Suspensão +2 para Def Td5

Discussão sobre Defenders 90, 110 e 130
JCRibeiro
master TT
master TT
Registado: 06 dez 2006 12:52
Land Rover: Defender 90 td5 - 2001
ex 110-300 tdi hcpu - 1997
Sócio LCP: 1260
RTI: 0

Re: Suspensão +2 para Def Td5

Mensagem por JCRibeiro »

terracotta Escreveu:Boas!

Este tema já foi bastante debatido.. mas vou dar a minha humilde opinião:

Trocar suspensão com que objectivo?
Se for para TTT ocasional, qualquer amortecedor/mola serve!
Se não for subir o carro, os de origem serão por certo os melhores!
Penso eu que não vale a pena gastar fortunas para ir ao monte de vez em quando, e dizer que o DEF ficou mais "macio"...
Tretas.. DEF será sempre DEF! Querem conforto, troquem por um RR.. sei do que falo.

Se for para competição ou TT assiduo e mais durinho, aí sim, há que estudar bem o que colocar.

No meu tenho DeCarbon+MolasBPHD+Rubber Isolators.
Durinho? Sem duvidas.
Mas em estrada comporta-se muito bem (não tenho barras estabelizadoras) e no monte ao fim de algumas horas não ficam demasiadamente moles pelo aquecimento.
Investimento: cerca de 200€

Satisfeito? Para o TT que faço, sem dúvidas!
Mas se tivesse amortecedores A + molas B, provavelmente estaria satisfeito também..

Ajudei? Provalvelmente não, mas como já há muito tempo que não escrevia nada... :D
aí Famalicão !

perfeitamente de acordo !
e de repetir que um Def de origem ja é uma maquina brutal que chega e sobra,
e mais, ha cá um colega da terra que anda com um disco de 420.000 km, de origem, kit de molas/ amortecedores - 2'' de tanto uso :D , e nunca o vi a ficar mal em qualquer passeio ....
a vida é dura para quem é mole
apresentação:
http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... 83#p200483
jcr1717@gmail.com
SquareWheels
master TT
master TT
Registado: 03 set 2008 10:51
Land Rover: Discovery 300 TDi 1996
Sócio LCP: 1953

Mensagem por SquareWheels »

terracotta Escreveu:Boas!

Este tema já foi bastante debatido.. mas vou dar a minha humilde opinião:

Trocar suspensão com que objectivo?
Se for para TTT ocasional, qualquer amortecedor/mola serve!
Se não for subir o carro, os de origem serão por certo os melhores!
Penso eu que não vale a pena gastar fortunas para ir ao monte de vez em quando, e dizer que o DEF ficou mais "macio"...
Tretas.. DEF será sempre DEF! Querem conforto, troquem por um RR.. sei do que falo.

Se for para competição ou TT assiduo e mais durinho, aí sim, há que estudar bem o que colocar.

No meu tenho DeCarbon+MolasBPHD+Rubber Isolators.
Durinho? Sem duvidas.
Mas em estrada comporta-se muito bem (não tenho barras estabelizadoras) e no monte ao fim de algumas horas não ficam demasiadamente moles pelo aquecimento.
Investimento: cerca de 200€

Satisfeito? Para o TT que faço, sem dúvidas!
Mas se tivesse amortecedores A + molas B, provavelmente estaria satisfeito também..

Ajudei? Provalvelmente não, mas como já há muito tempo que não escrevia nada... :D
Razão: as minhas molas estão "acamadas" e está na altura de mudar de molas. E já que vou mudar de molas não me importo de algum lift extra... :dance:

P.S.: estou a falar de um Disco 300
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910

Mensagem por terracotta »

SquareWheels Escreveu:Razão: as minhas molas estão "acamadas" e está na altura de mudar de molas. E já que vou mudar de molas não me importo de algum lift extra... :dance:

Pois, mas se mantiveres os amortecedores de origem não tens lift nenhum porque eles não crescem.. :roll:
O mais que pode acontecer é andarem sempre abertos ao máximo.
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
SquareWheels
master TT
master TT

terracotta Escreveu:
SquareWheels Escreveu:Razão: as minhas molas estão "acamadas" e está na altura de mudar de molas. E já que vou mudar de molas não me importo de algum lift extra... :dance:

Pois, mas se mantiveres os amortecedores de origem não tens lift nenhum porque eles não crescem.. :roll:
O mais que pode acontecer é andarem sempre abertos ao máximo.
Quando eles rebentarem eu mudo para uns +2" :sing: ;)
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Mensagem por josecamorim »

terracotta Escreveu:PS: só para meter um pouco de beneno, reparem como não é preciso ter suspensões XPTO para aparecer nas revistas.. :D
Eh pá....mas tu não tens umas molas quaisquer!!! :)

