SAGA #3 - RR P38A 2.5DSE Automatico - 1997

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FLG
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Re: SAGA #3 - RR P38A 2.5DSE Automatico - 1997

Mensagem por FLG »

Boas mpblue

brilha tanto que até dá para desfazer a barba... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
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fredddydias_00
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Re: SAGA #3 - RR P38A 2.5DSE Automatico - 1997

Mensagem por fredddydias_00 »

No meu "ROAD RUNNER" também tenho essas cortinas são 5**** Tb tens para as portas de trás!! em quanto a preços não me parece caro, comparado com o valor das películas, "MPBLUE" esta muito bonito o teu P38, as jantes 18" :god:
freddy
Cumprimentos.
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mpblue
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Re: SAGA #3 - RR P38A 2.5DSE Automatico - 1997

Mensagem por mpblue »

tomcat Escreveu:
mpblue Escreveu: Boas:

.....

E com isto, espero resolver o problema de pegar quando o deposito esta baixo.
Mblue, dado que vais colocar uma bomba nova do deposito, peço-te ( pois quem eu conheço tem todos +- 1 A)que leias a amperagem da nova bomba.

Tens aqui alguns tópicos: http://www.landyzone.co.uk/lz/f10/2-5-d ... 08896.html , (verifica ultimo post), pois a falha dessa bomba, tb dá outras chatices, falta de potencia e consumos elevados, além e penso eu, um maior desgaste da bomba principal.

Caso não queiras tirar o deposito, tens aqui um atalho, mas tens de "cortar" :-| : http://www.landyzone.co.uk/lz/f10/tank- ... 09368.html

Obrigado
Boas:

Nada de cortar o chão, prefiro , tirar o deposito fora... Assim aproveito para ver se não tem lixo dentro...

Quanto à bomba nova, posso medir, se disseres como e em que fios/terminais, visto que electricidade para mim é o basico...
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Re: SAGA #3 - RR P38A 2.5DSE Automatico - 1997

Mensagem por tomcat »

mpblue Escreveu:
Tenho que ver isso, mas como os balões de trás estão um pouco para o velhos :nono: , ando a pensar em arranjar os Arnott, mas se calhar fico pelos Gen II, visto que a diferença de preço é muito grande...

Mas mais lá para o proximo ano, visto que este ano a despesa já vai grande...
mpblue, se queres um conselho, fica pelos OEM (Dunlop), ou pões AG III, não li grandes vantagens nos AGII....
mpblue Escreveu: Quanto à bomba nova, posso medir, se disseres como e em que fios/terminais, visto que electricidade para mim é o basico...


É claramente outro serviço.

Em baixo, na foto está onde devem ligar as pontas do multímetro em Ampere.
É a caixa dos fusiveis/ relays de um P38A, Nº12 (salvo erro)

Imagem

Ao ligarem os dois terminais devem ouvir a bomba a trabalhar, pelo que se for numa garagem, melhor.

A malta fica-te grata. :cool:
Um abraço.

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Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
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Re: SAGA #3 - RR P38A 2.5DSE Automatico - 1997

Mensagem por mpblue »

tomcat Escreveu:
mpblue Escreveu: Quanto à bomba nova, posso medir, se disseres como e em que fios/terminais, visto que electricidade para mim é o basico...


É claramente outro serviço.

Em baixo, na foto está onde devem ligar as pontas do multímetro em Ampere.
É a caixa dos fusiveis/ relays de um P38A, Nº12 (salvo erro)

Imagem

Ao ligarem os dois terminais devem ouvir a bomba a trabalhar, pelo que se for numa garagem, melhor.

A malta fica-te grata. :cool:
Boas:

Com a chave de ignição em que posição?
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Re: SAGA #3 - RR P38A 2.5DSE Automatico - 1997

Mensagem por mpblue »

tomcat Escreveu:
mpblue Escreveu:
Tenho que ver isso, mas como os balões de trás estão um pouco para o velhos :nono: , ando a pensar em arranjar os Arnott, mas se calhar fico pelos Gen II, visto que a diferença de preço é muito grande...

