Boas
E como a cabeça não para de sonhar com o 109 surgiu-me já um projecto na cabeça para realizar com tempo....
O que será necessário para colocar um depósito de um 88 por baixo do banco do pendura? A ideia seria colocar o bocal por baixo da chapa do banco... Sem bocal no exterior (por uma questão de estética...). E queria fazê-lo de forma a que este servi-se apenas de reserva a ser utilizado apenas em deslocações mais longas!
Seria para andar 90% do tempo desligado... Como o depósito do 109 fica na traseira e a altura dos 2 depósitos é a mesma a passagem do gasóleo de um para o outro, assim de repente, não me parece fácil.... E se funcionasse com um T como devo fazer?
Venham sugestões...
Abraços
Deposito 88'' em 109 :)
-
carlossilvalr
- maníaco TT

- Registado: 16 jan 2006 20:23
- Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82 - Sócio LCP: 373
- RTI: 0
-
carlossilvalr
- maníaco TT

- Registado: 16 jan 2006 20:23
- Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82 - Sócio LCP: 373
Re: Deposito 88'' em 109 :)
Boas
Acabei de encontrar qualquer coisa sobre isto
http://lrs3turbo.4800bps.com/duplo-deposito-de-gasoleo/
Há ideias de custos?
Abraços
Acabei de encontrar qualquer coisa sobre isto
http://lrs3turbo.4800bps.com/duplo-deposito-de-gasoleo/
Há ideias de custos?
Abraços
- mira
- master TT

- Registado: 03 jan 2010 13:33
- Land Rover: Discovery TD5
Ex.Discovery 300TDi 96 5 portas
Ex.Discovery 300TDi 94 3 portas
Ex.Discovery Td5
Freelander TD4 - Sócio LCP: 2248
- RTI: 746
Eu acho que não precisavas de tanta tecnologia...lol..Acho que ha sistemas bem mais simples e mais baratos..
Rele´s e interruptores e fios não é que fica caro agora a valvula não sei não...Eu tenho uma ideia que a "Pao de forma" tem 2 depositos...Vou pesquisar como é o sistema... mal saida posto...

Rele´s e interruptores e fios não é que fica caro agora a valvula não sei não...Eu tenho uma ideia que a "Pao de forma" tem 2 depositos...Vou pesquisar como é o sistema... mal saida posto...
- vascocostalopes
- maníaco TT

- Registado: 12 jul 2010 16:44
- Land Rover: Serie 3 109 '72
Discovery 200tdi '93 G4
Freelander Di '99 - Sócio LCP: 2419
Não sei se vai fazer sentido o que vou dizer...
Do que me lembro:
Os Lightweight tem dois depositos! Um debaixo do banco do pendura outro debaixo do banco do condutor...
Cada bocal de cada deposito é no proprio, ou seja, tens que tirar a almofada do respectivo banco para atestar...
Aquilo tem um T, ou usas um deposito ou outro. Quando mudas o T para um deposito o manometro do combustivel lê esse deposito e tal e tal...
Podes ver (a fundo) como funciona esse sistema e fazer igual...
Do que me lembro:
Os Lightweight tem dois depositos! Um debaixo do banco do pendura outro debaixo do banco do condutor...
Cada bocal de cada deposito é no proprio, ou seja, tens que tirar a almofada do respectivo banco para atestar...
Aquilo tem um T, ou usas um deposito ou outro. Quando mudas o T para um deposito o manometro do combustivel lê esse deposito e tal e tal...
Podes ver (a fundo) como funciona esse sistema e fazer igual...
VCL
'93 Disco 200tdi "o G4" - Apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=920 /

Torresland - Peças e restauros LAND ROVER
Torres Vedras / Tel.: 261 140 952 / 911 933 991
geral@torresland.com --- Web: torresland.com --- Facebook: https://pt-pt.facebook.com/torreslandrover/ --- Instagram: https://www.instagram.com/torreslandrover/
'93 Disco 200tdi "o G4" - Apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=920 /

geral@torresland.com --- Web: torresland.com --- Facebook: https://pt-pt.facebook.com/torreslandrover/ --- Instagram: https://www.instagram.com/torreslandrover/
- tiagoc_s3
- júnior TT

