definitivamente preciso de ajuda

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport
mats
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 26 jan 2010 19:38

definitivamente preciso de ajuda

Mensagem por mats »

olá a todos tenho um range rover 2.5 dse de 96 com cerca de 307000kms, o que acontece é que tenho um problema no meu jipe pela qual nao sei encontrar solução.... :??
o que é o é seguinte, neste momento tenho um toquinho no turbo com um pico de 1.3bar mantendo depois nos 1.1 sensivelmente. o que se passa é que ele parece entar em safe mode cada vez que aperto o acelerador assim a fundo e rápido, corta a bomba injectora e o jipe quase que se cala, neste momento já tenho substituido bomba de gasoleo,filtro de gasoleo, e filtro de ar novo!
estava a pensar que fosse o medidor de pressao de turbo marado visto eu ter andado um bom tempo com esta afinação e do nada ficou assim!
como posso verificar se esta valvula está em condições! já me disseram que existe vária valvulas destas adaptadas a pressões mais elevadas de modo a nao cortar porque alem de regulador ja me disseram que é tambem limitador!
SERSANRR
pleno TT
pleno TT
Registado: 29 ago 2008 10:39
Land Rover: Ex-RR VM 91
Ex-Freelander 2.0di 99
Ex-RR 2.5DSE 98
Ex-Defender 110tdi 94
Ex-Discovery 300 94
Freelander 2.0di 99'
Sócio LCP: 2241

Re: definitivamente preciso de ajuda

Mensagem por SERSANRR »

wastegate do turbo avariada ou pressão excessiva do turbo...

1.3 bar's de pico num manometro do "continente" podem não ser 1.3bars.. Ele faz muito fumo quando faz isso? Se levantares o pé e acelerares novamente ele anda normalmente ou fica sempre em corte?

Abraço
fredddydias_00
iniciante TT
iniciante TT
Registado: 17 jul 2010 12:13
Sócio LCP: 0

Mensagem por fredddydias_00 »

Boas tardes, o que esta a acontecer no seu jipe (mats) e exacto a o que me acontece no meu, 1.3 de pico, mantendo depois 1.1-1.2, quando acontece isso de "morrer" a pressão do turbo passa para -0.5?, pergunto também se o seu jipe custa a pegar tanto em quente como em frio?

Abraço
fredddydias_00
iniciante TT
iniciante TT

repetido eliminar!!! :vergonha:
mats
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por mats »

ok então as respostas a estes dois amigos!!!
quanto ao manómetro é da race sport e está a fazer a leitura logo a seguir ao turbo com as medições pela qual já mencionei, isto até á cerca de duas horas! andei a pesquisar e a perguntar a uma loja LAND ROVER em Torres Vedras, e cheguei a alguns factos já ligeiramente testados..
quanto ao medidor do turbo o senhor da loja tem três modelos disponíveis para serem montados mediante a pressão que se queira de origem vem ate 0,87 bar, depois tem outro ate 1.1bar e depois outro que pela qual tem montado no seu range com motor BMW 3.0 que dá até 1.6bar, o homem diz que tem 250CV fixe... isto da parte da loja
agora da pesquisa sei que existe uma diferença de pressão entre a saída do turbo e a janela da admissão devido a vários factores, curvas, intercooler... logo como estou a medir junto ao turbo vou ter um pouco menos no colector de admissão que é onde é feita a leitura do medidor o que acontece é que decidi reduzir para 1.1 de pico e já apertei como deve ser e porreiro sem aquele sintoma parvo de querer acelerar e ele nada corta mesmo instantaneamente passando do pico 1.3 para 0. agora só falta mesmo testar na areia aonde eu aperto com ele como deve ser e onde mais vezes acontecia isto até lá(domingo) vou se resulta baixar um pouco a pressão.
freddydias quanto á sua questão penso que é o mesmo que se passa com o meu a cortar, quanto ao pegar a quente tive sempre esse problema ate fazer eu mesmo, com um botão á parte para ligar a resistências a quente ainda assim queria dizer que desde que mudei todos os tubos do retorno do gasóleo que ficou muito melhor agora não sei se é impressão minha.
agradeço opiniões :ok: :ok:
cmrmiranda
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 fev 2008 15:07
Land Rover: RR P38 2.5DSE 2000

Mensagem por cmrmiranda »

Boas, benvindo!
Não te consigo ajudar c/ o teu problema, mas gostava de saber mais pormenores acerca da alteração desse P38 c/ motor 3.0, se conseguires, claro.
Carlos Miranda
cmrmiranda
júnior TT
júnior TT
Registado: 13 fev 2008 15:07
Land Rover: RR P38 2.5DSE 2000

Mensagem por cmrmiranda »

