ESTOU COMPRADOR DE UM SÉRIE III - MUITAS DÚVIDAS!

Discussão sobre Series I, II, IIA e III
MEIRELES
júnior TT
júnior TT
Registado: 05 fev 2012 15:57
Land Rover: RANGE ROVER 2.5 DSE 1998
À procura de um série III :)
Sócio LCP: 2522
RTI: 0

ESTOU COMPRADOR DE UM SÉRIE III - MUITAS DÚVIDAS!

Mensagem por MEIRELES »

Boas pessoal,
Estou sériamente a pensar adquirir um série III, sempre adorei esta viatura, e acho que me vai ficar bem na garagem ;) e muito mais fora :D ... Mas como não conheço ninguém que tenha um, não consigo obter opiniões sobre esta bela máquina!
O que eu pretendia, com este tópico, era a vossa ajuda, em que é que devo ter cuidado, quais são os defeitos desta viatura, os cuidados, as revisões, o que ter em conta ao adquirir...etc..toda a panóplia que vocês proprietários devem estar bem conhecedores!!
Uma ajudinha pessoal!
Última edição por MEIRELES em 12 jul 2012 01:19, editado 2 vezes no total.
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373

Re: ESTOU COMPRADOR DE UM SÉRIE III

Mensagem por carlossilvalr »

Boas Meireles

Eu estou na fase de espera pelo meu. O que deves ver além das coisas normais de um carro têm muito a ver com a carroçaria e chassis.... As extremidades do chassis tende a apodrecer assim como o torpedo e partes superiores das portas.

As reparações são por norma simples e pouco dispendiosas, não esquecendo que um Série é um carro claro.... Dá 70/80 Km/h e de resto.....

Experimenta bem a caixa. As velocidades por vezes saltam e é comum a marcha atrás ter falta de dentes :)

Se precisares de ajuda apita. Deves antes de procurar definir as necessidades porque existem modelos 109 / 88 de 3 / 7 / 9 lugares e nem todos dão para retirar a capota ;)

Depois disto posso-te indicar alguns que tenho visto ;)

Abraço
MEIRELES
júnior TT
júnior TT

Mensagem por MEIRELES »

carlossilvalr Escreveu:Boas Meireles

Eu estou na fase de espera pelo meu. O que deves ver além das coisas normais de um carro têm muito a ver com a carroçaria e chassis.... As extremidades do chassis tende a apodrecer assim como o torpedo e partes superiores das portas.

As reparações são por norma simples e pouco dispendiosas, não esquecendo que um Série é um carro claro.... Dá 70/80 Km/h e de resto.....

Experimenta bem a caixa. As velocidades por vezes saltam e é comum a marcha atrás ter falta de dentes :)

Se precisares de ajuda apita. Deves antes de procurar definir as necessidades porque existem modelos 109 / 88 de 3 / 7 / 9 lugares e nem todos dão para retirar a capota ;)

Depois disto posso-te indicar alguns que tenho visto ;)

Abraço
Olá Carlos, Obrigado

Tenho em vista um que está no stand virtual
http://www.standvirtual.com/carros/Land ... /P6609253/
mas acho o preço um bocado alto, mas se está todo restaurado como parece estar, prefiro dar mais um bocado e saber que está tudo ok com o série.
Envia lá os que tens em vista! Tenho preferência nos de mais de 3 lugares. Agora na familia somos três, mas ando nos treinos para uma menina a ver se fico com um casalito :D :D
Abraço
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi

Boas mEireles.

Tens garagem? Vontade de trabalhar?

Esse carro tem pormenores que não gosto mas que não são de difícil resolução. Mas sinceramente acho que há melhores relações estado/preço ;)

Seguem umas coisas por PM ;)

Abraço
vasco
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 24 jun 2012 04:12
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por vasco »

Aproveitando aqui o tópico, faço a minha apresentação e informo que também ando doidinho para ter um SIII.

Então cá vai, chamo-me Vasco, tenho 34 anos, vivo em Alcabideche, perto de Estoril/Cascais (já vi que existem alguns Series aqui pelas bandas), casado, duas filhas, enfim um gajo normal!!!!

