Olá a todos
Sou leitor com certa assiduidade deste forum embora não post com tanta frequencia, assim como de outros da modalidade que nos une, chamo-me Belmiro alguns já me conhecem outros não. Sou irmão da madrinha Gloria que muitos conhecem, e a maquina claro LAND ROVER no meu caso um Defender TD5 e P38 DSE.
Sou apreciador de assuntos tecnicos e vejo neste forum alguns membros que gosto particularmente de "ouvir" dado ao empenho que aplicam em transmitir e partilhar os seus conhecimentos e experiências, e agradecendo a alguns tais como Raul Silva, JPcme, Quintãos, Camorim, FLGFLG, terracotta, entre outros os quias me desculpem por não referir o nome mas lista seria grande.
Agora acerca deste topico "Bloqueio do diff VS auto-blocante" vou transmitir a minha opinião que reside basicamente no tipo de utilização para o qual pretendemos o dito "engenho".
Eu no Def tenho montado um set Detroi Locker Atrás e Detroi True-Trac à frente, estou satisfeito? resulta?
SIM.
Por um lado pratico um TT que não passa de uns passeios e por outro tenho a ajuda de uns Simex 35" e de uma box da Twisted Performance alem de uma suspensão com algum dinamismo.
Indo agora ao fundo da questão deste topico e tomando como exemplo um bloqueio 100% VS um Quaife (ex. Torsen) temos funcionamentos diferentes e resultados diferentes, portanto vamos ao tipo de utilização que lhe vamos dar.
Aplicação num carro de ralis ou em TT de velocidade, sem duvida o quaife.
Aplicação em TT técnico, Trial, Rock Crawling, ou seja obstaculos mais duros, aqui será o bloqueio a 100%.
Uma das muitas explicações desta minha opinião reside no facto de que no 1º caso (ralis / TT velocidade) um bloqueio a 100% e que não seria prático o liga / desliga com a rapidez necessária iria exigir um controle da potencia e tracção por parte do piloto que não lhe deixava concentração para mais nada.
Por o outro lado um autoblocante neste cenario é controlado muito em parte pela aceleração e pelo binário transmitido no veio, facilitando a vida a quem vai ao volante e funcionando de uma forma automática.
No 2º caso (TT tecnico, Trial, Rock Crawling e Obstaculos) aquando da transição do obstaculo uma das das grandes ajudas que temos é a inercia que o veiculo leva (não á patroleiro), mas de uma forma continua onde o bloqueio a 100% tem uma eficacia que tende a manter a inercia do veiculo enquanto que um autoblocante só vai actuar quando ocorrer diferenças de binário nas rodas e que muitas das vezes já o veivculo perdeu a sua inercia e acabando por parar.
Logicamnete que mesmo para uns passeios pouco trialeiros um autoblocante / Torsen é bem melhor que um diferencial convencional, agora quem quer tracção continuada é com um bloqueio a 100%.
Portanto quanto a mim a escolha deve recair sobre o equipamento que mais se adapta ao tipo de utilização que vamos dar ao veiculo.
Saudações TT
Belmiro Fidalgo