;)
Carlos Miranda
fredddydias_00
iniciante TT
iniciante TT

mats Escreveu: agora da pesquisa sei que existe uma diferença de pressão entre a saída do turbo e a janela da admissão devido a vários factores, curvas, intercooler... logo como estou a medir junto ao turbo vou ter um pouco menos no colector de admissão que é onde é feita a leitura do medidor o que acontece é que decidi reduzir para 1.1 de pico e já apertei como deve ser e porreiro sem aquele sintoma parvo de querer acelerar e ele nada corta mesmo instantaneamente passando do pico 1.3 para 0. agora só falta mesmo testar na areia aonde eu aperto com ele como deve ser e onde mais vezes acontecia isto até lá(domingo) vou se resulta baixar um pouco a pressão.
Ola "mats" resulta que tambem reduzi para 1.1 de pico mas continua a facer o mesmo. mais con menos frecuencia... alguma ideia?
abraços
mats
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por mats »

pois é freddy este domingo la fui eu e a malta ripar na areia e uma vez mais o problema continua! cda vez mais me convenso que é do sensor map, agora 146.50 € :ohnao: por uma porcaria de um sensor que nem olhos tem, porra que exagero e o pior é que nem tenho a certeza se é disto em fim....
alguem sabe se dá para aldrabar a coisa tipo limitar o sinal do sensor com resistencias ou chantes ou ainda limitar a quantidade de ar comprimido lololololol
bem vou pesquisar se tiver novidades aviso!!!
tomcat
master TT
master TT
Registado: 13 mar 2007 20:19
Land Rover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Mensagem por tomcat »

mats Escreveu:pois é freddy este domingo la fui eu e a malta ripar na areia e uma vez mais o problema continua! cda vez mais me convenso que é do sensor map, agora 146.50 € :ohnao: por uma porcaria de um sensor que nem olhos tem, porra que exagero e o pior é que nem tenho a certeza se é disto em fim....
alguem sabe se dá para aldrabar a coisa tipo limitar o sinal do sensor com resistencias ou chantes ou ainda limitar a quantidade de ar comprimido lololololol
bem vou pesquisar se tiver novidades aviso!!!
Calma,

Em primeiro lugar tens aqui novo : http://www.britishparts.co.uk/.sc/ms/dd ... BO%20BOOST

Em segundo lugar, tens aqui como testar: http://www.darkgyver.fr/reparation-BMW- ... t-m41.html

Do que encontrei na net deveremos ter estes valores de referencia:
Resistencia:
pinos 1 e 3 = 1.72 KOHM
pinos 2 e 3 = 3.70
pinos 1 e 2 = 4.75
Presumo que seja com o "buraco" do parafuso de fixação a esquerda e contas da Direita para Esquerda.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
mats
iniciante TT
iniciante TT

o problema continua

Mensagem por mats »

bem desde já queria agradecer a atençao de alguns por um tema deveras complicado, visto nao ser de facil solução!!! :bolas:
hoje ao final do dia uma vês mais lá estou eu de volta do menino a tentar procurar soluções e o que consegui constar é que o sensor está a funcionar em condições normais ao ralenti falta testar em carga mas penso que está bom o queria acrescentar é uma ideia que pela qual me foi dita por um mecânico LAND ROVER, que disse que já lhe apareceu uns três p38 com os mesmo sintomas e vem a verificar que o problema está no intercooler e vou tentar passar a ideia.
o que ele disse é que o interior do intercooler está ficar danificado, tipo, com os picos repentino de pressão á entrada do intercooler parte da "chapa"do interior levanta ao ponto de obstruir a passagem do ar com isto leva a conjunto de sintomas que ate tem lógica facto ao problema aqui falado, agora o que faz pensar é até que ponto isto pode ser verdade!! não seria lógico se tivesse o intercooler danificado por dentro não teria também uma fuga para o exterior? aquilo ate parece uma peça única tirando os topos :bolas: :bolas:
bem uma vez mais os entendidos, génios, curiosos e assim a assim que se pronunciem-se e que digam o que pensam disto. :? :?2
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Boas,

É a primeira vez que "ouço" ou melhor leio sobre isso, mas não invalida o que te foi comentado, pois realmente faz sentido, ainda por mais com 3 casos iguais.
Eu tb tenho um stress mais ou menos parecido com o teu, mas só acontece em dias quentes (ou seja, tenho falta de rendimento, já limpei o IC a 1 ano), mas como ainda não "ataquei" o óbvio (sensor da temp do motor para a ECU, bem como o Injector nº4, no entanto tudo leva a crer que não tenho tb o motor no ponto)

Não está fácil assim encontrar o problema, não te deve ajudar em nada ao teu problema, mas já que estás com a mão na massa, remove o miolo do teu catalisador, pois 307000 km, já não deve estar muito famoso ;)

