Ad blocker detected: Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker on our website.
Sou novo no forum, no TT e nos Series III. Mas quando um amigo me disse que tinha um R88 SIII de 1977 para vender não resisti e comprei. Levou uma pintura nova, a caixa de velocidades está a ser restaurada (a 2ª saltava), os bancos eram de um fi@t Uno - comprei originais, o volante era de um Rover 114, também já encomendei um original. No livrete tem indicação de uma lotação de 3 lugares (na cabine).
A minha pergunta é a seguinte: Se colocar os bancos laterais, é possível alterar as especificações no livrete? Em caso afirmativo, o que deverá ser feito?
Antes de o comprar
Durante a pintura
Depois da pintura, a repousar, preparando-se para a próxima operação: reconstruir caixa de velocidades, bombas de gasóleo novas, subsituir bancos (eram de um fi@t Uno), volante, etc.
... depois coloco mais fotos.
Última edição por duarte em 15 jun 2006 17:15, editado 1 vez no total.
È ligar para a DGV, que eles esclarecem, mas penso que tenha que passar por uma inspeção, e tvs haja imposto a pagar porque passa a ser de pasageiros... Penso eu...
Há imposto apagar, isso é certo, porque os comerciais pagavam menos do que os de passageiros. É necessário pagar a diferença menos o abatimento correspondente à idade do veículo.
Coragem... Então é assim: ´(Já fui á DGV) é necessário um projecto á escala 1/8 de alteração das caracteristicas do veiculo assinado por um eng. mecanicoinscrito na Ordem, porque a LAND ROVER Portugal manda-nos ás urtigas para não se chatear (Já lá fui). Posto isto entramos na parte fiscal. Salvo erro o total de impostos a pagar ronda os 4000 euros, imposto automóvel + IVA, fora a papelada que a senhora da alfandega me avisou logo será muito dificil de conseguir. O comentário dela foi "Troque mas é de carro" . É louca!!!
PS: Parabéns pela aquisição.
Essas contas estão completamente erradas para um veículo com a idade de um Série, que neste caso, sendo de 1977, tem mais que 10 anos de idade.
Com mais de 10 anos, o abatimento é de 80%, pelo que a fórmula de cálculo é a diferença entre o imposto pago e o de um automóvel ligeiro de passageiros, adicionar o IVA e dividir por 5.
Depois existem as burocracias habituais, mas os valores não têm nada a ver com os 8.000 euros.
O meu sIII de 77 trazia os banquinhos atrás, ex GNR. Quando o comprei nem sequer olhei para a lotação
Quando me alertaram para essa situação (diferença de lugares) por causa da inspecção fui a uma dessas casas que tratam da papelada (onde o meu pai já pediu legalizações de carros e camiões) e passados uns dias eles informaram:
além da papelada +- 4000€ (não recordo muito bem a importância exacta!
Julguei que se tivessem enganado devido ao ano (matricula civil desde 1999) ... esqueci o assunto até ter um tempo para ir à DGV em Coimbra!
Se quiserem tratar do processo em conjunto (1/2 dúzia de landmaníacos pedirem os rabiscos ao engenheiro, etc e tal) eu alinho!!!
Tenho um Série IIA de 69 que de livrete vem com 3 lugares, apesar de na altura em que o comprei tambem viesse com os tais bancos corridos atrás. acho a ideia de nos juntármos muito simpática. Pelo menos a parte do projeto podiamos pensar em ver em conjunto, e depois pensar em descobrir a melhor forma de lidar com a questão fiscal, que de qualquer forma eu acho que é a mais dificil e dispendiosa.
essa matricula de 1977, por acaso não é de fundo preto com inscrições a branco? o meu serie é de 1981 e tem a matricula ainda original, a verdadeira matricula nacional
julgo que podes aplicar essa matrícula sem problemas, pois até agora ninguém implicou com a minha, ninguém me disse que tinha de colocar matrícula CEE
A questão da matrícula está regulamentada na DGV, mas o problema é que o S3 do Donário tem matrícula de 1999, quando o actual modelo já estava em vigor.
Em teoria, as "matrículas de época" destinam-se a que originariamente as tivesse.
Pois é ... a partir de uma certa data (não sei qual é) as matriculas devem obedecer a certas características!
O carro é de 1977 MAS a matrícula é de 1999, por isso tem de ser em chapa com as letras assim assim, com um relevo máximo de 3mm (penso eu) ... Não dá para ter as famosas matriculas pretas com as letras brancas, em plástico!
Tem de se pedir uma matrícula "da época" à DGV!
O que é preciso para isso ... fica para um próximo episódio (em breve vou à DGV perguntar!)
Como diz o outro: "Portugal Portugal, do que que estás à espera ...?"
Disseram-me que pedir essa matricula não é muito fácil, nem barato!
Tenho conhecimento de um Willis, importado. Pediram matricula da época ... tiveram de entregar uma listagem com os carros matriculados nessa data, etc e tal! Não sei quanto pagaram!
Chegou a altura de registar o carro em meu nome e também pensei logo em tentar averbar os 7 lugares no momento de adicionar as novas medidas dos pneus!
Fiquei com esta ideia principalmente porque a GNR pôs lá uns bancos antes (eles já podem andar atrás que ninguém os multa ).
Já vi que pelos vistos a coisa é mesmo complicada... Acho 4000€ um absurdo, principalmente tendo em conta o valor de mercado dos séries!
Se defacto não for muito dispendioso eu estava interessado em proseguir com a sugestão do Donário! Juntamo-nos todos e arranjamos um engenheiro (isso é a parte mais fácil).
O meu é de 1977 e apesar de estar com uma matricula branca eu pedi ao mecanico para me fazer uma dessas pretas com as letras em relevo, mas nem sei de que ano é esta matrícula (FN-27-65), penso é que todos as que tem as letras à esquerda à partida serão as pretas.
André Almeida - Vila do Conde/Porto
1977 Série III 88 Regular Soft-Top
2004 Freelander TD4 Sport
2005 Defender TD5 HTV
Esse série já não está de origem. Está um bocado defendarizado!!! A base dos farois(quadrado preto é do Def) e os farolins traseiros também têm a disposição do 90!
Em relação aos "rabiscos" de um engenheiro vou-me informar, pois sou engenheiro mecânico!
O meu serie II A 88 diesel é de 1965 era da GNR J-109, mas qd passou a civil ficou com a matricula da época FE-31-59, em relação aos bancos traseiros o meu tambem tráz, mas o proprietário anterior ( visto q eu sou o 2º proprietario de livrete) deve ter conseguido legalizar e tenho lotação até 7 lugares, pelos visto tive um poco de sorte e não tenho de me preocupar.
O meu foi legalizado em 1985, pelo que diz o anterior dono, ano em que saiu da GNR, e foi logo dada a matricula do ano de fabrico, 1977 (FN).
Penso que ao dar a primeira matricula é facil, agora tendo uma matricula civil, voltar a alterar, não sei, talvez eles possam facilmente "abater" a de 99.
André Almeida - Vila do Conde/Porto
1977 Série III 88 Regular Soft-Top
2004 Freelander TD4 Sport
2005 Defender TD5 HTV