Snorkel de Origem
- Hugomsd
- iniciante TT

- Registado: 01 mar 2012 19:57
- Land Rover: Discovery 300
- RTI: 0
Snorkel de Origem
Boa Noite
Após a apreenção do jipe de um amigo, decidi começar a pedir as declarações para fazer os averbamentos no meu disco 300.
Pedi á LAND ROVER a declaração para averbar o snorkel, só que eles só a passam se for original. Para isso é preciso uma foto do mesmo com o nº que vem gravado ou a fatura de compra.
Não há por ai ninguem que tenha um snorkel de origem que podesse tirar uma foto ou uma fatura de compra.
Cumprimentos,
Hugo Duarte
Após a apreenção do jipe de um amigo, decidi começar a pedir as declarações para fazer os averbamentos no meu disco 300.
Pedi á LAND ROVER a declaração para averbar o snorkel, só que eles só a passam se for original. Para isso é preciso uma foto do mesmo com o nº que vem gravado ou a fatura de compra.
Não há por ai ninguem que tenha um snorkel de origem que podesse tirar uma foto ou uma fatura de compra.
Cumprimentos,
Hugo Duarte
-
MAC
- júnior TT

- Registado: 14 jan 2012 00:22
- Land Rover: Disco 300 1994
- Sócio LCP: 2620
Re: Snorkel de Origem
O snorkel tem de ser averbado???
- PachecoTD5
- master TT

- Registado: 17 mar 2009 20:48
- Land Rover: Ex. Discovery 200 Ex. Range 200
Ex. Discovery TD5 & Defender TD5 & Defender TD5 - Sócio LCP: 1369
- VaReTaS
- master TT

- Registado: 23 mai 2010 10:05
- Land Rover: Discovery 300TDi 1995
- Sócio LCP: 2404
Boas,MAC Escreveu:O snorkel tem de ser averbado???
No caso de quereres legalizar todos os "extras" ou acessórios que tenhas montados, sim, tem que ser averbado e neste caso poderá ser através de um projecto de alterações, assinado por um Eng. Mecânico, ou mediante uma declaração da LAND ROVER ou (agora não tenho a certeza) mediante a comprovação de que o snorkel estava montado à data em que isso passou a ser necessário averbar.
De qualquer forma, é uma alteração das características do veículo, nomeadamente, uma alteração de admissão do motor e, como tal, é passível de ser chumbado na IPO. Por estas bandas de nuestros hermanos já acontece isso.
Segundo sei, há a possibilidade de que o snorkel seja averbado com um certificado de montagem de uma oficina, que garanta a correcta instalação do mesmo e que seja acompanhado da declaração do fabricante do snorkel!
Abraço
- vascocostalopes
- maníaco TT

- Registado: 12 jul 2010 16:44
- Land Rover: Serie 3 109 '72
Discovery 200tdi '93 G4
Freelander Di '99 - Sócio LCP: 2419
Ou seja, se eu colocar um snorkel, posso chumbar na IPO?VaReTaS Escreveu:Boas,MAC Escreveu:O snorkel tem de ser averbado???
No caso de quereres legalizar todos os "extras" ou acessórios que tenhas montados, sim, tem que ser averbado e neste caso poderá ser através de um projecto de alterações, assinado por um Eng. Mecânico, ou mediante uma declaração da LAND ROVER ou (agora não tenho a certeza) mediante a comprovação de que o snorkel estava montado à data em que isso passou a ser necessário averbar.
De qualquer forma, é uma alteração das características do veículo, nomeadamente, uma alteração de admissão do motor e, como tal, é passível de ser chumbado na IPO. Por estas bandas de nuestros hermanos já acontece isso.![]()
Segundo sei, há a possibilidade de que o snorkel seja averbado com um certificado de montagem de uma oficina, que garanta a correcta instalação do mesmo e que seja acompanhado da declaração do fabricante do snorkel!
Abraço
VCL
'93 Disco 200tdi "o G4" - Apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=920 /

Torresland - Peças e restauros LAND ROVER
Torres Vedras / Tel.: 261 140 952 / 911 933 991
geral@torresland.com --- Web: torresland.com --- Facebook: https://pt-pt.facebook.com/torreslandrover/ --- Instagram: https://www.instagram.com/torreslandrover/
'93 Disco 200tdi "o G4" - Apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=920 /

Torresland - Peças e restauros LAND ROVER
Torres Vedras / Tel.: 261 140 952 / 911 933 991
geral@torresland.com --- Web: torresland.com --- Facebook: https://pt-pt.facebook.com/torreslandrover/ --- Instagram: https://www.instagram.com/torreslandrover/
- VaReTaS
- master TT

- Registado: 23 mai 2010 10:05
- Land Rover: Discovery 300TDi 1995
- Sócio LCP: 2404
Boas,vascocostalopes Escreveu: Ou seja, se eu colocar um snorkel, posso chumbar na IPO?
Se quiserem, sim!
- SquareWheels
- master TT