Abraço,
Amorim
softop
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716

Mensagem por softop »

SquareWheels Escreveu:
Como é que a Diana notou diferenças no Defender?
facil... sabes aquelas lombas engraçadas que algum engenheiro se lembrou de meter nas estradas?!
ao passar por elas deixou de dar um salto dentro do defender... :D

obviamente que nenhum defender 90 será alguma vez confortavel,mas na custa nada tentar... :D
terracotta Escreveu:PS: só para meter um pouco de beneno, reparem como não é preciso ter suspensões XPTO para aparecer nas revistas..
pois,pois... o dinheiro que poupaste ao comprar a suspensão,gastaste ao "subornar" alguem pra te meter na capa da revista!!! :D :stick:
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

softop Escreveu:...
terracotta Escreveu:PS: só para meter um pouco de beneno, reparem como não é preciso ter suspensões XPTO para aparecer nas revistas..
pois,pois... o dinheiro que poupaste ao comprar a suspensão,gastaste ao "subornar" alguem pra te meter na capa da revista!!!
:rofl:

Como costumo dizer: não me digas o que tens mas sim o que fazes com ele... já vi muitos fazer tanto com tão pouco e outros tão pouco com tanto... :roll:

O melhor setup é aquele que satisfaz o utilizador consoante a utilização dada ao veiculo, não há nenhum setup (suspensão/pneus/Bloqueios etc... ) que seja bom em tudo... ;)

Como é obvio existem produtos com mais ou menos qualidad€... o importante é saber escolher os que têm a melhor relação qualidade/preço para a utilização pretendida... :cool:
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
SquareWheels
master TT
master TT

softop Escreveu:
SquareWheels Escreveu:
Como é que a Diana notou diferenças no Defender?
facil... sabes aquelas lombas engraçadas que algum engenheiro se lembrou de meter nas estradas?!
ao passar por elas deixou de dar um salto dentro do defender... :D

obviamente que nenhum defender 90 será alguma vez confortavel,mas na custa nada tentar... :D
pois,pois... o dinheiro que poupaste ao comprar a suspensão,gastaste ao "subornar" alguem pra te meter na capa da revista!!! :D :stick:
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910

Mensagem por terracotta »

FLGFLG Escreveu:Como costumo dizer: não me digas o que tens mas sim o que fazes com ele... já vi muitos fazer tanto com tão pouco e outros tão pouco com tanto...
Epá... isto será um elogio??.. :?? ou não... :D
softop Escreveu:pois,pois... o dinheiro que poupaste ao comprar a suspensão,gastaste ao "subornar" alguem pra te meter na capa da revista!!! :D :stick:
Isso não era para dizer!!!! :x
Ai quando um certo cão BRAVO te apanhar...
Imagem
Abraço,
Nuno Mendes

Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
nmcabecadas
master TT
master TT
Registado: 04 ago 2005 19:43
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999
Sócio LCP: 604

Mensagem por nmcabecadas »

terracotta Escreveu:Boas Nuno.
O espírito é mesmo esse! ;)
O meu também é o carro do dia-a-dia.
Nunca tive problemas com o meu Serie, que até tem direcção assistida, mas a velocidade não perdoa e para quem chega a fazer uns 1.500 km por mês, era francamente penalizador. Já quase viva dentro do Serie ;) Mas tem coisas que adoro, como o poder usar só tracção atrás, uma simplicidade e fiabilidade irrepreensíveis e uma personalidade como não se encontra por aí :)

Seja como for, é-me impossível ter o Def e não ser o meu carro do dia a dia, apesar de ter um automóvel muito mais confortável ;)
FLG
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078

Mensagem por FLG »

terracotta Escreveu:
FLGFLG Escreveu:Como costumo dizer: não me digas o que tens mas sim o que fazes com ele... já vi muitos fazer tanto com tão pouco e outros tão pouco com tanto...
Epá... isto será um elogio??.. ou não...
Depend€... :sing:
O meu NIB é o 0000 0001 0002...
:D
O teu Def está muito equilibrado... :ok:
nmcabecadas Escreveu:...para quem chega a fazer uns 1.500 km por mês, era francamente penalizador. Já quase viva dentro do Serie...
nmcabecadas Escreveu:...Seja como for, é-me impossível ter o Def e não ser o meu carro do dia a dia, apesar de ter um automóvel muito mais confortável...
Verdadeiro LRdependenTTe... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
nmcabecadas
master TT
master TT
Land Rover: Série III 88" Diesel 1966, originalmente S2A a gasolina e reconstruido em 1977 como S3 diesel
Defender 90 Td5 1999

Volto a este tema porque me foi colocada uma questão e necessito de esclarecimentos adicionais.