- Registado: 28 abr 2011 22:55
- Land Rover: S3 88'' 4 cil. Diesel 1980
- Sócio LCP: 2544
Carlos: já te respondi 
O sistema original dos 2 depósitos nos Séries (usado nos militares) é difícil de encontrar, e caro. E quase sempre é usado, o que pode resultar em peças em falta ou a precisarem de reparação.
Há 2 formas principais:
1) mudar de um depósito para outro, mas ambos serem capazes de fornecer combustível ao motor, à vez. Neste caso, mais complexo, a grande maioria do material que listei na resposta que dei, será necessário em qualquer solução que escolhas deste tipo. Basicamente, estás a duplicar tudo o que está antes da bomba injectora. Tem a vantagem de se tiveres um furo num dos depósitos, podes usar o outro sem problemas.
2) o depósito auxiliar fornecer combustível ao principal, e este ao motor. No exemplo do furo, se fosse no depósito principal, ias ter problemas porque o combustível ia sempre passar por ele.
A solução mais simples para o caso 2: fazes a passagem directa, usando apenas uma torneira simples que seja aberta quando estiveres numa subida (para que a gravidade ajude o combustível a passar para o depósito principal). Não me parece muito funcional!
Outra opção (para a solução 2) é teres uma bomba elétrica de combustível, que faça a passagem do combustível de um para o outro. É um método mais simples e mais barato. Facilmente se arranja uma bomba elétrica que faça este serviço. Claro que tens de ver como accionar a bomba e como detectar que já chega de passar o combustível de um lado para o outro...
Nos sites de preparação para expedições encontras muita informação sobre a melhor forma de ter e usar 2 depósitos. A teoria aplica-se a todas as marcas. Depois, a alteração prática no Série é outra aventura.
O sistema original dos 2 depósitos nos Séries (usado nos militares) é difícil de encontrar, e caro. E quase sempre é usado, o que pode resultar em peças em falta ou a precisarem de reparação.
Há 2 formas principais:
1) mudar de um depósito para outro, mas ambos serem capazes de fornecer combustível ao motor, à vez. Neste caso, mais complexo, a grande maioria do material que listei na resposta que dei, será necessário em qualquer solução que escolhas deste tipo. Basicamente, estás a duplicar tudo o que está antes da bomba injectora. Tem a vantagem de se tiveres um furo num dos depósitos, podes usar o outro sem problemas.
2) o depósito auxiliar fornecer combustível ao principal, e este ao motor. No exemplo do furo, se fosse no depósito principal, ias ter problemas porque o combustível ia sempre passar por ele.
A solução mais simples para o caso 2: fazes a passagem directa, usando apenas uma torneira simples que seja aberta quando estiveres numa subida (para que a gravidade ajude o combustível a passar para o depósito principal). Não me parece muito funcional!
Outra opção (para a solução 2) é teres uma bomba elétrica de combustível, que faça a passagem do combustível de um para o outro. É um método mais simples e mais barato. Facilmente se arranja uma bomba elétrica que faça este serviço. Claro que tens de ver como accionar a bomba e como detectar que já chega de passar o combustível de um lado para o outro...
Nos sites de preparação para expedições encontras muita informação sobre a melhor forma de ter e usar 2 depósitos. A teoria aplica-se a todas as marcas. Depois, a alteração prática no Série é outra aventura.
Tiago Carvalho | LR SIII 88 1980 | Lisboa
- vascocostalopes
- maníaco TT

- Registado: 12 jul 2010 16:44
- Land Rover: Serie 3 109 '72
Discovery 200tdi '93 G4
Freelander Di '99 - Sócio LCP: 2419
é a parte gira!tiagoc_s3 Escreveu:... a alteração prática no Série é outra aventura.
VCL

