4x2 Nunca

Discussão sobre Freelanders
Punisher
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 jan 2014 22:57
Land Rover: Freelander I; 2.0Di, ano 2000
RTI: 0

4x2 Nunca

Mensagem por Punisher »

Boas;
Gostaria de deixar aqui na primeira pessoa a opinião ainda bem fresca da velha questão do...vale a pena ou não ter o free em 4x2???' Reiteradamente Não. O meu Di tem 200.000km e estava com o viscoso de origem; levou IRD 50.000km+- atras, estava com a direção muito presa, fazia descompressões sistematicas das rodas traseiras sempre que se apanhava em terra ou pisos deslizantes e fazia consumos na casa dos 8l.
Teste feito, viscoso completamente agarrado:
https://www.youtube.com/watch?v=uFVDpt2 ... e=youtu.be
Desmontou-se a transmissão e remeti o viscoso para recondicionamento. Nas 2 semanas que andei em 4x2 a direção ficou um sonho de leve,o consumo passou para uns 7,4l, o carro ficou descompensado nas curvas, com a traseira solta, oscilações maiores no berço do motor e transpor uma pequena inclinação com erva era um suplicio...senti vergonha.
Não via a hora de recolocar o viscoso recondicionado. Neste momento já está de novo no sitio para que foi projetado e o resultado é bombástico; a direção está tal e qual como se estivesse 4x2, sente-se de novo o carro agarradinho ao chão a curvar; poder de tração traseiro em monte impecável e teste comprova o exelente trabalho que se faz cá em Portugal pela nossa malta por um preço relativamente acessível. aqui fica o teste depois de recondicionado:
https://www.youtube.com/watch?v=D3sfFy79syE
Meus amigos, não é pelos 0.5l ou 0.6l de consumo a menos que algum dia me passará pela cabeça que compense a versão 4x2...por mim; Nunca, nunca mais.
Quero deixar aqui o meu aplauso :clap: á SOLUÇÕES FREELANDER pelo exelente trabalho que desenvolveu nesta área; bem hajam.
mira
master TT
master TT
Registado: 03 jan 2010 13:33
Land Rover: Discovery TD5
Ex.Discovery 300TDi 96 5 portas
Ex.Discovery 300TDi 94 3 portas
Ex.Discovery Td5
Freelander TD4
Sócio LCP: 2248
RTI: 746

Re: 4x2 Nunca

Mensagem por mira »

O 2º video tá em privado não dá pra ver.. :cool:
Punisher
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Punisher »

mira Escreveu:O 2º video tá em privado não dá pra ver.. :cool:
Erro meu...já vou retificar. :god:
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373

Mensagem por carlossilvalr »

Boas

Antes de mais obrigado!! E resta-me dizer que nada do que fazemos fazia sentido se não fossem as pessoas como vocês a acreditar em nós!

Pusemos um objectivo no nosso trabalho e fico contente por perceber que temos conseguido deixar todos satisfeitos e com cada vez melhores Freelanders a circular em Portugal!

Abraço e mais uma vez obrigado!
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660

Mensagem por Freepedro »

carlossilvalr Escreveu:Boas

Antes de mais obrigado!! E resta-me dizer que nada do que fazemos fazia sentido se não fossem as pessoas como vocês a acreditar em nós!

Pusemos um objectivo no nosso trabalho e fico contente por perceber que temos conseguido deixar todos satisfeitos e com cada vez melhores Freelanders a circular em Portugal!

