Snorkel de Origem

Discussão sobre Discovery I, II e 3
Hugomsd
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 01 mar 2012 19:57
Land Rover: Discovery 300
RTI: 0

Snorkel de Origem

Mensagem por Hugomsd »

Boa Noite
Após a apreenção do jipe de um amigo, decidi começar a pedir as declarações para fazer os averbamentos no meu disco 300.
Pedi á LAND ROVER a declaração para averbar o snorkel, só que eles só a passam se for original. Para isso é preciso uma foto do mesmo com o nº que vem gravado ou a fatura de compra.
Não há por ai ninguem que tenha um snorkel de origem que podesse tirar uma foto ou uma fatura de compra.

Cumprimentos,
Hugo Duarte
MAC
júnior TT
júnior TT
Registado: 14 jan 2012 00:22
Land Rover: Disco 300 1994
Sócio LCP: 2620

Re: Snorkel de Origem

Mensagem por MAC »

O snorkel tem de ser averbado???
PachecoTD5
master TT
master TT
Registado: 17 mar 2009 20:48
Land Rover: Ex. Discovery 200 Ex. Range 200
Ex. Discovery TD5 & Defender TD5 & Defender TD5
Sócio LCP: 1369

Mensagem por PachecoTD5 »

:rofl: LOLE
Imagem
VaReTaS
master TT
master TT
Registado: 23 mai 2010 10:05
Land Rover: Discovery 300TDi 1995
Sócio LCP: 2404

Mensagem por VaReTaS »

MAC Escreveu:O snorkel tem de ser averbado???
Boas,

No caso de quereres legalizar todos os "extras" ou acessórios que tenhas montados, sim, tem que ser averbado e neste caso poderá ser através de um projecto de alterações, assinado por um Eng. Mecânico, ou mediante uma declaração da LAND ROVER ou (agora não tenho a certeza) mediante a comprovação de que o snorkel estava montado à data em que isso passou a ser necessário averbar.

De qualquer forma, é uma alteração das características do veículo, nomeadamente, uma alteração de admissão do motor e, como tal, é passível de ser chumbado na IPO. Por estas bandas de nuestros hermanos já acontece isso. :(

Segundo sei, há a possibilidade de que o snorkel seja averbado com um certificado de montagem de uma oficina, que garanta a correcta instalação do mesmo e que seja acompanhado da declaração do fabricante do snorkel!

Abraço
varetas(at)smartnex.net
-------------------------------------------
Imagem
vascocostalopes
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 12 jul 2010 16:44
Land Rover: Serie 3 109 '72
Discovery 200tdi '93 G4
Freelander Di '99
Sócio LCP: 2419

Mensagem por vascocostalopes »

VaReTaS Escreveu:
MAC Escreveu:O snorkel tem de ser averbado???
Boas,

No caso de quereres legalizar todos os "extras" ou acessórios que tenhas montados, sim, tem que ser averbado e neste caso poderá ser através de um projecto de alterações, assinado por um Eng. Mecânico, ou mediante uma declaração da LAND ROVER ou (agora não tenho a certeza) mediante a comprovação de que o snorkel estava montado à data em que isso passou a ser necessário averbar.

De qualquer forma, é uma alteração das características do veículo, nomeadamente, uma alteração de admissão do motor e, como tal, é passível de ser chumbado na IPO. Por estas bandas de nuestros hermanos já acontece isso. :(

Segundo sei, há a possibilidade de que o snorkel seja averbado com um certificado de montagem de uma oficina, que garanta a correcta instalação do mesmo e que seja acompanhado da declaração do fabricante do snorkel!

Abraço
Ou seja, se eu colocar um snorkel, posso chumbar na IPO? :mad:
VCL
'93 Disco 200tdi "o G4" - Apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=920 / Imagem

Imagem
Torresland - Peças e restauros LAND ROVER
Torres Vedras / Tel.: 261 140 952 / 911 933 991
geral@torresland.com --- Web: torresland.com --- Facebook: https://pt-pt.facebook.com/torreslandrover/ --- Instagram: https://www.instagram.com/torreslandrover/
VaReTaS
master TT
master TT
Registado: 23 mai 2010 10:05
Land Rover: Discovery 300TDi 1995
Sócio LCP: 2404

