Profender_Suspensions

Discussão sobre todo o tipo de acessórios todo-o-terreno para LAND ROVER.
Responder
Avatar do Utilizador
IVO_M.
master TT
master TT
Mensagens: 1219
Registado: 20 fev 2009 16:08
Land Rover: Disco 300Tdi - Camel Trophy Mongólia 140CV
Sócio LCP: 2083
Localização: Ermesinde

Profender_Suspensions

Mensagem por IVO_M. »

http://www.profender4x4.com/index.php

Ao que parece a King, produz nas mesmas instalações :yikes:
Abraços
IVO_M.


Discovery 300Tdi The Best 4X4 Far !!!
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Profender_Suspensions

Mensagem por josecamorim »

LOLOLOLOL
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Profender_Suspensions

Mensagem por josecamorim »

A king é feita nos estados unidos e não tem nenhuma linha branca, nem sequer partilha instalações com mais nenhuma marca.

A profender, aka terrafirma e aka semex é uma coisa totalmente distinta feita na Tailândia.

A unica associação da king à profender é o facto da profender usar como adwords pagas no google as palavras king shocks o que faz com numa busca por king shocks a profender aparecer nos links patrocinados.

Fora isso só a cor azul... eles também usam a cor vermelha e fazem a mesma coisa com os race runner - sway away.

Penso que o Vinnie tem um mail do Geriardo Iribe (general manager da King ) e do Xavier (importador Europeu/Espanha) com um desmentido sobre toda e qualquer associação de uma marca com a outra.

Abraço,
Amorim
Avatar do Utilizador
softop
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 5490
Registado: 28 set 2007 09:07
Land Rover: Defender 90" Td5
Sócio LCP: 1716
RTI: 0
Localização: Guimarães

Re: Profender_Suspensions

Mensagem por softop »

acho que nessas instalações,a king alem de fazer os profender,fabricam tambem naves espaciais... :yikes:
foi o que "ouvi dizer"... :rofl:



:D
Vinnie
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 897
Registado: 05 set 2006 14:59
Land Rover: 96" Discovery 300 TDI
Sócio LCP: 2102
RTI: 0
Localização: Braga

Re: Profender_Suspensions

Mensagem por Vinnie »

A Profender é uma fábrica de "amortecedores" na Tailandia, a King fabrica os seus amortecedores nos EUA. A Profender proclama-se concorrência directa à KING, FOX, Bilstein, SAW, etc. A minha questão ao Tarika (Profender) foi qual a razão da disparidade de preço, a resposta deles foi que a mão de obra nos estados unidos é muito cara, e eles lá na Tailândia conseguem fazer tudo mais barato. Perguntei-lhe como conseguiam calibrar os amortecedores para aplicação directa, disseram-me que faziam testes exaustivos com vários modelos, a conversa ficou por aí...

Teste aos Fox: http://www.youtube.com/user/foxracingshox1
Teste aos Bilstein: http://www.youtube.com/user/bilsteinUS# ... fnvak2jZNk
Teste aos King: http://www.youtube.com/watch?v=xZUD5qZay94
Teste aos Procomp: http://www.youtube.com/watch?v=aV39XBHiPs0

Teste aos Profender: http://www.youtube.com/user/profender4x ... KDo0wyQBm8
O canal da Profender: http://www.youtube.com/user/profender4x4

Um dos maiores problemas que temos ao tentar definir o que são bons ou maus amortecedores é o facto de não sabermos até onde podemos chegar… está aqui um vídeo que diz tudo (equipado com Fox):
http://vimeo.com/27607639 (Obrigado Paulo por teres partilhado este video no FB ;))

Abraço,
Vinnie
Avatar do Utilizador
IVO_M.
master TT
master TT
Mensagens: 1219
Registado: 20 fev 2009 16:08
Land Rover: Disco 300Tdi - Camel Trophy Mongólia 140CV
Sócio LCP: 2083
Localização: Ermesinde

Re: Profender_Suspensions

Mensagem por IVO_M. »

Ainda bemmmmmmmmmm ;)

Enfim tudo se resume a : BOATOS :mad:
Abraços
IVO_M.


