torneirinha do turbo

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
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SPIT
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torneirinha do turbo

Mensagem por SPIT »

Boas

Quero aumentar a pressão do turbo e para isso é preciso uma torneirinha certo? Epa mas vi uma na formula81 por 60€ e isso é carote e tenho varias pessoas que já me falaram numas torneirinhas que se compra para as bombas dos aquários por 10 euros ou mesmo umas que se põe nos esquentadores que se vendem no AKI.

Posso por uma destas? Já alguém pôs? É que estou com pouco dinheiro e falta um pouco de alma ao disco.

Ja ouvi também dizer que se regula a pressão num parafuso e para dar 6 voltas ao mesmo, o problema é que não sei qual o parafuso é nem onde se situa o turbo :vergonha:

Ah o meu carro é um disco.

Se alguém me puder deixar um esquema de montagem da mesma e do manómetro agradecia.

Abraço e obrigado a todos
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SPIT
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Re: torneirinha do turbo

Mensagem por SPIT »

desculpem, um disco 300! :bolas:
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Luis DiscoTd5
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Re: torneirinha do turbo

Mensagem por Luis DiscoTd5 »

Torneirinhas do Aki ou de Aquario para aumentar a pressão do turbo!?!?!?!?

Explica lá isso melhor que eu nunca ouvi tal coisa :)
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Re: torneirinha do turbo

Mensagem por SPIT »

Acho que aquilo tem que se abrir a pressão toda ao turbo e depois com a torneira regulas à pressão que queres! Mas isto é o resumo das explicações daqueles pseudo mecânicos que sabem a teoria toda mas que nem sabem para que lado se aperta um parafuso por isso queria uma explicação decente de quem realmente perceba do assunto!

Abraço
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Re: torneirinha do turbo

Mensagem por pelicano »

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Re: torneirinha do turbo

Mensagem por FLG »

SPIT Escreveu:...Ja ouvi também dizer que se regula a pressão num parafuso e para dar 6 voltas ao mesmo, o problema é que não sei qual o parafuso é nem onde se situa o turbo :vergonha: ...
Viva SPIT
a "desregulação" é feita a nivel do veio da wastegate (encontras a dita acoplada ao turbo):
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1) retirar o freio
2) rodar de no sentido dos ponteiros do relogio de modo a "encurtecer" o veio.

se fôr num 200 a operação é facil... no 300 é um pincel... ;)
CumprimenTTos

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Re: torneirinha do turbo

Mensagem por Luis DiscoTd5 »

Ja percebi a ideia, mas parece-me que isso para partir um turbo deve ser uma maravilha :)

Uma torneira dessas não maõs de quem nao tem conhecimentos tecnicos das pressoes que pode usar pode dar barraca :)
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Re: torneirinha do turbo

Mensagem por Quintaos »

Boas,

Eu nos meus dois LR, fiz como explicou o FLG, reduzi +/-5mm...

Abraco
Abraço
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Re: torneirinha do turbo

Mensagem por Malamack »

Boas...

Algumas duvidas..
As voltinha à wastagate e por ser de gestão electrónica não ver anulada pela centralina?

E já agora a torneira do "aki" tb se pode aplicar a um TD5, ou, mais uma vez a gestão electrónica vai anular isso???

Por fim, será que ningeum pode dar uma maior explicação sobre a dita torneira, gostava de saber mais sobre isso...

Obrigadooo
Abraço
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Quintaos
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Re: torneirinha do turbo

Mensagem por Quintaos »

[quote="Malamack"]Boas...

Algumas duvidas..
As voltinha à wastagate e por ser de gestão electrónica não ver anulada pela centralina


Viva Luis,
Nao, so se a pressao passar dos 1,5b, salvo erro, a centralina entra em safemode, para prevenir danos.
Nos meus tenho +/- 1.2b. De origem acho que vem com 0,9b aprox.

Se quiseres, depois passas la em casa e ve-se isso.

Abraco
Abraço
Filipe Quintãos
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SPIT
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Re: torneirinha do turbo

Mensagem por SPIT »

Boas

Pelicano é mesmo isso que vou comprar, por 13 libras mando vir isso no máximo por 17€ e ao menos fico com uma boa torneira e escuso de gastar 60€ ou por uma torneira de peixinhos! Obrigado amigo.

FLG porra claro que para complicar o processo tinha de ter um 300 :x nunca tenho sorte. Sabes me dizer mais ou menos onde é que se encontra esse parafuso? Já estive a olhar por debaixo do carro deitado no chão da rua e não consegui vê-lo. 1.4 bar é demasiado para a pressão de pico?

