O cabo de massa pode sim ser ligado na bateria, ha quem diga que é dos melhores sitios.
O tipo de solda sera a solda normal que se usa na electronica, estanho com baixo teor de chumbo, senao torna-se uma solda muito quebradica, ja para nao dizer que nunca chega a derreter muito bem e fica meio pastosa e nao se liga convenientemente, se tiver uma percentagem minima que seja de prata é ainda melhor e recomendavel.
Chamam-lhe a solda
60/40 (60% estanho e 40% de chumbo) embora na realidade os valores possam ser ligueiramente diferentes tipo 63/37, mas isso para aqui nao interessa nada.
Para medir as estacionaria eu aconcelho comprar um medidor de estacionarias que hoje em dia sao muito baratos e ao comprar, pedir para explicarem como funciona.
É necessario comprar o medidor e uma extencao de cabo, conhecido por "chicote", pois o medidor é instalado entre o radio e a antena, durante a medicao.
O "medidor de estacionarias" le tb a potencia de saida.
Acho que acaba por ser uma ferramenta que vais e deves utilizar frequentemente e por isso justifica a sua compra.
Um radio bem instalado é outra louca, para alem de ganhares em perfomance nas comunicacoes, evitas de queimar o andar final de transistores de potencia.
Se passares pelo Porto, eu faco-te isso na boa, ou entao quando passar na Povoa, eu dou-te um toque.
Cumps
JP
(
jp200tdi@gmail.com )
jpmoura Escreveu:Boas noites!!!
Vou instalar no meu Disco um Alan 78 plus com santiago 1200 (para variar

) mas tenho algumas dúvidas:
- O cabo de massa pode ser ligado a bateria directamente?
- Que tipo de solda deve ser dada nos conectores do cabo antena <-> rádio?
- Onde poderei medir as estacionárias na Póvoa de Varzim? Conhecem alguém que o faça?
Acho que é tudo....
Abraços!!
João Moura