Range Rover DSE Classe 1

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Re: Range Rover DSE Classe 1

Mensagem por FLG »

Seja muito bem vindo pdrcoimbra

se tudo correr nos conforme, mais um sofa sobre rodas com classe 1... :driving:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
pdrcoimbra
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 29 jul 2010 15:56
Land Rover: Range Rover DSE 95
Sócio LCP: 0

Mensagem por pdrcoimbra »

Boas !

Já cá mora o meu cartão... Posso atrelar a moto 4, sem ter de pagar classe 3.

Se alguem souber de uma bola de engate para um DSE, quero comprar uma
Pedro Coimbra Mendes

Penela - Coimbra
Moraes
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 fev 2010 08:32
Land Rover: Range Rover P38 2.5DSE

Mensagem por Moraes »

Classe 3??? Eu ando com barco, moto4, mota dagua, e sempre paguei classe 1, nem nunca paguei 2, tanto no jipe anterior que era 1 (sem aferição) como neste que depois de aferido anda com via verde que é por causa das tosses...

Em relação À bola, tenta o pessoal que tem carros destes para desmanchar, há aqui alguns no fórum.

Abcs,

JM
Range Rover P38A 2.5 DSE
Box Potência
General Grabber AT2 255/65R16
16x8 -11 OffSet modulares
Arnott Gen III
Piscas Brancos
Barras Tejadilho
TóClantes LAND ROVER e Camel Trophy
RangeAddict
júnior TT
júnior TT
Registado: 25 abr 2012 22:08
Land Rover: Range Rover HSE TD6 Vogue 03
Ex-RR DSE P38 2000 automático
Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Ex-RR VM TD 91
RTI: 0

Mensagem por RangeAddict »

Boas!!!

O meu cartão está caducado, mas tenho via verde!

Hoje ao passar na via verde na posição AE apareceu no painel digital informativo da via verde - classe 1 - o valor - e a luz amarela ligou!

Fiquei na duvida o que aconteceu! Tenho o P38 à pouco tempo e foi a primeira vez que passei com ele numa Via verde!

Ele estava em posição AE, mas eu não o bloquei! Mas depois de ver a luz amarela olhei e mantinha-se ainda em posição AE!

Será que passei em excesso de velocidade? Alguém já lhe aconteceu?

Alguém usa Via Verde ou só o cartão?

Obrigado!

cumprimentos,

gonçalo
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT
Registado: 29 nov 2010 22:14
Land Rover: P38 2.5 DSE Auto 1997
Sócio LCP: 2562

Mensagem por nuno_fpinto »

Atenção porque o RR em posição de AE, não é Classe 1 pq passa acima de 1,10m. Para ser classe1 tem de passar em posição de acesso. Passar muitas vezes na via verde assim, arriscas-te a ser chamado para nova aferição.
Cumprimentos,
Nuno Pinto

"Um Range Rover não "perde óleo", marca o seu território......."
Imagem
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

Viva gonçalo dias

o melhor será ligar para a lina de apoio ao cliente... comigo os casos de laranja que tive foi devido a:

- Ter expirado a associação do identificador ao cartão MB
- Pilha fraca

Houve tambem outros casos que não souberam explicar a origem... mas como disse nada como ligar ;)
nuno_fpinto Escreveu:Atenção porque o RR em posição de AE, não é Classe 1 pq passa acima de 1,10m. Para ser classe1 tem de passar em posição de acesso. Passar muitas vezes na via verde assim, arriscas-te a ser chamado para nova aferição.
Pode tambem ser este o problema...
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
RangeAddict
júnior TT
júnior TT
Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Ex-RR VM TD 91

Obrigado pelas Respostas!

Então o melhor será sempre passar no portageiro como co cartão! ( Tenho que renovar o cartão que expirou a validade )

E usar a Via Verde apenas para as Scuts!

Correcto?

Obrigado,

cumprimentos,
FLG
Freelander 2.0 di

Mensagem por FLG »

Boas gonçalo dias

primeiro ligaria para saber qual o motivo... se fôr devido ao sensor de altura aí sim:
gonçalo dias Escreveu:...Então o melhor será sempre passar no portageiro como co cartão! ( Tenho que renovar o cartão que expirou a validade )
E usar a Via Verde apenas para as Scuts!
;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
Imagem
RangeAddict
júnior TT
júnior TT
Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Ex-RR VM TD 91

ok FLG obrigado!
Rhymes
júnior TT
júnior TT
Registado: 31 mar 2011 18:00

Mensagem por Rhymes »

Os P38 classe 1 são raros e os que o são, é bom que se mantenham

porque se a perdem hoje em dia é complicado voltar a ter.

Aliás, esses P38 são uma preciosidade, pois a Brisa já não faz aferições sem um comprovativo de alterações mecanicas no jipe que permitam esse cumprimento dos 1,10m no eixo frontal.
RangeAddict
júnior TT
júnior TT
Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Ex-RR VM TD 91

Rhymes!

