Forevernet - webhosting webdesign domain registrar eurid fccn alojamento

P38-Pouca chuva fez parar suspensão, vidros e tecto

Discussão sobre Range Rover Classic, DSE, New Range Rover e Range Rover Sport

P38-Pouca chuva fez parar suspensão, vidros e tecto

Postby Moraes » Sun Feb 07, 2010 9:33 pm

Boas,

Aconteceu-me uma coisa estranha e peço a vossa ajuda se isso é algo costumeiro o e se há algum procedimento a fazer?

Eu como ontem tinha lavado a mala do carro, deixei o tecto aberto e uma pequena fresta nas janelas, hoje levei o carro para o sol para "tomar ar". O que eu não contava é que ele tomasse um pouco de chuva antes de eu me aperceber que estava a chover (chuvinha molha parvos).

Foi pouquinho, nada de especial e eu simplesmente fechei o tecto e entrei para a garagem. Na garagem ele já não quis abrir o tecto, mas preferi deixa-lo quietinho afinal os comandos dos vidros estavam mesmo ali na direcção de onde entrou agua. Mais tarde vieram uns amigos e quiseram ir ver o carro, eis que descobri que afinal os vidros já também não abriam. E por último quando quis mostrar o sobe e desce da suspensão, boca, já não sai do lugar.

Ele está todo em baixo, os leds estão na posição de saída de passageiros e ao carregar no botão para subir fica a piscar a alternar mas não sai dali. Testei meter em posição alta e é o mesmo, não sai de baixa. e está sempre a piscar.

Há algo que eu deva saber / fazer?

Ps. Não sei se já tinha isso antes, pois tenho o carro a pouco tempo, mas reparei no computador de bordo a dizer: LOW. (e estranho pois a linguagem é francês e nunca tinha visto nada em inglês)

Espero não ter desencadeado nada sério.

Abcs,

JM
Range Rover P38A 2.5 DSE
Box Potência
General Grabber AT2 255/65R16
16x8 -11 OffSet modulares
Arnott Gen III
Piscas Brancos
Barras Tejadilho
TóClantes LAND ROVER e Camel Trophy
Moraes
júnior TT
júnior TT

LandRover: Range Rover P38 2.5DSE
Sócio LCP: 0

Re: P38-Pouca chuva fez parar suspensão, vidros e tecto

Postby Balhé » Sun Feb 07, 2010 11:01 pm

Boas

Em relação aos vidros não me parece que umas pinguitas causem algum problema, de qualquer maneira é estranho, e se calhar é melhor ir aum electricista.

Em relação à suspensão, depois do carro estar algum tempo parado pode demorar um bocadinho a encher o reservatório, e os foles, principalmente se tiver alguma fuga, de qualquer maneira, não sei se sabes mas ele só sobe e desce com todas as portas fechadas.

Espero ter ajudado.
Image

RR 2.5 DSE
Helder Balhé - Leiria
Balhé
iniciante TT
iniciante TT

LandRover: Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2235

Postby Moraes » Mon Feb 08, 2010 12:23 am

Boas,

Obrigado pela resposta. Eu sei sim que só funciona com portas fechadas e que em caso de vazamentos pode demorar a subir, mas o meu levou um sistema todo novo dos novos RR a pouco tempo, e até antes da chuvada subia em segundos após ao arranque, é que era mesmo instantâneo mal ligava o carro, bastava baixar o travão de estacionamento por exemplo, e ele punha-se logo a subir (quando estivesse em baixo).

Mas a pouco fui novamente à garagem e tanto insisti que ele aos pouquinhos foi à posição média (demorou imenso a piscar o led, mas depois foi) e posteriormente consegui ir à posição mais alta. Amanhã já volto a ver aquilo mais ao pormenor...

Os vidros, boca, ainda nada funciona, nem vidros nem espelhos, tecto, nada... Amanhã se for preciso desmancho aquilo e meto o secador da Maria.

Já agora perguntas:

-O pessoal quando guarda o carro deixa sempre em posição média ou baixa? eu tenho deixado a meio.

-Em andamento costumam usar o bloqueio ou deixam aquilo gerir as alturas? Eu tenho deixado ele gerir, mas começo a pensar em andar bloqueado.
Já notei algumas vezes o carro quando paro em semáforos dar umas mexidas, já li aqui no fórum coisas destas.

-E outra que eu não sei se é normal, quando paro o carro com a suspensão a meio, depois de desligar o motor e quando fecho com o comando, ele da uns ajustezinhos na suspensão, baixa um poucoxinho aqui e alí dá me a sensação que está a nivelar o carro. Isto é normal?