Discovery 300Tdi The Best 4X4 Far !!!
Avatar do Utilizador
pavelyuri
master TT
master TT
Mensagens: 1398
Registado: 03 ago 2009 10:47
Land Rover: Ex Series III (2.25D; 2.5D; 2.5 TD; Tdi)
Defender 90 TD5
Sócio LCP: 148
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Profender_Suspensions

Mensagem por pavelyuri »

possivelmente sou dos poucos que pode falar... e gosto :-)
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Profender_Suspensions

Mensagem por josecamorim »

Ora viva,

Vou também meter aqui colherada, mas já sabem que não digo coisas boas a não ser de bilstein por isso, como dizem os ingleses, Ladies, handbags ready para me baterem :)

Penso que muita gente pode falar da profender uma vez que rolam por aí uma serie de carros com terrafirma. Nestes há a relatar alguns insatisfeitos (por exemplo aqui do forum o Gangsta, a Paula Gil, o Zé Ccarlos - com terrafirma de reservatório - o Tomcoe, o Fontesfender, todos com amortecedores rebentados e babados de óleo em meia dúzia de kms), mas haverá também obviamente muitos satisfeitos e outros indiferentes.

Normalmente quando se fala de suspensões dou sempre a minha opinião não por saber mais do que os outros, mas simplesmente porque de certeza que ninguém "pagou mais para ver" do que eu e portanto experimentei muita coisa passando do equilibrado (origem) para o mau (es9000 e kyb) para o razoável (OME LTR e HT raid) para o bom (bilstein b6) para o muito bom (7100) e espero agora para o fabuloso. Costumo também dar argumentos para além do adorna/não adorna, é rijo/mole parte/não parte uma vez que isso muitas vezes tem a ver com uma série de outras variáveis como as molas, os casquilhos, o próprio offset das jantes e os pneus e eu já vou um pouco mais além do que essa argumentação, até porque ao longo dos tempos fui lendo e tentando saber mais sobre fenómenos de construção, de cavitação, de desempenho e margens de tolerância dos componentes, etc etc....

No meio disto todo há também uma característica que entra em cena e que é a comparação. Quando tive OME fiquei satisfeito comparativamente aos ES9000, depois fiquei satisfeito com os koni ht raid comparativamente aos OME e uns jogos de amortecedores mais à frente fiquei muito satisfeito com os Bilstein b6 comparativamente a todos os outros. Portanto, para mim determinada coisa será sempre boa comparativamente a outra e portanto o segredo é ter um benchmark. Se repararem em testes de carros eles tem sempre um que é a referência da classe e os outros são analisados à luz desta referência.

Importante também é o percentual de falhas, e ter três dúzias de amortecedores danificados do modelo mais low cost duma marca que vendeu milhões de exemplares não é certamente o mesmo de ter meia dúzia duma marca que ainda só vendeu centenas deles...

No caso destes profender mais elaborados temos a opinião positiva e muito válida (até pela formação académica que tem que lhe permite falar de fenómenos físicos do comportamento do amortecedor de forma mais substanciada) do pavelyuri. Também sei, pelo contrário, de quem comprou amortecedores destes simplesmente para testar ver o que valiam e se valia a pena comercializá-los e não ficou nada, mas nada impressionado, apenas não divulga resultados (a meu ver bem) para não ser interpretado como guerra de concorrência baixo nível. Também não era esse o objectivo, o objectivo segundo me disse era analisar com olhos de ver a concorrência, de forma a que no momento da dúvida do cliente possa dar com segurança argumentos válidos para a escolha ou não de determinado produto e não argumentos como os que costumo ler para justificar algumas marcas, do tipo "já andam alguns no trial".... Ora, sabendo-se o amontoado de sucatisse desapertada que anda no trial, com aquela quantidade de borracha nos pneus, os amortecedores servem só como elo de ligação componentes no carro, porque para a maioria do que lá anda a sucata é tanta que qualquer coisa serve. Agora, para quem tiver um pouco mais de visão, também constata que nesse mesmo trial os carros que de facto assim se podem chamar são que ganham e tem todos amortecedores das chamadas marcas "premium"....