Luisdisco isto pode partir o turbo se abusares do pesinho direito e fores sempre a altas pressões, eu vou fazer isto só para ter um pouco mais de potencia quando preciso não vou ter isto para andar aí à maluca.

Malamack eu acho que não, acho que nem tens regulador no td5 pois é na centralina que regula isso tudo. O que eu acho é que quando se reprograma as vossas centralinas, o que se faz é mudar o funcionamento dos injectores, dizer à bomba injectora para injectar mais gasoleo (o que nos fazemos à mão), e alterar o valor da pressão em que a wastegate abre (que nós também fazemos à mão).
Mas isto é a opinião de uma pessoa que não percebe muito por isso não te fies muito no que te estou a dizer. Talvez o FLG te saiba explicar melhor.


Abraço e obrigado a todos
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Re: torneirinha do turbo

Mensagem por fidalgotd5 »

Malamack Escreveu:Boas...

Algumas duvidas..
As voltinha à wastagate e por ser de gestão electrónica não ver anulada pela centralina?

E já agora a torneira do "aki" tb se pode aplicar a um TD5, ou, mais uma vez a gestão electrónica vai anular isso???

Por fim, será que ningeum pode dar uma maior explicação sobre a dita torneira, gostava de saber mais sobre isso...

Obrigadooo
Abraço
Boas Malamack

No caso do motor TD5 montado no Defender (No Discovery Já não é bem assim), a afinação da wategate não é anulada pela centralina. A pressão do turbo apenas é regulada mecânicamente, ou seja as tais voltas no afinador do actuador da wategate, que vão fazer aumentar a pressão da mola do actuador e dai ser necessário uma maior pressão para o mesmo funcionar e abrir a wastegate.
A questão da torneirinha é uma alternativa ao afinador, que em vez de aumentarmos a pressão da mola do actuador vamos reduzir a pressão de ar transportada pelo tubinho que faz trabalhar o actuador podendo até mesmo anular essa pressão e a wastegate nunca abrir.
Em qualquer um dos casos o que acontece na prática é que a wastegate (descarga do turbo) só é activada pelo actuador a uma maior pressão gerada pelo turbo, dado que no primeiro caso é necessário uma maior pressão para fazer trabalhar a mola (que tinhamos aumentado a carga com o afinador) e no segundo caso como quase fechamos tubo do actuador é também necessário uma maior pressão gerada pelo turbo para que o actuador trabalhe.

Em relação à intervenção da centralina com a pressão do turbo, no caso do Defender esta não regula nada simplesmente corta o motor em caso de overboost, sendo este valor de cerca de 1.49 bar.

Tambem este corte (Safemode e/ou limpmode) podem ser contornados e ultrapassar o valor de 1.49 bar sem haver corte, para isso é necessário a instalação de um booster no pino 6 da ficha vermelha da centralina.

Já fiz esta operação no meu e :ok:

Abraço
Belmiro
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Re: torneirinha do turbo

Mensagem por IVO_M. »

Olá, bem eu só posso ajudar ao dizer o que fiz ao meu 300Tdi.
Assim o turbo para além de ter sido todo revisto e limpo foi calibrado para pico de 1.25bar.
Associado a um colector de admissão bem limpinho e intercooler só posso dizer maravilhas.
Julgo não ser necessário dizer que o amigo Filipe me colocou o upgrade na bomba injectora.
Abraços
IVO_M.


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Malamack
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Re: torneirinha do turbo

Mensagem por Malamack »

Boas Fidalgotd5!

Obrigado pela esclarecimento, fiquei de facto muito mais esclarecido.

Em relação "booster" tambem já tinha ouvido falar e aproveito para fazer mais uma pergunta, se o dito turbo passar os 1.49bar com o booster irá a quanto ou poderá ir até quanto sem rebentar.. lolo

Procuro só entender mais do assunto, porque também acho que isso começa a entrar em campos demasiado puxados para a utilização que lhe damos!

Obrigado
Abraço
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Re: torneirinha do turbo

Mensagem por josecamorim »

fidalgotd5 Escreveu:
Boas Malamack

No caso do motor TD5 montado no Defender (No Discovery Já não é bem assim), a afinação da wategate não é anulada pela centralina. A pressão do turbo apenas é regulada mecânicamente, ou seja as tais voltas no afinador do actuador da wategate, que vão fazer aumentar a pressão da mola do actuador e dai ser necessário uma maior pressão para o mesmo funcionar e abrir a wastegate.
A questão da torneirinha é uma alternativa ao afinador, que em vez de aumentarmos a pressão da mola do actuador vamos reduzir a pressão de ar transportada pelo tubinho que faz trabalhar o actuador podendo até mesmo anular essa pressão e a wastegate nunca abrir.
Em qualquer um dos casos o que acontece na prática é que a wastegate (descarga do turbo) só é activada pelo actuador a uma maior pressão gerada pelo turbo, dado que no primeiro caso é necessário uma maior pressão para fazer trabalhar a mola (que tinhamos aumentado a carga com o afinador) e no segundo caso como quase fechamos tubo do actuador é também necessário uma maior pressão gerada pelo turbo para que o actuador trabalhe.