Infelizmente, para veres outras variáveis, tens que ter alguém com máquina que consiga entrar no DSE, o que não é muito fácil.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

fredddydias_00
iniciante TT
iniciante TT

Eu limpei o intercooler a três semanas atrás com gasóleo e gasolina! Ficou de um dia para outro cheio, e não me pareceu que e estivesse furado! Por que o chão donde o coloquei não estava molhado, mais não digo nada, uma outra coisa que reparei sábado e que si estiver parado e dar uns esticões ao motor tb acontece, só que não deu para ver visto que não tinha ninguém para que disse o que se acontecia, no EBAY já vi preço mais em conta!
Cumprimentos
mats
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por mats »

pois bem isto agora é ritual ao final de cada dia de trabalho lá estou eu de volta do gajo que nao quer ficar como deve ser enfim :evil:
hoje decidi testar o sensor de temperatura de admissão e verifiquei que este está bom, com um pequeno teste, vi que á temperatura ambiente tinha cerca de 5.97 kohms e depois passei com isqueiro e variou a resistividade até aos 1.10 kohms
deduzo que está bom
agora quero fazer o teste ao sensor map manualmente com uma fonte de alimentação a 5 volts e um leitor de pressão digital e verificar as variantes pressão/voltagem de saída...se tiver uma boa oscilação tipo como mostrava no site indicado pelo amigo "tomcat" penso que esteja bom :??
quanto ao intercooler já tenho um preço de 390€ que até dói, sábado com mais tempo vou tentar saca-lo e ver se detecto alguma anomalia dentro e fora do mesmo.
uma vez mais continua esta saga do "descobre o tesouro perdido"
quem tiver mais ideias agradecia, e obrigado a todos os atenciosos!!!! :vergonha:
fredddydias_00
iniciante TT
iniciante TT

mats Escreveu:pois bem isto agora é ritual ao final de cada dia de trabalho lá estou eu de volta do gajo que nao quer ficar como deve ser enfim :evil:
hoje decidi testar o sensor de temperatura de admissão e verifiquei que este está bom, com um pequeno teste, vi que á temperatura ambiente tinha cerca de 5.97 kohms e depois passei com isqueiro e variou a resistividade até aos 1.10 kohms
deduzo que está bom
agora quero fazer o teste ao sensor map manualmente com uma fonte de alimentação a 5 volts e um leitor de pressão digital e verificar as variantes pressão/voltagem de saída...se tiver uma boa oscilação tipo como mostrava no site indicado pelo amigo "tomcat" penso que esteja bom :??
quanto ao intercooler já tenho um preço de 390€ que até dói, sábado com mais tempo vou tentar saca-lo e ver se detecto alguma anomalia dentro e fora do mesmo.
uma vez mais continua esta saga do "descobre o tesouro perdido"
quem tiver mais ideias agradecia, e obrigado a todos os atenciosos!!!! :vergonha:
Então alguma novidade? o fim de semana passado fiz 300km e "0" problemas, só quando parei a porta de casa e que se lembrou que tinha uma falha! :bolas: parado também da para ver tens de acelerar a maluco(dar ao pedal entre 2500 e 3200)!! e se escuta um "pufff" e a pressão cai para -0.5bar
Cumprimentos
tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

Boas!

Relato que um membro que tinha problema de falta de potência no seu DSE(parecia que entrava em safe mode), mesmo após repro.
Mudado o injector numero 4 €€€ (ou seja mesmo sintomas do meu), fez uma viagem até Lisboa e tudo OK.
Faz ainda um pouco de fumo ( vai testar turbo e wastegate).

O que quero dizer com isto é que, os nossos meninos dependem em muito da máquina de diagnóstico e quem as sabe interpretar.
Por isso levem-no a quem as tem, mas sobretudo quem conheça o motor M51 (*25tds).
A falha no injector nº 4, foi-lhe "diagnosticado" no Ibérico e neste caso foi um "tiro" certeiro, e não estava assinalado com "erro", ou seja, foi necessário fazer uma analise aos parâmetros, deixo aqui tb esta dica.
Um abraço.

tomcat
master TT
master TT

Mensagem por tomcat »

repetido
Um abraço.

mats
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por mats »

ok actualizando s:)
bem então é o seguinte, no domingo passado lá fui numa passeata com a malta e logo de muito cedo começaram os sintomas do custume, bem mas o que queria realmente dizer é que aproveitei a deixa já que estávamos numa duna muito porreira para poder acelarar á vontade e fazer alguns teste para tentar encontrar estas crises e descobrise retirar o filtro do ar e tentar subir a duna sobe as mesma condições que ele sobe com muito mais alma e sem ir a baixo, agora porque nao sei sou sincero mas já tenho um filtro de rendimento encomendado que chega para a semana, se os franceses deixarem por gasoleo no camiao que vem de inglaterra, e depois é só experimentar se fica ok!!!! espero que sim tenho aqui uns videos com o passeio vou tentar converte-los para flv e depois meto aqui.
depois de aplicado digo como ficou obrigado a todos pela atenção!!!! :ok: :ok:
mats
iniciante TT
iniciante TT

Mensagem por mats »

YOUTUBE_ADMIN
YOUTUBE_ADMIN

YOUTUBE_ADMIN
YOUTUBE_ADMIN

YOUTUBE_ADMIN
YOUTUBE_ADMIN

aqui tá a diferença de com filtro e sem filtro :bolas:
fredddydias_00
iniciante TT
iniciante TT

Vou ter que experimentar a ver se tb e a solução para o meu, o meu filtro tb não e novo, deve de ter 15mil km. e não ando no TT com ele, depois digo qual foi o resultado da proba
Última edição por fredddydias_00 em 22 out 2010 15:47, editado 1 vez no total.