Para uma marca se lançar para a guerra com essas marcas premium - os big 3 - Bilstein, King e Fox tem que ter argumentos muito fortes e que não se constroem de um dia para o outro. Basta ver o ridículo que é meter um chinoca com duas mãos a fazer força num amortecedor e fazer disso um teste publicado, enquanto que as outras pegam nos amortecedores e metem num carro que vai andar (e ganhar) uma corrida de 1000 milhas em fora de estrada a velocidades consideráveis, ou um dakar.

De igual maneira deve cultivar-se uma política de honestidade e isso para mim é o principal calcanhar da Profender e das suas afiliadas. Uma marca se tem argumentos válidos deve lançá-los, não precisa de comprar uma posição no google para ganhar afinidade com determinada marca. Se tem uma coisa melhor deve mostrar com testes que é melhor. Se tem uma coisa no mínimo igual mas mais barata, deve fazer a mesma coisa, ou então posiciona-se num patamar mais baixo como fizeram outras marcas como a walker evans, a edelbrock ou até a própria rancho neste momento - sabem que não tem um produto tão bom, assumem isso e tem clientela na mesma, da forma leal, honesta e objectiva.

Não falando das marcas/histórias fictícias que já aqui se falou há uns tempos, para mim o exemplo mais crasso desta falta de honestidade é a fita métrica :) . É universalmente reconhecido que a terminologia 2.0", 2.5", 3.0" e por aí fora define o diâmetro do corpo do amortecedor. Ora, a profender usa isso como nome puro, não correspondendo então ao diâmetro efectivo do corpo.E isto induz em erro no momento da compra.
Reparemos: Vamos à net comprar amortecedores e vemos um profender 2.5 (na realidade 2.0) e vamos comparar por exemplo com um king 2.5 (verdadeiro 2.5). Constatamos que um custa metade do preço do outro e por aí, se calhar vale a pena o risco de comprar o mais barato para ver no que dá.
Agora, na realidade deveríamos comparar o profender 2.5 com um king 2.0 ou um bilstein 7100 e aí a escassa diferença de preço se calhar não nos faria apostar numa coisa nova e desconhecida.

Eu pra mim será sempre muito complicado ver com bons olhos produtos "achinesados", fundamentalmente os que são de empresas totalmente orientais e que tem os seus parâmetros e controlos. Sou mais aberto a produtos de marcas europeias ou americanas fabricados no oriente porque sei que esses tem um controlo e especificidades segundo as normas originais da marca, mas confesso que até nesses sou céptico. Serei incapaz de ter um ki@ ceed sobre um vw polo (sendo o ki@ até de gama superior), incapaz de ter um bloqueio chinês em vez dum arb, incapaz de ter um guincho que não seja warn, incapaz de ter uns farois chinocas sobre uns hella...

Falei há dias com o Jim Marsden da Gigglepin e com o Simon Buck da devon 4x4 sobre um produto nada barato e que até acabei por comprar e eles disseram-me das coisas mas acertadas que já ouvi... "para quê pagar menos por algo que não foi testado, será que o risco vale esse preço??!" Amen to that, digo eu !! :)

Ah, também me disseram outra coisa muito, mas muito certa: "grandes preparações exigem grandes reparações" por isso "KISS - Keep it simple stupid" :)!!!

Abraço,
Amorim
Avatar do Utilizador
pavelyuri
master TT
master TT
Mensagens: 1398
Registado: 03 ago 2009 10:47
Land Rover: Ex Series III (2.25D; 2.5D; 2.5 TD; Tdi)
Defender 90 TD5
Sócio LCP: 148
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Profender_Suspensions

Mensagem por pavelyuri »

eu nao estou a falar do que tenho pela minha formação académica, estou a falar porque testei... tal como tu tens testado muita coisa... e como disse gostei!!

e sem grandes esperanças, fiquei surpreendido porque o carro esta realmente muito melhor, no que diz respeito a alguns problemas que tinha anteriormente e falamos varias vezes sobre eles (a traseira principalmente...)

