Não acontece só aos outros...

Discussão generalista sobre Todo-o-Terreno
nmcabecadas
master TT
master TT
Registado: 04 ago 2005 19:43
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999
Sócio LCP: 604

Re: Não acontece só aos outros...

Mensagem por nmcabecadas »

PachecoTD5 Escreveu:Sem duvida ... Nao digo que seria facil, mas nao custava tentar :cool:
Nisso tens toda a razão, mas nem sabemos quantos elementos estavam de serviço a essa hora e podiam ter ordens para só sair para acorrer a determinadas situações. Por vezes os efectivos disponíveis pouco ou nada permitem fazer e chegam apenas para a central e uma ambulância de socorro. O que acho pior foi não terem sugerido logo ligar para o CDOS onde existe uma visão mais global e a possibilidade de saber onde existem meios disponíveis e de onde podia ter sido enviado alguma ajuda. Seja como for, para resultar, mais do que meios é necessário "know how" e planeamento e nem sempre se encontra a combinação necessária.
RR V8
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 05 set 2009 21:27
Land Rover: Range Rover V8 3.9 EFI 1991
Ex-Discovery 300 2.5 Tdi 1996
Ex-Serie III Regular 88 2.2 D 1976
Sócio LCP: 2207
RTI: 0

Mensagem por RR V8 »

PachecoTD5 Escreveu:
RR V8 Escreveu:E achas que a GNR ia fazer o quê?? Dar um premio de consolação por não conseguir sair do rio??????
Amigo, a GNR nao ia fazer nada, no maximo iria ver os documentos do condutor e do carro, ver se tava tudo em dia, mas nao acredito que numa situação dessas ouvesse lata para tanto !! "...por não conseguir do rio ???" nao percebi !

:lol: o portatil anda marado!!! Faltou o sair...

Pacheco....duvido que a GNR fosse ao local so para ver os documentos....mas ok....e não é questão de lata ou sem lata...e a Lei!!!
Mas não vou estar para aqui a "ensinar" C.E. pois depois ainda me "soltam os cães"....acho que toda a gente aqui ( a quer tem habilitação para conduzir ) sabe que o que aqui é descrito não é permitido....por isso numa situação destas esta sujeito a coimas!!! Obvio que as autoridades devem em primeiro lugar averiguar se não há vida humana em risco....e só depois fazer cumprir o C.E., mas também é sabido que os meios de muitas entidades ( Bombeiros, Policia, etc.. ) muitas das vezes ou é inexistente ou está obsoleto....e sair para uma emergência para "passar" vergonhas...enfim.... e as vezes as empresas privadas ( transportadoras que trabalham para as seguradoras tem apetrechos muito melhores e eficazes para essas situações....por isso é o que te digo.... pode ser má vontade...pode...mas neste casxo duvido...pois foi uma situação bastante complicada em que não tem facil acesso.....mas pronto...deveriamos estar melhores equipados mas o Gov. prefere ter estadios ao abandono que material de trabalho para quem "salva / ajuda" o proximo!!

e não me vou alongar mais.... :ok:
Imagem
RR V8 ->Imagem

E.I.L.R. 2010 Nº.: 0025
E.I.L.R. 2012 Nº.: 0040
E.I.L.R. 2014 Nº.: 0075
G.W.R. 2014 Nº.: 012
E.I.L.R. 2016 Nº.: 0057
E.I.L.R. 2018 Nº.: 0041
E.I.L.R. 2022 Nº.: 0074
jorge oliveira
júnior TT
júnior TT
Registado: 04 set 2006 00:02
Land Rover: Ex Defender 90 TD5 SW
LR Serie 3 109
Sócio LCP: 551

Mensagem por jorge oliveira »

RR V8 Escreveu:e sair para uma emergência para "passar" vergonhas...enfim....
PachecoTD5 Escreveu:Porque a Policia Maritima andou la a tentar caçar quem andava ao berbigao, e atascou duas pick up's, chamaram os Bombeiros e estes tambem ficaram ...
nmcabecadas Escreveu:Seja como for, este País não está preparado para quase nada.
Ta tudo dito!
IVO_M.
master TT
master TT
Registado: 20 fev 2009 16:08
Land Rover: Disco 300Tdi - Camel Trophy Mongólia 140CV
Sócio LCP: 2083

Mensagem por IVO_M. »

O importante agora é recuperar a máquina, de um banho nada bom, e para isso nada melhor do que "desforrar" o interior e dár um segundo banho abundante de água potável, seguindo depois por um bom tempo de secagem, e aplicar uma nova cablagem.

Em relação ao motor, tirar velas substituir todos os filtros e óleos (caixas, diferenciais etc) e voilá ;)

Parece-me que será o suficiente.
Abraços
IVO_M.

Discovery 300Tdi The Best 4X4 Far !!!
mamede
júnior TT
júnior TT
Registado: 22 fev 2008 20:20
Land Rover: 90 td5
Sócio LCP: 2006

Mensagem por mamede »

Já tive a infelicidade de passar por uma situação semelhante. Num local onde já passei a vau milhares de vezes e sem dificuldade nenhuma, só por isso é que tentei atravessar sem mais nenhum 4x4 comigo. Mas não me ocorreu que a profundidade e corrente fossem bem maiores do que o que eu esperava. Aparentemente tinha o caudal normal para um dia de inverno. Tive a prudência de desligar imediatamente o motor quando vi a água a passar por cima do pára brisas. E foi isso que fez com que o motor saísse intacto deste episódio menos feliz.