Mas mais lá para o proximo ano, visto que este ano a despesa já vai grande...
mpblue, se queres um conselho, fica pelos OEM (Dunlop), ou pões AG III, não li grandes vantagens nos AGII....
Boas:

Para mim, as vantagens são de que o preço é o mesmo que os OEM, têm garantia vitalicia e não saltam fora como os de origem, o que nos cruzamentos de eixos e um ponto a considerar e necessário...
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Re: SAGA #3 - RR P38A 2.5DSE Automatico - 1997

Mensagem por mpblue »

Trabalhos entretanto efectuados:

colocar todas as lâmpadas novas na unidade HEVAC, porque andava as escuras (Nota optei por desmontar as placas impressas e assim mudar a lâmpada do botão rotativo - assim descobri também que na ficha entre as duas placas, tinha uma oxidação, que provavelmente estaria a fazer algum mau contacto).

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Como tinha os apoios de braços em mau estado, mandei vir do ebay duas capas em pele novas, bem como o fole do travão de mão e ficou tudo novo (se alguém precisar de um fole de travão em cinzento, diga, veio a mais...)

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Re: SAGA #3 - RR P38A 2.5DSE Automatico - 1997

Mensagem por mpblue »

Boas:

As capas do apoio de braços, depois de colocadas ficam impec...
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O fole do travão de mão ficou igualmente impec:
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Entretanto chegaram-me as barras de tejadilho, o que já me permite levar cargas em cima e pensar noutras coisas... s:)
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E para os mais experientes, acho que preciso de ajuda com o porta luvas.
Quando comprei o RR, o porta luvas só fechava de um trinco, pelo que desmontei tudo, lubrifiquei os dois fechos, verifiquei que ambos fechavam e abriam sem esforço, mas quando foi montar, o curso dos trincos não era suficiente para engatar nos fechos. Tantas fiz, que consegui fechar aquilo de vez, ou seja, ficou fechado sem o conseguir abrir.
Depois de umas leituras no rangerover.net, consegui voltar a abrir, mas entretanto não consigo descobrir como afinar o dito para que feche e abra bem.

Fiquei a olhar para dois parafusos centrais nas dobradiças e a pensar se o segredo estará aí... :??

Já alguem passou pelo mesmo?
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Re: SAGA #3 - RR P38A 2.5DSE Automatico - 1997

Mensagem por mpblue »

mpblue Escreveu:E para os mais experientes, acho que preciso de ajuda com o porta luvas.
Quando comprei o RR, o porta luvas só fechava de um trinco, pelo que desmontei tudo, lubrifiquei os dois fechos, verifiquei que ambos fechavam e abriam sem esforço, mas quando foi montar, o curso dos trincos não era suficiente para engatar nos fechos. Tantas fiz, que consegui fechar aquilo de vez, ou seja, ficou fechado sem o conseguir abrir.
Depois de umas leituras no rangerover.net, consegui voltar a abrir, mas entretanto não consigo descobrir como afinar o dito para que feche e abra bem.

Fiquei a olhar para dois parafusos centrais nas dobradiças e a pensar se o segredo estará aí... :??

Já alguém passou pelo mesmo?
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Boas:

Mistério resolvido (após umas horas de experiências)... :ohnao:

O cabo estava mal afinado, e logo não permitia que os dois fechos engatassem nos trincos...

Agora já fecha nos dois trincos, não faz barulho e não fica com folga em cima... :D
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Re: SAGA #3 - RR P38A 2.5DSE Automatico - 1997

Mensagem por mpblue »

Boas:

Actualização: coloquei novamente as letras à frente e atrás, mas optei pelas espessas do novo L322 cromadas (não encontrei em cinza mate), e o RR já voltou a ficar contente...

Proximos trabalhos (assim que me deixarem trabalhar em casa novamente - não esta facil isto...), colocar os discos de travão atrás com pastilhas (tudo EBC) e a bomba do deposito, para ver se resolve o problema de pegar mal e falta de potencia...

Entretanto, já instalei os clips dos tubos que vão ao filtro de gasoleo, que o anterior mecanico tinha feito o favor de perder/estragar...

