Bem se fizerem uma DAA (declaração amigavel de acidente) bem preenchida e assinada, se não existirem feridos (mesmo que ligeiros )então estamos perante um IDS (indemenização directa ao segurado) isto é , vai ser a tua seguradora a tratar de tudo e receber da outra mais tarde, aqui ja tens uma vantagem em ter uma "boa" (se é que existe) seguradora.
Depois teras que ter tambem uma grande preocupação com o "interlecutor" (mediador, cigano, aldrabão, vigarista, fil.. da p...) o que lhe quiseres chamar e onde eu estou incluido, que vais escolher...... Pois se a seguradora é importante , o mediador nao é menos, nao tem que ser bonito nem tem que ter gravata, na minha opinião tem que ser honesto ( sei que vai dar vontade de rir mas existem) com escritorio aberto o mais perto possivel do teu local de trabalho etc etc. E aqui ja tu te podes auxiliar em caso de sinistro, se for bom profissional tem a dever moral e profissional de te tratar do assunto.
O ideal é escolheres bem o mediador e que ele te faça o seguro numa seguradora que tenha escritorio perto de ti para que em caso de duvida te possa deslocar lá para tirar qq historia a limpo
Nao me estou a candidatar para essa função uma vez que estou longe e sou careiro para burro
Aproveito para informar que por curiosidade entrei em contacto aqui á uns meses com a Vitorinos ( sem dizer que era mediador) e coloquei o meu caso. Acabei por nao "fazer" la pq nem pagando o dobro me faziam a Quebra de vidros ( ja tive de mudar um e sei quanto a seguradora pagou) e achei muita "facilidade" em provar que o meu Disco era o segundo carro, mas isto fui eu.....
JB