Mensagem por VaReTaS »

vascocostalopes Escreveu: Ou seja, se eu colocar um snorkel, posso chumbar na IPO? :mad:
Boas,

Se quiserem, sim! ;)
varetas(at)smartnex.net
-------------------------------------------
Imagem
SquareWheels
master TT
master TT
Registado: 03 set 2008 10:51
Land Rover: Discovery 300 TDi 1996
Sócio LCP: 1953

Mensagem por SquareWheels »

VaReTaS Escreveu:
vascocostalopes Escreveu: Ou seja, se eu colocar um snorkel, posso chumbar na IPO? :mad:
Boas,

Se quiserem, sim! ;)
:x
Hugomsd
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 01 mar 2012 19:57
Land Rover: Discovery 300

Mensagem por Hugomsd »

Boas
O problema não é só a inspecção.
Mas sim numa operação stop, se o Sr. do Chapeu quizer apreende o jipe com base no art. 114 (alterações ás caracteristicas do veiculo).
Por esse motivo quero fazer o averbamento, mas o que eu tenho não é de origem e a LAND ROVER para passar a declaração quer uma foto do snorkel onde tenha o nº ou então a factura de compra. Por isso é que coloquei este post para ver se alguem me safa isso.

Cumprimentos,
HUgo Duarte
Rider
master TT
master TT
Registado: 29 nov 2011 13:28
Land Rover: Defender 90
Sócio LCP: 2563

Mensagem por Rider »

Também já tinha colocado esta questão a várias pessoas, uma delas trabalha na IPO e o que me disse foi:

Tendo em conta que a admissão do ar é feita da mesma maneira, ou seja, por um tubo que liga ao filtro de ar e se as dimensões do snorkel não excederem as do carro (altura e largura) não se deveria chumbar.

Mas se se aliar isso ao facto do inspetor não gostar muito de jipes nem de alterações pode chumpbar pois é uma modificação às caracteristicas originais do veiculo. é tudo uma questão de sorte.

No que diz respeito a estas alterações, snorkel, A-bar, faróis extra, barras etc... é muito subjetivo...

É preciso ter sorte... enfim...
Carrola
pleno TT
pleno TT
Registado: 24 fev 2007 23:09
Land Rover: Discovery 300 tdi 1997
Sócio LCP: 360

Mensagem por Carrola »

Como é um snorkel de "origem"? :sing:
Compreendo que são alterações, mas, que dados é que na IPO tem para saber que é uma alteração?
Abraços
Nuno Carrola
Nº360 Disco 300
Rider
master TT
master TT
Registado: 29 nov 2011 13:28
Land Rover: Defender 90
Sócio LCP: 2563

Mensagem por Rider »

Não vem de fábrica com o carro, é um extra que não faz parte do modelo!

Infelizmente é assim!

:mad:
Fernando Neves
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 jul 2008 22:53
Land Rover: Discovery 300 Tdi (1998)
Sócio LCP: 1538

Mensagem por Fernando Neves »

Caríssimos Landmaníacos,

Tenho montado um snorkel, que não é de origem, há já vários anos e sempre passou nas inspecções, sem qualquer indicação.

Também já fui mandado parar pelas autoridades e nunca se referiram ao snorkel.

Mas o que já foi dito atrás está correcto. É uma alteração ao ao veículo original.

Na minha modesta opinião, penso que, que quer o IPO, quer as Autoridades, podem-nos aborrecer sobre o snorkel, mas também penso, que também tem que haver bom senso neles.

Cumprimentos,
Cumprimentos.
------------------
Fernando Neves
E.I.L.R. 2010 - n.º 26
E.I.L.R. 2012 - n.º 26
E.I.L.R. 2014 - n.º 209
E.I.L.R. 2016 - n.º 41
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373

Mensagem por carlossilvalr »

Será que os da protecção civil bombeiros etc estão homologados??? Sei de cada alteração feita a martelo em veículos oficiais... É um país onde há sempre dois pesos e duas medidas. Sou a favor da homologação por razões óbvias e para segurança de todos. Mas também sou a favor da homologação simplificada. Material certificado devia ser acompanhado por certificado que seria por sua vez suficiente para o efeito...