- .:Mata:.
- júnior TT

- Registado: 27 nov 2009 17:20
- Land Rover: '79 Series III 88
- Sócio LCP: 9999
- RTI: 1999
Também andei com a ideia de meter um depósito extra no Série. Mas eu tinha pensado em algo mais simples e "automático". Montava um 2º depósito (com o bocal de enchimento e buraco para a bóia tapados) debaixo do banco do condutor (como no Lightweight). Metia dois tubos a unir os dois depósitos: um, junto ao fundo, para nivelamento de combustível entre os dois depósitos e outro junto ao topo para a passagem do ar. Assim os dois depósitos esvaziariam ao mesmo tempo. E o indicador do nível continuaria a indicar o nível correcto, embora meio depósito (por exemplo) passasse a ser, na verdade, o equivalente a 1 depósito "simples" (assim por alto).
Problema 1: "Mas, e nas inclinações laterais para a esquerda?"
Aplicava-se uma torneira no tubo de ligação inferior (ou nos dois) antes de passar pelo obstáculo. Ficaria a funcionar com apenas o depósito original durante um bocado. Depois abria-se novamente. Penso que as acelerações laterais nos Séries a curvar não representariam um problema adicional...
Problema 2: "E para abastecer?"
Abastecia-se normalmente no bocal de origem. O nível subiria nos dois depósitos. Se os tubos usados fossem muito estreitos, seria necessária alguma paciência. Se fossem muito largos, a(s) torneira(s) teriam que ser um calhamaço daqueles...
Problema 3: "Mas para isso precisava de furar e soldar os depósitos!"
Pois...
Isto, na altura foi pensado para um 88. Numa 109, sinceramente, não sei se daria, por causa da posição do depósito original. Na minha cabeça fazia (e faz) sentido. Entretanto não avancei com a ideia, e como ainda não senti falta de autonomia, assim ficou. Opiniões?
Problema 1: "Mas, e nas inclinações laterais para a esquerda?"
Aplicava-se uma torneira no tubo de ligação inferior (ou nos dois) antes de passar pelo obstáculo. Ficaria a funcionar com apenas o depósito original durante um bocado. Depois abria-se novamente. Penso que as acelerações laterais nos Séries a curvar não representariam um problema adicional...
Problema 2: "E para abastecer?"
Abastecia-se normalmente no bocal de origem. O nível subiria nos dois depósitos. Se os tubos usados fossem muito estreitos, seria necessária alguma paciência. Se fossem muito largos, a(s) torneira(s) teriam que ser um calhamaço daqueles...
Problema 3: "Mas para isso precisava de furar e soldar os depósitos!"
Pois...
Isto, na altura foi pensado para um 88. Numa 109, sinceramente, não sei se daria, por causa da posição do depósito original. Na minha cabeça fazia (e faz) sentido. Entretanto não avancei com a ideia, e como ainda não senti falta de autonomia, assim ficou. Opiniões?
- tiagoc_s3
- júnior TT

- Registado: 28 abr 2011 22:55
- Land Rover: S3 88'' 4 cil. Diesel 1980
- Sócio LCP: 2544
Mata: o problema de ligar os 2 depósitos com tubo (principalmente nos fundos) é que não dá para ficar na horizontal. Há a caixa de velocidades no meio. E ter um tubo de combustível a passar por baixo da caixa e exposto, corre-se o risco de ser cortado/furado. Além disso, como lhe ligavas a torneira? Para a torneira ficar acessível, o tubo tinha de subir.
Tiago Carvalho | LR SIII 88 1980 | Lisboa
- TiagoAraújoR
- júnior TT

- Registado: 09 jun 2009 16:28
- Land Rover: Serie III 109'' 1975
Freelander 2.0 Di 1999 - Sócio LCP: 2197
Eu resolvi o meu caso de forma barata e simples...
Mas o bocal do deposito auxiliar ficou atras do banco do condutor.... Se for possivel arranjar um depósito que seja possivel encher através do acesso por baixo do banco ficha melhor esteticamente.
Um T, duas torneiras e um pouco de tubo de ar comprimido. E outro manometro de combustivel.
Uma torneira para o deposito 1 e outra para o deposito 2.
Posteriormente ligam ao T e daí sai para o filtro de combustivel.
Simples e eficaz.
Apenas tenho de ter cuidado com o retorno de combustivel, pois este fica sempre para o mesmo depósito, sendo esse sempre o primeiro a ser consumido para evitar que transborde.
Mas o bocal do deposito auxiliar ficou atras do banco do condutor.... Se for possivel arranjar um depósito que seja possivel encher através do acesso por baixo do banco ficha melhor esteticamente.
Um T, duas torneiras e um pouco de tubo de ar comprimido. E outro manometro de combustivel.
Uma torneira para o deposito 1 e outra para o deposito 2.
Posteriormente ligam ao T e daí sai para o filtro de combustivel.
Simples e eficaz.
Apenas tenho de ter cuidado com o retorno de combustivel, pois este fica sempre para o mesmo depósito, sendo esse sempre o primeiro a ser consumido para evitar que transborde.
- .:Mata:.
- júnior TT

- Registado: 27 nov 2009 17:20
- Land Rover: '79 Series III 88
- Sócio LCP: 9999
- RTI: 1999
Tens razão. Estava a pensar passar o tubo juto à travessa que tem atrás do depósito, mas, o que imaginando na cabeça batia certo, vendo no local confirmou-se que não dá. A travessa fica muito alta. Paciência...tiagoc_s3 Escreveu:Mata: o problema de ligar os 2 depósitos com tubo (principalmente nos fundos) é que não dá para ficar na horizontal. Há a caixa de velocidades no meio. E ter um tubo de combustível a passar por baixo da caixa e exposto, corre-se o risco de ser cortado/furado. Além disso, como lhe ligavas a torneira? Para a torneira ficar acessível, o tubo tinha de subir.