Mariquices... :)
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Re: SAGA #3 - RR P38A 2.5DSE Automatico - 1997

Mensagem por tomcat »

mpblue Escreveu: Boas:

Com a chave de ignição em que posição?
Olá mpblue, desculpa a demora, mas o forum tb contribui para isso.

Esquece a posição da chave, ao ligares com o multímetro, estás a ligar directamente.

Relativamente aos Gen II, apesar da garantia bla bla bla eu ficava-me pelos OEM (dunlop), ou entao os GenIII.

Se meteres o RR no mato, aplica uns "limitadores" tipo uma cinta... (os meus foles de detrás saltaram foram ao por pneus) :mad:
Aconteceu tb a um amigo meu num pequeno cruzamento.... além do fole o sensor tb cedeu....
Um abraço.

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Re: SAGA #3 - RR P38A 2.5DSE Automatico - 1997

Mensagem por mpblue »

tomcat Escreveu:
mpblue Escreveu: Boas:

Com a chave de ignição em que posição?
Olá mpblue, desculpa a demora, mas o forum tb contribui para isso.

Esquece a posição da chave, ao ligares com o multímetro, estás a ligar directamente.

Relativamente aos Gen II, apesar da garantia bla bla bla eu ficava-me pelos OEM (dunlop), ou entao os GenIII.

Se meteres o RR no mato, aplica uns "limitadores" tipo uma cinta... (os meus foles de detrás saltaram foram ao por pneus) :mad:
Aconteceu tb a um amigo meu num pequeno cruzamento.... além do fole o sensor tb cedeu....
Boas:

Experimento hoje ainda, se tiver tempo.

Quando dizes que saltaram fora, que amortecedores tinhas instalado? Os de origem? E como é que estavam os batentes do eixo? Depreendo que saltaram no eixo traseiro, correcto?
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Re: SAGA #3 - RR P38A 2.5DSE Automatico - 1997

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tomcat Escreveu: É claramente outro serviço.

Em baixo, na foto está onde devem ligar as pontas do multímetro em Ampere.
É a caixa dos fusiveis/ relays de um P38A, Nº12 (salvo erro)

Imagem

Ao ligarem os dois terminais devem ouvir a bomba a trabalhar, pelo que se for numa garagem, melhor.

A malta fica-te grata. :cool:
Boas tomcat:

Hoje meti mãos a obra (rapida diga-se de passagem...) e fiz a medição da bomba "velha", e é assim, com a chave fora da ignição, rele fora, e colocando o amperimetro nos terminais que disseste, o resultado foi um grande zero, e nada de barulho da bomba. Pelo que devo supor que esta mesmo morta, ou não chega lá corrente. Certo ou errado??? :ler:
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Mensagem por SERSANRR »

Boa noite,

Balões, tens varias opções: OEM, são os que aguentam mais mas são limitativos, quanto aos GENII existem varios casos de balões que rasgaram (são presos por um anel de metal em cima e se os amortecedores forem mais compridos ficam a suportar o peso do eixo), os GEN III são uma boa opção mas são maiores de diametro que os originais pelo que aconselho a verificar bem as soldaduras do chassis dentro do encaixes, são conhecidos varios casos em que os balões furam por roçarem em soldaduras mais agressivas.

Quanto á bomba o meu tambem está a falhar quando o ligo a frio... mas ainda não me debruçei sobre o assunto :)

Abraço
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Mensagem por mpblue »

SERSANRR Escreveu:Boa noite,

Balões, tens varias opções: OEM, são os que aguentam mais mas são limitativos, quanto aos GENII existem varios casos de balões que rasgaram (são presos por um anel de metal em cima e se os amortecedores forem mais compridos ficam a suportar o peso do eixo), os GEN III são uma boa opção mas são maiores de diametro que os originais pelo que aconselho a verificar bem as soldaduras do chassis dentro do encaixes, são conhecidos varios casos em que os balões furam por roçarem em soldaduras mais agressivas.