pela tua logica todos deviamos ter bilstein 9100 ou melhor 9300... ora nem todos podem ou principalmente PRECISAM de ter 3000 euros ou mais em amortecedores!

por isso ha varias gamas e varios fabricantes... a propria bilstein tem varias gamas para varios preços e todas elas sao fantasticas

como nem toda a gente pode comprar uns topo de gama, ou nao precisa , compra outra coisa... e cada uma tem o seu espaço!

outra questao, em termos de chinesisses etc... muitas vezes o marketing da-nos a ideia que os amortecedores sao feitos pela NASA... e aquilo ao fim e ao cabo é bem mais simples do que nos querem fazer parecer!!

eu para aquilo que faço, pequenas brincadeiras tipo provas de navegação que sao so das coisas mais destrutivas que pode haver para um carro ... estou satisfeito com eles...
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Profender_Suspensions

Mensagem por josecamorim »

pavelyuri Escreveu:eu nao estou a falar do que tenho pela minha formação académica, estou a falar porque testei... tal como tu tens testado muita coisa... e como disse gostei!!

e sem grandes esperanças, fiquei surpreendido porque o carro esta realmente muito melhor, no que diz respeito a alguns problemas que tinha anteriormente e falamos varias vezes sobre eles (a traseira principalmente...)

pela tua logica todos deviamos ter bilstein 9100 ou melhor 9300... ora nem todos podem ou principalmente PRECISAM de ter 3000 euros ou mais em amortecedores!

por isso ha varias gamas e varios fabricantes... a propria bilstein tem varias gamas para varios preços e todas elas sao fantasticas

como nem toda a gente pode comprar uns topo de gama, ou nao precisa , compra outra coisa... e cada uma tem o seu espaço!

outra questao, em termos de chinesisses etc... muitas vezes o marketing da-nos a ideia que os amortecedores sao feitos pela NASA... e aquilo ao fim e ao cabo é bem mais simples do que nos querem fazer parecer!!

eu para aquilo que faço, pequenas brincadeiras tipo provas de navegação que sao so das coisas mais destrutivas que pode haver para um carro ... estou satisfeito com eles...
Concordo contigo, tudo tem o seu espaço, e a profender terá certamente o seu espaço mas não perto das big 3, pelo menos nos próximos anos. E também acho que mais facilmente o ganhará se se deixar de habilidades e de jogadas de wannabee mais ou menos obscuras...

Como muitas coisas no meu e em muitos carros, os 9100, tal como os 7100 são overengeniered para o meu carro e para mim, é um facto. É um bocado como a potência do carro, não vou usar 200 cv do defender, mas gosto de saber que estão lá :). Não é por isso que vou ou não ganhar provas, tanto que ganho agora provas com o Marco que prefere ter poucos cavalos no carro para não passar dos limites eheh :) E se num dia destes for novamente fazer provas no meu carro, eu levo os 9100 e tu levas esses e o Hugo e ganhas tu na mesma eheh

Usufriurei muito aquém do potencial que os 9100 tem, vieram simplesmente porque decidi por o carro simples e em vez de continuar com soldas e buracos 8x 7100 que tinha deu para transformar em 4 x9100. Nunca senti falta de amortecedores com os 7100 e até tinha duplo na frente mais para dividir o esforço nos apoios do que propriamente para ter mais desempenho, até porque depois de rasgar a torre passei a andar só com um e a diferença era pouca ou nenhuma :)

Agora, sei que com os b6 estaria mais do que bem servido e continuo a dizer que o que tenho hoje em termos de custo não é directamente proporcional ao que tenho desempenho, quando comparado com os b6. oque tu sentias na traseira, eu apenas senti nos b6 quando passei de molas medium para heavy, o que foi um erro. Ou seja, o problema até estaria mais nas molas, mas foi possível corrigir no teu caso com amortecedor simplesmente porque é possível afina-los e os b6 não. Provavelmente se usasses uns b6 dum gr ou dum hdj, por serem maiores e estarem afinados doutra maneira resolverias esse mesmo problema.

