PROJECTO - FREELANDER CAMEL TROPHY

Discussão sobre Freelanders
Alexandre Bowman
júnior TT
júnior TT
Registado: 11 jul 2015 00:11
Land Rover: FREELANDER 2.0 DI (99)
DEFENDER 90 TD5 (01)
Sócio LCP: 3512
RTI: 0

PROJECTO - FREELANDER CAMEL TROPHY

Mensagem por Alexandre Bowman »

Imagem

INTRODUÇÃO
Inicio do Projecto

Boas! incia-se assim, e agora de uma forma mais oficial, o projecto de transformar o meu Free de 99 numa replica (ou pelo menos numa aproximação muito fiel) do modelo Camel Trophy, usado em 1998.

Vou colocar todas as alterações que fizer, para que outros com o mesmo gosto possam também fazer a sua réplica. Para já, esta será a primeira réplica a nível nacional!

O primeiro a dizer que isto é gastar bom material num carro de cócó, leva na boa :D

Ficam, para já, as fotos do "ANTES":

PREÇO DE COMPRA: 2.500€
KM: 220.000
MOTOR: Di 2.0
TRACÇÃO: Apenas á frente
Última edição por Alexandre Bowman em 15 set 2016 15:50, editado 5 vezes no total.
Alexandre Bowman
júnior TT
júnior TT
DEFENDER 90 TD5 (01)

Re: PROJECTO - FREELANDER CAMEL TROPHY

Imagem

ALTERAÇÃO NO.1
DECORAÇÃO INSPIRADA NO CT

A primeira alteração veio pouco mais de 1 mês depois da compra. Esta foi apenas decorativa. É importante olhar pro carro e lembrar-me do objectivo final, por isso foram colocados uns stickers em vinil, que foram feitos por mim em Ilustrator (vetorizado) e foi mandado imprimir numa casa de cópias de um amigo. No final, eu próprio apliquei os Vinies. O primeiro ficou uma cagada, :mad: mas os outros todos ficaram perfeitos :cool: O preço total dos stickers foram cerca de 100€, pois foi usado vinil que estava como desperdício (i.e. em perfeitas condições, mas em retalhos pequenos demais para poder ser usado noutros trabalhos), o que baixou significativamente o preço.

Esta modificação no look é importante pois dá mais gosto ter o carro. Sinto que é algo muito mais "meu". Algo único. Nesta altura, o carro ganha nome: NORTH :god:

TOTAL DA DESPESA DESTA ALTERAÇÃO: 100€
TOTAL DAS DESPESAS DE TODAS AS ALTERAÇÕES: 100€
Última edição por Alexandre Bowman em 15 set 2016 17:45, editado 6 vezes no total.
vascocostalopes
maníaco TT
maníaco TT
Registado: 12 jul 2010 16:44
Land Rover: Serie 3 109 '72
Discovery 200tdi '93 G4
Freelander Di '99
Sócio LCP: 2419

Mensagem por vascocostalopes »

Boas,

muda isso para a secção restauros (viewforum.php?f=17)! Assim as maquinas bonitas ficam todas no mesmo sitio :sing:

Discovery 200 tdi CT: viewtopic.php?f=17&t=30418
Discovery 200 tdi G4: viewtopic.php?f=19&t=18265&start=920
Serie III 109: viewtopic.php?f=17&t=30391
Range Rover 200 tdi: viewtopic.php?f=17&t=31508
VCL
'93 Disco 200tdi "o G4" - Apresentação: http://forum.landmania.pt/viewtopic.php ... &start=920 / Imagem

Imagem
Torresland - Peças e restauros LAND ROVER
Torres Vedras / Tel.: 261 140 952 / 911 933 991
geral@torresland.com --- Web: torresland.com --- Facebook: https://pt-pt.facebook.com/torreslandrover/ --- Instagram: https://www.instagram.com/torreslandrover/
Alexandre Bowman
júnior TT
júnior TT
DEFENDER 90 TD5 (01)

