Engate reboque vs librete
- tbatel
- júnior TT

- Registado: 19 nov 2009 19:25
- Land Rover: Discovery 200 TDi 1992
- RTI: 0
Engate reboque vs librete
Viva!
Pensei em comprar um engate de reboque, mas so agora estou a pensar numa situação, será necessário mencionar ou alterar o livrete em algum campo? Desculpem a minha ignorancia no assunto.
Agradeço a ajuda.
Obrigado.
A. Batel
Pensei em comprar um engate de reboque, mas so agora estou a pensar numa situação, será necessário mencionar ou alterar o livrete em algum campo? Desculpem a minha ignorancia no assunto.
Agradeço a ajuda.
Obrigado.
A. Batel
- 1183
- pleno TT

- Registado: 04 set 2005 20:08
- Land Rover: Ex Discovery 200 Tdi 1990
Discovery Td5 2000
(eu queria de 2010, mas espero) - Sócio LCP: 1183
Re: Engate reboque vs librete
O engate de reboque não tem nenhuma menção especial no livrete, podes montar em qualquer carro, no entanto, não pode exceder as dimensões normais do veículo, razão pela qual os novos sistemas em que o gancho encaixa são preferiveis aos antigos, poi só se encaixa o gancho na altura que se vai utilizar.
- tbatel
- júnior TT

- Registado: 19 nov 2009 19:25
- Land Rover: Discovery 200 TDi 1992
Ok. Fiquei esclarecido, muito obrigado.
Venha lá o reboque para o montar na máquina.
Bons trilhos a todos!
A. Batel
Venha lá o reboque para o montar na máquina.
Bons trilhos a todos!
A. Batel
- Victor
- pleno TT

- Registado: 20 fev 2006 19:56
- Land Rover: Ex DISCOVERY 200 TDi - 1992
Ex DISCOVERY 300 TDi - 1994
DEFENDER TD5 - 2000
FREELANDER TD4 Steptronic - 2003 - Sócio LCP: 1310
Viva "Confrades",
- Alguém que me esclareça, ou corrija, mas julgo que os vulgarmente conhecidos "engates" de reboque presentemente têm que ser homologados, ou certificados (?). (Não a montagem no carro, mas o próprio sistema de "engate")
Abração
- Alguém que me esclareça, ou corrija, mas julgo que os vulgarmente conhecidos "engates" de reboque presentemente têm que ser homologados, ou certificados (?). (Não a montagem no carro, mas o próprio sistema de "engate")
Abração
- jpcme
- master TT

