Ajuda a identificar fuga... de ar!
-
carvalho
- júnior TT

- Registado: 13 fev 2009 23:44
- Sócio LCP: 2088
- RTI: 0
Ajuda a identificar fuga... de ar!
Olá a todos
Tenho um RRC 300Tdi de 1995 e recentemente detectei um som semelhante a uma fuga de ar que parece vir da zona da bomba de vácuo ou bomba manual de combustível ou ali próximo do bloco.
Já passei com a mão pelas tubagens dessa zona para ver se rapidamente detectava a proveniência da fuga mas nada.
Já apertei melhor as braçadeiras mas de nada adiantou.
Até pode nem ser qualquer fuga mas o som é semelhante a quando estamos a detectar um furo numa câmara de ar... sempre aquele som continuo de ar a sair...
É estranho porque só aparece qd o motor está em funcionamento e não aumenta com o aumento de rotações.
Será que pode ser o próprio funcionamento de algum órgão mecânico?
Agradecia a ajuda de todos.
Ab
ZC
Tenho um RRC 300Tdi de 1995 e recentemente detectei um som semelhante a uma fuga de ar que parece vir da zona da bomba de vácuo ou bomba manual de combustível ou ali próximo do bloco.
Já passei com a mão pelas tubagens dessa zona para ver se rapidamente detectava a proveniência da fuga mas nada.
Já apertei melhor as braçadeiras mas de nada adiantou.
Até pode nem ser qualquer fuga mas o som é semelhante a quando estamos a detectar um furo numa câmara de ar... sempre aquele som continuo de ar a sair...
É estranho porque só aparece qd o motor está em funcionamento e não aumenta com o aumento de rotações.
Será que pode ser o próprio funcionamento de algum órgão mecânico?
Agradecia a ajuda de todos.
Ab
ZC
-
carvalho
- júnior TT

- pelicano
- maníaco TT

- Registado: 16 fev 2007 01:15
- Land Rover: DEFENDER 110 td5 DOUBLECAB
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5 - Sócio LCP: 2057
- RTI: 2000
Re: Ajuda a identificar fuga... de ar!
Olá Zé Carlos, já viste onde os tubos apertam????pode ser umas das próprias braçadeiras que está a"ferir" o tubo!

-
carvalho
- júnior TT

Tb pode ser mas preciso de saber quais os circuitos que transportam ar, já que não há vestígios de qualquer líquido.
- pelicano
- maníaco TT

- Registado: 16 fev 2007 01:15
- Land Rover: DEFENDER 110 td5 DOUBLECAB
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5 - Sócio LCP: 2057
- RTI: 2000
vou ver se encontro uma foto na internet de um 300 sem tampa que possa assinalar!

-
carvalho
- júnior TT

- TÊDÊ5
- júnior TT

- Registado: 01 jun 2009 08:40
- Land Rover: LR DISCO TD5 99
- Sócio LCP: 2119
Boas tive uma coisa parecida e depois de muitas voltas vi que era o tubo para o Turbo. A abraçadeira tinha-se deslocado uns milímetros.
-
carvalho
- júnior TT

OláTÊDÊ5 Escreveu:Boas tive uma coisa parecida e depois de muitas voltas vi que era o tubo para o Turbo. A abraçadeira tinha-se deslocado uns milímetros.
Refere-se ao tubo que vai da bomba injectora para o turbo?
O som parece vir da zona da bomba manual de gasóleo ou bomba de vácuo.
Estou a desesperar...
Nada como inspeccionar melhor tudo. Só falta aplicar água com sabão para ver onde saem as bolhas de ar!
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
Viva carvalhocarvalho Escreveu:...Nada como inspeccionar melhor tudo. Só falta aplicar água com sabão para ver onde saem as bolhas de ar!
uma das técnicas mais corrente...
borrife tambem o servofreio/bomba de travões...
-
carvalho
- júnior TT

Para esse lado não há silvo mas pelo menos fica lavadoFLGFLG Escreveu:Viva carvalhocarvalho Escreveu:...Nada como inspeccionar melhor tudo. Só falta aplicar água com sabão para ver onde saem as bolhas de ar!
uma das técnicas mais corrente...![]()
borrife tambem o servofreio/bomba de travões...
- FLG
- MesTTre Supremo da Pesquisa

- Registado: 06 ago 2005 09:26
- Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di - Sócio LCP: 1244
- RTI: 1078
... nunca se sabe... 
- notwist
- iniciante TT

