torneirinha do turbo

Discussão generalista sobre problemas de mecânica, alterações e manutenção. Assuntos comuns a todos os modelos e LR.
Avatar do Utilizador
FLG
MesTTre Supremo da Pesquisa
MesTTre Supremo da Pesquisa
Mensagens: 24071
Registado: 06 ago 2005 09:26
Land Rover: Discovery 300 tdi
Freelander 2.0 di
Sócio LCP: 1244
RTI: 1078
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: torneirinha do turbo

Mensagem por FLG »

cblopes Escreveu:...também temos o filipe FLG que já exprimentou quase tudo ...... :god: grande filipe...
Oh cblopes que fique bem claro que já "experimentei de tudo" mas no Disco... :lol: :rofl:
;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
flg@sapo.pt
962.327.370
APRESENTAÇÃO
KIT DE POTÊNCIA 200/300 TDI/VM
Imagem
Avatar do Utilizador
mpblue
master TT
master TT
Mensagens: 2548
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
Contacto:

Re: torneirinha do turbo

Mensagem por mpblue »

Boas:

Só para arranjar um pouco mais de confusão... :evil:

Li nums foruns estrangeiros, que existe uma outra alternativa, simples e viavel, que é simplesmente colocar a toma de pressão do turbo noutro local...

Ou seja, em vez de estar a boca de saida do turbo, pode-se colocar a referida toma de pressão no colector de admissão, garantindo assim cerca de 1 bar no colector de admissão, e não à saída do turbo... :eek3:

Ou seja, indirectamente, o turbo passa a debitar mais pressão, e garante-se sempre uma pressão máxima no colector de admissão, que é o objectivo... :sing:

Só ainda não me decidi, se faço um buraco no colector de admissão, no tubo que sai do intercooler para o colector de admissão, ou no topo de saida do intercooler... Depois é só ligar a toma para a wastegate e para bomba injectora no novo local... Se não me engano... s:)
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
Avatar do Utilizador
Malamack
júnior TT
júnior TT
Mensagens: 173
Registado: 08 jan 2006 16:30
Land Rover: Defender 90 TD5
Sócio LCP: 2100

Re: torneirinha do turbo

Mensagem por Malamack »

Essa é que desconhecia por completo.. mas tambem é boa!

Mas retira-se a que tem no turbo? ou coloca-se mais outra?!

obr.
Abrç
Imagem
http://portugalnortesul.wordpress.com/ ...eu estou pronto e tu?!
Avatar do Utilizador
terracotta
maníaco TT
maníaco TT
Mensagens: 3372
Registado: 02 mai 2006 00:25
Land Rover: ------------
RR Classic 1994
Ex-Defender SW 90"TD5 1999
--------------------------
Sócio LCP: 910
RTI: 0
Localização: Residencia:VNFamalicão ------------Natural:Sintra
Contacto:

Re: torneirinha do turbo

Mensagem por terracotta »

josecamorim Escreveu:Quer isto dizer, que apesar do turbo ser mecânico com a alteração de parâmetros via ECU ele pode atingir outras pressões. Eu por exemplo tinha uma programação no meu carro com o turbo a 1,3bar. Coloquei outra programação mais brava, e sem mexer no turbo, o meu carro entra em Limp Mode!!!

Portanto, em vez de torneiras, torneirinhas, mais vale KISS.... Colocar a programação que se quer e o Turbo a 1,3bar (medidos à boca do turbo com um T).
Boas

Sou da opinião que quanto mais "inventamos", mais sujeitos estamos a problemas...
No caso dos DEF TD5, partilho da opinião do Amorim: KISS - uma boa repro e turbo a 1.3bar (se tiver uprated intercooler, tanto melhor) :ok:

É mais que suficiente para o carro "fumar" pouco, sem riscos de overboost e uma óptima relação potencia/binário
Abraço,
Nuno Mendes


Imagem
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo" - (Fernando Pessoa)
Avatar do Utilizador
cblopes
pleno TT
pleno TT
Mensagens: 785
Registado: 14 nov 2005 23:32
Land Rover: DISCOVERY 200TDI
Sócio LCP: 0
RTI: 0
Localização: Amoreira Obidos / Cova da Piedade

Re: torneirinha do turbo

Mensagem por cblopes »

FLGFLG Escreveu:
cblopes Escreveu:...também temos o filipe FLG que já exprimentou quase tudo ...... :god: grande filipe...
Oh cblopes que fique bem claro que já "experimentei de tudo" mas no Disco... :lol: :rofl:
;)
OK mas a que mais poderia eu estar a referir ;)
.....'' Ter um LAND ROVER não é ter um carro é ter um amigo''.....
Avatar do Utilizador
mpblue
master TT
master TT
Mensagens: 2548
Registado: 17 mai 2007 10:51
Land Rover: Freelander 2.0 Td4 2000 Cabrio
ex - RR P38 2.5 DSE Autom. 1997
ex - Discovery 300 Tdi 1994
Sócio LCP: 1701
RTI: 0
Localização: Viana do Castelo - Portugal / Moçambique
Contacto:

Re: torneirinha do turbo

Mensagem por mpblue »

Malamack Escreveu:Essa é que desconhecia por completo.. mas tambem é boa!

Mas retira-se a que tem no turbo? ou coloca-se mais outra?!

obr.
Abrç
Boas:

Na saida do turbo, existe um tê que envia a pressão debitada ("sinal") pelo turbo para a wastegate e para a bomba injectora (300 tdi e 200 tdi). Assim, a LAND ROVER garante que o turbo debita 1 bar (ou 0,8 nos 200 tdi) a saida do turbo, só que com as curvas e intercoolers pelo meio (perdas de pressão), no colector de admissão temos uma pressão inferior. Se retirarmos o "sinal" do turbo, e colocarmos no colector de admissão, passamos a controlar a pressão no colector, ou seja, a regulação de fabrica da wastegate fica igual (1 bar no caso dos 300 tdi) e garantimos assim apressão no colector, o que equivale a fazer uma regulação da wastegate para um valor superior.

A vantagem deste metodo, é que conseguimos garantir uma pressão fixa no colector, mas como inconveniente (e com algum azar pelo meio), se o intercooler ficar muito obstruido ou um dos tubos ficar entupido, o turbo pode alcançar pressões muito superiores, pois vai estar a tentar atingir a pressão de abertura da wastegate no colector de admissão.

Nos sites que muita gente já navegou (onde ensinam a mexer na bomba injectora dos 300 tdi), a alguns que são da opinião que só se consegue uma verdadeira alteração de performance com a execução desde passo que descrevi. Porque ao fazer isto, estamos a garantir que a mistura ar/gasoleo tem sempre as mesmas proporções, visto que a bomba esta ligada ao colector de admissão, e a pressão no colector de admissão é sempre constante e ideal... ;) :ler:
Ibérico Gouveia 2008 - V - nº864 <-> 2010 - nº141<-> 2012 - nº140 <-> 2014 - nº228 <-> Rates Billing 2008 - 2009 - 2011 - 2012
SAGA #2 - Discovery 300 tdi - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=3216 <-> SAGA #3 - RR P38 Dse - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=15444 <-> SAGA #4 - Freelander Td4 - http://forum.landmania.pt/viewtopic.php?f=19&t=29223
Responder