Quanto á bomba o meu tambem está a falhar quando o ligo a frio... mas ainda não me debruçei sobre o assunto :)

Abraço
Boas:

Tive para mudar os amortecedores do meu porque tinha a impressão que estavam nas lonas (e tinha 4 terrafirma para lá colocar), mas acabei por não mudar, porque são os da LAND ROVER, e estão bons, com boa compressão e sem folgas. O gajo que os tinha montado, é que foi idiota, e montou as anilhas ao contrario, o que deu cabo das borrachas. Arranjei umas borrachas que tinha la em casa, e para já vai ficar assim.

Não estou a pensar montar amortecedores mais compridos, pelo que os GEN II parecem-me uma boa opção, ficam ao mesmo preço dos de origem, e têm a vantagem de serem selados com as aneis em cima e baixo - eliminando as fugas, e de possuirem uma garantia vitalicia.

Essa situação de ter havido algumas situações de problemas, foi no inicio, e daquilo que tenho lido, quem os tem esta satisfeito.

Os GEN III, são melhores, mas não me parece que a diferença de preço justifique o preço, e mudar só os balões, sem mudar os amortecedores para uns mais compridos, não me parece proveitoso.

Relativamente a bomba, tenho uma nova em casa para montar, mas fiquei sem saber como interpretar o resultado do teste que o tomcat pediu. Esta nas couves, ou será problema de ligações?
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Mensagem por mpblue »

Boas:

Aspecto do novo lettering (forçado devido a pintura geral do RR...)
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Os discos de trás estavam no galheiro (e as pastilhas já estavam quase no ferro), pelo que um trabalho mais simples e rápido deu este resultado:

Disto:
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Para isto:
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E para o pessoal que já fez os filtros de polen, não se esqueçam da segunda parte, renovar as esponjas traseiras que permitem a a saida de ar pela mala (AWR2014 - 2 unidades):

Velho:
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Novo:
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No meio destas andanças, acho que descobri o dia e hora de montagem do RR:
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tomcat
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Re: SAGA #3 - RR P38A 2.5DSE Automatico - 1997

Mensagem por tomcat »

Olá mpblue,

Desculpa a demora, mas não fui notificado.

Ora bem, se metestes mesmo o multimetro em Amper e deu 0, então está morta, não estava em Volts?

Relativamente aos foles, sim foram os traseiros, foi na mudança de pneus, subiram o RR pelo chassi e eu como estava ao telemóvel saí para poder ouvir melhor quando ouvi um "boummm" e logo outro, já era.
Desvulcanizaram, mas conseguiram por os 2 em condicões.

Eu ficava,como fiquei pelos OEM ou seja Dunlop,vs os GENII, atenção que metendo os GENIII, só tens que alterar os amortecedores se quiseres ter 5 cms a mais que eles permitem, de resto são mais "duros" em AE e mais confortáveis em TT.

Em relação da garantia, pensa no custo dos portes, ida e volta, mesmo que seja para UK

Os amortecedores são Britscrap, foge disso.
Um abraço.

Paulo Santos nove674um926nove Sócio 1662, Em 1970 surgiu, viu e venceu!! És único RR !!

Todo homem tem que ter um hobbie, o meu é um P38A...
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Re: SAGA #3 - RR P38A 2.5DSE Automatico - 1997

Mensagem por mpblue »

tomcat Escreveu:Olá mpblue,

Desculpa a demora, mas não fui notificado.

Ora bem, se metestes mesmo o multimetro em Amper e deu 0, então está morta, não estava em Volts?

Relativamente aos foles, sim foram os traseiros, foi na mudança de pneus, subiram o RR pelo chassi e eu como estava ao telemóvel saí para poder ouvir melhor quando ouvi um "boummm" e logo outro, já era.
Desvulcanizaram, mas conseguiram por os 2 em condicões.

Eu ficava,como fiquei pelos OEM ou seja Dunlop,vs os GENII, atenção que metendo os GENIII, só tens que alterar os amortecedores se quiseres ter 5 cms a mais que eles permitem, de resto são mais "duros" em AE e mais confortáveis em TT.