Desculpem lá tanta pergunta que tenho feito, peço um pouquinho de paciência por esta minha adaptação com este carro, como sou muito adepto de fóruns embora novo aqui tenho metido todas as minhas dúvidas sem medo de estar a ser chato, agradeço a gentileza que estão a ter comigo.

Abcs,

JM
Range Rover P38A 2.5 DSE
Box Potência
Arnott Gen III
Piscas Brancos
Barras Tejadilho
Moraes
júnior TT
júnior TT

Postby Balhé » Mon Feb 08, 2010 9:08 am

Boas

Se alguém te instalou algum tipo de sistema completo novo no carro, eu não mexia em nada sem essa pessoa se responsabilizar pelo que fez.

Acontece ás vezes fazerem-se modificações e isto ter outro tipo de implicações.

Uma vez mandei colocar um botão para ligar e desligar o ABS e cerca de um mês depois queimou a bomba de vácuo dos travões.

Quanto aos pequenos ajustos, quando o carro para, penso que seja o normal.

Acho que é melhor deixar o próprio carro fazer a gestão das alturas.

Quanto à posição de descanço, penso que não há, penso que seja melhor deixares o carro trabalhar automáticamente, e na posição que ele estiver quando parar, é deixar ficar.
Image

RR 2.5 DSE
Helder Balhé - Leiria
Balhé
iniciante TT
iniciante TT

LandRover: Range Rover 2.5 DSE
Sócio LCP: 2235

Postby tomcat » Mon Feb 08, 2010 1:23 pm

Olá Moraes!

em relação aos vidros, pouco te posso ajudar a não ser para verificares fusíveis, diz uma coisa, tens luz na consola quando ligas os minimos?

A mensagem de LOW é estranha.

A dança que tens nos semáforos, pode ser originada por várias coisas: fugas nas válvulas antiretorno; suspensão descalibrada ou sensores avariados, além de fugas nos foles...

Se ele já te sobe, tudo leva a crer que podes uma fuga no deposito de ar, que tanto pode ser na tubagem, válvulas no bloco, ou no encaixe do próprio tubo do deposito.
Agua e sabão com fartura ;) , toca a procurar fugas.

Já agora que raio de sistema dos modernos que te colocaram? tira umas fotos para a malta "ver"
Um abraço.

Paulo Santos 967419269 Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
tomcat
pleno TT
pleno TT

LandRover: RR DSE MY99
Sócio LCP: 1662

Postby Moraes » Mon Feb 08, 2010 2:48 pm

Obrigado a ambos, já fiquei muito mais esclarecido sobre as dúvidas sobre a comportamento da suspensão.

Hoje ainda não vi o carro, mas vou ver, ver se já lha passou a constipação e se não tiver passado ver se queimou fusíveis, ver se a luz acende, etc...

Em relação ao dançar, não é propriamente um dançar, só algumas poucas vezes que notei que ele mexia nos semáforos, a maioria das vezes não faz nada disso. Mas se eu for verificar noteste do "água e sabão com fartura", onde devo meter a solução? é que já tenho lido isto várias vezes mas fico a imaginar, será que devo entrar por baixo do carro e aspergir solução para os balões ou há mais sítios para procurar fugas?

Em relação a responsabilizar, não sei se consigo responsabilizar ninguém, pois comprei o carro a um senhor em Barcelos (sou de LX) e segundo o homem que mo vendeu (negociante particular, não é stand), o outro proprietário (o carro foi uma retoma) terá levado o carro à Espanha para trocar o sistema de suspensão pelo sistema de um Range Novo (falou-me em voyager, mas não estou a ver, há algum voyager com suspensões a ar?). Além de ter comprado o carro a um intermediário daqueles que fazem comércio miúdo e informal e que teve o carro por um dia apenas, a tal substituição terá sido feita em Espanha, não me estou a ver ir a Espanha para apertar com ninguém...

Eu de qualquer forma vi, ouvi a conversa do outro, experimentei e funcionava bem, gostei e comprei. Agora tenho é que me aguentar pois nem estava a espera de arranjar um carro destes com este upgrade.

Sobre o upgrade, já começo a crer que não passou de uma tanga de vendedor. O homem na altura mostrou-me uma bomba e depósito, filtros, tudo do lado da caixa original do EAS, disse-me que aquilo era tudo do carro mais novo e me apontou um cilindro dentro da caixa (relay??) que era diferente dos outros (todos tinham inscrições no topo e este não) e disse-me que aquela peça era diferente das outras para comportar o sistema novo. Ontem, com esta coisa de o carro não querer subir eu abri a caixa do EAS e quando coloquei a mão no compressor que eu julgava estar inibido e ser o antigo avariado, ele estava quente, pelo que olhei melhor para aquilo e afinal a tanga que o outro tinha dito que era o sistema novo, é o ABS do carro :vergonha: De qualquer maneira não sei se há realmente um sistema novo, estou para ligar ao fulano e pedir o contacto do antigo proprietário, talvez este me esclareça melhor.

