Oh cblopes que fique bem claro que já "experimentei de tudo" mas no Disco...cblopes Escreveu:...também temos o filipe FLG que já exprimentou quase tudo ...... grande filipe...
torneirinha do turbo
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Re: torneirinha do turbo
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Re: torneirinha do turbo
Boas:
Só para arranjar um pouco mais de confusão...
Li nums foruns estrangeiros, que existe uma outra alternativa, simples e viavel, que é simplesmente colocar a toma de pressão do turbo noutro local...
Ou seja, em vez de estar a boca de saida do turbo, pode-se colocar a referida toma de pressão no colector de admissão, garantindo assim cerca de 1 bar no colector de admissão, e não à saída do turbo...
Ou seja, indirectamente, o turbo passa a debitar mais pressão, e garante-se sempre uma pressão máxima no colector de admissão, que é o objectivo...
Só ainda não me decidi, se faço um buraco no colector de admissão, no tubo que sai do intercooler para o colector de admissão, ou no topo de saida do intercooler... Depois é só ligar a toma para a wastegate e para bomba injectora no novo local... Se não me engano...
Só para arranjar um pouco mais de confusão...
Li nums foruns estrangeiros, que existe uma outra alternativa, simples e viavel, que é simplesmente colocar a toma de pressão do turbo noutro local...
Ou seja, em vez de estar a boca de saida do turbo, pode-se colocar a referida toma de pressão no colector de admissão, garantindo assim cerca de 1 bar no colector de admissão, e não à saída do turbo...
Ou seja, indirectamente, o turbo passa a debitar mais pressão, e garante-se sempre uma pressão máxima no colector de admissão, que é o objectivo...
Só ainda não me decidi, se faço um buraco no colector de admissão, no tubo que sai do intercooler para o colector de admissão, ou no topo de saida do intercooler... Depois é só ligar a toma para a wastegate e para bomba injectora no novo local... Se não me engano...
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
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Re: torneirinha do turbo
Essa é que desconhecia por completo.. mas tambem é boa!
Mas retira-se a que tem no turbo? ou coloca-se mais outra?!
obr.
Abrç
Mas retira-se a que tem no turbo? ou coloca-se mais outra?!
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Re: torneirinha do turbo
Boasjosecamorim Escreveu:Quer isto dizer, que apesar do turbo ser mecânico com a alteração de parâmetros via ECU ele pode atingir outras pressões. Eu por exemplo tinha uma programação no meu carro com o turbo a 1,3bar. Coloquei outra programação mais brava, e sem mexer no turbo, o meu carro entra em Limp Mode!!!
Portanto, em vez de torneiras, torneirinhas, mais vale KISS.... Colocar a programação que se quer e o Turbo a 1,3bar (medidos à boca do turbo com um T).
Sou da opinião que quanto mais "inventamos", mais sujeitos estamos a problemas...
No caso dos DEF TD5, partilho da opinião do Amorim: KISS - uma boa repro e turbo a 1.3bar (se tiver uprated intercooler, tanto melhor)
É mais que suficiente para o carro "fumar" pouco, sem riscos de overboost e uma óptima relação potencia/binário
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Re: torneirinha do turbo
OK mas a que mais poderia eu estar a referirFLGFLG Escreveu:Oh cblopes que fique bem claro que já "experimentei de tudo" mas no Disco...cblopes Escreveu:...também temos o filipe FLG que já exprimentou quase tudo ...... grande filipe...
.....'' Ter um LAND ROVER não é ter um carro é ter um amigo''.....
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Re: torneirinha do turbo
Boas:Malamack Escreveu:Essa é que desconhecia por completo.. mas tambem é boa!
Mas retira-se a que tem no turbo? ou coloca-se mais outra?!
obr.
Abrç
Na saida do turbo, existe um tê que envia a pressão debitada ("sinal") pelo turbo para a wastegate e para a bomba injectora (300 tdi e 200 tdi). Assim, a LAND ROVER garante que o turbo debita 1 bar (ou 0,8 nos 200 tdi) a saida do turbo, só que com as curvas e intercoolers pelo meio (perdas de pressão), no colector de admissão temos uma pressão inferior. Se retirarmos o "sinal" do turbo, e colocarmos no colector de admissão, passamos a controlar a pressão no colector, ou seja, a regulação de fabrica da wastegate fica igual (1 bar no caso dos 300 tdi) e garantimos assim apressão no colector, o que equivale a fazer uma regulação da wastegate para um valor superior.
A vantagem deste metodo, é que conseguimos garantir uma pressão fixa no colector, mas como inconveniente (e com algum azar pelo meio), se o intercooler ficar muito obstruido ou um dos tubos ficar entupido, o turbo pode alcançar pressões muito superiores, pois vai estar a tentar atingir a pressão de abertura da wastegate no colector de admissão.
Nos sites que muita gente já navegou (onde ensinam a mexer na bomba injectora dos 300 tdi), a alguns que são da opinião que só se consegue uma verdadeira alteração de performance com a execução desde passo que descrevi. Porque ao fazer isto, estamos a garantir que a mistura ar/gasoleo tem sempre as mesmas proporções, visto que a bomba esta ligada ao colector de admissão, e a pressão no colector de admissão é sempre constante e ideal...
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
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