- Registado: 03 ago 2005 15:49
- Land Rover: Defender 110 SW
- Sócio LCP: 2208
encontrei isto na net e achei interessante.
É Necessário Um Engate de Reboque Homologado?
Na lei Portuguesa, não.
A lei Portuguesa diz que o engate (a parte fixa ao veículo) não pode exceder os limites da viatura, tendo a bola que ser amovível, com parafusos ou automática (sem ferramenta).
No entanto a norma Europeia 9420CE diz que:
1) O Engate de Reboque tem que ser feito segundo as instruções do fabricante do automóvel, que previu um modo de fixação do engate de reboque.
2) Que um protótipo do engate tem que ser testado num banco de ensaio, com dois milhões de golpes.
3) Que o protótipo tem que ser registado.
Todos os engates de reboque devem ser homologados, devendo possuir inclusivamente o número de homologação e de registo.
Que Diferença Existe Entre Um Kit de 7 Polos e Um Kit de 13 Polos?
Os Kits de 7 pólos são indicados para veículos que reboquem reboques.
Os Kits de 13 polos são para rebocar caravanas, visto que estas possuem luz interna.
É Obrigatório Colocar o Kit Específico se se Detectar "Falha de Luz"?
Sim, visto que o contrário pode avariar a centralina do veículo.
Como Posso Saber Que Kit Eléctrico é Indicado Para o Meu Veículo?
A maioria dos novos modelos de automóveis possuem computador de bordo, sendo que o mais provável é necessitar de um kit eléctrico específico.
A melhor maneira de verificar é retirar uma das lâmpadas do veículo e se este detectar "falha de luz" necessita de um kit específico. Se por outro lado o veículo não detectar "falha de luz", pode utilizar um kit standard.
OUTROS DADOS:
O ENGATE DE REBOQUE:
Pode-se chamar “engate de reboque”, “bola de reboque”, “gancho e reboque”, mais raramente “aranha” e até já chamaram “noz de reboque”.
Divide-se em três partes, a estrutura que vai fixar ao carro, a bola e a tomada eléctrica.
A maioria dos engates de fabricação anterior a 1998, chamados de reforma por terem sido concebidos antes da directiva 94/20/CE, têm um modo de fixação em que na maioria das vezes é necessário furar o caro em pontos aleatórios que foram definidos pelo fabricante do engate e não pelo fabricante do automóvel, isso já não se verifica em todos os modelos em que aparece a indicação CE (normas europeias).
Estes engates são muito parecidos com os chamados engates artesanais e em geral é usado tubos redondos moldados para a sua fabricação.
Os modelos CE usam todos tubo quadrado.
Directiva 94/20/CE, é a chamada homologação, que na maioria dos países é obrigatória diz que:
*Os engates têm que ser feitos segundo as instruções do fabricante do automóvel.
*Devem o protótipo ser sujeito a 2 milhões de golpes na máquina de ensaio testando a resistência do engate.
*Deve ser feito o seu registo no ministério da industria.
Nesses países os engates montados devem ser inspeccionados após a sua montagem.
Em Portugal não há lei para o engate de reboque, a bola pode andar montada, tem que ser desmontável, não podendo ser soldada ao engate nem o engate (estrutura fixa ao carro de modo definitivo ultrapassar os limites do carro aumentando as suas medidas.
TIPOS DE BOLA:
A parte esférica da bola é em todos os tipos de bola do mesmo diâmetro, podem variar no comprimento e na altura nos carros têm que ficar mais ou menos a 45cm de altura a partir do solo, no entanto no modo de fixação ao engate existem três tipos:
1. De parafusos, são necessários tirar dois parafusos usando ferramentas (nos nossos modelos são necessárias duas chaves 19mm) para desmontar a bola (separar a bola do engate fixo ao carro) embora a estrutura do engate fixo ao carro fique escondido fica-se a ver a zona de fixação da bola e a tomada eléctrica, na maioria dos engates essa fixação é discreta e também por ser mais barata é a preferida por muitos.
2. Horizontal, também se vê a zona de encaixe da bola e a tomada embora para a separar do engate não sejam necessárias ferramentas, muitos preferem este modelo por ser fácil de tirar, alguns automóveis só têm este modelo disponível para facilitar a extracção da bola pois esta quando montada em situação de não rebocagem cobre a chapa de matricula, dando origem a multa.
Cada marca tem o seu modelo, existindo vários tipos de mecanismo no entanto por conhecimento próprio o nosso modelo é de fácil uso e de grande durabilidade.
3. Vertical, comummente conhecida como “bola de click” fácil de extrair fica invisível no carro e a tomada encolhe ficando o automóvel com a aparência de não dispor de mecanismo de engate são as mais caras, embora as mais apreciadas nos modelos de topo de gama.
BOLA FIXA:
