Nisso tens toda a razão, mas nem sabemos quantos elementos estavam de serviço a essa hora e podiam ter ordens para só sair para acorrer a determinadas situações. Por vezes os efectivos disponíveis pouco ou nada permitem fazer e chegam apenas para a central e uma ambulância de socorro. O que acho pior foi não terem sugerido logo ligar para o CDOS onde existe uma visão mais global e a possibilidade de saber onde existem meios disponíveis e de onde podia ter sido enviado alguma ajuda. Seja como for, para resultar, mais do que meios é necessário "know how" e planeamento e nem sempre se encontra a combinação necessária.PachecoTD5 Escreveu:Sem duvida ... Nao digo que seria facil, mas nao custava tentar
Não acontece só aos outros...
- nmcabecadas
- master TT

- Registado: 04 ago 2005 19:43
- Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999 - Sócio LCP: 604
Re: Não acontece só aos outros...
Nuno M. Cabeçadas
nmcabecadas@veraoverde.org
http://www.veraoverde.org
http://veraoverdeorg.blogspot.com
GSM: 966445896

nmcabecadas@veraoverde.org
http://www.veraoverde.org
http://veraoverdeorg.blogspot.com
GSM: 966445896

- RR V8
- maníaco TT

- Registado: 05 set 2009 21:27
- Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976 - Sócio LCP: 2207
- RTI: 0
PachecoTD5 Escreveu:Amigo, a GNR nao ia fazer nada, no maximo iria ver os documentos do condutor e do carro, ver se tava tudo em dia, mas nao acredito que numa situação dessas ouvesse lata para tanto !! "...por não conseguir do rio ???" nao percebi !RR V8 Escreveu:E achas que a GNR ia fazer o quê?? Dar um premio de consolação por não conseguir sair do rio??????
Pacheco....duvido que a GNR fosse ao local so para ver os documentos....mas ok....e não é questão de lata ou sem lata...e a Lei!!!
Mas não vou estar para aqui a "ensinar" C.E. pois depois ainda me "soltam os cães"....acho que toda a gente aqui ( a quer tem habilitação para conduzir ) sabe que o que aqui é descrito não é permitido....por isso numa situação destas esta sujeito a coimas!!! Obvio que as autoridades devem em primeiro lugar averiguar se não há vida humana em risco....e só depois fazer cumprir o C.E., mas também é sabido que os meios de muitas entidades ( Bombeiros, Policia, etc.. ) muitas das vezes ou é inexistente ou está obsoleto....e sair para uma emergência para "passar" vergonhas...enfim.... e as vezes as empresas privadas ( transportadoras que trabalham para as seguradoras tem apetrechos muito melhores e eficazes para essas situações....por isso é o que te digo.... pode ser má vontade...pode...mas neste casxo duvido...pois foi uma situação bastante complicada em que não tem facil acesso.....mas pronto...deveriamos estar melhores equipados mas o Gov. prefere ter estadios ao abandono que material de trabalho para quem "salva / ajuda" o proximo!!
e não me vou alongar mais....
- jorge oliveira
- júnior TT

- Registado: 04 set 2006 00:02
- Land Rover: Ex Defender 90 TD5 SW
LR Serie 3 109 - Sócio LCP: 551
RR V8 Escreveu:e sair para uma emergência para "passar" vergonhas...enfim....
PachecoTD5 Escreveu:Porque a Policia Maritima andou la a tentar caçar quem andava ao berbigao, e atascou duas pick up's, chamaram os Bombeiros e estes tambem ficaram ...
Ta tudo dito!nmcabecadas Escreveu:Seja como for, este País não está preparado para quase nada.
It's just a ride! don't be afraid!
http://www.youtube.com/watch?v=gyzFM8QJ ... re=related
Here And Now
http://www.youtube.com/watch?v=qhLxSfUJAlY
http://www.youtube.com/watch?v=gyzFM8QJ ... re=related
Here And Now
http://www.youtube.com/watch?v=qhLxSfUJAlY
- IVO_M.
- master TT

