Bloqueio do diferencial TD5

Discussão sobre Discovery I, II e 3
ludo
júnior TT
júnior TT
Registado: 24 out 2006 16:48

Bloqueio do diferencial TD5

Mensagem por ludo »

Boas.
Alguém me pode explicar onde é que bloqueio o diferencial do meu disco TD5.. :god:

É que eu tinha um 300 tdi e a alavanca das lentas e altas fazia também o bloqueio do diferencial. :driving:

Agora no disco Td5 essa manete não tem o bloqueio do diferencial, só tem lentas e altas. :bolas:
JMAlmeida
júnior TT
júnior TT
Registado: 15 nov 2006 19:27
Land Rover: Discovery 300Tdi
Sócio LCP: 1554

Mensagem por JMAlmeida »

Boas
A caixa do Disco TD5 e igual a do TDI por isso o bloqueio esta la, so falta um tirante para o fazer actuar, facto esse compensado com o control de tracção embora se fale que existe um kit para alterar o sistema
Jorge Almeida
914609035
http://lrsalette.blogspot.com/
Samuel_Alves
pleno TT
pleno TT
Registado: 10 jan 2007 23:43
Land Rover: Defender 90 Td5
Sócio LCP: 2227

Mensagem por Samuel_Alves »

boas!

Pois!É mais ou menos isso!
O meu pai tem Disco TD5 e o outro dia entreti-me a ler o manual do utlizador. Segundo o que percebi e se a memoria não me falha, o bloqueio está lá,mas, so é activado,por um mecanismo electrico, quando em baixas pressionamos o botao de controlo de descida(que apesar de se chamar assim, serve tambem para subidas). De resto, o ETC/ABS (eletronic traction control/...) faz um trabalho edentico a ter tres bloqueios, pois, quando uma roda começa a patinar este sistema vai, recorrendo ao ABS, e abrandar a roda ou as rodas que estão a patinar. De certo modo é um sistema superior ao bloqueio central convencional pois actua sobre as quatro rodas independentemente, enquanto que o bloqueio central convencional distribui apenas 50% pra frente/ 50% pra trás e no caso de perder tracção numa roda da frente e numa roda de trás ao mesmo tempo,todos sabemos o que acontece! :ohnao: ...
Na minha opinião o ETC é um sistema muito fiavel, mas acredito que para quem esteja habituado ao bloqueio convencional meta alguma confusão!
Vai ver que é tudo uma questão habito! :cool:

Um abraço pra todos e disfrute da sua nova maquina :driving:
raul silva
júnior TT
júnior TT
Registado: 30 mai 2006 08:23

Mensagem por raul silva »

O disco td5 não tem actuador do bloqueio de diferencial central. Têm,
no entanto, quase todos o mecanismo do mesmo na caixa de transferência, bastando montar, não só os tirantes mas também
o selector e manete do disco 300 tdi, ou então comprar o kit de cabo
da ashcroft ou outras empresas. O bloqueio do diferencial aumenta
sensivelmente as capacidades TT do discovery II e, para quem gosta do
TT duro, é uma necessidade.
Cumpts.
raul
pmspm
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 mar 2006 12:17
Land Rover: Discovery II TD5 2001, Freelander Td4 2003
Sócio LCP: 1404

Mensagem por pmspm »

É como diz o Raul. O Discovery II tem bloqueio ao diferencial central, igual aos dos Discovery TDi, a única diferença é que nesta série II a LAND ROVER decidiu não ligar o bloqueio à manete, por achar que o TC (controlo de tracção) chegava.

Mas a caixa de transferências tem lá o bloqueio:
http://sisley.inesc-id.pt/misc/Dif_Lock.pdf

Existem kits para montar no Disco II para activar o bloqueio, uns são "eléctricos" através de solenóide, mas existem os mecânicos que é básicamente um tirante e a parte de baixo da manete das redutoras que passa a ter as 4 posições, H, L com e sem Dif_Lock.
podem ver os kits aqui:
http://www.discoparts.com/asp/products.asp?CatID=6

Atenção que a função Hill Descent Control é mesmo só para descidas, pode é ser utilizado tanto para a frente como para trás (se estiverem a descer de marcha-atrás). O que o sistema faz é detectar quando as rodas começam a patinar e corrigir. Além disso também vai travando as rodas de modo a que o carro não ganhe muita velocidade, e juntando os dois factores conseguimos descer devagar, mesmo em piso escorregadio de forma controlada.

O TC (traction control ou controlo de tracção) utiliza o sistema de travagem para, quando sente uma roda solta, trava-a permitindo assim que a força vá para a roda que está no chão.

Abraço.

Abraço.
Pedro Machado, 937781213
Discovery Série II 2001; Freelander Td4 2003
E-mail e MSN: pedro.machado@ist.utl.pt
O meu site TT : http://pedromachadott.pt/