É chamada “bola fixa”, a bola pescoço de cisne ou de monobloco, que são sempre fixas com parafusos ás quais em Espanha se dá o nome de ”bola fixa”, ao longo do tempo essa denominação de “bola fixa” passa para a linguagem portuguesa o que leva muitas vezes a induzir em erro, pensando que a bola não se pode tirar, como muitos pensam que são multados se andarem com a bola montada, nunca usamos o termo “bola fixa” mas sim bola de tirar com parafusos. Os engates com estas bolas são sempre os mais baratos.
TOMADA ELÉCTRICA:
1. A tomada eléctrica fornece a corrente necessária para as luzes do atrelado, luz de presença, travão, pisca esquerdo, pisca direito, nevoeiro.
2. Pode ser de 7 pinos ou de 13 pinos, pode ser standard ou electrónica
a) 7 Pinos tem 1 amarelo /pisca esquerdo, 2 azul/nevoeiro, 3 branco/massa, 4 verde/pisca direito, 5 castanho/mínimo direito, 6 vermelho/travão, 7 preto/mínimo esquerdo.
b) 13 Pinos, é usada quase exclusivamente para caravanas de lazer, além das funções como a de 7 pinos tem também funções para iluminação interior e linha para frigorifico.
Nas caravanas, o frigorifico pode funcionar a 220v a gás ou quando em viagem a 12v, a linha de frigorifico tem que ser sempre protegida por um fusível o mais próximo possível da fonte de corrente.
c) A linha de frigorifico pode ser ligada á bateria do carro ou ao ponto de corrente quando existe , igual ao isqueiro na traseira do carro.
d) Existem conversores de 7pinos para 13pinos e ao inverso de 13pinos para 7pinos.
e) 90% dos engates levam uma tomada de 7pinos.
f) As tomadas standard, são ligadas directamente aos farolins roubando corrente aos fios das funções correspondentes.
g) As tomadas electrónicas são ligadas do mesmo modo , mas só recebem dos farolins a informação num relé que faz a distribuição para a tomada da corrente vinda de uma fonte com corrente directa (bateria ou isqueiro), estas tomadas são fáceis de montar e seguras.
h) Têm que ser utilizadas em carros que tenham as seguintes aplicações, controlo digital de luzes com voltagem mista, sistema CAN BUS Data, Check Control, sistema de luzes de baixa voltagem. E são fabricados conforme a directiva 95/54/CE.
i) No entanto pode-se ver da sua necessidade retirando uma lâmpada do mínimo do farolim traseiro, verificando que acusa no painel de bordo.
3. Há tomadas eléctricas específicas que são fornecidas só para determinado modelo de automóvel, são mais caras e de montagem morosa e complexa, em geral trazem sempre uma tomada de 13 pinos.
Na lei Portuguesa, não.
A lei Portuguesa diz que o engate (a parte fixa ao veículo) não pode exceder os limites da viatura, tendo a bola que ser amovível, com parafusos ou automática (sem ferramenta).
No entanto a norma Europeia 9420CE diz que:
1) O Engate de Reboque tem que ser feito segundo as instruções do fabricante do automóvel, que previu um modo de fixação do engate de reboque.
2) Que um protótipo do engate tem que ser testado num banco de ensaio, com dois milhões de golpes.
3) Que o protótipo tem que ser registado.
Todos os engates de reboque devem ser homologados, devendo possuir inclusivamente o número de homologação e de registo.
Que Diferença Existe Entre Um Kit de 7 Polos e Um Kit de 13 Polos?
Os Kits de 7 pólos são indicados para veículos que reboquem reboques.
Os Kits de 13 polos são para rebocar caravanas, visto que estas possuem luz interna.
É Obrigatório Colocar o Kit Específico se se Detectar "Falha de Luz"?
Sim, visto que o contrário pode avariar a centralina do veículo.
Como Posso Saber Que Kit Eléctrico é Indicado Para o Meu Veículo?
A maioria dos novos modelos de automóveis possuem computador de bordo, sendo que o mais provável é necessitar de um kit eléctrico específico.
A melhor maneira de verificar é retirar uma das lâmpadas do veículo e se este detectar "falha de luz" necessita de um kit específico. Se por outro lado o veículo não detectar "falha de luz", pode utilizar um kit standard.
OUTROS DADOS:
O ENGATE DE REBOQUE:
Pode-se chamar “engate de reboque”, “bola de reboque”, “gancho e reboque”, mais raramente “aranha” e até já chamaram “noz de reboque”.
Divide-se em três partes, a estrutura que vai fixar ao carro, a bola e a tomada eléctrica.
A maioria dos engates de fabricação anterior a 1998, chamados de reforma por terem sido concebidos antes da directiva 94/20/CE, têm um modo de fixação em que na maioria das vezes é necessário furar o caro em pontos aleatórios que foram definidos pelo fabricante do engate e não pelo fabricante do automóvel, isso já não se verifica em todos os modelos em que aparece a indicação CE (normas europeias).
Estes engates são muito parecidos com os chamados engates artesanais e em geral é usado tubos redondos moldados para a sua fabricação.