O Serie é um "carro" que sempre me fascinou, taras de putos, agora que existe oportunidade, talvez parta para a compra de um. Também ando com uns em vista, uns mais baratos, outros nem por isso. No entanto, entre várias dúvidas com que me vou deparando, uma coisa anda a entrigar-me...o porque de alguns terem roda no capô e outros não. Qual a razão de uns terem o pisca em cima e o minino em baixo e outros vice-versa??? ~

Depois vem a manutenção do menino, é cara, regular, as atenções que se devem ter para o Serie durar mais 30 e tal anos???

Estou certo que aqui irei ter resposta a estas e outras dúvidas..

Abraço
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi

Bem vindo Vasco

Quanto à roda suplente depende do capô que tenhas... Normal ou Delux...

Quanto aos piscas, uns estão bem restaurados e outros não :) De origem os piscas são em biaxo ;)

Manutenção simples e barata.... Duração depende dos mimos....

Abraço
vasco
caloiro TT
caloiro TT

Mensagem por vasco »

Mais uma nova!!!! Normal ou Delux?????

Não sei do que falas, mas esse amarelinho que está no link acima, têm que tipo de capô???? Ao colocar as luzes correctamento, temos de alterar as ligações nas manetes, certo????
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi

Boas o do link é um Capô normal mas o dono tem preguiça de lá meter o pneus ;) Está lá o lugar dele...

Inverter os farolins não necessita de nada no interior. É só desapertar e apertar no sitio correcto.
vascocostalopes
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 12 jul 2010 16:44
Land Rover: Serie 3 109 '72
Discovery 200tdi '93 G4
Freelander Di '99
Sócio LCP: 2419

Mensagem por vascocostalopes »

carlossilvalr Escreveu:...Inverter os farolins não necessita de nada no interior. É só desapertar e apertar no sitio correcto.
Simples, rapido e facil -> é um SERIE
VCL
'93 Disco 200tdi "o G4" - Apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=920 / Imagem

Imagem
Torresland - Peças e restauros LAND ROVER
Torres Vedras / Tel.: 261 140 952 / 911 933 991
geral@torresland.com --- Web: torresland.com --- Facebook: https://pt-pt.facebook.com/torreslandrover/ --- Instagram: https://www.instagram.com/torreslandrover/
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi

Vasco por falar em Série vais receber um mail :)
MEIRELES
júnior TT
júnior TT

Mensagem por MEIRELES »

carlossilvalr Escreveu:Boas mEireles.

Tens garagem? Vontade de trabalhar?

Esse carro tem pormenores que não gosto mas que não são de difícil resolução. Mas sinceramente acho que há melhores relações estado/preço ;)

Seguem umas coisas por PM ;)

Abraço
Olá,

Porque diz vontade de trabalhar Vontade até tenho, não tenho é tempo...exige muito tempo?
quais são os pormenores de que fala?
Cmp.
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi

Boas

Depende do que for necessário e do teu à vontade com a ferramenta :)

Essencialmente os galvanizados que estão pintados de cinza e os piscas e mínimos que aparecem de formas diferentes, não sei qual a actual....

A cor também não é das que mais gosto mas isso....
vasco
caloiro TT
caloiro TT

Mensagem por vasco »

Fico a aguardar, Carlos....
Alexandre Oliveira
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 fev 2012 16:02
Land Rover: Range Rover VM 2.4 1988
Sócio LCP: 2770

Mensagem por Alexandre Oliveira »

Já o estão a assustar, a minha maneira de ver o Série... é:

Não pensar logo em tudo o que temos que fazer senão damos o "tilt".
Ir fazendo as coisas aos poucos, alias à medida que vamos andando com o jipe e que nos vamos apercebendo dos problemas mecânicos dele.

O meu está neste momento estacionado a minha frente, consigo vê-lo directamente do sitio onde estou a trab, e estou constantemente a lembrar me que tenho de ir substituir as cintas do travão de mão, mas não é muito urgente.

Não vale a pena fazer tudo ao mesmo tempo, o serie é mesmo isso, ir fazendo, porque quem tem um jipe destes tem dois prazeres, o aprender mecânica (situações controladas claro, sem contar com azares), e o usufruir do TT, sempre com alguns limites...