As NRC4304 têm estas especificações : Load lbs 1106.06, rate:170.04, Length inches: 17.71, Coils: 7.00

O rate delas é de 170 lbs/in, enquanto que as da frente do Def 90 são 175 lbs/in e as de trás 225 lbs/in, logo as Police Spec são mais macias, a diferença maior é só no comprimento, mas este é free, penso que "fora da caixa", montadas não sei...

Estamos a falar de um comprimento de 45 cm, penso que mais 3 do que as originais, a que acrescentaria os rubber isolators, dando assim mais 4 cm. A diferença de rate à frente é residual, mas atrás pode ser mais complicado, apesar de o meu carro ser leve atrás. Como não tenho barras estabilizadoras, arrisco-me a ficar com o carro a adornar em demasia.

Solicitam-se sugestões, dicas, bocas...
SquareWheels
master TT
master TT

Pois, não sei.

Como deves estar lembrado também ando a "namorar" dessas molas para o meu Disco300, no entanto também estou com dúvidas com a malvada traseira.

Eu acho que me vou virar para umas Terrafirma, pelo menos têm provas dadas e consegues ter o setup ideal para o teu.

Espero não te ter confundido ainda mais...

Abraço :cool:
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

As dúvidas são inversamente proporcionais ao dinheiro disponível ;)

Não confundiste mais e também pedi a opinião do Ideias :)
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Mensagem por mpblue »

nmcabecadas Escreveu:Volto a este tema porque me foi colocada uma questão e necessito de esclarecimentos adicionais.

As NRC4304 têm estas especificações : Load lbs 1106.06, rate:170.04, Length inches: 17.71, Coils: 7.00

O rate delas é de 170 lbs/in, enquanto que as da frente do Def 90 são 175 lbs/in e as de trás 225 lbs/in, logo as Police Spec são mais macias, a diferença maior é só no comprimento, mas este é free, penso que "fora da caixa", montadas não sei...

Estamos a falar de um comprimento de 45 cm, penso que mais 3 do que as originais, a que acrescentaria os rubber isolators, dando assim mais 4 cm. A diferença de rate à frente é residual, mas atrás pode ser mais complicado, apesar de o meu carro ser leve atrás. Como não tenho barras estabilizadoras, arrisco-me a ficar com o carro a adornar em demasia.

Boas:

O comprimento dado, é sempre mola sem carga (fora da caixa)...

Acho estranho as molas police spec terem a mesma taragem para a frente e para trás...

Não esquecer, que o adornar/macio das nossas viaturas tambem depende muito do amortecedor utilizado, porque o proprio amortecedor tambem tem uma taragem que deve ser adicionada à mola...

Lista de molas LAND ROVER: http://www.landroverclub.net/Club/HTML/ ... rates.html
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212

Mensagem por josecamorim »

SquareWheels Escreveu: Eu acho que me vou virar para umas Terrafirma, pelo menos têm provas dadas e consegues ter o setup ideal para o teu.

Abraço :cool:
Boas,

Custa-me a aceitar que um Kit de molas de uma marca com um ou dois anos de existência tenha mais provas dadas do que umas molas com mais de 20 anos e usada em milhares de carros/aplicações!
nmcabecadas Escreveu:Volto a este tema porque me foi colocada uma questão e necessito de esclarecimentos adicionais.

Para ser sincero acho que estás a fazer demasiados cálculos esquecendo-te do mais importante que são os pesos do carro, o amortecedor e a utilização que lhe vais dar! A internet nem sempre nos dá todas/as melhores respostas.

Repara que as molas de origem utilizam amortecedores óleo com um índice de dureza baixíssimo! Além disso, as traseiras - sendo de um carro "comercial" - estão taradas para um determinado peso de carga que, na realidade, ninguém tem!

Agora....opinião minha! A "dureza" de determinada suspensão tem por base o seu elemento de hidráulica! As mesmas molas fazem o carro adornar e saltar muito se usadas com uns amortecedores ditos moles, o carro seguro/estável com amortecedores ditos mais duros ou até o carro inconduzível com amortecedores muito mais duros!

Neste caso concreto, bastará usares uns amortecedores a gás tendencialmente duros e duvido que sintas o carro adornar em qualquer circunstância.

