A Lata de Óleo - Defender TD5

Apresente-se ao Clube, diga o seu nome e descreva o(s) seu(s) LAND ROVER(s), inclua imagens.
cap.domato
júnior TT
júnior TT
Registado: 01 ago 2008 15:50
Land Rover: ex discovery200 tdi 90
defender 110 300 tdi 95
range rover classic 200 tdi 93
nº Iberico 0660
Sócio LCP: 1998

Re: A Lata de Óleo - Defender TD5

Mensagem por cap.domato »

luislanca Escreveu:Vai indo. A caixa já está no sitio.

Vou meter cardan duplo à frente e aproveitar para dar uma afinação no diferencial de traz. Se tudo correr normalmente, lá para o final da semana está pronto. Depois é só afinar o motor.
boas luis esse cardan é muito familiar ihihihih
e a rota da agua pe esta a começar a desenhar
estou curioso para ver a maquina
abraço capittao do matto
Imagem
ROTA DO LOBO 20 MARÇO 2011
luislanca
júnior TT
júnior TT
Registado: 15 fev 2009 18:41
Land Rover: Defender 90 Td5 - A lata de óleo
Sócio LCP: 0
RTI: 1200

Mensagem por luislanca »

Pois, a transmissão já está cá em casa há uns tempos, na fila de espera para montar.

Ora ai está uma boa proposta! Capitão, se levar o jipe ai a cima este fim de semana arranjas um sitio para attascar?
cap.domato
júnior TT
júnior TT
Registado: 01 ago 2008 15:50
Land Rover: ex discovery200 tdi 90
defender 110 300 tdi 95
range rover classic 200 tdi 93
nº Iberico 0660
Sócio LCP: 1998

Mensagem por cap.domato »

luislanca Escreveu:Pois, a transmissão já está cá em casa há uns tempos, na fila de espera para montar.

Ora ai está uma boa proposta! Capitão, se levar o jipe ai a cima este fim de semana arranjas um sitio para attascar?
pois essa maquina é um pouco dificil de atascar mas com jeito podemos ir até as dunas para curtir esse turbo ihihihih
saudaçoes capittaodomatto
Imagem
ROTA DO LOBO 20 MARÇO 2011
jmadeira
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 24 fev 2007 22:47
Land Rover: Modelo Tipo Motor Ano
RTI: 0

Mensagem por jmadeira »

Cumprimentos a todos.

Luís aproveito para cumprimentar-te pela espectacular máquina que tens vindo a melhorar. Está brutal.
Tenho andado muito interessado em adquirir um turbo idêntico ou de características semelhantes ao que colocaste no forum, para substituir o original do meu Defender, pelo que agradecia a tua ajuda em facultar o contacto com a empresa/empresas a quem encomendaste.
Última edição por jmadeira em 19 jun 2022 19:28, editado 1 vez no total.
luislanca
júnior TT
júnior TT

Mensagem por luislanca »

Oi João. Desculpa só agora responder mas não tenho tido muito tempo. O site da empresa que me forneceu o turbo é este : http://www.bellautoservices.co.uk/
Já é a 2ª vez que mando vir coisas de lá e correu sempre tudo bem.

Ora não te respondi mais cedo porque andei ocupado a apertar parafusos. Finalmente consegui acabar o jipe, e eliminar todas as fugas. Ah.. e já montei o turbo.

Sem mexer na electrónica nem nas afinações do turbo, verifiquei que:
- o turbo faz um pico a 1.5 bar
- só de acelerar ao relantim atinge 1 bar
- acabou o fumo preto até as 3500rpm. Aí é que começa a fazer, mas mesmo assim pouco.
- já nao preciso de mudar de caixa com tanta frequência para manter aquele input.
- Tenho motor abaixo das 2000rpm. Tenho motor a partir das 1300-1400rpm (turbo a 1.2bar)
- o barulho do motor mudou. já nao faz aquele assobio quando ao relantim mas consegue-se ouvir nitidamente o turbo.

Para já estou completamente satisfeito, mas....