- Registado: 03 set 2008 10:51
- Land Rover: Discovery 300 TDi 1996
- Sócio LCP: 1953
VaReTaS Escreveu:Boas,vascocostalopes Escreveu: Ou seja, se eu colocar um snorkel, posso chumbar na IPO?
Se quiserem, sim!
- Hugomsd
- iniciante TT

- Registado: 01 mar 2012 19:57
- Land Rover: Discovery 300
Boas
O problema não é só a inspecção.
Mas sim numa operação stop, se o Sr. do Chapeu quizer apreende o jipe com base no art. 114 (alterações ás caracteristicas do veiculo).
Por esse motivo quero fazer o averbamento, mas o que eu tenho não é de origem e a LAND ROVER para passar a declaração quer uma foto do snorkel onde tenha o nº ou então a factura de compra. Por isso é que coloquei este post para ver se alguem me safa isso.
Cumprimentos,
HUgo Duarte
O problema não é só a inspecção.
Mas sim numa operação stop, se o Sr. do Chapeu quizer apreende o jipe com base no art. 114 (alterações ás caracteristicas do veiculo).
Por esse motivo quero fazer o averbamento, mas o que eu tenho não é de origem e a LAND ROVER para passar a declaração quer uma foto do snorkel onde tenha o nº ou então a factura de compra. Por isso é que coloquei este post para ver se alguem me safa isso.
Cumprimentos,
HUgo Duarte
- Rider
- master TT

- Registado: 29 nov 2011 13:28
- Land Rover: Defender 90
- Sócio LCP: 2563
Também já tinha colocado esta questão a várias pessoas, uma delas trabalha na IPO e o que me disse foi:
Tendo em conta que a admissão do ar é feita da mesma maneira, ou seja, por um tubo que liga ao filtro de ar e se as dimensões do snorkel não excederem as do carro (altura e largura) não se deveria chumbar.
Mas se se aliar isso ao facto do inspetor não gostar muito de jipes nem de alterações pode chumpbar pois é uma modificação às caracteristicas originais do veiculo. é tudo uma questão de sorte.
No que diz respeito a estas alterações, snorkel, A-bar, faróis extra, barras etc... é muito subjetivo...
É preciso ter sorte... enfim...
Tendo em conta que a admissão do ar é feita da mesma maneira, ou seja, por um tubo que liga ao filtro de ar e se as dimensões do snorkel não excederem as do carro (altura e largura) não se deveria chumbar.
Mas se se aliar isso ao facto do inspetor não gostar muito de jipes nem de alterações pode chumpbar pois é uma modificação às caracteristicas originais do veiculo. é tudo uma questão de sorte.
No que diz respeito a estas alterações, snorkel, A-bar, faróis extra, barras etc... é muito subjetivo...
É preciso ter sorte... enfim...
- Carrola
- pleno TT

- Registado: 24 fev 2007 23:09
- Land Rover: Discovery 300 tdi 1997
- Sócio LCP: 360
Como é um snorkel de "origem"?
Compreendo que são alterações, mas, que dados é que na IPO tem para saber que é uma alteração?
Abraços
Compreendo que são alterações, mas, que dados é que na IPO tem para saber que é uma alteração?
Abraços
Nuno Carrola
Nº360 Disco 300
Nº360 Disco 300
- Rider
- master TT

- Registado: 29 nov 2011 13:28
- Land Rover: Defender 90
- Sócio LCP: 2563
Não vem de fábrica com o carro, é um extra que não faz parte do modelo!
Infelizmente é assim!

Infelizmente é assim!
- Fernando Neves
- júnior TT

- Registado: 03 jul 2008 22:53
- Land Rover: Discovery 300 Tdi (1998)
- Sócio LCP: 1538
Caríssimos Landmaníacos,
Tenho montado um snorkel, que não é de origem, há já vários anos e sempre passou nas inspecções, sem qualquer indicação.
Também já fui mandado parar pelas autoridades e nunca se referiram ao snorkel.
Mas o que já foi dito atrás está correcto. É uma alteração ao ao veículo original.
Na minha modesta opinião, penso que, que quer o IPO, quer as Autoridades, podem-nos aborrecer sobre o snorkel, mas também penso, que também tem que haver bom senso neles.
Cumprimentos,
Tenho montado um snorkel, que não é de origem, há já vários anos e sempre passou nas inspecções, sem qualquer indicação.
Também já fui mandado parar pelas autoridades e nunca se referiram ao snorkel.
Mas o que já foi dito atrás está correcto. É uma alteração ao ao veículo original.
Na minha modesta opinião, penso que, que quer o IPO, quer as Autoridades, podem-nos aborrecer sobre o snorkel, mas também penso, que também tem que haver bom senso neles.
Cumprimentos,
Cumprimentos.
------------------
Fernando Neves
E.I.L.R. 2010 - n.º 26
E.I.L.R. 2012 - n.º 26
E.I.L.R. 2014 - n.º 209
E.I.L.R. 2016 - n.º 41
------------------
Fernando Neves
E.I.L.R. 2010 - n.º 26
E.I.L.R. 2012 - n.º 26
E.I.L.R. 2014 - n.º 209
E.I.L.R. 2016 - n.º 41
-
carlossilvalr
- maníaco TT

