Medidas diferentes no mesmo eixo - qual o risco?

Discussão sobre marcas, modelos e medidas
Marco
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 ago 2005 13:04
Land Rover: Range Rover Classic 300 Tdi 96
Sócio LCP: 1462

Medidas diferentes no mesmo eixo - qual o risco?

Mensagem por Marco »

Após 5 anos de valorosos serviços prestados à comunidade, os meus pneus BF Mud, estão a começar a necessitar de ser substituídos. Queria aproveitar para subir na vida e mudar para 235/85. Só que esta medida coloca-me um problema relativamente ao pneu suplente.

Ele pura e simplesmente não cabe dentro do RR (a não ser que ocupe o espaço quase todo da mala). Não posso usar umas barras no tejadilho, pois não entro na garagem e suporte para pneu na traseira, seria a última hipótese a considerar.

A minha questão é a seguinte: Qual o risco real de, numa situação de furo que obrigue à substituição do pneu, andar com um pneu suplente numa medida substancialmente inferior, digamos, uma roda com 205/70 e outra com 235/85?

Em princípio, nunca seriam muitos km, mas haverá o risco de destruir um diferencial devido à diferença de rotação das duas rodas?

Obrigado!
Marco
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Re: Medidas diferentes no mesmo eixo - qual o risco?

Mensagem por josecamorim »

Marco Escreveu: Em princípio, nunca seriam muitos km, mas haverá o risco de destruir um diferencial devido à diferença de rotação das duas rodas?

Obrigado!
Marco
Sim... então no range com o viscoso, pior ainda!
mergulha
pleno TT
pleno TT
Registado: 07 jan 2008 22:46
Land Rover: discovery td5 - 1998
Sócio LCP: 2073

Mensagem por mergulha »

mesmo sem ligar o bloqueio central???
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Mensagem por josecamorim »

mergulha Escreveu:mesmo sem ligar o bloqueio central???

Diogo, Não lhe dá grande saúde, mas à partida com o Central desbloqueado não é tão problemático. No caso do range com viscoso o risco é grande.

Abraço
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

josecamorim Escreveu: Sim... então no range com o viscoso, pior ainda!
Eu nem me tinha lembrado do viscoso. Com as diferenças de rotação, ia estar sempre a bloquear...

Das duas uma... Ou arranjo um suporte para o pneu, na traseira, ou arrisco e vou andando com um kit de tacos para reparações a juntar à espuma para pneus furados (que já tenho e nem sei se funciona.

Claro que se rasgar um pneu não há espuma nem tacos que salvem (se bem que nunca vi isso acontecer)...
You're a car, you're a sitting room, you're a bedroom, you're a frigde, you're a powerstation that charges up my phone every night, but most of all, what you are, what you've become... is a mate. And that's what makes a car special. That's what makes a car great. You start to think of it as a person... You start to love it.

Imagem
Imagem
pavelyuri
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2009 10:47
Land Rover: Ex Series III (2.25D; 2.5D; 2.5 TD; Tdi)
Defender 90 TD5
Sócio LCP: 148

Mensagem por pavelyuri »

o problema do viscoso é para diferenças de rotaçao dos dois veios de transmissao.. por exemplo usar medidas diferentes atras e a frente..
no caso apresentado o diferencial corrige as diferenças no mesmo eixo... nao sendo aconselhavel nao vai partir nada ate porque sera uma soluçao temporaria...
Marco
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Marco »

pavelyuri Escreveu:o problema do viscoso é para diferenças de rotaçao dos dois veios de transmissao.. por exemplo usar medidas diferentes atras e a frente..
no caso apresentado o diferencial corrige as diferenças no mesmo eixo... nao sendo aconselhavel nao vai partir nada ate porque sera uma soluçao temporaria...
Sim, eu sei que é para diferenças entre os eixos, mas o eixo "coxo" vai andar sempre com falhas que o viscoso pode detectar como diferença de tracção, e tente compensar entrando em acção mais vezes...

Sei que o diferencial está preparado para diferenças de rotação entre rodas, mas será que aguenta, digamos por exemplo, 100km (digamos, regresso a casa após um passeio a um sábado, em que não tá nada aberto que permita reparação) com um pneu 235/85 e outro 205/80?

Obrigado!
Marco

Imagem
Imagem