Pretendo alterar a electrónica para se adptar ao novo fluxo de ar, que agora está a ser desaproveitado, e posteriormente talvez aumentar um pouco a pressão, mas nunca mais que picos de 1.6bar
Está a ser complicado levar o jipe a um banco de potencia para produzir gráficos bonitos, mas veremos como corre.
jmadeira
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por jmadeira »

Boas.
Obrigado pela resposta.
Segunda-feira vou entrar em contacto com eles.
O meu Def está mesmo com sede de um turbo desses...
Abraços
luislanca
júnior TT
júnior TT

Mensagem por luislanca »

Nâo te esqueças que para tirares todo o partido do turbo tens que reprogramar o jipe de acordo com as novas necessidades. Ou seja, mesmo que já tenhas uma reprogramação, a mesma tem que ser alterada para se adaptar ao novo turbo. Se precisares de ajuda neste capítulo, eu sei quem te pode ajudar.
fontes
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 jun 2009 13:50
Land Rover: Dendender 110 2.2 Td4
Ex Defender 90 Td4 2011
Ex Discovery td5 2000
Ex Defender 90 Td5 1998
Ex SIIA 1Ton
Ex P38
Sócio LCP: 64

Mensagem por fontes »

luislanca Escreveu:Oi João. Desculpa só agora responder mas não tenho tido muito tempo. O site da empresa que me forneceu o turbo é este : http://www.bellautoservices.co.uk/
Já é a 2ª vez que mando vir coisas de lá e correu sempre tudo bem.

Ora não te respondi mais cedo porque andei ocupado a apertar parafusos. Finalmente consegui acabar o jipe, e eliminar todas as fugas. Ah.. e já montei o turbo.

Sem mexer na electrónica nem nas afinações do turbo, verifiquei que:
- o turbo faz um pico a 1.5 bar
- só de acelerar ao relantim atinge 1 bar
- acabou o fumo preto até as 3500rpm. Aí é que começa a fazer, mas mesmo assim pouco.
- já nao preciso de mudar de caixa com tanta frequência para manter aquele input.
- Tenho motor abaixo das 2000rpm. Tenho motor a partir das 1300-1400rpm (turbo a 1.2bar)
- o barulho do motor mudou. já nao faz aquele assobio quando ao relantim mas consegue-se ouvir nitidamente o turbo.

Para já estou completamente satisfeito, mas....

Pretendo alterar a electrónica para se adptar ao novo fluxo de ar, que agora está a ser desaproveitado, e posteriormente talvez aumentar um pouco a pressão, mas nunca mais que picos de 1.6bar
Está a ser complicado levar o jipe a um banco de potencia para produzir gráficos bonitos, mas veremos como corre.

O que descreves bate +- certo com o meu...
No entanto tenho ainda uns pormenores por resolver.
jmadeira
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por jmadeira »

Já tenho uma reprogramação, mas vou aproveitar e mudar de centralina, pois tenho uma suplente que adquiri à tempos de um carro de 2005 (o meu é de 2000).
Vou mesmo necessitar de alguém competente para ajustar ou reprogramar.
luislanca
júnior TT
júnior TT

Mensagem por luislanca »

Quem me tem tratado do meu é o Luís Proença - 919 792 574. Mapas à medida, completamente personalizados,
JotaJor
master TT
master TT
Registado: 21 ago 2006 12:41
Land Rover: Defender 110 SW Td5 03'
Sócio LCP: 2060

Mensagem por JotaJor »

tenho que ir ver esse charuto :sing:

agr ja nao tenho o camelo para envergonhar a lata de oleo... chatisse :lol: mas tenho o s@m#rai s:)
jmadeira
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por jmadeira »

Obrigado pelo contacto Luís. Segunda já tenho trabalho de casa entrando em contacto para novas actualizações no Defender...
fontes
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 jun 2009 13:50
Land Rover: Dendender 110 2.2 Td4
Ex Defender 90 Td4 2011
Ex Discovery td5 2000
Ex Defender 90 Td5 1998
Ex SIIA 1Ton
Ex P38
Sócio LCP: 64

Mensagem por fontes »

Hoje finalmente tive tempo para uns videos...

são de qualidade duvidosa mas é o que se arranja...

O meu manometro é em PSI

10 PSI = 0.7 Bar
20 PSI = 1.37 Bar
25 PSI = 1.7 Bar

Tenho o carro a fazer 1.7 de pico e 1,5.. 1,6 contante.

Como o Luis ainda não fiz mapas para a Geometria, estou a resolver primeiro todos os problemas que tenho no carro,
Noisy crank shaft entre outros..

Luis, ao contrario de ti o meu fuma só em baixas...

YOUTUBE_ADMIN
YOUTUBE_ADMIN

YOUTUBE_ADMIN
YOUTUBE_ADMIN
luislanca
júnior TT
júnior TT

Mensagem por luislanca »

Fontes, fala com o Proença que ele ajuda-te a por isso tudo certinho. Comigo resultou!

A ver se esta semana tenho tempo para meter a lata d'óleo num banco 4x4. Deve dar resultados interessantes com os pneus de taco que tem :lol:
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Mensagem por josecamorim »

luislanca Escreveu:Fontes, fala com o Proença que ele ajuda-te a por isso tudo certinho. Comigo resultou!

