TD5 atmosferico ....ultimo grito da LAND ROVER

Discussão sobre Defenders 90, 110 e 130
loverscout
júnior TT
júnior TT
Registado: 09 abr 2012 13:23
Land Rover: Defender TD5
Sócio LCP: 2654
RTI: 0

TD5 atmosferico ....ultimo grito da LAND ROVER

Mensagem por loverscout »

como o titulo tenta referir, esta semana quando fui pegar no meu Defender TD5, assim que o pus a trabalhar notei que algo nao estava bem....e quando arrancquei com ele entao tive a certeza absoluta que alguma coisa nao estava bem.....

entao posso dizer-vos que neste momento sou donod de um modelo unico de Td5... o chamado td5 atmosferico :problem: :problem:
la percebi que o turbo nao esta a debitar ar, e muito menos se ouve o gajo a ganhar pressao (encher), depois de umas mexidas fui dar com a valvula que é controlada pela wastegate, completamente presa..... mesmo depois de desprender da waste aquilo nem para tras nem para frente, nada de mexer....

a minha duvida, este sintoma será suficiente para o carro ficar atmosferico? ou deverei procurar mais alguma coisa?

este fim de semana vou começar a desmontar o turbo, mas nao sei porqué, estou a achar simples de mais ser apenas aquela valvula....o gajo neste momento em 5ª vai a 60-70km/h...

Opinioes? (ja vi os tubos todos alem de nao terem fugas, notei que ao aperta-los com o acelarador em carga, os mesmos nao estavam rijos nem inchados, o que me leva a crer que o turbo está sem pressão)
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Re: TD5 atmosferico ....ultimo grito da LAND ROVER

Mensagem por josecamorim »

A probabilidade de ser o turbo todo e não apenas a válvula é grande!
loverscout
júnior TT
júnior TT

o turbo todo como assim? pensei que pudesse estar estalado e perder pressão....mas assim á primeira vista nao vejo nada....

tambem já pensei que as pás tanto do ar frio como do quente estivessem maradas, mas isso so vou ver quando o começar a desmanchar...... opinioes sao bem vindas....
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Mensagem por josecamorim »

Turbo todo= turbo partido!

A válvula presa por norma faz o contrario , ou seja o carro ganha muita pressão e no caso do td5 até entra em safe mode precisamente por excesso de pressão!

Vê um tubo que está na lateral da caixa de filtro de ar para ver se está bem ligado pois tem interferência! De igual maneira confirma o sensor map que está no colector de admissão ( limpa e vê ligações) pois ele é quem dá informação à centralina!

Num discovery ainda havia o modulador de gestão da wastegate para checkar, mas aqui não se coloca esta questão !
titomendes
pleno TT
pleno TT
Registado: 24 mai 2012 11:49
Land Rover: Discovery 300
Sócio LCP: 2581

Mensagem por titomendes »

Eu tenho um manometro de pressão de turbo a mais em casa e empresto-te para medires a pressão de saida. Passa lá em casa
O waste gate tb pode tar marado e não estar a fazer a sua função.
Se não for o waste gate ou sensor na admissão que o Jose fala tas tramado com um F.
loverscout
júnior TT
júnior TT

a waste ja testei com um compressor....e aquilo fecha e abre, portanto descartei logo essa hipotese...no entanto a valvula fica presa de tal forma que a waste nao tem força...tambem ja reparei que a valvula fica presa no modo "aberta", o que pode originar a falta de pressao... ou estou a pensar mal?

e por descartar hipoteses, já estou a ver que estou á chegar á fase do F (grande).... este fim de semana vou desmancha-lo

EDIT: digo que fica presa aberta, pois tenho que a puchar na direção da waste, a gaja fica presa na posição quando vai atras...
Mabeco
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 nov 2011 14:51
Land Rover: Defender 90 Td5 1999

Mensagem por Mabeco »

Viva

Isso é WD40 ou Rost Off da Wurth com fartura em cima do eixo da válvula, na entrada para o corpo da turbina do escape, mexer o tirante que liga o cilindro do diafragma ao dito eixo para trás e para a frente a ver se solta!

O carro esteve parado, bastante tempo?

Nuno
loverscout
júnior TT
júnior TT

Problema resolvido...... quando a langonhice do bailarino é elevada :dance: ....até o chao de madeira faz cocegas nos pés.....

era o tubo de saida do intercooler...estava com fuga.... eu so andava a ver os de saida do turbo e entrada do intercooler!