- Registado: 16 jan 2006 20:23
- Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82 - Sócio LCP: 373
Será que os da protecção civil bombeiros etc estão homologados??? Sei de cada alteração feita a martelo em veículos oficiais... É um país onde há sempre dois pesos e duas medidas. Sou a favor da homologação por razões óbvias e para segurança de todos. Mas também sou a favor da homologação simplificada. Material certificado devia ser acompanhado por certificado que seria por sua vez suficiente para o efeito...
Abraços
Abraços
- baptistama
- pleno TT

- Registado: 13 dez 2011 01:00
- Land Rover: Freelander Di Softback
os veículos considerados especiais não são sujeitos a IPO e qt ao material certificado teria depois q ser tb instalado por "técnicos certificados" e cairíamos na mesma historia...carlossilvalr Escreveu:Será que os da protecção civil bombeiros etc estão homologados??? Sei de cada alteração feita a martelo em veículos oficiais... É um país onde há sempre dois pesos e duas medidas. Sou a favor da homologação por razões óbvias e para segurança de todos. Mas também sou a favor da homologação simplificada. Material certificado devia ser acompanhado por certificado que seria por sua vez suficiente para o efeito... Abraços
nem 8 nem 80, no Japão por exemplo qq alteração efectuada a qq viatura é punida com apreensão ainda assim é um pais onde o mercado de alterações é enorme, a meu ver a teoria actual das IPO é punitiva qd deveria ser "educativa", concordo com o facto de q os veículos devem ser inspeccionados qt a parâmetros de segurança, para bem de todos os q andamos na estrada, mas q deveria ficar-se por aí.
por exemplo, em teoria um pneu maior será mais seguro a não ser q roce na cava da roda caso em q se torna perigoso dai a necessidade de homologação, mas haverá justificação para tantos intermediários e valor despendido para uma medida diferente das originais ser homologada? não deveria o processo ser automático para veículos posteriores?
outro exemplo, creio q ninguém têm dúvidas qt ao incremento de segurança q um roll-bar representa mas se o mesmo for exterior como aumenta as dimensões do veiculo dá problema, ora eu conduzo ocasionalmente um buggy de praia descapotável q tem um "roll-bar em fibra", 4 lugares mas sem cintos atrás, mas como teve um processo de alterações assinado por um Eng mecânico q era amigo do dono, na altura, teve direito a homologação no IMTT, pergunto, em qual dos dois preferiam capotar?
acho q enquanto toda a politica rodoviária ñ mudar vale-nos a todos ter bom senso e educação qd confrontados com os senhores da autoridade e das IPO e esperar do lado deles aconteça o mesmo.
peço desculpa pelo texto longo mas como ando com uns problemas com o IMTT aproveitei para desabafar
cumprimentos
Miguel Baptista
- mira
- master TT

- Registado: 03 jan 2010 13:33
- Land Rover: Discovery TD5
Ex.Discovery 300TDi 96 5 portas
Ex.Discovery 300TDi 94 3 portas
Ex.Discovery Td5
Freelander TD4 - Sócio LCP: 2248
- RTI: 746
Os veículos dos bombeiros tem de ir à inspecção...e muito material que se coloca nem homologado é...Por exemplo eu sei de um quartel que tem uma t#y#t@ dyna de 3 lugares de livrete e instalaram mais 2 pra irem 5 homens...fora do habitáculo sem cinto nem protecções laterais nem roll bar...baptistama Escreveu:
os veículos considerados especiais não são sujeitos a IPO e qt ao material certificado teria depois q ser tb instalado por "técnicos certificados" e cairíamos na mesma historia...
cumprimentos
Miguel Baptista
E pra esses não à lei..
- baptistama
- pleno TT

nem todos, refiro-me a veículos especiaismira Escreveu:Os veículos dos bombeiros tem de ir à inspecção...baptistama Escreveu: os veículos considerados especiais não são sujeitos a IPO ...
- mira
- master TT

Ex.Discovery Td5
- baptistama
- pleno TT

conforme o artigo 3º da Lei n.º 46/2010, de 07/09 (7ª versão do DL n.º 554/99, de 16 de Dezembro)
os q habitualmente ñ circulam na via pública
os q habitualmente ñ circulam na via pública
- mira
- master TT

Ex.Discovery Td5
Tipo os do aeroporto..esses sim..não são obrigados a ir à inspecção.. 
-
carlossilvalr
- maníaco TT

- Registado: 16 jan 2006 20:23
- Land Rover: Ex-S. III 88 de 77 / Disco 300 tdi
Namorada- Free 2.0Di
Pai- RR Classic 300 tdi
Actual-Série III 109 - 82 - Sócio LCP: 373
O meu cunhado é Bombeiro a tempo inteiro e acredita que fazem cada coisa.... Já para não falar na condução em asfalto com o bloqueio central ligado porque agarra melhor... Dera-lhes uma formação... Já avisei....
Abraços
Abraços