sobe e os riscos tambem,visto que se a caixa automatica avaria ser uma conta das boas,em termos de IRD,viscoso e diferencial traseiro nao tenho problema visto ter ja falado com o Sr Carlos Silva da Soluções Freelander,muito simpatico e disponivel diga-se,que me disse que entre esse trio gastarei cerca de 1500€,e ate prefiro comprar um carro ja com os mesmos avariados,negociar bem o valor do mesmo e gastar eu o dinheiro a repara-lo do que comprar um carro supostamente bom e que depois traga surpresas.
Pelo que tenho lido,e que tambem o Sr Carlos me disse os Di serão mais fiaveis e de manutenção mais barata,ja para nao falar do preço,que para os Di anda entre os 2000/3500€ e nos Td4 sera sempre dos 3500€ para cima,(que e basicamente o valor que de momento disponho para a compra),e os automaticos pior ainda.....qual será a vossa opinião sobre ambos os motores !?
Tenho em vista um Freelander Di de 1999/07 com Hard-Top e o diferencial traseiro desmontado por cerca de 2600€ e bem falado com o vendedor consegui baixar para os 2200€,por dentro parece estar razoavel,visto pelas fotos so ter reparado no banco do condutor um pouco roto,ainda nao o fui ver pois nao tenho pressa de comprar e pode aparecer um negocio melhor ou decidir mesmo a compra dum TD4.
Ja agora,alguem me sabe dizer o valor comercial destes carros,e que pelo meu seguro esse Di acima descrito vale 2650€,isto supostamente para um carro bom,não com uma possivel reparação de 1500€.
Digam de vossa justiça.
Cumprimentos.
Bruno Paiva