A ver se esta semana tenho tempo para meter a lata d'óleo num banco 4x4. Deve dar resultados interessantes com os pneus de taco que tem :lol:
Eh pá...espero que dê mais do que os 190cv e 502nm de binário dum patroleiro com 37"...se assim não for, estás a trabalhar mal :) eheh

O Fontes tem também a motorscience que é a malta que agora anda a preparar as dmax da prolama e as bt 50 do troféu mazda. Topo nos diesel também! O Proença fica um bocado mais a sul, mas tb é uma opção :) eheh

Abraço,
Amorim
jmadeira
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por jmadeira »

Luís esse turbo que compraste, pelo que vejo recebeste antes de desmontar o teu, não necessitaste de enviar em regime de upgrade, ou seja enviar o teu, para que te reenviem transformado? Mantiveste o teu de origem?
As empresas que tinha contactado, todas me pediram para enviar o meu turbo primeiro como regime de troca (+ uns euros extra), transformavam e depois reenviavam-me de novo como hibrido...
Cumprimentos
luislanca
júnior TT
júnior TT

Mensagem por luislanca »

Eu tinha um turbo suplente, que enviei à retoma. Estava estragado mas não tem mal.

Se quiseres um turbo estragado para enviares como retoma, tenho um amigo que tem um e talvez te o venda por um preço de amigo. Resta é saber se quem to aceita n tem problemas com isso. Eu expliquei a situação e no meu caso não houve problema.
pavelyuri
master TT
master TT
Registado: 03 ago 2009 10:47
Land Rover: Ex Series III (2.25D; 2.5D; 2.5 TD; Tdi)
Defender 90 TD5
Sócio LCP: 148

Mensagem por pavelyuri »

fontes Escreveu: Noisy crank shaft entre outros..
as vezes a minha nanocom da-me este erro... que quer isto dizer afinal?
jmadeira
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por jmadeira »

Boa noite.
Perguntei na Iberoturbo quanto pode custar um turbo de geometria variável, recomendaram-me um GT2052V de geometria variável, pois o meu interesse é um turbo que me responda bem em baixas, não é propriamente um aumento brutal de cv e de velocidade de ponta que pretendo, mas não sei se será com as características do que adquiriste. De turbos entendo pouco, não me considero um expert, pelo que ainda não consegui entender a diferença entre o de geometria variável e o turbo hibrido. Estou neste impasse de decisão. Em termos de custo creio que andará perto de 800 euros mais coisa menos coisa. Julgo ter sido esse o valor que dispendeste pelo turbo??
Se puderes aconselhar algo que me esclareça melhor ou uma opinião de quem já tomou essa decisão e sabe os resultados que obteve, agradeço.
Se possível diz-me quanto pode custar esse turbo para enviar... pretendia manter o meu caso exista algum problema.
Um abraço.
luislanca
júnior TT
júnior TT

Mensagem por luislanca »

Eu também ando longe se ser um expert em turbos, mas vou tentar dar uma achega.

Para o que nos interessa, há basicamente dois tipos de turbo: Geometria fixa e geometria variável

O turbo de geometria fixa, como o nome diz, mantém as suas características constantes em toda a faixa de utilização. Isso cria sempre situações de compromisso, pois se tiveres um turbo muito pequeno tens pouco lag (o tempo que vai entre carregares no acelador e o turbo começar a aumentar a pressão de admissão) mas pouco caudal. Com um turbo maior, tens mais caudal (que se pode traduzir em potência) e mais lag.

Num carro de pista isto pode não ser um problema, pois tentas andar sempre com a rotação correcta e sempre com o turbo em carga. No TT isto já não é assim, pois ficas sempre com um motor com uma faixa de utilização muito curta.

Uma das formas que tens de resolver este problema é adoptares um turbo de geometria variável, que como o próprio nome indica, consegue variar as palhetas da turbina de forma a aproveitar ao máximo o fluxo de gases de escape

Uma imagem dum site qq da net para descrever o funcionamento do mesmo:

Imagem

Um turbo hibrido é uma coisa completamente diferente. Um turbo hibrido é feito pela junção de peças de dois ou mais turbos, por vezes de origem diferente. Nesta medida, o meu turbo é hibrido porque utiliza umas peças do turbo de origem, e outras peças de outro turbo. Não é algo que tenha sido escolhido do catálogo da garret, como essa referência que citaste.

Uma questão para a qual queria chamar a tua atenção é para a dificuldade que há em ajustar correctamente um turbo de geometria variável para ser adoptado noutro motor distinto daquele para o qual foi pensado. Daí a minha opção, em que paguei mais do dobro do que me custava um garret de origem, mas onde veio a "papinha" toda feita, e foi só chegar e aparafusar.

Espero não ter cometido nenhuma gaffe e espero que os GURUS complentem a info.