- Registado: 20 fev 2009 16:08
- Land Rover: Disco 300Tdi - Camel Trophy Mongólia 140CV
- Sócio LCP: 2083
O importante agora é recuperar a máquina, de um banho nada bom, e para isso nada melhor do que "desforrar" o interior e dár um segundo banho abundante de água potável, seguindo depois por um bom tempo de secagem, e aplicar uma nova cablagem.
Em relação ao motor, tirar velas substituir todos os filtros e óleos (caixas, diferenciais etc) e voilá
Parece-me que será o suficiente.
Em relação ao motor, tirar velas substituir todos os filtros e óleos (caixas, diferenciais etc) e voilá
Parece-me que será o suficiente.
Abraços
IVO_M.
Discovery 300Tdi The Best 4X4 Far !!!
IVO_M.
Discovery 300Tdi The Best 4X4 Far !!!
- mamede
- júnior TT

- Registado: 22 fev 2008 20:20
- Land Rover: 90 td5
- Sócio LCP: 2006
Já tive a infelicidade de passar por uma situação semelhante. Num local onde já passei a vau milhares de vezes e sem dificuldade nenhuma, só por isso é que tentei atravessar sem mais nenhum 4x4 comigo. Mas não me ocorreu que a profundidade e corrente fossem bem maiores do que o que eu esperava. Aparentemente tinha o caudal normal para um dia de inverno. Tive a prudência de desligar imediatamente o motor quando vi a água a passar por cima do pára brisas. E foi isso que fez com que o motor saísse intacto deste episódio menos feliz.
Liguei logo para um amigo para me vir desenrascar.
Como um problema nunca vem só, ele não estava em casa e, além disso, a casa dele ficava a uns 30 km do local. Enquanto ele chegava e não chegava fiquei 2 horas no meio do rio com a traseira do defender a ser arrastada pela corrente. Recebi a chamada dele a dizer-me que estava mesmo a chegar ao mesmo tempo que surgiu um camião 4x4 dos bombeiros. Tive a sorte de ser ajudado por bombeiros que nem sequer chamei, e até hoje, ainda não sei quem é que os chamou. Depois de me retirarem do rio ia dar-lhes 10 € que tinha no bolso. Por estar completamente encharcado e cheio de frio não consegui sentir em que bolso estava a nota e acabei por concluir que os tinha perdido. Depois de um banho quente em casa meti as mãos ao bolso e vi que a nota estava lá toda molhada.
No meio disto tudo só a centralina é que teve problemas. O carro ficou 2 horas com água a passar por cima do capô.
Depois disto tudo tive a ajuda do josecamorim que, sem me conhecer de lado nenhum, passou uns largos minutos comigo ao telefone a explicar-me como é que podia tentar salvar a centralina.
Espero que este testemunho seja útil para evitar situações semelhantes. Mesmo em locais onde já passaram milhares de vezes.
Liguei logo para um amigo para me vir desenrascar.
Como um problema nunca vem só, ele não estava em casa e, além disso, a casa dele ficava a uns 30 km do local. Enquanto ele chegava e não chegava fiquei 2 horas no meio do rio com a traseira do defender a ser arrastada pela corrente. Recebi a chamada dele a dizer-me que estava mesmo a chegar ao mesmo tempo que surgiu um camião 4x4 dos bombeiros. Tive a sorte de ser ajudado por bombeiros que nem sequer chamei, e até hoje, ainda não sei quem é que os chamou. Depois de me retirarem do rio ia dar-lhes 10 € que tinha no bolso. Por estar completamente encharcado e cheio de frio não consegui sentir em que bolso estava a nota e acabei por concluir que os tinha perdido. Depois de um banho quente em casa meti as mãos ao bolso e vi que a nota estava lá toda molhada.
No meio disto tudo só a centralina é que teve problemas. O carro ficou 2 horas com água a passar por cima do capô.
Depois disto tudo tive a ajuda do josecamorim que, sem me conhecer de lado nenhum, passou uns largos minutos comigo ao telefone a explicar-me como é que podia tentar salvar a centralina.
Espero que este testemunho seja útil para evitar situações semelhantes. Mesmo em locais onde já passaram milhares de vezes.
-
Moraes
- júnior TT