Abraço e mais uma vez obrigado!
:clap: :ok:
O meu (salvo seja!) é um deles!
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
deAbreu
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 12 fev 2014 18:58
Land Rover: Freelander 1 - Diesel 2.0 - 2000

4x2 Nunca

Mensagem por deAbreu »

Subscrevo o que disseste Punisher é a mesma opinião que a minha!!
Purreiro tb teres feito os videos ... E impressão minha ou os teus plasticos estao bem brilhantes e pro escuros?
Punisher
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Punisher »

deAbreu Escreveu:Subscrevo o que disseste Punisher é a mesma opinião que a minha!!
Purreiro tb teres feito os videos ... E impressão minha ou os teus plasticos estao bem brilhantes e pro escuros?
Boas..é curioso teres reparado nos plasticos; essa é mais uma joia que herdei do antigo proprietario, mas que também já tem os dias contados; próximo dia 12 de Maio vai para decapar a pintura, tratar e lacar á cor da carroceria. O fulano pintou direto em cima dos plasticos em preto brilhante, sem qualquer preparação prévia dos mesmos....enfim. Andava na retranca a ver se alguém se habilitava a entrar numa rotunda feito Fittipaldi, mas bem sabes que a imagem de um Free vai intimidando, somos mais altos que a maioria dos aceleras e até hoje 0 toques.... isto é...a semana passada pus o monovolume cá da casa na revisão e como é o carro da mulher, caí na asneira de emprestar o meu menino por umas horas á minha dignissima; nem aqueceu o motor, foi logo no arranque, esmurrou o meu menino do lado esquerdo....como tal, lá vai aqui a Santa casa mais uma vez ter de patrocinar a reparação e já agora faça-se a coisa de jeito. Adeus mais 400 dele. :mad:
deAbreu
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 12 fev 2014 18:58
Land Rover: Freelander 1 - Diesel 2.0 - 2000

4x2 Nunca

Mensagem por deAbreu »

Ao menos ficas com isso como deve ser. Mas deu te cabo de algum dos plasticos? Ou os 400 e mesmo so o tratamento e lacagem

Quanto ao tamanho sem duvida fogem nos do caminho nao me digam que nao e um bom carro pra conduzir em Lx nem os taxis se metem a minha frente ;p
BGomes
master TT
master TT
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805

Mensagem por BGomes »

Só um pequeno pormenor, a chave para fazer o teste devia estar na porca que aperta o cubo e não nas porcas de aperto da jante ;)
Punisher
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Punisher »

BGomes Escreveu:Só um pequeno pormenor, a chave para fazer o teste devia estar na porca que aperta o cubo e não nas porcas de aperto da jante ;)
Boas;
Eu sei disso, mas como viste não foi preciso muita técnica no primeiro caso para ver que o viscoso estava nas couves; pus todo o meu peso em cima da chave e nada...... e depois de recondicionado bastou apenas manter alguma pressão com uma só mão e o deslizamento é progressivo e bem evidente.
Punisher
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Punisher »

deAbreu Escreveu:Ao menos ficas com isso como deve ser. Mas deu te cabo de algum dos plasticos? Ou os 400 e mesmo so o tratamento e lacagem

Quanto ao tamanho sem duvida fogem nos do caminho nao me digam que nao e um bom carro pra conduzir em Lx nem os taxis se metem a minha frente ;p
Por sorte não houve plasticos partidos; apenas arranhões nos plasticos de rebordo do guarda lamas e o próprio guarda lamas, como tal os 400 são mesmo para a trabalheira de desmontar todos os plasticos, decapar, tratar, lacar á cor e montar...ainda dá muita laboura.
baptistama
pleno TT
pleno TT
Registado: 13 dez 2011 01:00
Land Rover: Freelander Di Softback

Mensagem por baptistama »

desmontar/montar é relativamente fácil, já o fiz ao meu mais q uma vez,
sempre poupavas uns cobres para investir noutra coisa
Punisher
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Punisher »

baptistama Escreveu:desmontar/montar é relativamente fácil, já o fiz ao meu mais q uma vez,
sempre poupavas uns cobres para investir noutra coisa
Facto, mas acho que não está exagerado; decapar a tinta Xunga dos 2 para-choques e demais plasticos, pintar o guarda lamas esquerdo, tratar e lacar os para-choques e plasticos....acho que não está mal. Para além disso tenho uma boa relação com o pintor de há longa data; o meu menino fica bem entregue.
jonasserra
júnior TT
júnior TT
Registado: 04 ago 2005 11:17
Land Rover: Range Rover TD VM 1991
Range Rover 2.5DSE 1998
Sócio LCP: 19

Mensagem por jonasserra »

Boas,

Como se faz o teste ao viscoso?
É no eixo traseiro?
Levanta-se uma das rodas e verifica-se se ela roda?
Está bom se a roda girar? E mau se não rodar de todo?