Hoje depois de fazer mais uns testes logo digo mais coisas aqui. Muito obrigado a todos pelas ajudas preciosas.

Abcs,

JM
Range Rover P38A 2.5 DSE
Box Potência
Arnott Gen III
Piscas Brancos
Barras Tejadilho
Moraes
júnior TT
júnior TT

Postby skater_pepe » Mon Feb 08, 2010 5:17 pm

boas..

uma questao.. o teu RR é manual certo??

Ps. Não sei se já tinha isso antes, pois tenho o carro a pouco tempo, mas reparei no computador de bordo a dizer: LOW. (e estranho pois a linguagem é francês e nunca tinha visto nada em inglês)

isto cheira-me a "baixas" ou seja deves ter carregado no botao para alterar as mudanças de altas para baixas.

o meu computador de bordo está em Portugues e quando altero de Baixas para Altas aparece no CB Low e High..

por isso penso que seja isso..

acerca de ver as fugas.. agua e sabao(liquido de preferencia, pode ser detergente da loiça) dentro de um frasco limpa vidros.. depois pulvurizar aquelas mangueiras todas que entram para dentro do bloco de valvulas(caixa preta) e ver se há bolhas de ar..

pulvurizar tambem os encaixes das mangueiras aos baloes.. para pulvurizar os baloes(foles) levantar o carro ao maximo(posição TT) e abrir uma porta(porta condutor ou mala, por exemplo) isto serve para bloquear a suspensao.. nao vá ele se lembrar de começar a baixar devido a estar a nivelar..

alguma coisa pergunta...

acerca dos vidros, tecto e espelhos.. cheira-me a placa queimada.. devido a ter apanhado agua.. mas nao sei.. pode ser a ficha que tenha agua e nao funcione..(nao percebo mt de electronica lol)

cumprimentos
skater_pepe
iniciante TT
iniciante TT

Postby Moraes » Mon Feb 08, 2010 10:33 pm

Oi,

Mais um muito obrigado por mais estas indicações esclarecedoras, vocês são 5 estrelas, o meu obrigado!

E não é que as tosses lhe passaram? Bastou deixar o carro na garagem em seco de ontem para hoje e afinal já abre e fecha tudo normalmente, bem como a suspensão está a funcionar como antes...

Eu pelo que tenho lido estes carros têm mesmo a mania, têm vontade própria :lol: e o meu pelos vistos não gosta de água...

Eu como precisei usar o carro hoje e como a bronca foi ontem, e como ele resolveu funcionar igualzinho ao que funcionava desde que o comprei, não andei a testar muito os sobes e desces para não ter nenhuma surpresa má, mas neste momento já fiquei mais tranquilo por ele ter voltado ao normal.

Amanhã hei de testar mais ao pormenor, até porque vou finalmente trocar os óleos de diferenciais e caixas que não consegui fazer hoje. Aproveito para pedir aqui (oftopic) uma informação que nao consegui confirmar no tópico que criei para o efeito. Posso usar valvulina 80 / 90w nos diferenciais e na caixa de transferências?

ahhhh o low, pois, deve ter sido isto... pois ele realmente mostra low ou high quando metemos o botão das baixas, mas tanto posso ter tocado no botão das baixas por confusão, como pode ter sido da água ontem, não sei,como o carro ficou todo maluco,, vidros, tecto, espelhos, suspensão, não me admira que também o interruptor da redução possa ter levado um pouquinho de água e se passado...

Felizmente parece-me que já está tudo normal, e o que me faz muita confusão é conmo tão pouquinha água pode ter feito tanto estrago.... é que foi mesmo muito pouquinho.

Mais uma vez obrigado a todos!

JM
Range Rover P38A 2.5 DSE
Box Potência
Arnott Gen III
Piscas Brancos
Barras Tejadilho
Moraes
júnior TT
júnior TT

Postby Carlos Lro » Tue Feb 09, 2010 1:06 am

Caixa de Transferência (Borg Warner) Recomendado Autran MBX 2.4l
Alternativo Autran DX III
Ja postei no tópico que criaste para o efeito, antes que ponhas 80w90 na caixa de transferências do range, 80w90 só nos defender e discovery.
ImageImageImageImageImage
Carlos Lro
pleno TT
pleno TT

LandRover: Ex. Defender 90 Td5 99
Ex. Range Rover Classic 95
Sócio LCP: 2133

Postby Carlos Lro » Tue Feb 09, 2010 1:06 am

.
ImageImageImageImageImage
Carlos Lro