- Registado: 03 fev 2010 08:32
- Land Rover: Range Rover P38 2.5DSE
- Sócio LCP: 0
Mais um que sabe o que é esta situação, quer-se dizer, mais ou menos pois felizmente comigo não chegou a ser tão grave.
Foi também na zona ribeirinha da Margem Sul do Tejo, mas no meu caso na zona de Alhos Vedros, onde existe uma sucata de desmantelamento de navios e por curiosidade resolvi ir lá ver o navio que segundo eu sei foi confiscado por relação com trafico de droga, e andei com a minha moto4, eu e um amigo À boleia por toda a zona ribeirinha, aquilo é tudo charcos, "piscinas" de extracção de sal, e é uma zona muito sujeita às alterações de marés.
Aqui o parvo lá porque tinha um amigo à boleia, resolve mostrar ao amigo que a minha mota até em paredes sobe, e "que nunca fica atascada"
, como tem tracção às 4 e selecção de mudanças electrónica que permite manter mudanças baixas invés de andar sempre com as mudanças automáticas, que aquilo é mesmo bom para o efeito e com os pneus tipo tractor, bla, bla, bla....
Bem, este acto de gabarolice com o meu amigo custou-nos bué, pois lá resolvi entrar na zona marginal e atasquei a sério, mesmo a sério a ver a mota enterrar no lodo rapidamente e a inclinar para um dos lados (tava a ver que virava) tivemos que saltar de cima da mota e enterramos até as coxas, até pra sairmos nós foi complicado, perdi um sapato de vela para sempre...
E depois foram horas de agonia, a tentar tudo por tudo para tirar a mota, anoiteceu e a maré começou a subir, púnhamos pedras e paus e nada adiantava até que resolvemos mesmo escavar por debaixo da mota a séria, com uns pedaços de tábuas que arranjamos no estaleiro, e ao ponto de estarmos deitados no lodo pois era a única forma de não nos enterrarmos também, e lá com muito esforço e depois de ter feito um enorme buraco por baixo e À volta da mota, e que já estava a encher de água da maré que subia, lá na hora do desespero que eu pensava que já não havia mais nada a fazer, com as mudanças em baixas, com a tracção nas 4, sem subir na mota pus-se ao lado da mesma, um pouquinho adiantado para a eventualidade da mota conseguir sair do buraco, e dei aquela gazada de uma vez só...
Ufaaa, a mota trepou a borda do buraco e parou un metro ou dois mais a frente ao relanti, eu atirei-me ao lodo para me desatascar a mim mesmo e voltar a acelerar a mota para sair da zona de perigo (foi neste momento que perdi o sapato) e lá consegui sair com a mota até ao caminho de terra batida.
Bem meus amigos, já era noite e enquanto eu e o meu amigo recompúnhamos o fôlego e tirávamos algum do lodo do corpo para montar na mota directo ao elefante azul, assisti a maré cobrir completamente a zona onde estava a mota e o meu sapato, foi em coisa de 20 minutos talvez...
Foi um pincel para livrar a mota de tanto lodo fedorento, havia lodo em todo lado e ainda voltei no dia seguinte para voltar a lavar a mota com a luz do dia, tive que subir com duas rodas da mota em uns bobines de cabo que arranjei no terreno ao lado e por a mota de lado para conseguir ter acesso ao lodo todo, gastei 33 moedas no elefante, nunca tinha gastado mais do que 11 fichas mesmo a lavar o jipe após passeios, até nós mesmo ficamos com aquele cheiro a lodo podre nos dias seguintes, aquilo entranha na pele.
Foi uma experiência para nunca mais esquecer, não tive consequências tão graves quanto este defender, mas foi assustador na mesma, e foi por muito pouco que safei a minha mota.
Não brinquem em zonas marginais, nunca arrisquem, e sobretudo se andarem à margem do tejo, tenham muita atenção pois a maré avança várias dezenas de metros em terrenos baixos, e aquilo que parece areia seca, tem uma piscina de lama podre por debaixo, ficam logo atascados e se for com algo pesado a coisa corre mal como aconteceu com este senhor.