Os modelos CE usam todos tubo quadrado.
Directiva 94/20/CE, é a chamada homologação, que na maioria dos países é obrigatória diz que:
*Os engates têm que ser feitos segundo as instruções do fabricante do automóvel.
*Devem o protótipo ser sujeito a 2 milhões de golpes na máquina de ensaio testando a resistência do engate.
*Deve ser feito o seu registo no ministério da industria.
Nesses países os engates montados devem ser inspeccionados após a sua montagem.
Em Portugal não há lei para o engate de reboque, a bola pode andar montada, tem que ser desmontável, não podendo ser soldada ao engate nem o engate (estrutura fixa ao carro de modo definitivo ultrapassar os limites do carro aumentando as suas medidas.
TIPOS DE BOLA:
A parte esférica da bola é em todos os tipos de bola do mesmo diâmetro, podem variar no comprimento e na altura nos carros têm que ficar mais ou menos a 45cm de altura a partir do solo, no entanto no modo de fixação ao engate existem três tipos:
1. De parafusos, são necessários tirar dois parafusos usando ferramentas (nos nossos modelos são necessárias duas chaves 19mm) para desmontar a bola (separar a bola do engate fixo ao carro) embora a estrutura do engate fixo ao carro fique escondido fica-se a ver a zona de fixação da bola e a tomada eléctrica, na maioria dos engates essa fixação é discreta e também por ser mais barata é a preferida por muitos.
2. Horizontal, também se vê a zona de encaixe da bola e a tomada embora para a separar do engate não sejam necessárias ferramentas, muitos preferem este modelo por ser fácil de tirar, alguns automóveis só têm este modelo disponível para facilitar a extracção da bola pois esta quando montada em situação de não rebocagem cobre a chapa de matricula, dando origem a multa.
Cada marca tem o seu modelo, existindo vários tipos de mecanismo no entanto por conhecimento próprio o nosso modelo é de fácil uso e de grande durabilidade.
3. Vertical, comummente conhecida como “bola de click” fácil de extrair fica invisível no carro e a tomada encolhe ficando o automóvel com a aparência de não dispor de mecanismo de engate são as mais caras, embora as mais apreciadas nos modelos de topo de gama.
BOLA FIXA:
É chamada “bola fixa”, a bola pescoço de cisne ou de monobloco, que são sempre fixas com parafusos ás quais em Espanha se dá o nome de ”bola fixa”, ao longo do tempo essa denominação de “bola fixa” passa para a linguagem portuguesa o que leva muitas vezes a induzir em erro, pensando que a bola não se pode tirar, como muitos pensam que são multados se andarem com a bola montada, nunca usamos o termo “bola fixa” mas sim bola de tirar com parafusos. Os engates com estas bolas são sempre os mais baratos.
TOMADA ELÉCTRICA:
1. A tomada eléctrica fornece a corrente necessária para as luzes do atrelado, luz de presença, travão, pisca esquerdo, pisca direito, nevoeiro.
2. Pode ser de 7 pinos ou de 13 pinos, pode ser standard ou electrónica
a) 7 Pinos tem 1 amarelo /pisca esquerdo, 2 azul/nevoeiro, 3 branco/massa, 4 verde/pisca direito, 5 castanho/mínimo direito, 6 vermelho/travão, 7 preto/mínimo esquerdo.
b) 13 Pinos, é usada quase exclusivamente para caravanas de lazer, além das funções como a de 7 pinos tem também funções para iluminação interior e linha para frigorifico.
Nas caravanas, o frigorifico pode funcionar a 220v a gás ou quando em viagem a 12v, a linha de frigorifico tem que ser sempre protegida por um fusível o mais próximo possível da fonte de corrente.
c) A linha de frigorifico pode ser ligada á bateria do carro ou ao ponto de corrente quando existe , igual ao isqueiro na traseira do carro.
d) Existem conversores de 7pinos para 13pinos e ao inverso de 13pinos para 7pinos.
e) 90% dos engates levam uma tomada de 7pinos.
f) As tomadas standard, são ligadas directamente aos farolins roubando corrente aos fios das funções correspondentes.
g) As tomadas electrónicas são ligadas do mesmo modo , mas só recebem dos farolins a informação num relé que faz a distribuição para a tomada da corrente vinda de uma fonte com corrente directa (bateria ou isqueiro), estas tomadas são fáceis de montar e seguras.
h) Têm que ser utilizadas em carros que tenham as seguintes aplicações, controlo digital de luzes com voltagem mista, sistema CAN BUS Data, Check Control, sistema de luzes de baixa voltagem. E são fabricados conforme a directiva 95/54/CE.
i) No entanto pode-se ver da sua necessidade retirando uma lâmpada do mínimo do farolim traseiro, verificando que acusa no painel de bordo.
3. Há tomadas eléctricas específicas que são fornecidas só para determinado modelo de automóvel, são mais caras e de montagem morosa e complexa, em geral trazem sempre uma tomada de 13 pinos.

