Algumas POUCAS questões sobre Discos e Ranges :)

Discussão generalista sobre Todo-o-Terreno
nmoliveira
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 12 abr 2007 11:36
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Algumas POUCAS questões sobre Discos e Ranges :)

Mensagem por nmoliveira »

Viva pessoal!
Aqui o caloiro já colocou este tópico noutro lado, mas parece que ninguem sequer o leu. Talvez aqui tenha mais sorte. :D

As minhas questões prendem-se com a escolha entre um Discovery e um Range.. Cá estão elas:

1º Quais as diferenças entre as versões 200 e 300? Já ouvi versões contraditórias.

2º Dizem que Range Rover tem uma manutenção mais cara, mas é muito mais cara a ponto de colocar em causa o modelo que se escolhe? Ou a diferença não é assim tão grande?

3º Para um TT duro, quais são os pontos fracos de ambos os modelos? Que material parte com facilidade? O que se pode fazer, e quanto custa?

CumprimenTTos a todos :cool:
faria
pleno TT
pleno TT
Registado: 03 ago 2005 13:34
Land Rover: RangeRover 3.9 EFi'90
RangeRover P38'95

Mensagem por faria »

Boas,
1: basicamente o Motor e os semi-eixos, que no 300 são de 24 esterias e em alguns 200 são de 10 esterias, claro para alem dos interiores, mas isso n é importante! O motor 300 é mais potente (pouco+) tem um turbo diferente e mais n sei...

2: Se estivermos a falar da mesma motorização, é exctamente igual, até o chasis é o mesmo! a diferença pode estar no amortecedor trraseiro central (não conheço ninguem k já o tenha trocado) e claro na caixa de trf, que no RR é de bloqueio por viscoso e no Disco é manual (mas a dif. de reparação tb n é assim muita)

3: São os semi-eixos, que se podem trocar por uns de "garantia vitalicia" e no caso do RR aconselho um bloqueio manual (cx. TRF. do Defender) Quanto custa...é caro :):)
_______
AbRRaço
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910

Mensagem por terracotta »

Boas!

Acrescentando um pouco ao que o Faria referiu, os custos de manutenção dos LR são semelhantes, dependem apenas do uso que se lhes dá..
Se pretendes fazer TT duro, o melhor é mesmo o DEF. :cool:
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
1183
pleno TT
pleno TT
Registado: 04 set 2005 20:08
Land Rover: Ex Discovery 200 Tdi 1990
Discovery Td5 2000
(eu queria de 2010, mas espero)
Sócio LCP: 1183

Mensagem por 1183 »

faria Escreveu: O motor 300 é mais potente (pouco+) tem um turbo diferente e mais n sei...

:):)
Caro Faria, exactamente a mesma potencia e o mesmo binário, apesar de serem bastante diferentes, a diferença é no regime a que se atingem, o 300 é mais agradável para estrada, faz muito menos barulho, mas o 200 tem um comportamento em baixas bastante melhor.
ImagemImagemImagemImagem
raul silva
júnior TT
júnior TT
Registado: 30 mai 2006 08:23

Mensagem por raul silva »

Resta dizer que o 200 tdi tem pontos de maior fiabilidadde como é o
caso da bomba de água embora a bomba de direcção assistida
seja pior. É, no entanto, mais fácil aumentar a potência e binário
a um 200 tdi pois este tem válvulas mais largas e o turbo tem a pressão
de abertura da wastegate a 0.8 bar, com a aste de controlo da válvula
bem acessivel, o que não acontece no 300 tdi, o qual tem válvulas mais
pequenas, tem a pressão da mesma válvula a cerca de 1 bar e está
muito pouco acessivel. Quanto à caixa de velocidades, eu até gosto
mais da LT77 do 200 tdi que tem um curso de alavanca mais curto
e é mais rápida.
Cumpts.
raul
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

Como ando tanto no 200 como no 300 aí vaí a minha opinião: ambos têm prestações/consumos semelhantes, esteticamente gosto mais da frente e do interior do 300...

Em relação a qualidade de algum material prevalece o 200 tal como o tablier não descola, o volante é de muiiiiiito melhor qualidade incluindo a forra do tecto.

Em termos de condução prefiro de longe o 300, motor mais suave e silencioso, caixa, suspensão.

Em relação a aumentar a potência se fôr com a colocação de um kit de potência é exactamente do mesmo modo.

:driving:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
nmoliveira
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 12 abr 2007 11:36
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano

Mensagem por nmoliveira »

Muito obrigado pessoal, ja consegui tirar muitas duvidas.
Para rentabilizar o meu investimento, quero um jipe que possa usar no dia-a-dia e também no monte, e como faço muito kms por semana a minha opção não recai num DEF mas sim num DISCO ou RANGE. Pelas opiniões daqui, parece que a melhor opção para mim será um 200tdi. Mas como quero gastar pouco na compra, para ter margem para alterações as minhas opções não são muitas. Alem disso ainda me falta vender o meu jipe... um v#t@ra! :rofl:

Podem vê-lo aki..

http://www.patrolaventura.com/forum/vie ... php?t=2449

cumprimenTTos,

Nuno Oliveira