Abcs
Foi também na zona ribeirinha da Margem Sul do Tejo, mas no meu caso na zona de Alhos Vedros, onde existe uma sucata de desmantelamento de navios e por curiosidade resolvi ir lá ver o navio que segundo eu sei foi confiscado por relação com trafico de droga, e andei com a minha moto4, eu e um amigo À boleia por toda a zona ribeirinha, aquilo é tudo charcos, "piscinas" de extracção de sal, e é uma zona muito sujeita às alterações de marés.
Aqui o parvo lá porque tinha um amigo à boleia, resolve mostrar ao amigo que a minha mota até em paredes sobe, e "que nunca fica atascada"
Bem, este acto de gabarolice com o meu amigo custou-nos bué, pois lá resolvi entrar na zona marginal e atasquei a sério, mesmo a sério a ver a mota enterrar no lodo rapidamente e a inclinar para um dos lados (tava a ver que virava) tivemos que saltar de cima da mota e enterramos até as coxas, até pra sairmos nós foi complicado, perdi um sapato de vela para sempre...
E depois foram horas de agonia, a tentar tudo por tudo para tirar a mota, anoiteceu e a maré começou a subir, púnhamos pedras e paus e nada adiantava até que resolvemos mesmo escavar por debaixo da mota a séria, com uns pedaços de tábuas que arranjamos no estaleiro, e ao ponto de estarmos deitados no lodo pois era a única forma de não nos enterrarmos também, e lá com muito esforço e depois de ter feito um enorme buraco por baixo e À volta da mota, e que já estava a encher de água da maré que subia, lá na hora do desespero que eu pensava que já não havia mais nada a fazer, com as mudanças em baixas, com a tracção nas 4, sem subir na mota pus-se ao lado da mesma, um pouquinho adiantado para a eventualidade da mota conseguir sair do buraco, e dei aquela gazada de uma vez só...
Ufaaa, a mota trepou a borda do buraco e parou un metro ou dois mais a frente ao relanti, eu atirei-me ao lodo para me desatascar a mim mesmo e voltar a acelerar a mota para sair da zona de perigo (foi neste momento que perdi o sapato) e lá consegui sair com a mota até ao caminho de terra batida.
Bem meus amigos, já era noite e enquanto eu e o meu amigo recompúnhamos o fôlego e tirávamos algum do lodo do corpo para montar na mota directo ao elefante azul, assisti a maré cobrir completamente a zona onde estava a mota e o meu sapato, foi em coisa de 20 minutos talvez...
Foi um pincel para livrar a mota de tanto lodo fedorento, havia lodo em todo lado e ainda voltei no dia seguinte para voltar a lavar a mota com a luz do dia, tive que subir com duas rodas da mota em uns bobines de cabo que arranjei no terreno ao lado e por a mota de lado para conseguir ter acesso ao lodo todo, gastei 33 moedas no elefante, nunca tinha gastado mais do que 11 fichas mesmo a lavar o jipe após passeios, até nós mesmo ficamos com aquele cheiro a lodo podre nos dias seguintes, aquilo entranha na pele.
Foi uma experiência para nunca mais esquecer, não tive consequências tão graves quanto este defender, mas foi assustador na mesma, e foi por muito pouco que safei a minha mota.
Não brinquem em zonas marginais, nunca arrisquem, e sobretudo se andarem à margem do tejo, tenham muita atenção pois a maré avança várias dezenas de metros em terrenos baixos, e aquilo que parece areia seca, tem uma piscina de lama podre por debaixo, ficam logo atascados e se for com algo pesado a coisa corre mal como aconteceu com este senhor.
Abcs
Range Rover P38A 2.5 DSE
Box Potência
General Grabber AT2 255/65R16
16x8 -11 OffSet modulares
Arnott Gen III
Piscas Brancos
Barras Tejadilho
TóClantes LAND ROVER e Camel Trophy
Box Potência
General Grabber AT2 255/65R16
16x8 -11 OffSet modulares