Hoje já solicitei a renovação do cartão classe 1 para que não tenha problemas!
Como tinha a Via Verde pensava que ele passava na posição AE sem problemas! Mas pelos vistos só posso usar a Via Verde para as Scuts!
Contactei a Via Verde hoje para averiguar a luz amarela, mas ainda não constava no registo por ter sido ontem!
Mas queria ir de férias no fim do mês e não queria por em questão a classe 1 do meu P38, pois tenho medo de passar e eles virem questionar de ser classe 1.

Obrigado,
cumprimentos,

gonçalo
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT

Rhymes,

supostamente os nossos P38 podiam pedir a aferição devido a possuirem de fábrica suspensão pneumática, portanto não era necessário nenhum documento comprovativo de alterações, uma vez que não existiam quaisquer alterações mecânicas. A minha aferição foi pedida não fez ainda 2 anos, tempo que tenho o cartão. Acho que se existissem dúvidas de que o P38 não poderia ser classe1, eles automaticamente revogariam todos os cartões que por aí andam. Se existe para um, existe para todos, aliàs, aquando do pedido de aferição, apesar das negações da Brisa iniciais, QUE Há SEMPRE, é preciso insistir e argumentar bem a coisa, lembro-me que no meu caso e com todos os outros relatos foi assim....não foi fácil, e não foi à primeira, tive de insistir e passar das primeiras negativas.
Cumprimentos,
Nuno Pinto

Imagem
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT

Bem para clarificar todas as dúvidas, a lei é lei e o site da brisa tem lá tudo.....segue a transcrição:

Quais são os critérios utilizados para definição da classe dos veículos?

Os critérios utilizados para a classificação de veículos, para efeitos de pagamento de taxas de portagem, são aqueles fixados na Base XIV, do DL 294/97, de 24 de Outubro. De acordo com o referido Decreto-Lei, existem dois critérios para definição desta classificação: - altura do veículo medida à vertical do primeiro eixo;- número total de eixos do veículo. A classificação é, assim, a seguinte:“1 – As classes de veículos para efeitos de aplicação das tarifas de portagem por quilómetro de auto-estrada são, por ordem crescente do respectivo valor do tarifário, as seguintes:

Classe
Designação
1

Motociclos e veículos com uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, inferior a 1,1 m, com ou sem reboque.

2

Veículos com dois eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1m.

3

Veículos com três eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1m.

4

Veículos com mais de três eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,1m.

Para melhor esclarecimento, apresentamos abaixo a tabela de classificação de veículos:

Veículos com uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, inferior a 1,10m, com ou sem reboque
*Os motociclos são considerados classe 1 para efeitos de cobrança manual,no entanto, ao aderirem à cobrança electrónica - Via Verde - passam a ser considerados classe 5.

Veículos com dois eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,10 m.

Veículos com três eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,10 m.

Veículos com mais de três eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,10 m.

O Decreto-Lei n.º 39/2005, de 17 de Fevereiro, veio estabelecer que os «veículos ligeiros de passageiros e mistos, tal como definidos no Código da Estrada, com dois eixos, peso bruto superior a 2300 kg e inferior ou igual a 3500 kg, com lotação igual ou superior a cinco lugares e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,1m e inferior a 1,3m, desde que não apresentem tracção às quatro rodas permanente ou inserível, pagam a tarifa de portagem relativa à classe 1 quando utilizem o sistema de pagamento automático».

“1 - Os utilizadores dos veículos que pretendam usufruir da alteração prevista no presente diploma deverão, cumulativamente:
a) Ser aderentes de serviço electrónico de cobrança;
b) Fazer prova perante a entidade gestora dos sistemas electrónicos de cobrança dos requisitos exigidos nos artigos anteriores.
2 - Para efeitos do disposto na alínea b) do número anterior, a prova deverá ser efectuada mediante documento oficial emitido pela entidade competente – livrete ou documento único automóvel”

O documento oficial com a lista de veículos que cumprem e que não cumprem os requisitos previstos no Decreto-Lei nº 39/2005 poderá ser consultado no site do IMTT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, I.P.

Caso o número de homologação que consta no livrete do veículo não faça parte desta lista, deverá o utilizador do veículo requerer uma inspecção extraordinária de identificação num centro de inspecção técnica de veículos da categoria B.

O certificado de inspecção que é emitido nestes casos deve ser apresentado pelo interessado directamente nos serviços da Via Verde Portugal.

Portanto, a lei é clara, se o veiculo tem menos de 1.1m ao eixo, pode e deve pedir aferição mesmo que não esteja na lista de homologações...

Em 2005 saiu o decreto para criar "Excepção" para os SUVs....(Deixando de fora, of course, os 4x4, tal como é explicado acima, se tiver mais de 1.1 e menos de 1.3 mas só se não tiver traçao permanente ou inserivel ).....Portanto.....(e aqui percebo a tua PM Gonçalo :) ).....O Evoque 4x2 poderá ser classificado como classe1 se estiver entre 1.1 e 1.3 ao eixo.
Cumprimentos,
Nuno Pinto

Imagem
RangeAddict
júnior TT
júnior TT
Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Ex-RR VM TD 91

Obrigado Nuno Pinto, pela legislação!

