Caros amigos,
Eu tenho um Serie III para vender, mas antes quero vos dizer uma coisa:
Nos ultimos 4 anos perdi a cabeça e comprei 4 carros clássicos para restaurar: Um m#rc#des W123, uma carrinha m#rc#des W124, um Porsche 944 e um LAND ROVER Série III de 79. Não foi planeado mas aconteceu...
Todos os restauros foram com o objectivo de deixar os carros tão bons ou melhores que em novo. O que no caso do LAND ROVER é fácil fazer melhor que em novo, já que os carros eram muito maus de origem. O problema é que apesar de as peças serem baratas os restauros saem caros. E o LAND ROVER foi mesmo o carro dos 4 que me ficou mais caro com a soma do valor da compra com o custo do restauro. E todos ficaram em condições de ser registados como "Clássicos de Interesse Histórico"
O restauro dos m#rc#des nao é caro, porque a qualidade de origem é muito boa e as peças não são caras. O meu bate-chapa é especializado em restauro de clássicos e fez um excelente trabalho na reconstrução ao pormenor das chapas podres. Mas nestes teve pouco trabalho.
O restauro do porsche é caro porque as peças são de qualidade média mas extremamente caras.
O LAND ROVER é muito caro, porque o torpedo estava todo podre, embora bem escondido, como todos estão, teve de ser reconstruído. O chassi também teve algumas partes para reconstruir. As peças galvanizadas (galvanização bruta) tiveram de ser desmontadas e montadas de novo sobre o aluminio. Todo o alumínio implica um trabalho especializado e demorado. Depois optei por metalizar varias peças de aço antes de pintar. E claro, substituir a instalação eletrica de origem que é assustadoramente má.Não tive de mexer na mecânica para além de um kit de embraiagem novo. Enfim. O carro custou-me 4500 euros, um bom preço. Ofereceram-me logo 5500 euros, mas optei por restaurar e acabei por gastar no total 12000 euros. Agora estou a vender por 9000 euros. Com muita pena minha, mas tenho mais carros que garagens e não deixo os restaurados na rua.
Respondendo a algumas perguntas:
Estes carros são de manutenção muito barata.
A mecânica é barata.
Não dão grandes chatices.
Caro nestes carros é a carroçaria e o chassi. Por essa razão há poucos que estejam verdadeiramente restaurados. O normal é betume e tinta para cima e os podres ficam lá ate partir.
O meu foi o melhor que encontrei a venda até aos 6000 euros quando comprei (4500€). Podia apenas dar um banho de tinta barata e ficava apresentável. Mas eu iria sempre ter vergonha de sair com ele a rua mesmo só eu sabendo a porcaria que ficara por baixo. Por isso foi mesmo restaurado.
(editado pela moderação)
A questão dos piscas e dos mínimos. O meu tinha os piscas em cima e os mínimos em baixo e nunca tinha sido mexido . Acabei por deixar assim. Tendo em consideração a época em que estes carros foram feitos, não me admirava nada que isso depende-se do estado de espirito do técnico que fez a montagem na fábrica.
Ja o meu defender de 2005 tem os mínimos em cima e os piscas em baixo que é o mais comum, no entanto, estes carros são produzidos para o mundo inteiro e as normas relativas a altura das luzes tem diferenças em alguns paises