Dúvidas na escolha de Jantes

Discussão sobre marcas, modelos e medidas
Corleone
júnior TT
júnior TT
Registado: 22 mai 2010 11:18

Dúvidas na escolha de Jantes

Mensagem por Corleone »

Bom dia,

Para um leigo como eu em matéria de jantes TT, agradecia ajuda no esclarecimento das dúvidas abaixo:

a) O que é o "offset" de uma jante? Qual a vantagem em possuir jantes com valores de "offset" negativo? Quais os inconvenientes associados à instalação destas jantes?
b) O que são jantes modulares? Do que encontrei na internet, são jantes passíveis de serem "desmontadas", ou seja, aba do restante conjunto. É a realidade? Qual a vantagem de instalação destas jantes?
c) É condição obrigatória que uma jante com um "offset" negativo acentuado ou uma jante modular sugiram um pneumático com medidas diferentes das de origem (averbadas no livrete)?

Obrigado pela ajuda.

Cpts.,
pelicano
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 16 fev 2007 01:15
Land Rover: DEFENDER 110 td5 DOUBLECAB
Defender 90 td5
RR classic 300tdi,
Discovery II TD5
Serie II 109 TD5
Sócio LCP: 2057
RTI: 2000

Re: Dúvidas na escolha de Jantes

Mensagem por pelicano »

a) O que é o "offset" de uma jante? Qual a vantagem em possuir jantes com valores de "offset" negativo? Quais os inconvenientes associados à instalação destas jantes?

O Offsset é a "medida" que vai da parte de fora da jante (aba) até ao centro onde aperta
A maior vantagem é que "puxa" a jante para a fora alterando o centro de gravidade e dando maior estabilidade ao jipe,
se o factor estético tb for importante , este tb melhora bastante. :)

b) O que são jantes modulares? Do que encontrei na internet, são jantes passíveis de serem "desmontadas", ou seja, aba do restante conjunto. É a realidade? Qual a vantagem de instalação destas jantes?

Correcto, isso são jantes modulares
c) É condição obrigatória que uma jante com um "offset" negativo acentuado ou uma jante modular sugiram um pneumático com medidas diferentes das de origem (averbadas no livrete)?

Não é obrigatório, o que condiciona isso ou não é a largura das jantes, por exemplo, 16x8
Imagem
Corleone
júnior TT
júnior TT
Registado: 22 mai 2010 11:18

Mensagem por Corleone »

pelicano Escreveu:a) O que é o "offset" de uma jante? Qual a vantagem em possuir jantes com valores de "offset" negativo? Quais os inconvenientes associados à instalação destas jantes?

O Offsset é a "medida" que vai da parte de fora da jante (aba) até ao centro onde aperta
A maior vantagem é que "puxa" a jante para a fora alterando o centro de gravidade e dando maior estabilidade ao jipe,
se o factor estético tb for importante , este tb melhora bastante. :)

Correcto, isso são jantes modulares

Não é obrigatório, o que condiciona isso ou não é a largura das jantes, por exemplo, 16x8
Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Abc
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0

Mensagem por mpblue »

Boas:

Algumas imagens para iluminar...

Offset ou ET:

Imagem

Dimensões gerais de uma jante:

Imagem
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
discofrancus
júnior TT
júnior TT
Registado: 19 jan 2009 00:43
Land Rover: Disco I 2.5 200tdi 1993
Sócio LCP: 2063

Mensagem por discofrancus »

boas, percebi ou acho que percebi o que li em cima, agora fiquei com uma duvida, eu tenho dois conjuntos de jantes, um para monte e outro para estrada, nas medidas de 205 /80 r16 , será que faço bem para ter mais off-set virar as jantes para estrada por exemplo? porque penso que força mais o material certo? o carro está subido 2", não sei se interfere...

Land'Abraço