Quanto ao Evoque foi essa a explicação que ouvi dizer! Todos os 4x4 permanente entre 1,10 e 1,30 são classe 2, porem se o mesmo veiculo versão 4x2 é classe 1!

Espero agora que não me criem qualquer tipo de entraves em me renovar o cartão classe 1! Nem percebo porque é que é necessário ter validade! Estava aferido ponto final!

Uma questão o P38, mesmo abaixo dos 30km/h não desce para a posição de carga pois não? Só mesmo com ele parado, e sobe automaticamente a partir dos 30km/h.

É que se não tiver entretanto o cartão queria ver se passava na via verde em baixo... preciso de ir do Porto ao Algarve no fim do mês!

abraços,

gonçalo
Rhymes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Rhymes »

atenção....

tração permanente OU INSERÍVEL !

;)
RangeAddict
júnior TT
júnior TT
Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Ex-RR VM TD 91

Pois realmente não sei!!!
nuno_fpinto
júnior TT
júnior TT

Permanente......ou inserivel nos casos de 4x4 em que é possivel desligar o diferencial central.....e fica 4x2. No caso do evoque é 4x2 sempre...Não é 4x4 ;)

Sim normalmente para baixar para posição de acesso só parado, dp bloquear.

Dependendo das portagens....até poderás nem precisar nem de cartão desde que passes numa portagem de pagamento automática. Paras um pouco antes, baixas bloqueias e passas.....ele vai ler classe1. é só pagar....o problema é que nem todas as portagens têm caixas de pagamento automático..
Cumprimentos,
Nuno Pinto

Imagem
Rhymes
júnior TT
júnior TT

Mensagem por Rhymes »

nuno_fpinto Escreveu:Rhymes,

supostamente os nossos P38 podiam pedir a aferição devido a possuirem de fábrica suspensão pneumática, portanto não era necessário nenhum documento comprovativo de alterações, uma vez que não existiam quaisquer alterações mecânicas. A minha aferição foi pedida não fez ainda 2 anos, tempo que tenho o cartão. Acho que se existissem dúvidas de que o P38 não poderia ser classe1, eles automaticamente revogariam todos os cartões que por aí andam. Se existe para um, existe para todos, aliàs, aquando do pedido de aferição, apesar das negações da Brisa iniciais, QUE Há SEMPRE, é preciso insistir e argumentar bem a coisa, lembro-me que no meu caso e com todos os outros relatos foi assim....não foi fácil, e não foi à primeira, tive de insistir e passar das primeiras negativas.
Nuno,

eu percebo o teu ponto de vista..

contudo posso dar-te o exemplo do op#l Frontera, em que pouquissimos conseguiram o dito cartão classe 1 sem nenhuma alteração ao material de origem do jipe....

contudo os que conseguiram foram sortudos ! Os restantes já não.

Porque ? Porque agora é exigido o tal documento da marca a comprovar as alterações...

Em relação aos P38 se o conseguiste á 2 anos, ainda bem ;) :cool: Mas ou tiveste sorte ou mexeste-te muito bem, pois reitero já só com a declaração da marca a atestar.

Abraço
gonçalo dias Escreveu: Uma questão o P38, mesmo abaixo dos 30km/h não desce para a posição de carga pois não? Só mesmo com ele parado, e sobe automaticamente a partir dos 30km/h.

É que se não tiver entretanto o cartão queria ver se passava na via verde em baixo... preciso de ir do Porto ao Algarve no fim do mês!

abraços,

gonçalo
Gonçalo, para colocares o P38 em posição de acesso tens de o ter parado e com o travão de mão acionado.

Queres passar na via verde como ? :eh: Não vais ter "tempo" para imobilizares o Range ... :eh:

.
FERNANDO RIBEIRO
júnior TT
júnior TT
Registado: 23 out 2006 22:00
Land Rover: Ex- Discovery 300 Tdi 1996; Ex-RR Classic 300 Tdi 1996 - Um dos últimos 150; RR P38 DSE MY99
Sócio LCP: 1414

Mensagem por FERNANDO RIBEIRO »

Boa noite,

A Brisa emite a renovação do cartão sem grandes problemas, apenas temos que fazer o pedido da renovação e enviar posteriormente um cheque de +/-6 eur. Depois eles enviam o cartão para casa.
O meu tem via verde e passa sem problemas nenhuns na via verde.

De qualquer forma e para quem não tem o dito cartão (mas com suspensão original e em posição de autoestrada) passem pelas portagens automáticas e terão a agradável surpresa de ver classe 1 no monitor!!! :clap:

Cumprimentos,
Fernando Ribeiro
CumprimenTTos,

Fernando Ribeiro
Vila Nova de Famalicão
fernando.franciscoribeiro@hotmail.com
Imagem

"RR É DO MELHOR!"
RangeAddict
júnior TT
júnior TT
Ex-RR 300tdi 94 classic
Ex-RR 200tdi 93
Ex-RR VM TD 91

Fernando,

Pela tua resposta, calculo que já renovaste o cartão! Mas ele chegou a expirar a data... o meu a validade era de 31-12-11.
Já agora demorou muito tempo, a responderem ao pedido e a enviarem?

muito obrigado,
cumprimentos,

gonçalo dias