Liguei logo para um amigo para me vir desenrascar.
Como um problema nunca vem só, ele não estava em casa e, além disso, a casa dele ficava a uns 30 km do local. Enquanto ele chegava e não chegava fiquei 2 horas no meio do rio com a traseira do defender a ser arrastada pela corrente. Recebi a chamada dele a dizer-me que estava mesmo a chegar ao mesmo tempo que surgiu um camião 4x4 dos bombeiros. Tive a sorte de ser ajudado por bombeiros que nem sequer chamei, e até hoje, ainda não sei quem é que os chamou. Depois de me retirarem do rio ia dar-lhes 10 € que tinha no bolso. Por estar completamente encharcado e cheio de frio não consegui sentir em que bolso estava a nota e acabei por concluir que os tinha perdido. Depois de um banho quente em casa meti as mãos ao bolso e vi que a nota estava lá toda molhada.

No meio disto tudo só a centralina é que teve problemas. O carro ficou 2 horas com água a passar por cima do capô.

Depois disto tudo tive a ajuda do josecamorim que, sem me conhecer de lado nenhum, passou uns largos minutos comigo ao telefone a explicar-me como é que podia tentar salvar a centralina. :cool:

Espero que este testemunho seja útil para evitar situações semelhantes. Mesmo em locais onde já passaram milhares de vezes.
Moraes
júnior TT
júnior TT
Registado: 03 fev 2010 08:32
Land Rover: Range Rover P38 2.5DSE
Sócio LCP: 0

Mensagem por Moraes »

Mais um que sabe o que é esta situação, quer-se dizer, mais ou menos pois felizmente comigo não chegou a ser tão grave.

Foi também na zona ribeirinha da Margem Sul do Tejo, mas no meu caso na zona de Alhos Vedros, onde existe uma sucata de desmantelamento de navios e por curiosidade resolvi ir lá ver o navio que segundo eu sei foi confiscado por relação com trafico de droga, e andei com a minha moto4, eu e um amigo À boleia por toda a zona ribeirinha, aquilo é tudo charcos, "piscinas" de extracção de sal, e é uma zona muito sujeita às alterações de marés.

Aqui o parvo lá porque tinha um amigo à boleia, resolve mostrar ao amigo que a minha mota até em paredes sobe, e "que nunca fica atascada" :rofl: , como tem tracção às 4 e selecção de mudanças electrónica que permite manter mudanças baixas invés de andar sempre com as mudanças automáticas, que aquilo é mesmo bom para o efeito e com os pneus tipo tractor, bla, bla, bla....

Bem, este acto de gabarolice com o meu amigo custou-nos bué, pois lá resolvi entrar na zona marginal e atasquei a sério, mesmo a sério a ver a mota enterrar no lodo rapidamente e a inclinar para um dos lados (tava a ver que virava) tivemos que saltar de cima da mota e enterramos até as coxas, até pra sairmos nós foi complicado, perdi um sapato de vela para sempre...

E depois foram horas de agonia, a tentar tudo por tudo para tirar a mota, anoiteceu e a maré começou a subir, púnhamos pedras e paus e nada adiantava até que resolvemos mesmo escavar por debaixo da mota a séria, com uns pedaços de tábuas que arranjamos no estaleiro, e ao ponto de estarmos deitados no lodo pois era a única forma de não nos enterrarmos também, e lá com muito esforço e depois de ter feito um enorme buraco por baixo e À volta da mota, e que já estava a encher de água da maré que subia, lá na hora do desespero que eu pensava que já não havia mais nada a fazer, com as mudanças em baixas, com a tracção nas 4, sem subir na mota pus-se ao lado da mesma, um pouquinho adiantado para a eventualidade da mota conseguir sair do buraco, e dei aquela gazada de uma vez só...

Ufaaa, a mota trepou a borda do buraco e parou un metro ou dois mais a frente ao relanti, eu atirei-me ao lodo para me desatascar a mim mesmo e voltar a acelerar a mota para sair da zona de perigo (foi neste momento que perdi o sapato) e lá consegui sair com a mota até ao caminho de terra batida.

Bem meus amigos, já era noite e enquanto eu e o meu amigo recompúnhamos o fôlego e tirávamos algum do lodo do corpo para montar na mota directo ao elefante azul, assisti a maré cobrir completamente a zona onde estava a mota e o meu sapato, foi em coisa de 20 minutos talvez...

Foi um pincel para livrar a mota de tanto lodo fedorento, havia lodo em todo lado e ainda voltei no dia seguinte para voltar a lavar a mota com a luz do dia, tive que subir com duas rodas da mota em uns bobines de cabo que arranjei no terreno ao lado e por a mota de lado para conseguir ter acesso ao lodo todo, gastei 33 moedas no elefante, nunca tinha gastado mais do que 11 fichas mesmo a lavar o jipe após passeios, até nós mesmo ficamos com aquele cheiro a lodo podre nos dias seguintes, aquilo entranha na pele.

Foi uma experiência para nunca mais esquecer, não tive consequências tão graves quanto este defender, mas foi assustador na mesma, e foi por muito pouco que safei a minha mota.

Não brinquem em zonas marginais, nunca arrisquem, e sobretudo se andarem à margem do tejo, tenham muita atenção pois a maré avança várias dezenas de metros em terrenos baixos, e aquilo que parece areia seca, tem uma piscina de lama podre por debaixo, ficam logo atascados e se for com algo pesado a coisa corre mal como aconteceu com este senhor.

Abcs
Range Rover P38A 2.5 DSE
Box Potência
General Grabber AT2 255/65R16
16x8 -11 OffSet modulares
Arnott Gen III
Piscas Brancos
Barras Tejadilho
TóClantes LAND ROVER e Camel Trophy
PachecoTD5
master TT
master TT