Pergunto pois quero ver como está o Freelander la em casa, e como um amigo meu vai comprar um, é para testarmos o estado do viscoso..

Obrigado, cumpts
Joao
One Life, Live It
Porto
Freepedro
master TT
master TT
Registado: 07 jun 2012 08:54
Land Rover: Freelander Td4 Steptronic 3p 2001 - The Azul Cueca
Ex RR Turbo D VM 4p 1987 - A Cangalha
Sócio LCP: 2660

Mensagem por Freepedro »

Boas!

Aqui está:

A melhor forma mais facil de o testar é levantar uma roda e verificar se a mesma se mexe. tal como indicado neste video. https://www.youtube.com/watch?v=7eoVaHLrjaM

Abraço e boa sorte!
Não é meu... e se ela sabe o que faço com ele...
Punisher
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Punisher »

jonasserra Escreveu:Boas,

Como se faz o teste ao viscoso?
É no eixo traseiro?
Levanta-se uma das rodas e verifica-se se ela roda?
Está bom se a roda girar? E mau se não rodar de todo?

Pergunto pois quero ver como está o Freelander la em casa, e como um amigo meu vai comprar um, é para testarmos o estado do viscoso..

Obrigado, cumpts
Joao
Boas, tal como no video que o Freepdro postou ou como podes cer nos vídeos que antes coloquei; um com ele colado e outro depois de reparado; não tem nada que saber. Carro em superfície plana; destravado e desengatado, metes um calço de segurança na roda traseira esquerda, de seguida colocas o macaco a levantar apenas a roda traseira direita e fazes força em sentido de rotação, para a frente ou para trás, tanto vale e tens de assistir a um deslizamento lento e progressivo. Se não se mexer de todo....tens o viscoso amarrado e vais partir o IRD mais hora menos hora, se houver deslizamento é sinal que o viscoso ainda está a cumprir. E como sabes agora , pelo menos no dia de levares o carro a IPO a tracção tem de estar integral.
Boa sorte.
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Punisher Escreveu:...pelo menos no dia de levares o carro a IPO a tracção tem de estar integral...
Ou averbar 4X2 no D.U. ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Punisher
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Punisher »

FLG Escreveu:
Punisher Escreveu:...pelo menos no dia de levares o carro a IPO a tracção tem de estar integral...
Ou averbar 4X2 no D.U. ;)
Isso sempre é verdade? É possivel mesmo averbar 4x2 num carro que foi prjetado para integral permanente??? é o cumulo...quando falamos nisso uns posts atras pensei que não passava de mais um rumor. A bem de todos espero que não seja verdade.
paulo jorge
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 17 mai 2006 22:07
Land Rover: DEFENDER 300 TDI
6 LUGARES "o LARANJINHA"
range rover P38 dse "o MANFIAS"
Sócio LCP: 2451

Mensagem por paulo jorge »

sim é verdade
anda por ai um post meu com uma foto do documento enviado para os centros de ipo para chamar a atenção disso
PJVL4X4 OFICINA E ASSISTENCIA MOVEL LAND ROVER
http://WWW.PJVL4X4.PT
FACEBOOK : PJVL4X4 RESCUE
Agenda passeios PJVL4X4 http://pjvl4x4.webnode.pt/agenda-de-pas ... ganizados/

P38REMAP https://www.facebook.com/pages/P38remap ... 413?ref=hl
BGomes
master TT
master TT
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922