Ultimo ponto mas não menos importante, "elas" não podem sequer sonhar o que se gasta em peças com o jipe.... lololol
cmerces
júnior TT
júnior TT
Registado: 07 nov 2011 09:43
Land Rover: EX - SIII - 88'' - Diesel - 1982 - Hybrid...

Mensagem por cmerces »

AMMO Escreveu:Já o estão a assustar, a minha maneira de ver o Série... é:

(...)

Ultimo ponto mas não menos importante, "elas" não podem sequer sonhar o que se gasta em peças com o jipe.... lololol

EXACTAMENTE!
Não podia concordar mais :)
aphenriques
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 26 ago 2007 16:36
Land Rover: Discovery 300 Tdi - 1996
Discovey TD5 - 2000
Defender 130 TD5 - 2005
Serie III - 1979
Atualmente: Nenhum....
Sócio LCP: 0

Mensagem por aphenriques »

Caros amigos,

Eu tenho um Serie III para vender, mas antes quero vos dizer uma coisa:

Nos ultimos 4 anos perdi a cabeça e comprei 4 carros clássicos para restaurar: Um m#rc#des W123, uma carrinha m#rc#des W124, um Porsche 944 e um LAND ROVER Série III de 79. Não foi planeado mas aconteceu... :)

Todos os restauros foram com o objectivo de deixar os carros tão bons ou melhores que em novo. O que no caso do LAND ROVER é fácil fazer melhor que em novo, já que os carros eram muito maus de origem. O problema é que apesar de as peças serem baratas os restauros saem caros. E o LAND ROVER foi mesmo o carro dos 4 que me ficou mais caro com a soma do valor da compra com o custo do restauro. E todos ficaram em condições de ser registados como "Clássicos de Interesse Histórico"

O restauro dos m#rc#des nao é caro, porque a qualidade de origem é muito boa e as peças não são caras. O meu bate-chapa é especializado em restauro de clássicos e fez um excelente trabalho na reconstrução ao pormenor das chapas podres. Mas nestes teve pouco trabalho.
O restauro do porsche é caro porque as peças são de qualidade média mas extremamente caras.
O LAND ROVER é muito caro, porque o torpedo estava todo podre, embora bem escondido, como todos estão, teve de ser reconstruído. O chassi também teve algumas partes para reconstruir. As peças galvanizadas (galvanização bruta) tiveram de ser desmontadas e montadas de novo sobre o aluminio. Todo o alumínio implica um trabalho especializado e demorado. Depois optei por metalizar varias peças de aço antes de pintar. E claro, substituir a instalação eletrica de origem que é assustadoramente má.Não tive de mexer na mecânica para além de um kit de embraiagem novo. Enfim. O carro custou-me 4500 euros, um bom preço. Ofereceram-me logo 5500 euros, mas optei por restaurar e acabei por gastar no total 12000 euros. Agora estou a vender por 9000 euros. Com muita pena minha, mas tenho mais carros que garagens e não deixo os restaurados na rua.

Respondendo a algumas perguntas:
Estes carros são de manutenção muito barata.
A mecânica é barata.
Não dão grandes chatices.
Caro nestes carros é a carroçaria e o chassi. Por essa razão há poucos que estejam verdadeiramente restaurados. O normal é betume e tinta para cima e os podres ficam lá ate partir.
O meu foi o melhor que encontrei a venda até aos 6000 euros quando comprei (4500€). Podia apenas dar um banho de tinta barata e ficava apresentável. Mas eu iria sempre ter vergonha de sair com ele a rua mesmo só eu sabendo a porcaria que ficara por baixo. Por isso foi mesmo restaurado.

(editado pela moderação)

A questão dos piscas e dos mínimos. O meu tinha os piscas em cima e os mínimos em baixo e nunca tinha sido mexido . Acabei por deixar assim. Tendo em consideração a época em que estes carros foram feitos, não me admirava nada que isso depende-se do estado de espirito do técnico que fez a montagem na fábrica.
Ja o meu defender de 2005 tem os mínimos em cima e os piscas em baixo que é o mais comum, no entanto, estes carros são produzidos para o mundo inteiro e as normas relativas a altura das luzes tem diferenças em alguns paises

Imagem
aphenriques
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 26 ago 2007 16:36
Land Rover: Discovery 300 Tdi - 1996
Discovey TD5 - 2000
Defender 130 TD5 - 2005
Serie III - 1979
Atualmente: Nenhum....
Sócio LCP: 0

Mensagem por aphenriques »

Só mais uma coisa: :)

Quando se sai a rua num m#rc#des topo de gama, ninguém dá muita importancia.... Mas quando ando no série III é difícil passar despercebido. E muitas vezes sou abordado com perguntas e propostas de compra.... É claro que andar com um carro destes, a dar nas vistas e cheio de podres, nao é para mim.
Isto é um carro para vaidosos, como eu. Mas à que merecer o titulo de vaidoso.