- Victor
- pleno TT

- Registado: 20 fev 2006 19:56
- Land Rover: Ex DISCOVERY 200 TDi - 1992
Ex DISCOVERY 300 TDi - 1994
DEFENDER TD5 - 2000
FREELANDER TD4 Steptronic - 2003 - Sócio LCP: 1310
JPCME,jpcme Escreveu:encontrei isto na net e achei interessante.
Na lei Portuguesa, não.
A lei Portuguesa diz que o engate (a parte fixa ao veículo) não pode exceder os limites da viatura, tendo a bola que ser amovível, com parafusos ou automática (sem ferramenta)............
Obrigado pelo teu "super" esclarecimento !
No entanto, sei de casos de "chumbo" na IPO porque o "engate" não tinha a "chapinha" comprovativa da homologação !!!
Há que estar atentos a estas "nuances" das leis comunitárias e das Portuguesas.
Abração
- jpcme
- master TT

- Registado: 03 ago 2005 15:49
- Land Rover: Defender 110 SW
- Sócio LCP: 2208
-
Moraes
- júnior TT

- Registado: 03 fev 2010 08:32
- Land Rover: Range Rover P38 2.5DSE
- Sócio LCP: 0
Uma coisa é certa, o carro tem que ter no livrete o peso bruto rebocável mencionado. Já tive que mandar fazer alteração no imtt por um carro não ter nada mencionado, neste caso não podia rebocar nada.
E o peso bruto rebocável é classificado duas vezes: Com travões e sem travões.
Por acaso eu no meu P38 só tenho o PBR com travões, não percebi mas penso que foi erro da imtt, mas não me quero chatear com isto senão ainda arranjo maneira de ter que pagar uma averbação em livrete, ter que arranjar declaração da LAND ROVER, etc...
Abcs,
JM
Por acaso eu no meu P38 só tenho o PBR com travões, não percebi mas penso que foi erro da imtt, mas não me quero chatear com isto senão ainda arranjo maneira de ter que pagar uma averbação em livrete, ter que arranjar declaração da LAND ROVER, etc...
Abcs,
JM
Range Rover P38A 2.5 DSE
Box Potência
General Grabber AT2 255/65R16
16x8 -11 OffSet modulares
Arnott Gen III
Piscas Brancos
Barras Tejadilho
TóClantes LAND ROVER e Camel Trophy
Box Potência
Arnott Gen III
Piscas Brancos
Barras Tejadilho
- RR V8
- maníaco TT