Acrescento ainda que quem me conhece sabe como gosto do defender - o mais duro possível - por isso ando sempre no mínimo com 6 amortecedores montados no carro e em muitas circunstâncias com 8. Devo dizer que quando usei essas molas e só com 1 amortecedor por roda - bilstein b6 - , nunca senti o carro a adornar nem a ser inseguro nem bailarina.

Cumprimentos,
Amorim
Quintaos
master TT
master TT
Registado: 14 jun 2006 11:14
Land Rover: Defender 90 TD5 2001
Discovery TD5 SE 2003
Serie II 88" 1960
Sócio LCP: 1470
Localização: Alemanha/Braga/Guimarães/Povoa de Varzim/Caldas da Rainha/Luxemburgo/Guimarães/Alemanha/Guimarães

Mensagem por Quintaos »

Boas,

Eu no meu Defender comercial montei as Polic specs, com 2 rubber isolators por mola atras, e os turret securing ring dos D2 a frente (da um lift extra e fica mais confortavel) Os amortecedores sao OME.
Ate ver, estou muito contente! Aquilo parece o meu D2 , no que respeita o conforto :D e no Monte, tb se portam muito bem, excelente!
EU gosto. E adornar, não noto grande diferença, antes e depois de tirar a barra estabilizadora...

Abraço
Abraço
Filipe Quintãos
nmcabecadas
master TT
master TT
Defender 90 Td5 1999

josecamorim Escreveu:Repara que as molas de origem utilizam amortecedores óleo com um índice de dureza baixíssimo! Além disso, as traseiras - sendo de um carro "comercial" - estão taradas para um determinado peso de carga que, na realidade, ninguém tem!

Agora....opinião minha! A "dureza" de determinada suspensão tem por base o seu elemento de hidráulica! As mesmas molas fazem o carro adornar e saltar muito se usadas com uns amortecedores ditos moles, o carro seguro/estável com amortecedores ditos mais duros ou até o carro inconduzível com amortecedores muito mais duros!

Neste caso concreto, bastará usares uns amortecedores a gás tendencialmente duros e duvido que sintas o carro adornar em qualquer circunstância.
Eu tenho a minha ideia, mas quis colocar outras que me foram sendo transmitidas.

Em relação às molas traseiras, tenho a mesma ideia, e o meu Defender deve ser muito mais leve atrás do que à frente, sendo que na frente a diferença, como disse, é residual, pelo que pouca difereça deve fazer do original. Em termos práticos vão ser os amortecedores a determinar se o carro fica mais duro e neste caso a minha opção tem ido no sentido dos Terrafirma +2, mas se continuarmos a discussão mais uns dias, talvez consiga mais uns 70 euros e passe para os Big Bore Expedition :lol:
SquareWheels
master TT
master TT

josecamorim Escreveu: ...
Custa-me a aceitar que um Kit de molas de uma marca com um ou dois anos de existência tenha mais provas dadas do que umas molas com mais de 20 anos e usada em milhares de carros/aplicações!
...
Digo isto pois pelo que leio, em relação ao Discovery, é que a traseira costuma ficar muito baixa, acabando por levantar a frente ainda mais, tendo que recorrer a esquemas AKA ruber isolators, para acertar a coisa... e isso se se conseguir acertar.
Se tivesse um Defender se calhar metia-me nisso, pois os testemunhos são bastantes e a favor da alteração. O problema é que ainda não vi nenhum testemunho para Disco 300 que me agradasse... e em relação a molas Terrafirma é o que se ouve.
:god: Se alguém me der a "formula" para adaptar umas police spec para um Disco, e com garantia, agradeço :beer:

Abraço
mpblue
master TT
master TT
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701

Mensagem por mpblue »

SquareWheels Escreveu:Digo isto pois pelo que leio, em relação ao Discovery, é que a traseira costuma ficar muito baixa, acabando por levantar a frente ainda mais, tendo que recorrer a esquemas AKA ruber isolators, para acertar a coisa... e isso se se conseguir acertar.
Se tivesse um Defender se calhar metia-me nisso, pois os testemunhos são bastantes e a favor da alteração. O problema é que ainda não vi nenhum testemunho para Disco 300 que me agradasse... e em relação a molas Terrafirma é o que se ouve.
:god: Se alguém me der a "formula" para adaptar umas police spec para um Disco, e com garantia, agradeço :beer:

Abraço
Boas:

Sai um Disco nivelado...
Imagem

Quanto as police spec, elas foram concebidas para os range, pelo que são de aplicação directa no discovery...
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223