O meu conselho para quem quer comprar um carro destes é que pelo menos tenham respeito pelos apaixonados dos LAND ROVER e pela dignidade da marca, e mantenham os carros sempre em bom estado.

Abraço...
tiagoc_s3
júnior TT
júnior TT
Registado: 28 abr 2011 22:55
Land Rover: S3 88'' 4 cil. Diesel 1980
Sócio LCP: 2544

Mensagem por tiagoc_s3 »

Há para aqui muito a dizer...

MEIRELES: um Série III fica bem em qualquer garagem, ou rua! eheheheh Já foram dadas algumas dicas importantes, mas acrescento outras:

- não acredites nos restauros a 100%, mesmo que esteja com muito bom aspecto. Pergunta se há facturas/recibos do material adquirido. Muitas vezes, estão bons por fora mas passado algum tempo começam os problemas. Há muitos casos destes (incluindo aqui no fórum). Acaba por ser preferível comprar um em mau estado e barato e ser o próprio a controlar o restauro, do que acreditar na palavra de quem vende. Demora mais tempo a circular, mas dá muito mais gozo. E evitas surpresas desagradáveis, ataques de fúria e vontade de esganar quem vendeu o Série! "prefiro dar mais um bocado e saber que está tudo ok com o série" <--- se o "dar mais um bocado" for a um mecânico da tua confiança, concordo. Se for ao vendedor, é uma forma de pensar completamente errada...

- decide bem o que queres: modelo curto ou comprido; número de lugares; capota rígida ou descapotável; utilização pretendida; risco de ficar sem carro por uns dias. Tudo isto vai ajudar a definir se um Série é mesmo o que pretendes, e que tipo de Série se adequa melhor. Se vais fazer 50 ou 100 km por dia, com pressa, sem alternativas de outros transportes e vais andar em sítios apertados, dificilmente um Série é o ideal para ti. Mas é perfeitamente possível utilizá-lo diariamente em cidade!

- decide como queres "encarar" o Série: pô-lo 100% original e como saíu de fábrica; mais funcional; completamente alterado e ao teu gosto. Isto também vai ajudar a definir o valor que precisas de gastar no restauro. Quanto mais original, mais caro: só para a pintura (que terá de ser numa das cores originais disponíveis na altura), conta com mais de 1000eur; de certeza que vais chegar a peças que não vais encontrar, ou custam uma pequena fortuna. Mas valerá a pena? Queres entrar em concursos com ele (e ganhá-los)?

Para alguém tratar de um Série, precisa de algumas coisas: tempo, espaço, vontade, acesso à net (ou conhecimentos prévios da mecânica) e algum "fundo de maneio". Faltando algum destes pontos, tem de se recorrer a alguém para trabalhar no Série. A maior parte de nós não é como os ingleses, que trocam motores no meio da rua, no fim de um dia de trabalho e com temperaturas negativas! Por isso, a manutenção barata que foi falada, depende muito destes factores. E de saber onde encomendar peças, e quais! Se só comprar peças originais em Portugal, vai ficar bem mais caro do que encomendar sh*t-part de Inglaterra (e os problemas são capazes de ser muito semelhantes)

Concordo completamente com o AMMO, em tudo o que disse. É mesmo isso. Tempo e paciência.

vasco: aqui na zona de Carcavelos/Parede há alguns Séries, e até já houve um encontro (a repetir). Espero que o teu seja mais um!
Tiago Carvalho | LR SIII 88 1980 | Lisboa
JBorges
júnior TT
júnior TT
Registado: 14 ago 2006 15:47
Land Rover: Série 3 88" 1981
Sócio LCP: 2253

Mensagem por JBorges »

Queres mesmo um série?
Se calhar queres é um Defender. Pensa bem.
Imagem
MEIRELES
júnior TT
júnior TT

Mensagem por MEIRELES »

tiagoc_s3 Escreveu:Há para aqui muito a dizer...