- Registado: 05 set 2009 21:27
- Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976 - Sócio LCP: 2207
No meu C.M. tem assim:Moraes Escreveu:Uma coisa é certa, o carro tem que ter no livrete o peso bruto rebocável mencionado. Já tive que mandar fazer alteração no imtt por um carro não ter nada mencionado, neste caso não podia rebocar nada.
Abcs,
JM
Peso bruto rebocável c/travão ( em Kg )
3500
Peso bruto rebocável s/travão ( em Kg )
xxxx
-
Moraes
- júnior TT

- Registado: 03 fev 2010 08:32
- Land Rover: Range Rover P38 2.5DSE
Pois, o meu também mas não devia ser... Isto dá direito a ter chatisses um dia se estou a rebocar a minha moto4 no atrelado que não tem travões...
Já o meu op#l Frontera não tinha nada em peso rebocável (nem com travão, nem sem travão), mas um peugeot 307 que eu tive, estava com anotação para as duas coisas...Ironia que o carro mais fraquinho de todos é que tinha a situação como deve ser...
Abcs,
JM
Já o meu op#l Frontera não tinha nada em peso rebocável (nem com travão, nem sem travão), mas um peugeot 307 que eu tive, estava com anotação para as duas coisas...Ironia que o carro mais fraquinho de todos é que tinha a situação como deve ser...
Abcs,
JM
Range Rover P38A 2.5 DSE
Box Potência
Arnott Gen III
Piscas Brancos
Barras Tejadilho
Box Potência
Arnott Gen III
Piscas Brancos
Barras Tejadilho
- cblopes
- pleno TT

- Registado: 14 nov 2005 23:32
- Land Rover: DISCOVERY 200TDI
então pra fazer essa alteração onde e o que é preciso???????
.....'' Ter um LAND ROVER não é ter um carro é ter um amigo''.....
- cblopes
- pleno TT

acabei de comprar um reboque e tenho muitas duvidas tipo ainda é preciso andar com aquele triangulo azul e amarelo???
- caraland
- júnior TT

- Registado: 28 fev 2010 23:12
- Land Rover: SIII 88-1979
SII 88-1960 Petrol
SII 88-1960 Diesel
Disco II TD5-12/98 - Sócio LCP: 2288
Caro CBlopes podes ficar descanssado que já nao é necessario andar com o triangulo azul e amarelo sinalizador de reboque!!
Tens que ter é atençao á tua carta de conduçao caso o reboque pese mais de 750kg ou o conjunto(carro+reboque) + de 3500kg exige carta B+E (caso só tenhas B)
Tens que ter é atençao á tua carta de conduçao caso o reboque pese mais de 750kg ou o conjunto(carro+reboque) + de 3500kg exige carta B+E (caso só tenhas B)
- cblopes
- pleno TT

pois eu tenho essa carta só falta confirmar mas tenho quase a certeza ue no livrete não tem peso rebocavel e como requerer isso?
- AMR
- júnior TT

- Registado: 03 set 2009 02:15
- Land Rover: Discovery Td5 1999 NnN (Iron Disco!)
- Sócio LCP: 2276
E ninguem comenta o facto de termos de tirar uma carta de condução de categoria superior so por levar um discovery com uma roullote...
amr
amr
- RR V8
- maníaco TT

??????AMR Escreveu:E ninguem comenta o facto de termos de tirar uma carta de condução de categoria superior so por levar um discovery com uma roullote...
![]()
amr
Explica-te!!!
- Mioseiro
- júnior TT