Como faço para mudar?
Alexandre Bowman
júnior TT
júnior TT
DEFENDER 90 TD5 (01)

Imagem

ALTERAÇÃO NO.2
PENEUS E TRACÇÃO 4x4

Passado mais 2 meses e com a informação recolhida aqui no Forun, lá fui eu encaminhado para o mestre Avelino, da SOLUÇÕES FREELANDER, ao qual eu só tenho a agradecer por ter colocado a máquina em perfeitas condições, tanto quando possível! Se há alguém que fala com Freelanders, é o Avelino. Até á distância, e por telefone, já me resolveu problemas que mais ninguém conseguiu!
Agradeço também á XAREPA PENUS em Negrais (Sintra), por me terem colocado os Pneus que queria quase a METADE do preço da concorrência em Lisboa!!! :god: E sempre com um atendimento 1000000000 estrelas. Sem igual. Enfim, nunca mais vou a outra casa de Pneus.

Esta alteração acabou por se revelar BEM mais dispendiosa do que previa. O carro andava a água, e nem sequer era destilada. Resultado, radiador novo. Apoios do motor e diferenciais tudo nas couves. Viscoso já sabia que iria ter que trocar (já nem andava com ele para não fazer pior do que já estava) mas algo que não esperei mesmo foi... IRD. Tava toda desfeita. Resultado, IRD "nova" (usada mas em condições). Tinha levado uma cacetada na frente (que estava muito bem camuflada) e pará-choques interno teve de ser novo. O ar condicionado nem conseguia ficar no sitio. Correias, revisões travões, etc, e no final a conta marcava TANTO como tinha custado o carro. Só tenho a agradecer ao rapazolas que me vendeu o carro. Devias escorregar num monte de cócó e aterrar com os beiços no lancil do passeio. :shh:

Os Peneus escolhidos foram os Yokohama Geolander A/T (G012). Ficaram-me na altura por 79€ cada pneus já com montagem! Nas restantes casas de Pneus, com desconto, ficavam em 120€ sem montagem. Enfim... Peneus são OPTIMOS, têm boa derência dentro e fora de estrada. Em lama são o que se esperava deles, não são maus mas também não são a melhor coisa do mundo. Mas, definitivamente, fazem o trabalho! :cool:

Agora sim, vamos pro mato...

TOTAL DA DESPESA DESTA ALTERAÇÃO: PNEUS E MONTAGEM 336€ + OFICINA (este valor não conta porque faz parte de ter o carro em condições)
TOTAL DAS DESPESAS DE TODAS AS ALTERAÇÕES: 436€
Última edição por Alexandre Bowman em 15 set 2016 17:46, editado 1 vez no total.
Alexandre Bowman
júnior TT
júnior TT
DEFENDER 90 TD5 (01)

Imagem

ALTERAÇÃO NO.3
ROOF RACK

Depois de muito procurar, decidi que a melhor forma e mais económica de se ter uma Roof Rack para o Freelander, é mandando fazer (ou fazer-mos nós próprios). Por isso fui ter com um amigo serralheiro e fiz este pedido diferente. Levei as fotos da Roof Rack do Camel Trophy, mas acabei por fazer um desenho meu baseado na do Camel e na do G4, para melhor poder satisfazer as minhas necessidades no dia a dia. A Roof Rack ficou PERFEITA, foi metalizada, e depois pintada por mim com tinta anti-ferrugem preta. No total, paguei 500€ pelo trabalho. MENOS DE METADE que comprar no eBay, de um qualquer vendedor duvidoso.
Posso dizer que aguenta com 4 adultos em cima. Ainda não experimentei com mais :D

O meu muito obrigado ao Leal da VIMAPA, por me ter ajudado neste passo tão importante para a concretização do sonho. E se alguém quiser roof racks para Freelander, digam que ele volta a fazer a proeza!

Agora está na altura de carregar o carro e começar a ir cada vez mais longe...

TOTAL DA DESPESA DESTA ALTERAÇÃO: 500€
TOTAL DAS DESPESAS DE TODAS AS ALTERAÇÕES: 936€