A tua formação académica, para além obviamente da experiência que tens e dos testes que fizeste, ajuda ainda mais. Agora repara é que o teu ponto de comparação, se estiveres a apontar para os b6, são uns amortecedores sem reservatório, não ajustáveis e com menos 10 cm de comprimento, ou seja menos 10 cm de gás óleo para com uns amortecedores que se somares os 10 cm a mais com o reservatório são praticamente o dobro do tamanho. Se se nota diferenças de desempenho em amortecedores com 1" de diferença, assim deve ser abismal e por isso é natural que tenhas o carro melhor, eu diria que teria de ser muito melhor, até pelo preço.

A questão é comparares com uns da mesma gama , mesmo tamanho, no mesmo carro e aí ver então o que compensa mais. Ou seja, os b6 teriam de ser comparados com uns profender prosport e os que tu tens com uns 7100 ou uns Fox 2.0, king 2.0, uns Mx6r, isso sim era um duelo justo.
Até podíamos por exemplo fazer um teste um dia destes, uns amortecedores de várias marca com características idênticas, no mesmo dia, no mesmo carro montados por exemplo traseira apenas com o intervalo de 20 minutos entre eles que é o tempo de tirar uns e meter outros e colar uma banda thermax no corpo (até sei quem tem essas bandas cá em pt :) ) para ver que temperatura atingiriam num determinado percurso. Sabendo o ponto (temperatura) em que cada um deles começa a perder eficácia, seria interessante poder fazer essa análise. Os americanos fazem muito isso para perceberem onde começam ou não a padecer de cavitação....

Aquele abraço

P.S. - Fazer um carro também é só meter 4 rodas num chassis e depois uma carroçaria e isto reduzido a esta simplicidade parece que não precisa nem da NASA nem do IMT... Agora, há carros e carros e tu tens um Lexus, sabes bem do que falo...os materiais e a atenção ao detalhe faz toda a diferença :)
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Profender_Suspensions

Mensagem por josecamorim »

As tais bandas thermax

Imagem

Imagem

Abraço
Avatar do Utilizador
pavelyuri
master TT
master TT
Mensagens: 1398
Registado: 03 ago 2009 10:47
Land Rover: Ex Series III (2.25D; 2.5D; 2.5 TD; Tdi)
Defender 90 TD5
Sócio LCP: 148
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Profender_Suspensions

Mensagem por pavelyuri »

que temperatura rondam normalmente?
Avatar do Utilizador
pavelyuri
master TT
master TT
Mensagens: 1398
Registado: 03 ago 2009 10:47
Land Rover: Ex Series III (2.25D; 2.5D; 2.5 TD; Tdi)
Defender 90 TD5
Sócio LCP: 148
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Profender_Suspensions

Mensagem por pavelyuri »

josecamorim Escreveu:
Imagem
a tal ACV?
Avatar do Utilizador
BGomes
master TT
master TT
Mensagens: 2304
Registado: 25 jan 2008 19:36
Land Rover: Range Rover 2.5TD VM 1992
Freelander 2.0 DI 1999
Sócio LCP: 1922
RTI: 805
Localização: Gaia

Re: Profender_Suspensions

Mensagem por BGomes »

O verdadeiro teste aos King :yikes:

Avatar do Utilizador
pavelyuri
master TT
master TT
Mensagens: 1398
Registado: 03 ago 2009 10:47
Land Rover: Ex Series III (2.25D; 2.5D; 2.5 TD; Tdi)
Defender 90 TD5
Sócio LCP: 148
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Profender_Suspensions

Mensagem por pavelyuri »

os americanos ate gajas de 1,50 fazem parecer mulheroes ... devias ver os videos que eles faziam com uns semex :lol:
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Profender_Suspensions

Mensagem por josecamorim »

pavelyuri Escreveu:que temperatura rondam normalmente?
Uns 2.0 podem estar na casa dos 275 a 300 a funcionar bem, depois podem ir por aí acima mas a partir dos 400°C já pouco estão a fazer lá porque a estrutura e o tamanho não tem capacidade de dissipar alguma da temperatura que faz em picos (e que pode ir até 500°C).

