235/85R16 vs Forças Policiais

Discussão sobre Discovery I, II e 3
lmar
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 15 mar 2007 15:30
Land Rover: Discovery 300TDI 1994
Sócio LCP: 1447

235/85R16 vs Forças Policiais

Mensagem por lmar »

Boas,

caros, estou a preparar o meu Disco 300Tdi para o monte. Já li muito aqui no forum sobre a dimensão dos pneumáticos, o que se consegue homologar e etc.

Coloco este post para apenas recolher experiências de companheiros que, tendo equipados 235/85/16 tiveram "encontros imediatos" com forças policiais em operações STOP.

Como é? Costumam levantar problemas com estes pneus? Multam, apreendem, repreendem ou pura e simplesmente não fazem referência aos pneus?

Contem lá as vossas experiências pf, para me ajudarem na decisão.

Grande abraço,

Luis
Última edição por lmar em 06 jul 2007 17:52, editado 2 vezes no total.
Neto
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 fev 2006 13:49
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
Sócio LCP: 1800

Mensagem por Neto »

Bom dia

Em relação a experiências, desse tipo não tenho, mas na isnpecção já me disseram que não existe tolerância de medidas e que agora tem que ter no livrete a medida que tem na viatura realmente.

Em relação ás forças policiais é muito relativo, pois neste país há de tudo, charlatões, trapalhões, presunsosos, abuso do poder, simpáticos.... sei lá mais o quê... e depois ainda temos a influencia da lua do sr agente....enfim é o que temos....
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Por estas e outras mais... é que é conveniente evitar ao maximo infrigir a lei... :sing:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
orlando
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 out 2005 16:18
Land Rover: DISCOVERY 300 TGV 1997
Sócio LCP: 192

Mensagem por orlando »

:hello: ja fui mandado parar duas vezes pelas:yikes: autoridades da lei :ok: mas felizmente nunca implicaram com as medidas(235/85).
Imagem
Nuno Dinis
júnior TT
júnior TT
Registado: 15 nov 2005 21:50
Land Rover: Seria 2A,mod 88, 1966 a diesel
Sócio LCP: 1274
RTI: 0

Mensagem por Nuno Dinis »

Tenho uns num serie mas de estrada passa despercebido, so na inspecçao e que implicam mas a desculpa e sempre a mesma e para tirar rotação ao motor... :D
ruidisco
júnior TT
júnior TT
Registado: 04 ago 2005 15:53
Land Rover: Discovery II 2001
Sócio LCP: 211

Mensagem por ruidisco »

Boas!
A experiência que tive com uma operação STOP com divergência nas medidas dos pneus (no livrete não tinha homologado a medida que usava - 235/70R16) correu bem porque não me multou. Mas concluí que se no documento do IPO estiver assinalada esta divergência eles implicam, se não estiver mencionada eles não vão verificar a medida do pneu a não ser que seja exagerado... Digo isto porque no meu caso o Sr Agente só questionou sobre as medidas depois de ver o documento da visturia. Mais tarde homologuei no meu 300 Tdi a medida que usava para evitar mais chatices, porque se eles quiserem podem passar a multa... :ohnao:
CumprimenTTos,
Rui Carvalho
LCP nº211
lmar
caloiro TT
caloiro TT
Registado: 15 mar 2007 15:30
Land Rover: Discovery 300TDI 1994
Sócio LCP: 1447

Multas

Mensagem por lmar »

Pois... as multas são más, mas inclusivé tenho ouvido dizer que até apreendem a viatura.

Alguém já teve o azar de confirmar isto?

Abraços,

Luis
Landy71
júnior TT
júnior TT
Registado: 08 out 2005 17:56
Land Rover: Discovery TD5 99
Sócio LCP: 1288

Mensagem por Landy71 »

Pessoal aqui está um esclarecimento acerca do assunto, espero que vos ajude.. e qualquer coisa n hesitem em perguntar!

Largura dos Pneumáticos constante nos livretes (actuais documentos únicos)

1 - Nos livretes (actuais documentos únicos) dos veículos automóveis e reboques, a medida da largura dos pneumáticos constante do campo “PNEUMÁTICOS” corresponderá à largura mínima permitida.
2 - O valor máximo admissível da largura do pneumático deverá garantir que o mesmo não faça saliência relativamente ao contorno envolvente do veículo aprovado.
3 - Sempre que o fabricante estabelecer limites para a largura dos pneumáticos a instalar nos veículos, deverão os mesmos constar nos livretes (actuais documentos únicos) em anotações especiais.

"O valor inscrito no campo “Pneumáticos” é sempre, a largura mínima permitida, podendo ser estabelecidos pelos fabricantes limites máximos e mínimos a instalar nos veículos, sendo esta informação inscrita em anotações especiais. O valor máximo não pode possibilitar que haja saliências em relação ao contorno envolvente do veículo."

Mas não deixa de ser "ilegal" não ter as medidas dos pneus instalados nos veículos no documento único... N entrem em exageros.... Sujeitam-se!!

Cumprimentos Lamacentos!!!!!
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910

Mensagem por terracotta »

Boas!

De facto, o ideal é ter sempre pneus com as medidas averbadas no livrete!
Caso contrário, além de reprovar ou anotar no IPO, numa operação stop é motivo para autuação... :x
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Corvo
master TT
master TT
Registado: 25 abr 2006 02:12
Land Rover: Discovery 200 2.5 Tdi 1992
Sócio LCP: 1737

Mensagem por Corvo »

Boas,já agora alguem me sabe dizer qual o valor a pagar ao " sinhores inginheiros" do governo para homologar novas medidas??
vv
júnior TT
júnior TT
Registado: 20 set 2005 00:05
Land Rover: Defender 90 TD5 2000
ex-Discovery 300 TDi 1995
Sócio LCP: 529

Mensagem por vv »

Isto aconteceu-me em Maio de 2005 e na altura escrevi algumas letras para avisar os meus amigos:

"A polícia anda bem rigorosa quanto às dimensões dos pneumáticos. Acabei de ser multado em 120EUR por não ter os pneus com as medidas que estão mencionadas no livrete.
As medidas são 750 R16 (o agente autuou-me sem saber o significado desta dimensão, eu perguntei-lhe e não soube-me responder) e em anotação especial 265/85 R16. Os pneus que tenho são 235/85 R16.
Quando fui à IPO, ficou registado a divergência nas dimensões mas disseram-me que podia andar que a polícia não chateava e de facto já me mandaram parar, sem exagero, para aí 20 vezes neste último ano e nunca me autuaram nem pelos pneus nem por nada (também tenho as coisas mais ou menos legais). E não conheço ninguém que tenha sido autuado por esta infracção.

Por isso meus amigos verifiquem os vossos pneus porque qualquer diferença que haja no livrete (entretanto já fui à DGV para confirmar) estão sujeitos à multa!"

Claro está que logo a seguir fui tratar do averbamento das dimensões 235/85 R16. :finger:
ImagemImagem
Tlm: 962843382
mail /msn: vitmartins@sapo.pt/vitormmartins@hotmail.com
Sócio LCP nº529