Em relação da garantia, pensa no custo dos portes, ida e volta, mesmo que seja para UK

Os amortecedores são Britscrap, foge disso.
Boas:

sim, coloquei em amperes, e deu zero, pelo que, a menos que tenha algum fio partido ou ficha desligada, esta esta morta...

Em relação aos balões, para já não preciso, tem dois novos a frente colocados pelo anterior dono, e ele mantém-se durante uma semana na posição. Devo ter uma pequena fuga algures, e penso que seja no bloco de válvulas (já tenho o kit de reparação em casa para montar...).

E tenho que calibrar a altura da suspensão, porque ele apresenta uma diferença nos parâmetros entre a esquerda e a direita, que se nota depois na medição da altura das cavas da roda... Mas ando a ver se existe algum valor standard para os mesmos, ou se é a olho...

Quanto aos amortecedores, estive para meter os terrafirma, mas como os amortecedores LR que ainda lá estão, estão bons, vou adiar para outra altura a mudança dos mesmos...
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Re: SAGA #3 - RR P38A 2.5DSE Automatico - 1997

Mensagem por mpblue »

Boas:

O passado fim de semana, tinha as coisas preparadas para mudar a bomba do deposito (ou julgava eu), e apesar da pouca vontade, lá preparei as coisas para iniciar a operação.

Ao ver o que tinha que desmanchar para proceder a remoção do deposito, deparei-me com uma situação preocupante...

O tubo de borracha que liga o bocal de enchimento ao deposito, esta tudo quebrado, de borracha ressequida, e não me admira nada que verta gasóleo pelo mesmo, tal é o estado do mesmo. Como tal adiei a operação, estando neste momento a aguardar uma borracha nova - NOTA - verifiquem os vossos... ;)

Como ainda tinha tempo, resolvi investigar uma pista que gentilmente me tinham apontado durante o ibérico, que é a seguinte.

No lado do passageiro, na parte inferior do pilar A, junto ao chão, existe uma tampa de plástico. Esta tampa, é onde esta situado o corte de inercia (que é accionado em caso de acidente, e que tem como principal função abrir as portas todas, ligar os piscas e desactivar a bomba do deposito - MAIS UMA NOTA: se tiverem suspeitas que a bomba do deposito não esta a funcionar, experimentem primeiro premir este interruptor, visto que o mesmo também avaria as vezes, induzindo em erro o utilizador... :p ).

Mas o que também me contaram, é que existem umas fichas atrás desta tampa de plástico, e que devido a problemas de infiltração provenientes dos filtros de pólen, as ditas fichas costumam apanhar com agua em cima. E como tal, surge o verdete, e os maus contactos. Que no meu, para não variar, sucede, tentei limpar com o WD40, mas acho que não surtiu grande efeito... Se alguém souber qual a melhor maneira de o fazer, avise...

Após uma investigação no manual de oficina, descobri que as fichas têm as seguintes funções a seu cargo:
ficha C101 - motor de ventilação esquerdo e direito;
ficha C102 - comunicações entre o controlador ar condicionado (HEVAC) e a centralina do motor (ECM);
- comunicações entre o HEVAC e sensor de pressão duplo do A/C;
- comunicações entre a computador principal (BECM) e o controlador da suspensão (EAS);
- comunicações com a ficha de diagnostico OBD II;
ficha C103 - comunicações entre BECM e centralina de air-bag (SRS);
- comunicações com o painel de instrumentos;
ficha C111 - sensor de impacto (inertia switch);

Pelo que, se têm algum problema com uma das unidades acima (que é o mais normal e recorrente), dêem uma espreitadela a estas fichas que pode valer a pena...

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Existe uma segunda variante de acordo com o manual, que é com as seguintes fichas... (É a vontade do freguês... :D )

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Re: SAGA #3 - RR P38A 2.5DSE Automatico - 1997

Mensagem por FLG »

Mais uma acção a la mpblue... :cool: :ok:
mpblue Escreveu:...tentei limpar com o WD40, mas acho que não surtiu grande efeito... Se alguém souber qual a melhor maneira de o fazer, avise...
Nada como tentar limpar com spray de contacto e a ajuda por exemplo de uma escova... ;)
CumprimenTTos

Filipe Garcia
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