Uns 2.5 funcionam bem entre os 380°C e os 450°C mas pelo que lia partir daí está para lá dos limites da generalidade dos óleos. Esse é também outro factor importante, o tipo e a qualidade de óleo que o amortecedor leva e a sua viscosidade que em muito influencia o capacidade de amortecimento e o indíce de aquecimento. Pelo que percebi o próprio material em que são construídos o corpo e o reservatório pode ter uma influência grande em termos de aquecimento/arrefecimento. Os Bilstein, os Sway e penso que a Radflo ou a FOA (não me lembro qual na certa) são em média 20 a 25% mais leves do que o mesmo amortecedor de outras marcas precisamente por terem um tubo com menos parede, mas de resistência igual e que portanto facilita mais a dissipação de calor.
pavelyuri Escreveu:
josecamorim Escreveu:
Imagem
a tal ACV?
Isto é só um cooler porque há uma serie de outras coisas que também tem de se aguentar à bronca com a temperatura como os vedantes e os tubos. Pelo que me disse o Sonny - que é quem trabalha com o Vinnie - os tubos do amortecedores para o reservatório por norma só aguentam " up to 250 degrees. Standard Aeroquip hoses like in Bilsteins, Radflo, Fox and al major brands can run up to 350/ 380 and they are ok, but the question on the table is can they run at 450, and that´s the reason for using the cooler on the shock reservoir.

Por acaso não pedi nos meus por uma questão de espaço no reservatório (à frente não sei onde os vou meter com aquele tamanho) e porque ainda eram mais uns trocados largos!!!. Segundo a bilstein baixa a temperatura em cerca de 40 a 50 graus. Há ainda os mais radicais como este a seguir da fox, que baixa a temperatura em cerca de 100 graus e que é usado mais nos bypass.

Imagem

Isto dos amortecedores é muito muito giro :) Gostava de saber umas coisas a fundo sobre isto e gostava ainda mais era de ter toda a tecnologia que os americanos tem ao preço que eles tem. Uns 9100 lá estão no primeiro patamar ainda dos racing shocks, depois é daí para cima. Uns 7100 então são para carros de recreio e uns 6000 (b6) são para ir às compras!!

Abraço
Última edição por josecamorim em 20 ago 2011 22:51, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
pavelyuri
master TT
master TT
Mensagens: 1398
Registado: 03 ago 2009 10:47
Land Rover: Ex Series III (2.25D; 2.5D; 2.5 TD; Tdi)
Defender 90 TD5
Sócio LCP: 148
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Profender_Suspensions

Mensagem por pavelyuri »

o oleo sim, mas no corpo nao tens leitura dessa ordem...
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Profender_Suspensions

Mensagem por josecamorim »

Não, no corpo tens muito menos. Dependendo da parede do tubo nessas fitas thermax, a escala vai até 400 fahrenheit ou seja +-200 celsius. O que eles dizem é que se chegares ao fim dessa escala, então tens de repensar a suspensão que tens!!
Avatar do Utilizador
IVO_M.
master TT
master TT
Mensagens: 1219
Registado: 20 fev 2009 16:08
Land Rover: Disco 300Tdi - Camel Trophy Mongólia 140CV
Sócio LCP: 2083
Localização: Ermesinde

Re: Profender_Suspensions

Mensagem por IVO_M. »

Grande tópico que abri... :clap:


Já agora só para dizer:

Molas OME +2 Heavy (mais) Dobinson´s +2, num Discovery 300 TDI, para mim grande setup..
Abraços
IVO_M.


Discovery 300Tdi The Best 4X4 Far !!!
Avatar do Utilizador
josecamorim
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3745
Registado: 19 jun 2006 20:40
Land Rover: Defender 90 td5 HtVan
Sócio LCP: 212
Localização: Ponte de Lima/Coimbra
Contacto:

Re: Profender_Suspensions

Mensagem por josecamorim »

IVO_M. Escreveu:Grande tópico que abri... :clap:


Já agora só para dizer:

Molas OME +2 Heavy (mais) Dobinson´s +2, num Discovery 300 TDI, para mim grande setup..
É a velha história do que fazes com eles e da comparação...é um grande setup comparado certamente com molas bearmach e amortecedores procomp... :)
Responder