- Registado: 07 fev 2010 17:20
- Land Rover: RR Classic 300TDI 1994
- Sócio LCP: 2277
Tenho um RR Classic mas de 94 e tem exactamente o mesmo sintoma
Ás vezes o som é mais agudo e outras vezes nem o ouço.
Quando o barulho é mais incomodativo desacelero devagar e volto a acelerar e tenho a sensação de que o barulho é atenuado.
O barulho também não deixa de ser um pouco parecido com alguma coisa a raspar ligeiramente nalgum lado.
Já andei debaixo do bicho e não encontro nada.
Abraços.
JL
Ás vezes o som é mais agudo e outras vezes nem o ouço.
Quando o barulho é mais incomodativo desacelero devagar e volto a acelerar e tenho a sensação de que o barulho é atenuado.
O barulho também não deixa de ser um pouco parecido com alguma coisa a raspar ligeiramente nalgum lado.
Já andei debaixo do bicho e não encontro nada.
Abraços.
JL
- pelesapo
- pleno TT

- Registado: 14 nov 2007 22:24
- Sócio LCP: 1490
Como dizia o Vasco Santana " estas manchas aqui é fígado, a partir de hoje água só fervida". O Land pode sofrer de gases.

- Victor
- pleno TT

- Registado: 20 fev 2006 19:56
- Land Rover: Ex DISCOVERY 200 TDi - 1992
Ex DISCOVERY 300 TDi - 1994
DEFENDER TD5 - 2000
FREELANDER TD4 Steptronic - 2003 - Sócio LCP: 1310
Viva "Confrade" Carvalho,
... Pode não ser nada disto, mas já agora, verifica a junta da cabeça, do lado do 4º cilindro (que é onde habitualmente acontece). Pode ser uma pequena fuga de compressão por aí ...
- Passei por essa situação com o meu 300. Notava-se + com o motor frio . Depois de aquecer, practicamente "desaparecia".
Abração
... Pode não ser nada disto, mas já agora, verifica a junta da cabeça, do lado do 4º cilindro (que é onde habitualmente acontece). Pode ser uma pequena fuga de compressão por aí ...
- Passei por essa situação com o meu 300. Notava-se + com o motor frio . Depois de aquecer, practicamente "desaparecia".
Abração
-
carvalho
- júnior TT

Boas.Victor Escreveu:Viva "Confrade" Carvalho,
Abração
Se o 4º cilindro for o último a contar da frante para trás, poderá ser. Pelo menos o silvo vem dessa zona. Por isso sempre me inclinei para a bomba de vácuo ou qualquer outro orgão nas proximidades.
Convém dizer-vos que recentemente foi mudada a correia de distribuição e adaptado o novo kit para o 300Tdi. Tb foram mudadas todas as correias bem como as válvulas foram afinadas. Como a afinação das válvulas implicou a substituição da junta da tampa das válvulas, pode ser que algum parafuso tenha ficado mal apertado... Acho estranho porque o mecânico é extremamente competente mas pode ter acontecido.
Nunca tinha ouvido esta suposta fuga de ar antes desta última intervenção e tb não reparei se apareceu de imeditado. Ou seja, não posso estabelecer uma relação imediata causa/efeito.
Agora estou de férias mas depois vou inspeccionar melhor a zona do 4º cilindro.
- Victor
- pleno TT

DEFENDER TD5 - 2000
Viva !
... O 4º cilindro, é mesmo esse (do lado do habitáculo) !
... O 4º cilindro, é mesmo esse (do lado do habitáculo) !
-
carvalho
- júnior TT

Se houver fuga pelo 4º cilindro, o que é que isso significa? Que implicações acarreta?
Ab
Ab
- Victor
- pleno TT

DEFENDER TD5 - 2000
Bom Dia,
- No meu caso, só implicou a substituição da junta da cabeça, uma vez que nem ela, nem o bloco estavam ofendidos. Bastou uma boa "limpeza", e a colocação de uma nova junta.
- Por sorte a junta rompeu no sentido do cilindro para o exterior (mesmo por trás do bloco) sem consequências "graves".

- A fuga de compressão, pode-se reflectir numa quebra de rendimento do motor. Dependendo da sua dimensão.
Abração
- No meu caso, só implicou a substituição da junta da cabeça, uma vez que nem ela, nem o bloco estavam ofendidos. Bastou uma boa "limpeza", e a colocação de uma nova junta.
- Por sorte a junta rompeu no sentido do cilindro para o exterior (mesmo por trás do bloco) sem consequências "graves".

- A fuga de compressão, pode-se reflectir numa quebra de rendimento do motor. Dependendo da sua dimensão.
Abração
-
carvalho
- júnior TT

Obrigado Vitor.
Vou ter que investigar melhor esta hipótese agora apresentada.
Ab
Vou ter que investigar melhor esta hipótese agora apresentada.
Ab
- notwist
- iniciante TT

- Registado: 07 fev 2010 17:20
- Land Rover: RR Classic 300TDI 1994
- Sócio LCP: 2277
Boas Victor,Victor Escreveu:Bom Dia,
Abração
Também estou muito inclinado para esta possibilidade.
Estive a ver as tubagens e não me parece que haja qualquer problema.
Já os injectores... tenho um a deitar óleo (mas é o segundo e não o quarto).
Vou esperar que o mecânico regresse de férias para ver o que ele diz.
Abraço,
JL