Abraços
baptistama
pleno TT
pleno TT
Registado: 13 dez 2011 01:00
Land Rover: Freelander Di Softback

Mensagem por baptistama »

carlossilvalr Escreveu:Será que os da protecção civil bombeiros etc estão homologados??? Sei de cada alteração feita a martelo em veículos oficiais... É um país onde há sempre dois pesos e duas medidas. Sou a favor da homologação por razões óbvias e para segurança de todos. Mas também sou a favor da homologação simplificada. Material certificado devia ser acompanhado por certificado que seria por sua vez suficiente para o efeito... Abraços
os veículos considerados especiais não são sujeitos a IPO e qt ao material certificado teria depois q ser tb instalado por "técnicos certificados" e cairíamos na mesma historia...
nem 8 nem 80, no Japão por exemplo qq alteração efectuada a qq viatura é punida com apreensão ainda assim é um pais onde o mercado de alterações é enorme, a meu ver a teoria actual das IPO é punitiva qd deveria ser "educativa", concordo com o facto de q os veículos devem ser inspeccionados qt a parâmetros de segurança, para bem de todos os q andamos na estrada, mas q deveria ficar-se por aí.
por exemplo, em teoria um pneu maior será mais seguro a não ser q roce na cava da roda caso em q se torna perigoso dai a necessidade de homologação, mas haverá justificação para tantos intermediários e valor despendido para uma medida diferente das originais ser homologada? não deveria o processo ser automático para veículos posteriores?
outro exemplo, creio q ninguém têm dúvidas qt ao incremento de segurança q um roll-bar representa mas se o mesmo for exterior como aumenta as dimensões do veiculo dá problema, ora eu conduzo ocasionalmente um buggy de praia descapotável q tem um "roll-bar em fibra", 4 lugares mas sem cintos atrás, mas como teve um processo de alterações assinado por um Eng mecânico q era amigo do dono, na altura, teve direito a homologação no IMTT, pergunto, em qual dos dois preferiam capotar?
acho q enquanto toda a politica rodoviária ñ mudar vale-nos a todos ter bom senso e educação qd confrontados com os senhores da autoridade e das IPO e esperar do lado deles aconteça o mesmo.
peço desculpa pelo texto longo mas como ando com uns problemas com o IMTT aproveitei para desabafar

cumprimentos
Miguel Baptista
mira
master TT
master TT
Registado: 03 jan 2010 13:33
Land Rover: Discovery TD5
Ex.Discovery 300TDi 96 5 portas
Ex.Discovery 300TDi 94 3 portas
Ex.Discovery Td5
Freelander TD4
Sócio LCP: 2248
RTI: 746

Mensagem por mira »

baptistama Escreveu:
os veículos considerados especiais não são sujeitos a IPO e qt ao material certificado teria depois q ser tb instalado por "técnicos certificados" e cairíamos na mesma historia...
cumprimentos
Miguel Baptista
Os veículos dos bombeiros tem de ir à inspecção...e muito material que se coloca nem homologado é...Por exemplo eu sei de um quartel que tem uma t#y#t@ dyna de 3 lugares de livrete e instalaram mais 2 pra irem 5 homens...fora do habitáculo sem cinto nem protecções laterais nem roll bar...

E pra esses não à lei..
baptistama
pleno TT
pleno TT

mira Escreveu:
baptistama Escreveu: os veículos considerados especiais não são sujeitos a IPO ...
Os veículos dos bombeiros tem de ir à inspecção...
nem todos, refiro-me a veículos especiais
mira
master TT
master TT
Ex.Discovery Td5
Freelander TD4

Mensagem por mira »

Que saiba são todos...Que tipo de veiculos tas a referir?? :?? :??
baptistama
pleno TT
pleno TT

conforme o artigo 3º da Lei n.º 46/2010, de 07/09 (7ª versão do DL n.º 554/99, de 16 de Dezembro)
os q habitualmente ñ circulam na via pública
mira
master TT
master TT
Ex.Discovery Td5
Freelander TD4

Mensagem por mira »

Tipo os do aeroporto..esses sim..não são obrigados a ir à inspecção.. :cool:
carlossilvalr
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 jan 2006 20:23
Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82
Sócio LCP: 373

Mensagem por carlossilvalr »

O meu cunhado é Bombeiro a tempo inteiro e acredita que fazem cada coisa.... Já para não falar na condução em asfalto com o bloqueio central ligado porque agarra melhor... Dera-lhes uma formação... Já avisei....

Abraços