- Registado: 31 jan 2007 12:09
- Land Rover: RR 300Tdi
- Sócio LCP: 1340
Boas!!!
Em relação ao livrete é necessária essa anotação de peso rebocável para qualquer tipo de reboque / atrelado???
Tenho um atrelado daqueles pequeninos e, há coisa de duas semanas,perguntei na minha seguradora se era necessária alguma coisa no livrete para rebocar esse tipo de atrelado e disseram-me que não.
É preciso é ter isso em conta na apólice de seguro, pois se há algum problema na estrada e o veículo não estiver segurado para circular com reboque .... ui ui
abraços
Bruno Costa
Em relação ao livrete é necessária essa anotação de peso rebocável para qualquer tipo de reboque / atrelado???
Tenho um atrelado daqueles pequeninos e, há coisa de duas semanas,perguntei na minha seguradora se era necessária alguma coisa no livrete para rebocar esse tipo de atrelado e disseram-me que não.
É preciso é ter isso em conta na apólice de seguro, pois se há algum problema na estrada e o veículo não estiver segurado para circular com reboque .... ui ui
abraços
Bruno Costa
- AMR
- júnior TT

- Registado: 03 set 2009 02:15
- Land Rover: Discovery Td5 1999 NnN (Iron Disco!)
- Sócio LCP: 2276
Pois, o discovery é tão pesado que para levar de reboque uma caravana media/pequena de 4,15m passa o limite de peso da carta de categoria B, o que nos obriga a ter de pagar para ir tirar a categoria BE...RR V8 Escreveu:??????AMR Escreveu:E ninguem comenta o facto de termos de tirar uma carta de condução de categoria superior so por levar um discovery com uma roullote...
![]()
amr
Explica-te!!!
Um grande frete e grande despesa...
E ao disco, mais ou menos kg não le faz diferença nenhuma...
Amr
- RR V8
- maníaco TT

AMR Escreveu:Pois, o discovery é tão pesado que para levar de reboque uma caravana media/pequena de 4,15m passa o limite de peso da carta de categoria B, o que nos obriga a ter de pagar para ir tirar a categoria BE...RR V8 Escreveu:??????AMR Escreveu:E ninguem comenta o facto de termos de tirar uma carta de condução de categoria superior so por levar um discovery com uma roullote...
![]()
amr
Explica-te!!!
Um grande frete e grande despesa...![]()
Amr
Pois...mas isso já se sabe...tudo o que for acima de um simples reboque de carga é necessário a categoria E...que por acaso eu tenho!!
- dtm_td5
- júnior TT

- Registado: 13 out 2008 10:36
- Land Rover: Defender 90 TD5 de 2002
- Sócio LCP: 2447
Boas,AMR Escreveu:Pois, o discovery é tão pesado que para levar de reboque uma caravana media/pequena de 4,15m passa o limite de peso da carta de categoria B, o que nos obriga a ter de pagar para ir tirar a categoria BE...RR V8 Escreveu:??????AMR Escreveu:E ninguem comenta o facto de termos de tirar uma carta de condução de categoria superior so por levar um discovery com uma roullote...
![]()
amr
Explica-te!!!
Um grande frete e grande despesa...![]()
Amr
Pois é, estou na mesma situação pois quero por o meu defender em condições de rebocar uma caravana de peso bruto quase 1600kg, o que em conjunto com o peso bruto do def passa os 3500kg, logo o mínimo é a categoria B+E.
Andei a investigar e não fica assim tão caro, a não ser que esteja enganado. Ora confirmem:
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... boque.aspx
No meu caso vou optar por tirar a Categoria C+E uma vez que já tenho a C e pode dar jeito e assim fico logo despachado, mas para quem só necessita da B+E fica mais em conta e não tem de se inscrever em escola de condução.
AbraçoTT e corrijam-me se estiver enganado pois também ando á procura de informação...