MEIRELES: um Série III fica bem em qualquer garagem, ou rua! eheheheh Já foram dadas algumas dicas importantes, mas acrescento outras:

- não acredites nos restauros a 100%, mesmo que esteja com muito bom aspecto. Pergunta se há facturas/recibos do material adquirido. Muitas vezes, estão bons por fora mas passado algum tempo começam os problemas. Há muitos casos destes (incluindo aqui no fórum). Acaba por ser preferível comprar um em mau estado e barato e ser o próprio a controlar o restauro, do que acreditar na palavra de quem vende. Demora mais tempo a circular, mas dá muito mais gozo. E evitas surpresas desagradáveis, ataques de fúria e vontade de esganar quem vendeu o Série! "prefiro dar mais um bocado e saber que está tudo ok com o série" <--- se o "dar mais um bocado" for a um mecânico da tua confiança, concordo. Se for ao vendedor, é uma forma de pensar completamente errada...

- decide bem o que queres: modelo curto ou comprido; número de lugares; capota rígida ou descapotável; utilização pretendida; risco de ficar sem carro por uns dias. Tudo isto vai ajudar a definir se um Série é mesmo o que pretendes, e que tipo de Série se adequa melhor. Se vais fazer 50 ou 100 km por dia, com pressa, sem alternativas de outros transportes e vais andar em sítios apertados, dificilmente um Série é o ideal para ti. Mas é perfeitamente possível utilizá-lo diariamente em cidade!

- decide como queres "encarar" o Série: pô-lo 100% original e como saíu de fábrica; mais funcional; completamente alterado e ao teu gosto. Isto também vai ajudar a definir o valor que precisas de gastar no restauro. Quanto mais original, mais caro: só para a pintura (que terá de ser numa das cores originais disponíveis na altura), conta com mais de 1000eur; de certeza que vais chegar a peças que não vais encontrar, ou custam uma pequena fortuna. Mas valerá a pena? Queres entrar em concursos com ele (e ganhá-los)?

Para alguém tratar de um Série, precisa de algumas coisas: tempo, espaço, vontade, acesso à net (ou conhecimentos prévios da mecânica) e algum "fundo de maneio". Faltando algum destes pontos, tem de se recorrer a alguém para trabalhar no Série. A maior parte de nós não é como os ingleses, que trocam motores no meio da rua, no fim de um dia de trabalho e com temperaturas negativas! Por isso, a manutenção barata que foi falada, depende muito destes factores. E de saber onde encomendar peças, e quais! Se só comprar peças originais em Portugal, vai ficar bem mais caro do que encomendar sh*t-part de Inglaterra (e os problemas são capazes de ser muito semelhantes)

Concordo completamente com o AMMO, em tudo o que disse. É mesmo isso. Tempo e paciência.

vasco: aqui na zona de Carcavelos/Parede há alguns Séries, e até já houve um encontro (a repetir). Espero que o teu seja mais um!

Olá Tiago,

De facto já ando à cerca de meio ano a ponderar sobre o série, e de facto já foram vários pensamentos, em que não chego a consenso, se devo comprar restaurado ou se o restauro eu (tenho um primo mecanico em quem confio plenamente) mas se lhe disser para restaurar um diz já para eu desistir da ideia...hehehehe....mas como sou pedra dura, e adoro a viatura, quero mesmo ter um... Atenção que a utilização do série é mesmo passeios e fins de semana, praia, campo etc... Para trabalho tenho uma viatura, para passeio tenho outra, e para o monte tenho um DSE P38 :D que adoro :thumbup: .....ainda há lugar na garagem para o série...até a Micas está em pulgas com a ideia...hihiihihh...claro já anda a imaginar pegar no seu chapeuzito de palha e oculos de sol e aí vamos nós..em direção a Biana, ou caminha (adoro) todos os anos tenho de dar um saltinho nestas zonas ....adoro mesmo...

Sei que o série não deve ser nada confortável...mas dá para fazer 100km?