Em relação à intervenção da centralina com a pressão do turbo, no caso do Defender esta não regula nada simplesmente corta o motor em caso de overboost, sendo este valor de cerca de 1.49 bar.

Tambem este corte (Safemode e/ou limpmode) podem ser contornados e ultrapassar o valor de 1.49 bar sem haver corte, para isso é necessário a instalação de um booster no pino 6 da ficha vermelha da centralina.

Já fiz esta operação no meu e :ok:

Abraço
Belmiro

Mas...porém...todavia contudo: "the ecu goes into safe as 142kpa but it sometimes peaks over this and goes in sooner" Gary Wood Td5 Alive.

Quer isto dizer, que apesar do turbo ser mecânico com a alteração de parâmetros via ECU ele pode atingir outras pressões. Eu por exemplo tinha uma programação no meu carro com o turbo a 1,3bar. Coloquei outra programação mais brava, e sem mexer no turbo, o meu carro entra em Limp Mode!!!

Portanto, em vez de torneiras, torneirinhas, mais vale KISS.... Colocar a programação que se quer e o Turbo a 1,3bar (medidos à boca do turbo com um T).
Para quem tem o turbo booster, pode arriscar mais um bocado!

Além disso conheço um td5 com essa torneirinha e aquilo só tem duas regulações: fechado e aberto!! De resto não ajusta nada.

Abraço,
Amorim
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Re: torneirinha do turbo

Mensagem por SPIT »

Sim o problema é que o 300 não tem centralina para reprogramar se não seria muito mais fácil mas também muito mais dispendioso.

Alguém me consegue explicar onde está o tal super parafuso?

Abraço
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Re: torneirinha do turbo

Mensagem por cblopes »

muito bem mais uma vez .............

existem uns artigos no forum onde explica o funcionamento do turbo da wastegate e outros funcionamentos basta ler que depreendem logo todas as informaçoes que se nessecita para fazer uma alteração agora pedir uma opinião se resulta ou não isso é outra historia e para isso também temos o filipe FLG que já exprimentou quase tudo ...... :god: grande filipe......

PS: mais uma vez e sem levantar grandes ondas estava na altura de separar as aguas para que a informação fosse mais facil de obter separando as diferentes partes do carro

agora em relação ha torneira é um perigo pois ela controla a pressão que queres mas o ideal é até o maximo de 1.2bar e um toque na bomba injectora e fica prefeito com a torneira ....... há e tal mais um pouquito e começa por estar debaixo do capot mas se estivesse há mão era mais fixe regulava-se quando era preciso pois depois passa sempre a ser preciso e sempre a fundo,,,, :yikes: :yikes:
.....'' Ter um LAND ROVER não é ter um carro é ter um amigo''.....
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Re: torneirinha do turbo

Mensagem por FLG »

SPIT Escreveu:...Já estive a olhar por debaixo do carro deitado no chão da rua e não consegui vê-lo...
Viva SPIT
levanta-te lá... :D
FLGFLG Escreveu:...(encontras a dita acoplada ao turbo):
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Re: torneirinha do turbo

Mensagem por Neto »

FLGFLG Escreveu:
SPIT Escreveu:...Ja ouvi também dizer que se regula a pressão num parafuso e para dar 6 voltas ao mesmo, o problema é que não sei qual o parafuso é nem onde se situa o turbo :vergonha: ...
Viva SPIT
a "desregulação" é feita a nivel do veio da wastagate (encontras a dita acoplada ao turbo):
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1) retirar o freio
2) rodar de no sentido dos ponteiros do relogio de modo a "encurtecer" o veio.

se fôr num 200 a operação é facil... no 300 é um pincel... ;)

Boas

Estou um bocado confuso, se encurtar este veio +/- 5 mm o turbo debita mais pressão? sem torneirinha?

Obrigado.
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Re: torneirinha do turbo

Mensagem por Quintaos »

Viva Neto,

Sim, aumentas tb a pressao sem ser necessaria a torneirinha, o Fidalgo explicou muito bem isso na posta dele.
Eu ainda tenho la por uma casa umas torneirinhas daquelas de meter nos pipos, vou ver se servem no Defender :rofl: :D

Abraco
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